domingo, 21 de agosto de 2011

Aí está o ansioso Iturbe


Chegou, viu um pouco da cidade, visitou o Dragão e a seguir mostrou-se ansioso pelo primeiro treino com o FC Porto. Eis as primeiras duas horas de Juan Manuel Iturbe no Porto, a toda a velocidade, tanta como o próprio reclama para si na curta caracterização com que se apresentou aos adeptos. "Sou um bom jogador, muito rápido, encaro bem os adversários e a defesa e gosto de fazer assistências para o ponta-de-lança", disse, em declarações a que O JOGO teve acesso, revelando-se "muito tranquilo" na análise pessoal introspectiva. "Conto demonstrá-lo assim que for chamado para jogar. Sou uma boa pessoa e todos os que me conhecem sabem disso", continuou.

A viagem de Iturbe desde a Argentina demorou 16 horas. O Mini-Messi (é assim que também o conhecem naquele país) aterrou com toda a família às 17 horas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e seguiu imediatamente para o Estádio do Dragão. Impressionado pela beleza da nova casa, ficou depois pasmado com a cidade do Porto. Tanto que se apressou a partilhar a impressão com os seus 12 mil seguidores no Twitter. "Já estou no Porto. Graças a Deus está tudo bem. É muito bonita a cidade", elogiou. Poucos minutos depois, uma espécie de update com enfoque desportivo. "Estou muito ansioso por poder treinar. Será amanhã [hoje] e estou muito feliz", prosseguiu, antes do justo descanso.
O avançado argentino será inscrito de imediato na Liga, mas dificilmente na Supertaça europeia. O Mundial de Sub-20 deu-lhe ritmo físico, mas falta o entrosamento com os novos companheiros.

in "ojogo.pt"

Lukaku não viabiliza Moutinho e Palito no Chelsea


Todos os dias Álvaro Pereira e João Moutinho são colocados na órbita do Chelsea. Mudam os jornais, variam os valores e são distintos os parâmetros de que se falam, mas o resumo é claro quanto ao interesse inequívoco dos londrinos na dupla de jogadores portistas. Desta feita, foi o avançado Lukaku, recentemente adquirido pelos blues ao Anderlecht, a figurar como peça do puzzle do negócio.

O rumor aponta para que o Chelsea esteja na disposição de incluir o jovem avançado belga como contrapartida a oferecer ao FC Porto, de forma a baixar o preço fixado pelos dragões em 70 milhões de euros - valor igual à soma das duas cláusulas de rescisão (40 milhões por Moutinho, 30 por Álvaro Pereira). Diz-se que a última proposta seria de 50 milhões de euros mais o avançado.

Porém, dificilmente, os portistas se deixarão seduzir com esta proposta e não será Lukaku a viabilizar as transferências mesmo que haja quem diga que estas estão por horas. Assim, restará ao Chelsea fazer contas e depositar nos cofres da SAD azul e branca o valor das cláusulas, como fez com Villas-Boas. E não adianta sequer oferecer jogadores: o Atlético de Madrid tentou, mas foi-lhe sempre negado.

in "ojogo.pt"

Laboratório a fervilhar


Seis golos marcados em três jogos não se pode considerar uma má média para um arranque de temporada no FC Porto, sobretudo quando teve de jogar num terreno difícil como o de Guimarães e de disputar um troféu. Porém, há um dado que salta à vista: todos os golos nasceram de lances de bola parada, dois de grande penalidade, dois na sequência de cantos e dois de livre indirecto, todos com Hulk como denominador comum, seja na conclusão ou na assistência.

Vendo a questão pelo lado positivo, o laboratório do Olival parece fervilhar de soluções e Vítor Pereira tem conseguido ensaiar bem esse tipo de lances. Por outro lado, é evidente que o FC Porto só marca de bola parada porque ainda lhe falta velocidade na circulação de bola, profundidade de jogo nas alas, e clarividência na hora de atirar à baliza contrária.
A filosofia de jogo é a mesma da época passada, mas a ausência de alguns jogadores e o menor rendimento de outros ajudam a justificar este problema. Antes de mais considerações, convém falar do primeiro golo oficial deste FC Porto: o lance em Aveiro foi desenhado de uma forma brilhante, com toque de calcanhar de Moutinho para Hulk e cruzamento deste de letra para a conclusão de Rolando. Dito desta forma nada tem de bola parada, só que o central só estava na área dos vimaranenses porque no lance anterior os portistas beneficiaram de um canto e o golo surge numa segunda vaga de ataque.

Não há Falcao, o goleador-mor da equipa nas últimas duas épocas, não tem havido Álvaro Pereira, o principal municiador no lado esquerdo, e Varela está claramente em sub-rendimento. Três atenuantes de peso, sem dúvida. Só que o problema pode ser maior se atendermos a que El Tigre já está em Madrid e Palito ainda não fez qualquer minuto, enquanto se acentuam os rumores de mercado que o apontam ao Chelsea e ao PSG.

Golos sofridos também nascem de bola parada

Se a atacar o FC Porto tem sentido dificuldades para marcar em lances de bola corrida, a defender tem sabido encontrar o antídoto para parar os avançados contrários. Um dado a reter tendo em vista o jogo com o Barcelona na sexta-feira, conhecida que é a forma como os catalães gostam de circular a bola e assim encontrar espaços para a finalização. Os dois golos sofridos pelos portistas - um do Gil Vicente e outro do Guimarães, na Supertaça Cândido de Oliveira - têm origem em lances específicos. Um foi de grande penalidade, a castigar falta de Otamendi sobre Hugo Vieira e o outro na sequência de um canto batido por Barrientos e que Toscano conseguiu emendar.

in "ojogo.pt"

Piqué: "Vai ser muito difícil vencer este FC Porto"


A ideia está entranhada em todos os jogadores do Barcelona: vencer o FC Porto não será fácil, mesmo quando esta convicção parte de alguém que integra aquela é considerada por muitos como a melhor equipa do mundo. André Villas-Boas, acusou Pinto da Costa depois da viagem do treinador para Londres, tinha medo de ser goleado por este Barcelona de Guardiola, mas na Catalunha o receio é outro; não conseguir sequer vencer a equipa agora liderada por Vítor Pereira. Podiam ser meras palavras de circunstância, mas pelo menos não soam como tal, sobretudo quando se percebe o respeito com que os jogadores do Barça falam do campeão português. Apesar de ser tão difícil de apanhar os "culés" fora do campo como lá dentro - as solicitações para entrevistas são mais do que muitas -, Piqué parou uns breves momentos para conversar com O JOGO.

A ideia do defesa manteve-se fiel a outras já expressas por Fàbregas ou Pedro Rodríguez: numa final, não há favoritos, muito menos quando do outro lado estão jogadores como Hulk ou até mesmo Guarín, o preferido de Pedro. O central do Barcelona reconheceu as dificuldades que se adivinham para vencer o encontro do Mónaco. "Conheço muito bem a equipa do FC Porto. É lógico que ainda os vamos estudar melhor nos próximos dias, mas estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar." Na Catalunha, como em toda a Espanha, ficou na memória um jogo que os portistas realizaram na última temporada, mais precisamente aquela estrondosa vitória sobre o Villarreal no Estádio do Dragão, a contar para a primeira mão das meias-finais da Liga Europa. "Fizeram dois grandes jogos, sobretudo o primeiro, e eliminaram facilmente o Villarreal, que também é uma grande equipa. O FC Porto tem jogadores de uma enorme qualidade e sei que vai ser muito complicado vencê-los", explicou Piqué, uma das figuras mais importantes do Barcelona de Guardiola.

in "ojogo.pt"

Mangala, Defour e Walter para inscrever na UEFA


Os reforços "belgas" - Mangala e Defour - e ainda Walter têm via aberta para viajar até ao Mónaco e estarem disponíveis para o jogo com o Barcelona. Os dragões viram partir esta semana Rúben Micael e Falcao e emprestaram David ao Trofense, o que abre três vagas a preencher até 24 horas antes do jogo, além de uma quarta mantida em aberto na lista provisória e que tem a ver com o suplente de Helton, não definido na altura, mas que agora deve ficar para Bracali.

Para os ditos três lugares restam cinco opções - salvo qualquer contratação de última hora -, mas duas estão praticamente riscadas: Cristián Rodríguez, que não conta para Vítor Pereira nem na Liga foi inscrito, e Iturbe, que só hoje começa a trabalhar. Walter subiu um lugar na hierarquia depois da venda de Falcao e assume-se como suplente de Kléber. Mangala e Defour, com duas semanas de treinos, ocupam as vagas que seriam de Rúben Micael e Sereno, que não foi incluído na lista inicial, mas que poderia entrar nesta se não tivesse saído para o Colónia.

in "ojogo.pt"

Kléber na corda bamba

FAZ HOJE UM MÊS DESDE O ÚLTIMO GOLO OBTIDO



O futuro vai ser de Kléber, acredita o técnico Vítor Pereira, mas o presente pode tornar-se complicado. O brasileiro, de apenas 21 anos, completa hoje precisamente um mês desde o último golo apontado com a camisola portista frente ao RioAve, em Vila do Conde. Titular nos três jogos oficiais do FC Porto, o ex-Marítimo acusou o peso da responsabilidade e ficou em branco.
A dúvida agora centra-se na titularidade para a Supertaça europeia: será o embate com o Barcelona o palco ideal para manter no onze um dianteiro em fase de menor inspiração?
in "record.pt"

Avançado a todo o gás

Vazio deixado por Falcao na frente de ataque está muito longe de ter solução interna. Hulk não vai novamente vestir a pele de ponta-de-lança. Kléber está a precisar de alternativa à altura. E Walter continua a ser uma incógnita...

Os adeptos portistas interrogam-se: quem mais vai sair? Há nomes que ainda enchem colunas de jornais, cá e em Inglaterra, principalmente, como os de João Moutinho ou Álvaro Pereira, mas a preocupação de quem manda nos dragões e quem preenche os plantéis está toda voltada para a contratação de um ponta-de-lança. Urgentemente.

Com a saída de Falcao, Vítor Pereira passou a dispor apenas de dois pontas-de-lança, Kléber e Walter, e se na última época as ausências do colombiano foram compensadas, essencialmente, com Hulk naquela posição, nesta temporada parece evidente que não há grandes condições para tirar o incrível das alas e que Walter está ainda mais longe de ser alternativa ao compatriota com pele de Falcao, Kléber.

É assunto para resolver em poucas horas ou em poucos dias, primeiro porque as inscrições fecham no final deste mês, segundo porque as últimas exibições do dragão - independentemente de estarmos num início de época e de haver a necessidade de uma adaptação a um sistema de jogo e a novos colegas, no caso de Kléber -deixaram uma sensação de orfandade no eixo do ataque portista.

Os euros falaram mais alto, a vontade de Falcao e o ordenado chorudo mandaram mais do que os apelos do coração de dragão, e o papel de goleador está entregue ao jovem Kléber, 21 anos, que ganhou indiscutivelmente o lugar a um pesado Walter que continua a conviver com a dificuldade de ganhar a titularidade e, no caso dele, até nem há necessidade de adaptação, pois vai na segunda época. E de Villas Boas para Vítor Pereira as coisas não mudaram. Walter está no papel de segunda opção, Kléber chegou e venceu, pelo menos para já.

A ideia que fica, e por aquilo que também se sabe, é que o FC Porto está no mercado por um ponta-de-lança. É necessário, é urgente, e ninguém se acreditará que os portistas não estavam à espera de uma investida forte por Falcao, como aconteceu com o Atlético de Madrid. Nem o presidente acreditava, chegou a dizê-lo publicamente, mas preparado estava com certeza.



in "abola.pt"

James marca lugar para a Supertaça

Colombiano chega hoje e já deve participar no treino: sonho de jogar no Mónaco, frente ao Barcelona, antecipou regresso.

James já é esperado hoje na Invicta, coincidindo o seu regresso com o primeiro treino de preparação dos dragões para o jogo da Supertaça Europeia, com o Barcelona, a realizar-se no Mónaco, na próxima sexta-feira.

Uma pequena antecipação, uma vez que só era esperado amanhã, que tem a ver com a vontade sempre manifestada pelo extremo de defrontar os catalães.

É que ainda antes de partir para disputar o Mundial de sub-20, James prometeu que, independentemente da carreira da Colômbia na prova, estaria disponível a tempo de poder fazer parte dos planos do treinador para o desafio no principado monegasco. E se assim o disse, mais depressa cumpriu com a sua palavra. 



in "abola..pt"