quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pedro Mendes: «Moutinho punha a máquina a trabalhar»

Pedro Mendes, antigo médio do FC Porto, considera que a saída de João Moutinho provocou uma «falta de beleza e de qualidade de jogo» na equipa azul e branca.
À Renascença, o antigo internacional português explicou ainda que «João Moutinho era um jogador que punha a máquina a trabalhar, fazia as transições defensivas e ofensivas, era um jogador que fazia toda a diferença e, no meio-campo, seja de que equipa for, a ausência dessa qualidade faz-se sentir. Poderá demorar mais tempo do que o inicialmente previsto, até que o Paulo Fonseca consiga colmatar a saída do João [Moutinho]».
Em vésperas do FC Porto receber o Vitória de Guimarães, Pedro Mendes (um dos jogadores mais renomados que passaram pelos vimaranenses) antecipou ainda o duelo de sexta-feira.
«O Vitória reforçou-se bem e Rui Vitória saberá preparar a equipa convenientemente para este jogo. Em casa, o FC Porto é favorito contra qualquer equipa, mas no futebol - e por isso é tão bonito - não há vencedores antecipados», destacou.

in "zerozero.pt"

Quintero apontado ao onze


Juan Fernando Quintero pode ser a grande novidade na equipa do FC Porto no jogo de depois de amanhã, em casa, frente ao Vitória de Guimarães. 

O técnico Paulo Fonseca projeta pelo menos uma mudança na formação titular que lançou na Amoreira e que não foi além de um empate a dois golos com o Estoril, podendo o jovem colombiano ser uma das caras novas para dar à equipa outro impulso e diferente dinâmica em termos ofensivos. 

Utilizado nos sete desafios oficiais até agora realizados pelos dragões, Quintero apenas foi titular frente ao Gil Vicente, precisamente na partida que antecedeu a estreia na Liga dos Campeões frente ao Áustria de Viena, onde voltaria ao banco. O cenário repete-se esta semana, pois o Vitória de Guimarães serve de aquecimento para a receção ao Atlético de Madrid, podendo o jovem criativo sul-americano ter mais uma oportunidade para encantar a plateia do Dragão. 

Paulo Fonseca está a estudar eventuais alterações na equipa e é no ataque que pode surgir a principal novidade. Quintero deve aparecer, finalmente, encostado a uma ala, a ocupar, talvez, o lugar de Silvestre Varela, ainda à procura de dias mais inspirados esta temporada. Aliás, este é um jogo à medida do craque colombiano, pois o Vitória de Guimarães funciona, normalmente, com blocos muito coesos e próximos, como se viu no último domingo, frente ao Benfica, a exigir criatividade, movimentos rápidos e qualidade no último passe a quem os defronta. Juan Quintero possui essas características de desequilibrador, pelo que a sua escolha, a concretizar-se, será natural, tendo em conta o abanão que o técnico pretende dar à equipa e, também, face à forma de atuar do adversário. Mas certezas, provavelmente, só haverá pouco antes das 20 horas de sexta-feira...


in "abola.pt"

Renovação de Jackson iminente


A preocupação que o FC Porto tem tido em renovar contrato com Jackson Martínez é evidente e o empresário que gere a carreira do colombiano, Luís Manuel Manso, confirmou ontem que o processo pode terminar de forma agradável para todas as partes muito em breve. 

«Na semana passada conversei muito com Antero Henrique, diretor-geral da SAD do FC Porto, e ele voltou a falar-me na importância que Jackson tem para o clube. Não chegámos a acordo mas acertámos muitas agulhas e ficámos perto de uma conclusão», garantiu o empresário.

O timing para a renovação, que os dragões começaram a considerar antes do final da época passada, ainda não foi encontrado mas o agente do jogador assume que não vai tardar. «Jackson tem agora uma série de jogos importantes pelo FC Porto e depois irá representar a seleção da Colômbia no apuramento para o Mundial 2014. Pode ser que tudo aconteça entre estas duas fases do calendário», perspetivou.

Luís Manuel Manso assegurou que Jackson está feliz no FC Porto e esta interessado na renovação, existindo nesse aspeto sintonia com as ideais do clube. «Ele é muito respeitado no clube e não podia estar mais feliz, sobretudo sabendo que o FC Porto também quer um novo acordo», acrescentou.

Se os desejos dos dragões forem para a frente, o goleador vai prolongar a ligação por mais dois anos, até 2018. «Essa questão do novo contrato ainda está em cima da mesa, mas em princípio há uma coincidência entre os objetivos de Jackson e os do FC Porto» assegurou o empresário.


in "abola.pt"

Josué: «Debilidades a defender»

MÉDIO RECONHECE LACUNA

Josué tem perdido gás na equipa de Paulo Fonseca, mas essa circunstância não o impede de ser uma das revelações neste início de época. O esquerdino tem evoluído, mas reconhece que ainda há aspetos a melhorar. “As minhas debilidades são a defender e era também o ritmo de jogo, mas desde que voltei ao FC Porto a maior diferença que notei foi mesmo o ritmo de treino, que não existe nos outros sítios”, referiu o médio, de 23 anos, em entrevista à revista “Dragões”.

Quanto às virtudes, este fã de Deco e portista desde pequenino não tem dúvidas em apontá-las com exatidão:“Os meus pontos fortes são o passe, o remate e jogar simples, o que no futebol muitas vezes é difícil.”

in "record.pt"

Chelsea vai avançar por Mangala em Janeiro

Londrinos têm concorrência do Mónaco, que também pretende o defesa do FC Porto. 

O Chelsea está determinado em garantir a contratação de Mangala ao FC Porto, adianta o jornal "Daily Mirror". 

O treinador dos "blues" deseja apresentar uma proposta pelo defesa francês na reabertura do mercado, em Janeiro, mas que deverá ficar distante dos 50 milhões de euros exigidos pelos dragões. 

A concorrer directamente pela contratação do jogador está o Mónaco, que já conta no seu plantel com quatro ex-portistas: João Moutinho, James Rodríguez, Falcao e Ricardo Carvalho. 

Caso o Chelsea assegure a entrada de Mangala, David Luiz deverá sair.

in "rr.pt"

RESULTADOS DA FORMAÇÃO


Conheça aqui os resultados das equipas de formação de andebol e hóquei em patins, na última semana. O basquetebol ainda não teve competição oficial esta época.

ANDEBOL

Sexta-feira
Campeonato Nacional 2.ª Divisão, 1.ª Fase, Zona Norte (Seniores B)
FC Porto B–Académica São Mamede, 24-32

Sábado
Campeonato Nacional 1.ª Divisão, 1.ª Fase, Zona 2 (Juvenis)
FC Porto Dragon Force–Moimenta da Beira, 40-14

Domingo
Campeonato Nacional 1ª Divisão 1ª Fase, Zona Norte (Juniores)
FC Porto Dragon Force–CA Leça, 30-37

HÓQUEI EM PATINS

Sexta-feira
Campeonato Nacional Zona Norte A (Infantis)
Académico FC–Dragon Force, 1-3

Sábado
Campeonato Nacional Zona Norte A (Juvenis)
Valongo–Dragon Force, 4-2

Domingo
Campeonato Nacional Norte B (Iniciados)
Académico–Dragon Force, 0-6

in "fcp.pt"

SÁBADO RECHEADO DE EMOÇÕES PARA ASSINALAR OS 120 ANOS


É já este sábado que o FC Porto comemora o seu 120.º aniversário, uma data que será assinalada com toda a pompa e circunstância que o momento merece. As celebrações, que começam logo pela manhã, terão como pontos altos o hastear da bandeira, a inauguração do Museu FC Porto by BMG e a Gala dos Dragões de Ouro.


O hastear da bandeira, agendado para as 10h30, junto à porta 1 do Estádio do Dragão, marca o arranque de um dia que promete muitas emoções, num regresso ao passado que recuperará todas as boas memórias da história do clube, apontando para um futuro igualmente promissor.



O aniversário prossegue na Sé Catedral do Porto, onde se realizará, pelas 12h00, a missa de acção de graças pelos 120 anos do FC Porto.



Ao início da tarde, pelas 15h00, será chegado um dos eventos mais aguardados do ano para o universo azul e branco: a inauguração do Museu FC Porto by BMG. O espaço, que se espera vir a ser de culto para todos os aficionados do clube, desvendará a história dos Dragões ao longo deste mais de um século de vida, de uma forma dinâmica e, acima de tudo, apaixonada.



Refira-se que todas estas vivências poderão ser acompanhadas pelo público em geral já a partir de 26 de Outubro, data apontada para a abertura do Museu, que passará a contar nas suas instalações também com a Loja do Associado, a FC Porto Store e o Museu Caffé.



Para a noite de 28 de Setembro está reservado mais um momento único, com a realização da Gala dos Dragões de Ouro, a premiar os que mais de distinguiram na temporada transacta. O desfile das estrelas começa às 21h00, no Pavilhão Dragão Caixa, que recebe pela segunda vez o evento.


in "fcp.pt"

A PRIMEIRA DERROTA EM QUATRO ANOS


A dois dias de se completarem quatro anos sobre a última derrota caseira, o FC Porto Vitalis perdeu esta terça-feira frente ao Águas Santas, por 24-25, em encontro antecipado da 4.ª jornada do Andebol 1. Desde 26 de Setembro de 2009 (29-33 com o Xico Andebol), que os Dragões não conheciam este resultado. O desaire pode explicar-se pelo desgaste físico resultante da participação na Champions League.

No domingo, os pentacampeões nacionais registaram uma exibição competente na Dinamarca, frente ao Kolding, na estreia na fase de grupos da EHF Champions League. Apesar da derrota (20-25) ficou uma boa imagem, mas parece claro que os portistas não recuperaram fisicamente em pouco mais de 48 horas e tiveram ainda alguns dos seus principais elementos desinspirados. Para além disso, a dupla de arbitragem formada por Eurico Nicolau e Ivan Caçador teve um critério que favoreceu quase sempre os forasteiros.

Wilson Davyes foi o primeiro jogador a marcar e o FC Porto nunca esteve em desvantagem no marcador até aos 26 minutos, mesmo que nunca tenha conseguido descolar do adversário. Após vários empates e vantagens mínimas dos Dragões, os maiatos colocaram-se em vantagem a quatro minutos do intervalo, chegando mesmo aos 9-11 aos 28. O Águas Santas foi sempre uma equipa muito unida e promete ser um rival duro de roer no Andebol 1. Para já, conta com quatro vitórias em quatro jogos e lidera o campeonato, enquanto os azuis e brancos perderam pontos pela primeira vez.

O FC Porto apresentou menor rapidez do que habitual no ataque, com o contra-ataque a ser anulado pelo Águas Santas e com os pontas Moreira e Schubert a serem pouco ou nada solicitados. Valeram aos Dragões os quatro golos de Ferraz, mas, na verdade o resultado ao intervalo (10-11) poderia ser bem diferente se não fossem as várias bolas atiradas aos postes da baliza do Águas Santas (pelo menos quatro). 

Na segunda metade, os portistas meteram mais agressividade em campo, especialmente a nível defensivo, e contaram ainda com uma série de defesas importantes de Alfredo Quintana, que entrou para a baliza. Um contra-ataque concluído por Ricardo Moreira valeu o 14-14, aos 36 minutos, e aos 44, beneficiando de duas exclusões dos maiatos, os Dragões chegaram aos 20-17. Os forasteiros empataram de novo com um parcial de 3-0, mas dois golos de Ferraz deram o 23-21 aos azuis e brancos à entrada dos últimos nove minutos

O FC Porto parecia estar em boa posição para garantir a vitória, mas continuou a falhar no ataque e, pelo contrário, os maiatos não perdoaram e viraram o resultado para 23-25. Tiago Rocha ainda reduziu e, nos últimos segundos, Schubert permitiu a defesa de Telmo Ferreira no último remate do encontro.

O FC Porto Vitalis, orientado por Ljubomir Obradovic, alinhou com Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Nuno Carvalhais, Gilberto Duarte (1), João Ferraz (6), Belmiro Alves (1), Daymaro Salina (1), Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (5) e Mick Schubert (2).


in "fcp.pt"

PAULO FONSECA "Não ando aos 'esses', trabalho no que acredito"


Paulo Fonseca garante que a equipa "está focada em vencer" para oferecer uma prenda ao clube e reforçar posição classificativa



Perspetivas para a receção ao V. Guimarães

"Queremos vencer e oferecer uma prenda aos associados e à administração pelos 120 anos. Há ainda a inauguração do museu e queremos contribuir para que seja um dia de grande alegria. Estamos focados em vencer para reforçar a nossa posição classificativa"

Meio-campo

"Acho piada a essa questão do meio-campo. Até ao jogo com o Gil Vicente nunca se questionou; agora que a equipa vem de um empate e temos uma vitória em Viena, que reconheço não foi das mais conseguidas, é que surge...Não ando aos 'esses', trabalho para dar sentido ao que acredito"


"Preparado para defender o FC Porto"


O treinador do FC Porto admitiu ter lido o comunicado do Benfica, mas passou à frente da polémica com uma promessa.

Comunicado do Benfica

"Não faço leitura especial. Li e registei, mas não faço leitura nenhuma. Uma coisa lhe garanto, não vivo afetado com o que as pessoas fora do clube possam dizer. O meu foco está na minha equipa e não no que as outras pessoas dizem. Lido muito bem com isso"

Guerra de palavras

"Eu não vejo o futebol como uma guerra. Vejo como um desporto muito envolvente, que se joga debaixo de grande tensão e que gera reações positivas e negativas. Eu estou preparado para tudo no que seja defender o meu clube"

"Izmailov pediu-me para não ser convocado"


O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, explicou a razão para o médio russo ter passado de ser elogiado em Viena a não ser convocado para o Estoril.

Izmailov: elogiado e fora dos convocados

"Agradeço que me coloquem essa questão do Izmailov, porque fui criticado por não ter convocado o Izmailov. Seria mau da minha parte que depois do que ele fez em Viena não o levasse na próxima convocatória. Isso seria incompreensível no momento em que até elogiei. O Izmailov pode ser muito útil e foi nesse jogo da LIga dos Campeões. O que sucedeu é que no dia anterior à convocatória o Marat [Izmailov], em conversa, pediu-me para não ser convocado devido a um problema familiar, pedido ao qual acedi. Aliás, ele não tem estado presente,demos-lhe alguns dias para resolver essa questão. Posso até dizer que pensei no Izmailov para a equipa titular que defrontou o Estoril".

"Não passámos do 80 para o 8"


Paulo Fonseca acha que foram exageradas as conclusões tiradas após a vitória tangencial em Viena e o empate com o Estoril.

Mau momento do FC Porto?

"Estaria muito mais preocupado se até este momento a equipa não tivesse nunca respondido da melhor forma. Tivemos dois jogos em que não tenho nada a apontar ao esforço dos atletas, tenho apenas a apontar ao rendimento coletivo. Estaria preocupado se a equipa até este momento não tivesse rendido e isso não sucedeu. A equipa já jogou bem, já teve grandes momentos reconhecido por todos. Não acredito e tenho a certeza de que não passámos do 80 para o 8. Isso não aconteceu e nesses dois jogos houve também mérito de quem nos defrontou".

A classificação

"Estamos em primeiro lugar, é um facto. Temos seis vitórias e um empate e não são dois jogos que foram extrapolados de uma maneira indevida que colocam em causa o nosso percurso. Já conseguimos coisas muito boas".

Paulo Fonseca pagaria para Josué jogar


A entrevista de Josué na mais recente edição da "Dragões" começa com o reconhecimento de que tem de "trabalhar mais do que os outros por já conhecer o treinador."
Depois, revela uma história que permite perceber a cumplicidade com Paulo Fonseca. "O Luiz Carlos estava suspenso e era eu que ia jogar. Só que tinha uma multa (320 euros) de excesso de peso para pagar e disse que não o faria porque dava para muito leite para a minha filha. O jogo era domingo e na quinta antes do treino o Paulo Fonseca perguntou-me se ia pagar. Eu disse que não. No fim repetiu e voltei a dizer não. E ele disse que então não me podia pôr a jogar porque o iriam olhar de maneira diferente. Eu voltei a dizer que não ia pagar e ele disse que me iria pagar a multa. Eu senti vergonha e paguei eu. Comecei então a jogar. Foi aí o clique", contou, numa história em que reconhece também "tendência para engordar" e afirma que hoje tem 70 quilos, menos seis do que na altura, o que o faz sentir "mais rápido e menos preso" naquele que é "o momento mais feliz da vida desportiva", por estar "no clube que ama."

in "ojogo.pt"

DECO "O FC Porto teria ganho outra Champions"

Deco recorda que o FC Porto é um "clube vendedor", caso contrário e tivesse mantido a equipa de 2003/04 teria ganho mais títulos internacionais.
Um mês depois de ter anunciado o ponto final numa carreira recheada de títulos em diversos campeonatos, Deco concedeu uma entrevista à Sport TV brasileira, voltando a falar da passagem pelo FC Porto e de uma ideia que ouviu na recente passagem por Portugal.

"Joguei sete anos no FC Porto, mas os três últimos foram a ganhar títulos do campeonato, uma Taça UEFA e na sequência uma Liga dos Campeões. Aquela equipa do FC Porto, se não é desfeita - porque o FC Porto é um clube vendedor, não tem como manter a equipa, principalmente por questões de salários -, acho que tinha ganhado no mínimo mais uma Liga dos Campeões. Era uma equipa muito forte e competitiva", disse Deco ao programa Sport TV News.

Na entrevista, o internacional português revelou ainda uma ideia que ouviu da boca de Pinto da Costa, na recente passagem pelo Porto. "Eu não tenho nada organizado. Estive agora em Portugal e o presidente do FC Porto, que é muito meu amigo, quer fazer um jogo de despedida com o Barcelona, uma coisa assim", explicou.

in "ojogo.pt"