quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A PRIMEIRA DERROTA EM QUATRO ANOS


A dois dias de se completarem quatro anos sobre a última derrota caseira, o FC Porto Vitalis perdeu esta terça-feira frente ao Águas Santas, por 24-25, em encontro antecipado da 4.ª jornada do Andebol 1. Desde 26 de Setembro de 2009 (29-33 com o Xico Andebol), que os Dragões não conheciam este resultado. O desaire pode explicar-se pelo desgaste físico resultante da participação na Champions League.

No domingo, os pentacampeões nacionais registaram uma exibição competente na Dinamarca, frente ao Kolding, na estreia na fase de grupos da EHF Champions League. Apesar da derrota (20-25) ficou uma boa imagem, mas parece claro que os portistas não recuperaram fisicamente em pouco mais de 48 horas e tiveram ainda alguns dos seus principais elementos desinspirados. Para além disso, a dupla de arbitragem formada por Eurico Nicolau e Ivan Caçador teve um critério que favoreceu quase sempre os forasteiros.

Wilson Davyes foi o primeiro jogador a marcar e o FC Porto nunca esteve em desvantagem no marcador até aos 26 minutos, mesmo que nunca tenha conseguido descolar do adversário. Após vários empates e vantagens mínimas dos Dragões, os maiatos colocaram-se em vantagem a quatro minutos do intervalo, chegando mesmo aos 9-11 aos 28. O Águas Santas foi sempre uma equipa muito unida e promete ser um rival duro de roer no Andebol 1. Para já, conta com quatro vitórias em quatro jogos e lidera o campeonato, enquanto os azuis e brancos perderam pontos pela primeira vez.

O FC Porto apresentou menor rapidez do que habitual no ataque, com o contra-ataque a ser anulado pelo Águas Santas e com os pontas Moreira e Schubert a serem pouco ou nada solicitados. Valeram aos Dragões os quatro golos de Ferraz, mas, na verdade o resultado ao intervalo (10-11) poderia ser bem diferente se não fossem as várias bolas atiradas aos postes da baliza do Águas Santas (pelo menos quatro). 

Na segunda metade, os portistas meteram mais agressividade em campo, especialmente a nível defensivo, e contaram ainda com uma série de defesas importantes de Alfredo Quintana, que entrou para a baliza. Um contra-ataque concluído por Ricardo Moreira valeu o 14-14, aos 36 minutos, e aos 44, beneficiando de duas exclusões dos maiatos, os Dragões chegaram aos 20-17. Os forasteiros empataram de novo com um parcial de 3-0, mas dois golos de Ferraz deram o 23-21 aos azuis e brancos à entrada dos últimos nove minutos

O FC Porto parecia estar em boa posição para garantir a vitória, mas continuou a falhar no ataque e, pelo contrário, os maiatos não perdoaram e viraram o resultado para 23-25. Tiago Rocha ainda reduziu e, nos últimos segundos, Schubert permitiu a defesa de Telmo Ferreira no último remate do encontro.

O FC Porto Vitalis, orientado por Ljubomir Obradovic, alinhou com Hugo Laurentino e Alfredo Quintana (g.r.); Nuno Carvalhais, Gilberto Duarte (1), João Ferraz (6), Belmiro Alves (1), Daymaro Salina (1), Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (5) e Mick Schubert (2).


in "fcp.pt"

Sem comentários: