sábado, 18 de junho de 2011

Valeri: "Agarrem o Falcao"

Valeri fica surpreendido quando O JOGO o aborda à saída do estádio do Lanús, a sua segunda casa, mas logo esboça um sorriso quando convidado a passar em revista o ano em que viveu no Porto, a recordar os companheiros e os títulos que alcançou. "Quando estive lá, jogámos a Liga dos Campeões e, até ao último jogo, com o Arsenal, fizemos uma grande prova. Esse jogo foi um acidente. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça, e o campeonato escapou-nos devido a alguns jogos mal conseguidos. Mas já na altura tínhamos equipa para fazer uma grande temporada, como esta que acabou", opina o argentino, que, sem pausas, enumera o lote de sul-americanos que havia no plantel: "A adaptação era muito fácil, pois havia argentinos, uruguaios, brasileiros e colombianos. Estavam lá Guarín, Falcao, Mariano, Farías, Tomás Costa, Belluschi, Fucile, Álvaro Pereira, Cristian Rodríguez, Hulk... Um grupo impressionante, como futebolistas e como pessoas."

O FC Porto tinha até ao final deste mês para exercer o direito de compra. Passou-lhe pela cabeça que o quisessem de volta, na sequência desta boa época?

Sinceramente investi todas as minhas energias no Lanús, neste bom campeonato que fizemos e em que lutámos até ao fim. Teria sido lindo conseguir chegar ao título e dar a volta olímpica, mas não foi possível. Agora quero concentrar-me apenas na selecção, em ganhar um lugar na lista definitiva para a Copa América. O resto só acontecerá se fizer as coisas bem no relvado.

Ainda mantém contacto com jogadores do FC Porto?

Sim, com muitos. Com Falcao, com o Palito Pereira... Falo sempre com eles. Quando estive no Porto, andávamos juntos para todo o lado, até vivíamos no mesmo prédio, juntamente com Prediger. Íamos para os treinos em grupo, fazíamos muitas refeições...

Até os pode defrontar na Copa América. O Falcao, por exemplo...

Sim, e talvez me cruze também com os uruguaios. O que Falcao fez esta época foi fenomenal, explodiu como goleador, e fico feliz por ele. É uma excelente pessoa e, como jogador, não há nada a apontar-lhe: é um profissional ao máximo, entrega-se a cem por cento e, por isso, todos os clubes o vão querer. Oxalá o consigam manter; agarrem-no, porque é peça-chave para o FC Porto. Como rival, será um avançado com quem teremos de ter muito cuidado. Assim como Messi é a figura da Argentina, El Tigre é a arma principal da Colômbia.

Como viu a época que o FC Porto realizou, com quatro títulos conquistados?

Foi espectacular, à altura do que é o FC Porto. Estruturalmente é um clube que tem tudo para ganhar. Com a qualidade que existia no plantel, mais os reforços contratados, não deu hipóteses a ninguém. Terminou invicto na Liga, o que marca a diferença entre essa equipa e as outras. Não há discussão. Além disso, sei bem do gozo que tiveram em dar a volta olímpica no relvado do Benfica; falei com eles, e nem podiam acreditar. Isso é algo que não acontece todos os dias; pelo contrário, é quase único. E eles conseguiram. Depois ganharam a Liga Europa, que não é uma prova fácil. Mas desde o primeiro momento que se via que iam estar entre os primeiros pela equipa que formaram.

E o regresso à Liga dos Campeões, como imagina que será?

Acredito que o FC Porto tem jogadores para ganhar a Liga dos Campeões. É importante que mantenha este grupo de jogadores. Conhecem-se bem e conseguiram um funcionamento colectivo impressionante. Ao longo da época foram mudando alguns, e o rendimento foi sempre alto. Além disso, o clube "agarrou" vários jogadores numa boa idade, com a experiência certa, como é o caso de Falcao, Hulk e Guarín, que também fez uma grande época. Nota-se que estão adaptados e sentem amor ao clube. O FC Porto tem um potencial enorme para lutar com os grandes da Europa.

Recordações de um grupo espectacular

Valeri jogou pouco e não convenceu no Dragão, mas diz ter "recordações lindas" da passagem por Portugal. "Foi a minha primeira experiência noutro balneário, noutro clube, depois de sair do Lanús. Humanamente encontrei um grupo espectacular, que me recebeu muito bem. Mariano, Farías, Bruno Alves foram os que me ajudaram mais desde o primeiro momento. E o clube é magnífico, uma instituição-modelo para todo o mundo."

in "ojogo.pt

Sem comentários: