segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MODALIDADES: RESULTADOS DA FORMAÇÃO

Conheça aqui os resultados deste fim-de-semana das equipas de formação de andebol, basquetebol e hóquei em patins.

ANDEBOL

Sexta-feira
Campeonato Nacional de Juvenis (1.ª Fase, 8.ª jornada)
ISMAI–FC Porto, 24-30

BASQUETEBOL

Sábado
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub18
Guifões–FC Porto, 46-91

Domingo
Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub16
GD Leça-FC Porto, 66-62

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 A
Académico-FC Porto, 32-108

Campeonato Distrital da 1.ª Divisão de Sub14 C
FC Porto–Bolacesto, 44-37

HÓQUEI EM PATINS

Sábado
Campeonato Distrital de Juvenis (série B)
FC Porto-Vigorosa, 15-0
Marcadores: Nuno Santos (2), Xavier Cardoso (5), Álvaro Morais, Luís Melo, João Almeida (2), Diogo Cardoso (2) e Fábio Oliveira (2)

Campeonato Distrital de Infantis (série A)
FC Porto-Fânzeres, 3-4
Marcadores: João Lima (2) e Hugo Santos

Domingo
Campeonato Distrital de Juniores (série B)
FC Porto - Vigorosa, 17-1
Marcadores: Renato Castanheira (3), Afonso Santos, Telmo (5), Tomás Castanheira (4) e Miguel Costa (4)

Campeonato Distrital de Iniciados (série A)
FC Porto-Fânzeres, 15-0
Marcadores: Dinis Abreu (7), José Pedro (4), Filipe Ribeiro, Francisco Ribeiro, Miguel Guimarães e Bernardo Castanheira



in "fcp.pt"

Dragões decidem em casa

O FC Porto perdeu com o Estrela Vermelha de Belgrado, por 28-25, em jogo da primeira mão da terceira eliminatória da Taça EHF. Depois de uma primeira parte equilibrada, o tricampeão português baixou de rendimento e na recta final acabou por cometer alguns erros defensivos. Para o treinador do FC Porto, Ljubomir Obradovic, "o Estrela Vermelha mostrou a sua verdadeira face". O técnico reconheceu que a sua equipa "cometeu alguns erros, aproveitados pelo adversário para ganhar vantagem" e, mencionando o facto de Dario Andrade e Ricardo Moreira se encontrarem a recuperar de lesões, Obradovic sublinhou: "Apesar de termos os nossos extremos mais influentes lesionados, espero podermos melhorar no Porto. Queremos passar a eliminatória". O meia-distância Wilson Davyes também falou em "erros", mas mostrou-se confiante para o jogo da segunda mão em casa, já no próximo sábado: "Temos uma semana para corrigir os nossos erros. Se jogarmos como o fizemos na primeira parte, podemos passar à próxima ronda."


in "ojogo.pt"

Vitor Pereira: "Só não gostei da parte final"

Foi um FC Porto de acordo com os padrões que deseja que Vítor Pereira viu durante a maior parte do tempo do jogo com o Braga, na ressaca de uma final desgastante do ponto de vista físico, com um jogo e uma viagem complicadas pelo meio. Por isso, o espinhense era um treinador (quase) satisfeito. "Fizemos um bom jogo, vencemos, fomos uma equipa organizada e com carácter, que soube controlar e criar situações de golo. Só não gostei da parte final", explicou, não fugindo à justificação para uns cinco minutos finais terríveis do ponto de vista defensivo. "Depois de chegarmos ao 3-0 deslumbrámo-nos e pensámos apenas em aumentar a vantagem, o que levou a algum desequilíbrio. São cinco minutos que devemos recordar, para que não voltem a acontecer", vincou.
Depois da "exibição conseguida na Ucrânia", Vítor Pereira resolveu repetir o onze e voltou a ficar contente com a reacção. "A equipa voltou a dizer sim e a fazer um belíssimo jogo. É em função da resposta deles que vou tomando as minhas decisões", frisou. Apesar de só voltar a competir dentro de uma semana e meia, com o Zenit, para a Liga dos Campeões, o técnico pretende "a mesma entreajuda, a mesma humildade e a mesma organização para tentar vencer". "Depois de Coimbra, alguma coisa tinha que mudar. Os resultados trazem confiança e cumplicidade uns com os outros. Quero ver sempre um FC Porto solidário, organizado, de entreajuda total e com espírito de equipa. Não vamos lá chegar rapidamente, mas sinto que estamos mais próximos", acrescentou.
À semelhança do que já havia sucedido em Donetsk, Hulk voltou a ser aposta no centro do ataque e o resultado foi, no mínimo, positivo. O Incrível fez três golos e uma assistência, deixando Vítor Pereira naturalmente contente. Se isso levará a que continue como ponta-de-lança é outra história. "Estou satisfeito, não só com os golos, mas com a produção dele. Teremos de avaliar bem as coisas, descansar e, para a semana, pensarmos no próximo jogo", rematou.


in "ojogo.pt"

FC Porto - Braga ( Declarações)

Hulk

"Facilitámos um pouco mas estava controlado"

Começam a faltar adjectivos para qualificar os feitos de Hulk, mas o brasileiro também não poupou nas palavras para destacar a boa exibição do FC Porto. "Mais uma", disse ele. "Foi um jogo bom, sempre controlado por nós, mas depois do terceiro golo acabámos por facilitar um pouco. Apesar disso, o mais importante foi a vitória e o facto de termos somado mais três pontos", referiu.
Depois de mais este triunfo, o segundo consecutivo da equipa em jogos de um elevado grau de dificuldade, Hulk não tem grandes dúvidas de que o mau momento da equipa ficou definitivamente para trás. "Infelizmente, há dias em que nada corre bem. Não estava a correr bem e estávamos um pouco sem sorte. Mas depois, frente ao Shakhtar, e com temperaturas muito baixas, conseguimos realizar um grande jogo. Agora vamos defrontar o Zenit, numa partida ainda mais importante. Queremos vencer para seguir em frente na Champions", adiantou o brasileiro, que ontem, com os dois golos, chegou à meia dúzia no campeonato.

Defour realça consistência da equipa

"Marcar cedo" foi, para Defour", "muito importante" para o FC Porto arrancar para mais uma vitória e uma boa exibição, a segunda no espaço de uma semana. "O jogo estava nas nossas mãos e depois marcámos mais dois golos. Penso que diante o Shakhtar Donetsk jogámos bem e hoje [com o Braga] continuámos consistentes", referiu o médio belga, que destacou ainda o espírito que se vive no clube. "O FC Porto é uma grande família e esperámos continuar assim", encerrou.

James diz que a forma de jogar mudou

Duas vitórias consecutivas [Shakhtar e ontem contra o Braga] restituíram a confiança aos portistas. O que mudou é aquilo que todos querem saber. James Rodríguez apontou uma das alterações. "Todos tivemos uma boa atitude. Mudámos a forma de jogar nos últimos desafios e esperamos continuar assim. Estamos no bom caminho", frisou sinteticamente o colombiano. O momento é agora de alegria. "Estamos a jogar bem", salientou, ele que ontem fez a assistência para o primeiro golo. "Creio que merecemos a vitória", disse ainda, antes de abandonar a zona mista.


in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Hulk 8

Ele é mesmo incrível até a voar sobre os centrais

Segunda vitória consecutiva do FC Porto, segunda grande exibição de Hulk. Se em Donetsk o avançado marcou um golo e desenhou outro, ontem assinou mais dois e ainda ofereceu o terceiro a Kléber numa bandeja de luxo. Depois de mais este recital de qualidade, ficou mais difícil de argumentar que o internacional brasileiro não sabe jogar pelo meio, nem é um jogador de área, sobretudo depois daquele primeiro golo marcado - imagine-se! - com a cabeça. Para a história, ficou mais um jogo com a incrível marca de Hulk; e agora já só faltam dois golos para igualar Falcao na lista de melhores goleadores do Estádio do Dragão...

Helton 6
Sempre atento e tranquilo, teve o momento alto da noite a um remate de Alan (72'). Pouco ou nada podia ter feito nos dois golos sofridos.

Maicon 6
Manteve a titularidade e voltou a estar em bom nível. Andou perto da perfeição em termos defensivos e soube esconder bem as naturais dificuldades para dar profundidade ao ataque.

Rolando 5
Arriscou menos do que o Otamendi e normalmente ficou com as sobras, tendo revelado, nesse particular, uma boa leitura de jogo.

Otamendi 4
Até entrou bem na partida, com agressividade sobre os adversários, mas depois, e de uma forma inexplicável, voltou a cometer alguns erros infantis.

Álvaro Pereira 6
Apresentou uma grande disponibilidade física para percorrer todo o flanco esquerdo e demonstrou que está de regresso à boa forma.

Fernando 6
Retirou facilmente Mérida do jogo e voltou a ser importante na forma como subtraiu espaços aos jogadores mais criativos do Braga.

Defour 7
Assinou a melhor exibição desde que chegou ao FC Porto. Desenhou parte significativa do primeiro golo, mas esse foi apenas um dos muitos pormenores de qualidade que ofereceu ao jogo. Excelente a forma como conseguiu ligar os sectores da equipa.

Moutinho 6
Foi crescendo com os minutos e chegou ao final com ascendente sobre a partida. Descobriu Hulk para o segundo golo e teve um papel importante no equilíbrio defensivo da equipa.

Djalma 5
Depois de uma primeira parte apagada, surgiu mais em jogo na segunda. No entanto, quando estava a ganhar confiança foi... substituído.

James 6
Não esteve inspirado na finta, mas foi decisivo no desbloquear do jogo, porque o cruzamento para o primeiro golo de Hulk é perfeito (37').

Souza 5
Cumpriu com a missão de emprestar maior dimensão física.

Rodríguez 5
Voltou a entrar com vontade e até teve uma boa oportunidade para marcar (81').

Kléber 5
Teve o mérito de estar no sítio certo para marcar o terceiro (83').

in "ojogo.pt"

Incrível resolve de qualquer maneira

Com dois golos e uma assistência de Hulk, o FC Porto fez o 3-0 aos 81' e os adeptos gritaram em plenos pulmões "o campeão voltou". O resultado até era um pouco melhor do que a exibição - onde é que já se viu isto? - e tudo se conjugava para nova goleada caseira, não fossem os dois golos do Braga ao cair do pano que encurtaram os números de um triunfo mais tranquilo do que pode parecer porque este nunca esteve em causa. O FC Porto continua no primeiro lugar e sem perder no campeonato, agora há 50 jogos. As pazes foram feitas com a exigente plateia e foi dado mais um sinal fortíssimo de que a crise faz mesmo parte do passado.
O abraço dado pelos jogadores em pleno relvado antes do apito inicial serviu de mote para uma exibição solidária e consistente do FC Porto, que entrou bem na partida, mas sem conseguir incomodar verdadeiramente Quim. Aliás, até pertenceram ao Braga os primeiros lances de perigo, quase sempre com Alan como protagonista. Só que os portistas têm Hulk, que voltou a jogar no centro do ataque, e quem tem Hulk arrisca-se a ganhar. Foi assim em Donetsk e ontem no Dragão. O Incrível vestiu a capa de ponta-de-lança e abriu o marcador (37') num golpe de cabeça, no coração da área dos minhotos. O melhor ataque da Liga começava a superiorizar-se àquela que era a melhor defesa.
Os dois treinadores não apostaram em inovações tácticas e Vítor Pereira - só inverteu o triângulo do meio-campo - até repetiu a equipa que tinha ganho em Donetsk a meio da semana, coisa rara - o mesmo onze - para os lados do Dragão. Leonardo Jardim manteve-se fiel ao desenho, mas apostou em Paulo César para "atacar" Maicon, uma vez mais adaptado à direita, com Fucile a aquecer o banco; e Mérida como médio organizador (no lugar de Mossoró), acabando por ser uma presa fácil para Fernando.
Em semana de greve geral, o FC Porto não teve problemas em assumir uma postura de esquerda - sobretudo porque Hulk estava no centro e Djalma continua sem justificar a aposta - reivindicando o direito a continuar no topo da classificação. James e Álvaro Pereira foram, por isso, os responsáveis por dar profundidade ao jogo, sempre muito bem apoiados por Defour. O belga está em crescendo e sente-se bem na pele de maestro desta equipa, actuando uns metros mais à frente de Moutinho. O 1-0 acabou por surgiu com naturalidade numa excelente iniciativa de Defour que descobriu James solto… na direita. O colombiano viu as movimentações na área e ajudou a dar razão a Vítor Pereira por ter entregado as despesas do ataque a Hulk. O Incrível pediu a conta e pagou sem pestanejar, num golo de cabeça.
O Braga tinha de fazer pela vida, mas Leonardo Jardim preferiu esperar mais 15' até mexer na equipa, fazendo entrar Mossoró e Hélder Barbosa. O FC Porto, porém, continuava a controlar o jogo tranquilamente, até que Vítor Pereira decidiu reagir às substituições do adversário, recuando a equipa com a entrada de Souza para o lugar do jogador que mais desequilibrava no meio-campo, Defour. Os minhotos cresceram, finalmente, e davam sinais de que podiam chegar ao empate. É então que Jardim coloca a lenha toda (Nuno Gomes) no assador, desprotegendo o meio-campo defensivo ao tirar Djamal. O FC Porto ganhou espaço e agradeceu. Hulk bisou logo a seguir e assistiu Kléber, recém-entrado, para o terceiro aos 81'. Parecia tudo encaminhado para uma vitória gorda e redentora, mas o excesso de zelo do Incrível levou-o a cometer uma grande penalidade. Lima, que marca sempre que joga no Dragão, reduziu e o Braga acreditou. Ainda mais quando o mesmo Lima fez o 3-2. Faltava um minuto e meio para o apito final, mas o FC Porto soube controlar a bola e o triunfo não esteve em perigo.

in "ojogo.pt"

Juventus esteve a tomar notas sobre Fernando

OLHEIROS NO DRAGÃO



A Juventus, clube ao qual Fernando tem sido apontado, esteve ontem representada no Estádio do Dragão por um olheiro que, certamente, dispensou especial atenção ao médio brasileiro do FC Porto. A formação de Turim, de resto, não foi a única a deslocar-se à Invicta com um propósito bem definido.
O Birmingham, por exemplo, também marcou presença no Estádio do Dragão, mas para observar o coletivo arsenalista, já que o vai defrontar na próxima quinta-feira, num compromisso referente à fase de grupos da Liga Europa.
Ainda no que diz respeito a clubes que assistiram ao jogo de ontem ao vivo, o destaque vai por inteiro para o Barcelona, ou não fosse a equipa campeã da Europa. A terminar, eis os restantes emblemas que se fizeram representar no Estádio do Dragão: PSV, Spartak Moscovo,Servette, Everton, Manchester United, Osasuna, Southampton, Olhanense e também o Santa Clara.
in "record.pt"

PSG tem Incrível na mira e pode dar 45 milhões

FRANCESES ENDINHEIRADOS



Há muito que o atual diretor-desportivo do PSG, o brasileiro Leonardo, segue Hulk, mas agora o antigo jogador e treinador está mesmo pronto a atacar o esquerdino do FC Porto.
Segundo notícias vindas a público em França, o clube da capital vai avançar, em janeiro, com um investimento de 70 milhões de euros para reforçar o seu plantel, sendo que parte desse valor, 45 milhões de euros para sermos mais precisos, são para convencer o FC Porto a libertar o Incrível.
Os restantes 25 milhões, refira-se, devem rumar ao Brasil, visto que o PSG quer contratar Lucas ao S. Paulo.
Em todo o caso, este é apenas o plano B da formação gaulesa, uma vez que, segundo as mesmas notícias, os alvos preferenciais de Leonardo são Marek Hamsik e Edinson Cavani, ambos do Nápoles.
in "record.pt"

Vítor Pereira cobiça marca do Benfica de Mortimore

Vítor Pereira, por vezes tão contestado e ainda à procura de conquistar plenamente o exi- gente tribunal do Estádio do Dragão, segue devagarinho a tentar inscrever o seu nome na história. Se o FC Porto não perder hoje frente ao SC Braga somará de imediato 50 jogos sem derrotas para o Campeonato e fica com registo notável, a abrir portas para os patamares seguintes, que são gloriosos. 

Vítor Pereira ambicionará de forma automática o feito excepcional de Bobby Robson, que nas épocas 1994/95 e 1995/96 assinou 53 encontros sem perder pelo FC Porto. É a melhor marca da história do clube, nenhum outro homem ousou aproximar-se destes números. 

Alargando o campo de visão, Vítor Pereira poderá fixar os olhos no Benfica de John Mortimore, que assinou um dos momentos mais expressivos da história do futebol português: 56 jogos consecutivos sem derrotas para o Campeonato. Este momento ficou consumado em três estações consecutivas: parte de 1976/77, a totalidade de 1977/78 e por fim parte de 1978/79. 

Os números de Mortimore, agora perfeitamente ao alcance do FC Porto, são fantásticos e ao mesmo tempo caprichosos. O técnico inglês foi apenas campeão numa dessas três temporadas e em 1977/78 perderia mesmo o título para o FC Porto de Pedroto sem qualquer derrota. Não perder, portanto, nem sempre é sinónimo de sucesso arrebatador...


in "abola.pt"

Pinto da Costa insulta jornalista

Tudo aconteceu após o jogo FC Porto – SC Braga, referente à 11ª jornada da primeira Liga de futebol

Pinto da Costa insulta jornalista
O jornalista da TVI, Valdemar Duarte, fez a narração do jogo que este domingo se disputou no Estádio do Dragão. Após a vitória portista por 3-2, ao descer da tribuna de imprensa, o jornalista passou por Pinto da Costa e um conjunto de elementos do clube azul-e-branco.
Nessa altura, o presidente portista proferiu alguns insultos e um desses elementos chegou a agredir Valdemar Duarte.
Já junto à sala de conferência de imprensa, o jornalista foi forçado a abandonar o local fruto das ameaças dos seguranças que se encontravam no local.
Estes incidentes foram revelados durante a noite deste domingo, no programa da TVI «Maisfutebol jornada».
Tudo isto foi relatado à Polícia de Segurança Pública.

in "sapodesporto.pt"

FC Porto chega aos 50 jogos sem perder na Liga

O FC Porto atingiu neste domingo, ao vencer o Sp. Braga (3-2), a marca de 50 jogos seguidos sem derrotas na Liga portuguesa. Já lá vai um ano e nove meses, 639 dias.

Foi no clássico da época 2009/10, em Alvalade, a 28 de Fevereiro de 2010, que aconteceu a última derrota do dragão para o campeonato. Os leões venceram esse encontro em Alvalade por 3-0, por recordá-lo aqui

Marcaram Yannick Djaló, Izmailov e Miguel Veloso e essa partida deixa o FC Porto a nove pontos do Benfica, que viria a ser campeão. Foi uma vitória com sabor a desforra para o Sporting, que três semanas antes tinha perdido com os rivais para a Taça, por 2-5.

Desde então, o FC Porto não voltou a perder. Seguiu-se, por sinal, um empate com o Olhanense e uma série que tem como balanço total 43 vitórias e sete empates. Durou o resto dessa época, o campeonato inteiro da época passada, quando o FC Porto de Villas-Boas foi campeão sem derrotas, e prolonga-se, até ver, até à 11ª jornada da Liga 2011/12.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Sp. Braga, 3-2 (crónica)

Uma vitória magra, mas justa, uma grande conquista: daquelas que fazem a equipa crescer. Hulk esteve em todo o lado no 50º jogo portista sem perder na Liga.


O F.C. Porto ganhou. 

Para já é sobretudo isso que importa destacar: ganhou, voltou a ganhar, aliás, conquistou a segunda vitória consecutiva um mês depois da última vez que o tinha feito. Tudo o resto que se possa dizer torna-se acessório neste momento da vida portista e fica para mais tarde, com sua licença.

Voltando a essencial, importa sublinhar que foi um triunfo precioso sobre um adversário difícil, daqueles adversários que motivam um bocadinho mais do que os outros. Ora qualquer vitória é importante, uma vitória sobre o Sp. Braga é naturalmente mais valiosa. Por isso também mais rica.

Permite ir reconstruindo o edifício que o F.C. Porto detonou com um par de maus resultados e uma mão-cheia de más exibições. Agora não é importante jogar bem: é importante ganhar, e ir colocando uma vitória em cima da outra. Como se fossem pedras do tal edifício que é uma equipa forte.

Importa notar, de resto, que o F.C. Porto foi bem mais agradável do que tinha sido em Olhão, em Coimbra ou até mesmo em Donetsk. Mesmo sem fazer uma exibição rica, teve momentos soltos e inspirados. Provavelmente, lá está, como reflexo da vitória importante sobre o Shakhtar.

Os bons sinais, aliás, começaram em Vítor Pereira. Pela terceira vez na época repetiu um onze de uma semana para a outra. Curiosamente sempre que o fez, ganhou. Mais importante que isso, passou uma mensagem importante para o relvado: após uma vitória relevante, não quis ser protagonista.

Manteve as coisas simples, apostou nos jogadores que tinham ganho e entregou-lhes o protagonismo. Em Vítor Pereira, não é algo comum. A partir daí, e puxado por um público que está cheio de vontade de fazer as pazes, o F.C. Porto conseguiu momentos de alguma alegria e desenvoltura.

O primeiro golo, por exemplo: Defour iniciou a jogada, colocou em James e o extremo cruzou para Hulk finalizar de cabeça. Tudo bem feito, claro. É certo que antes disso o Sp. Braga tinha tido as duas melhores ocasiões de golo, em momentos que fizeram tremer o F.C. Porto dos pés à cabeça.

Curiosamente as duas jogadas nasceram em lançamentos de Alan à procura de Paulo César no segundo poste, perante a descoordenação de Maicon na marcação. O central continua a ser adaptado à direita, numa opção que não é solução. Esse porém é nesta fase o menor dos problemas portistas.

Importante, lá está, é ir percorrendo o longo caminho que o F.C. Porto ainda tem para adquirir a confiança plena. Não deixar por exemplo o adversário crescer como o Sp. Braga fez na segunda parte, até ameaçar o empate num remate de Alan ao qual Helton se opôs com uma grande defesa.

A exibição portista esteve longe de ser perfeita e deixou o Braga acreditar no empate: então Jardim trocou Djamal por Nuno Gomes. Depois Hulk completou a obra que tinha começado, fez o segundo e construiu o terceiro. O brasileiro esteve em todas, até no penalty que permitiu a Lima reduzir.

Nessa altura, e quando muitos adeptos já saíam do estádio, o Lima fez o segundo. Fica bem, até porque este F.C. Porto tem de se fazer de vitórias magras, mas vitórias justas. Acima de tudo de vitórias. Pelo caminho, importa destacar que apesar de tudo a equipa voltou a colar-se ao Benfica na liderança.

in "maisfutebol.iol.pt"