domingo, 28 de agosto de 2011

Otamendi: "Saímos ainda mais fortes"


Otamendi não fez da derrota um detalhe irrelevante, mas também não esquece o respeito imposto ao Barcelona e encontra nessa postura a garantia de um FC Porto firme nas lutas que se seguem. "Saímos deste desafio de cabeça levantada e ainda mais fortes para o que se segue na temporada", avisa o argentino, considerado por O JOGO como o melhor portista no Mónaco.
Os campeões nacionais voltaram a demonstrar que estão mesmo entre a elite do futebol mundial e Otamendi, em declarações a O JOGO, expressou o sentimento do grupo de trabalho após o primeiro desaire da temporada. "Infelizmente, fomos derrotados por um erro individual. Respeitámos a qualidade do Barcelona e acredito que fizemos uma partida inteligente. Tínhamos o adversário bem estudado; tentámos anular o ponto forte do Barcelona, que é a posse e circulação de bola, sobretudo através de uma pressão muito forte, e a verdade é que os obrigámos, em alguns momentos, a atirar a bola para fora do relvado", contou.
Não é hábito no FC Porto ficar a carpir mágoas, e o argentino perspectiva uma nova época de muitas emoções e objectivos para cumprir, não só no campeonato, mas também na Liga dos Campeões, competição que Otamendi se prepara para disputar pela primeira vez. Para o central, esta partida do Mónaco serviu também para comprovar que os portistas têm todas as condições para fazer uma grande campanha a nível europeu. "Volto a repetir: realizámos uma grande exibição, mas um erro defensivo acabou por nos negar a possibilidade de vitória sobre o Barcelona. No entanto, saímos deste desafio de cabeça levantada e ainda mais fortes para o que se segue na temporada", concluiu. A chegada de Mangala e a aposta inicial de Vítor Pereira em Maicon não o atrapalharam e Otamendi parece novamente firme entre as escolhas do treinador.

Objectivo: fixar-se na selecção

Depois de ter participado no último Mundial e de ter ficado de fora da Copa América, Otamendi está de volta à selecção para os particulares com a Venezuela e a Nigéria, os primeiros desafios de Alejandro Sabella, o novo seleccionador da Argentina. O defesa mostrou-se "muito satisfeito" por este regresso. "Como é normal, fiquei muito feliz com a chamada, mas sei que tenho de aproveitar bem esta oportunidade para continuar a ter mais no futuro. Já falei com o novo seleccionador e fiquei com uma boa impressão dele. Espero aproveitar a confiança que depositou em mim". Na Argentina continua a discutir-se, no entanto, a posição de Otamendi: central (como joga no FC Porto) ou lateral (posição que ocupou no Mundial). O defesa não tem dúvidas. "Sou central e toda a gente sabe que é nessa posição que rendo mais. Quando falei com o seleccionador, ele explicou-me que pretendia que fizesse na selecção exactamente o mesmo que faço no FC Porto."

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira não escapa ao Chelsea


Álvaro Pereira esteve no Mónaco a assistir ao FC Porto-Barcelona, contrariando notícias que o garantiam em trânsito para Londres a fim de assinar pelo Chelsea de André Villas-Boas. Contudo, o destino do lateral será mesmo Stamford Bridge por uma verba que deverá aproximar-se da cláusula de rescisão, ainda que parte do valor a receber possa estar dependente do cumprimento de uma série de objectivos desportivos, à semelhança do acordo efectuado com o Atlético de Madrid por Falcao.

Ao que O JOGO apurou, o negócio estará para ser oficializado entre hoje e amanhã, depois de uma aproximação financeira entre os dois clubes, o que contribuiu para o facto de Palito não ter sido convocado para o encontro com o Barcelona. O FC Porto recusou a primeira proposta efectuada pelos "blues", a rondar os 20 milhões de euros, sabendo de antemão que esta dificilmente seria aceite por Pinto da Costa. Aliás, o presidente portista disse que só precisou de "30 segundos" para declinar a oferta, por ser muito abaixo da cláusula de rescisão.A saída de Zhirkov abriu uma vaga no lado esquerdo da defesa do Chelsea e Villas-Boas colocou o uruguaio, com quem trabalhou na época passada, no topo das prioridades, tendo pedido a Abramovich para subir a parada inicial. Ontem, apesar da insistência de O JOGO para certificar esses avanços dos ingleses, o empresário de Álvaro Pereira não atendeu o telefone.

Moutinho ainda é rumor

A Imprensa inglesa de ontem insitiu no nome de João Moutinho como alternativa para Lucas Modric, alvo do Chelsea para o reforço do meio-campo. A contratação do jogador do Tottenham tem-se arrastado ao longo de Agosto - a última oferta (recusada) seria de 45 milhões de euros. Com o mercado a fechar, Villas-Boas manterá o internacional português no radar dos "blues". João Moutinho tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros e o Sporting terá direito a 25 por cento sobre as mais-valias acima dos 11 milhões que o FC Porto pagou por ele há um ano.

David Addy tem interessados na Grécia

Outro dos casos pendentes no plantel portista é o lateral-esquerdo David Addy. Depois de ter feito o estágio de pré-temporada ainda realizou mais alguns treinos no Olival até ter recebido indicações para encontrar e deixar de aparecer. Ao que tudo indica, o ganês vai jogar na Grécia, num clube do meio da tabela. O PAOK, agora treinado por Lazlo Boloni, chegou a pedir informações sobre o defesa, mas o destino de Addy não deve ser Salónica. Fica ainda por colocar o guarda-redes Kieszek - o Cluj deixou de ser hipótese para o polaco e, eventualmente, Beto.

Miguel Lopes perto do Saragoça

Com o mercado a caminhar a passos de gigante para o fecho - quarta-feira é o último dia para os clubes europeus inscreverem jogadores - o FC Porto procura soluções para os excedentários. Neste sentido, Miguel Lopes, que tem treinado sozinho desde o início da pré-temporada azul e branca, tem tudo bem encaminhado para se tornar reforço do Saragoça, saindo a título definitivo do Dragão. A confirmar-se, será companheiro de Rúben Micael e de Roberto.

in "ojogo.pt"


Walter longe da equipa


O FC Porto - e todas as equipas europeias - tem quatro dias para fechar o plantel e o ataque será o sector que mais preocupações causará ao treinador e à administração. Falcao saiu e Kléber deu sinais no Mónaco de ainda estar verde para a alta roda do futebol europeu. E mesmo que Vítor Pereira insista nos elogios públicos ao brasileiro, a SAD continua activa no mercado em busca de um avançado que se traduza num bom negócio. Até porque Leandro Damião parece ser demasiado caro e o empréstimo de Lukaku por parte do Chelsea não passará de um rumor.

No meio de toda esta torrente de informação e contra-informação encontra-se Walter, o único concorrente directo de Kléber no actual elenco portista e cujo futuro continua envolto numa enorme interrogação. A hipótese de ser cedido até final da temporada a um emblema europeu, por forma a poder jogar com regularidade, mantém-se em aberto. No FC Porto, foi opção esporádica na época passada e, pelas indicações dos quatro jogos oficiais desta (tem 10´ de utilização), o cenário não será muito diferente, mesmo com a partida de Falcao. Esta semana falou-se do Bordéus e do Saint-Étienne, mas a situação não teve qualquer evolução nos últimos dias.

A única certeza é que o brasileiro alegou razões pessoais para não viajar até ao Mónaco com os restantes jogadores que Vítor Pereira não convocou para defrontar o Barcelona. O avançado foi mesmo o único elemento do plantel a ficar em Portugal, o que não terá caído muito bem no clube. O facto de ter sido excluído da lista de eleitos não terá agradado ao jogador, mas terão sido alguns problemas pessoais, aparentemente impossíveis de resolver à distância, que o levaram a recusar o convite feito pela SAD ao grupo de trabalho para estar nas bancadas do Estádio Louis II.

in "ojogo.pt"

Aplausos ao "monólogo táctico"


Ainda que as vitórias morais sejam dispensáveis, a verdade é que Vítor Pereira tem motivos para afixar os jornais no balneário portista: não faltaram elogios, parte substancial dos quais recolhidos em Espanha e até, imagine-se, em Barcelona. A pressão alta que baralhou os catalães surpreendeu os espanhóis. O "El Pais" chama-lhe "monólogo táctico" que baralhou o Barça. O "Sport" diz que o FC Porto "jogou de igual para igual". A conclusão mais evidente que se retira da Supertaça Europeia é que o FC Porto está melhor do que se chegou a pintar. Mesmo sem Falcao, Álvaro Pereira ou James, a equipa mantém-se competitiva. Há, ainda assim, necessidades que parecem evidentes: encontrar uma alternativa a Kléber,por exemplo. Estabilizar comportamentos colectivos é o desafio que se segue, mas é necessário que o mercado feche e o plantel fique definitivamente imune a cobiças.

Para já, sobra a certeza de um esboço promissor que não passou despercebido à Europa. As queixas sobre a arbitragem também encontraram eco na imprensa espanhola. A "Marca" regista "um penálti claro" não assinalado, e até sublinha esse facto na primeira página. Em Barcelona foi ainda registado o facto de os portistas terem aplaudido o Barcelona a receber o troféu. Um gesto de campeões, escreveu-se.

Rescaldo em quatro actos

> A surpresa

A titularidade de Cristian Rodríguez não estava nos planos nem dos maiores fãs do uruguaio. Dado como dispensado, o Cebola não só foi repescado como entrou directamente no onze no habitual lugar de Varela, em subrendimento neste início de época. A opção teve também a ver com questões posicionais, uma vez que Rodríguez fecha melhor o meio do que o português. O jogo não lhe correu de feição, mas à partida o FC Porto pode ter ganho um reforço.

> A confirmação

Souza é o titular, Fernando o suplente. Ainda que a mudança em relação a 2010/11 tenha tido a ver com questões psicológicas que afectaram Fernando. Nesta fase o lado técnico-táctico já começa a pender para Souza, em crescendo evidente desde a pré-época, e no Mónaco, com uma exibição muito consistente que lhe garante desde já a permanência no onze. Vítor Pereira arriscou e ganhou. Souza não jogava com Villas-Boas, mas agora começa a ser figura.

> A evidência

Kléber pode ser uma referência no futuro, tem valor para o imediato, mas o FC Porto não pode ser refém de um só avançado. Ainda sem marcar em jogos oficiais (e já lá vão quatro) falhou no maior teste da época e nunca conseguiu criar perigo, também porque o jogo foi escasso em solicitações. Como Walter não é opção, os dragões procuram um reforço para o sector. Já se falava disso antes e depois de tamanha evidência passa a ser urgente... até quarta-feira.

> A incógnita

A história do jogo fica ligada a Guarín e ainda que o colombiano se tenha esforçado bastante e sofrido um penálti, na retina ficam o mau atraso para Messi inaugurar e a expulsão no final do jogo. Este Guarín está muito longe do que encantou na época passada e os motivos do apagão não são claros. Pode ser por estar atrasado na preparação, ou desconcentrado por tantas vezes ouvir o seu nome associado a outros clubes e a contratos mais chorudos.

Imprensa

SPORT.es

O FC Porto demonstrou porque é o vencedor da Liga Europa e jogou de igual para igual, de forma atrevida e valente. E o seu posicionamento e pressão atrapalharam um Barcelona, que começou mal e a quem custou a assentar. Em apenas 10 minutos, Hulk, em duas ocasiões, e Moutinho, estiveram quase a bater Valdés.

MUNDO Desportivo2005

O Barcelona começou muito pressionado pelos avançados do FC Porto, que tratavam de asfixiar a saída de bola blaugrana.

MARCA.COM

O FC Porto complicou a vida ao Barcelona, que se apagou até que apareceu Leo [Messi] com um dragão chamado Guarín como aliado. Os de Vítor Pereira apertaram o Barça muito acima e o Barça não foi o Barça. A saída de bola quase não existiu. O FC Porto deitou fogo da boca, mas foi-se apagando com o passar dos minutos.

EL PAIS

Ao Barcelona custou entrar no jogo do FC Porto, com um plantel muito bem trabalhado e organizado, valente e intimidador com a sua linha de três avançados. A bola não chegava aos médios interiores do Barcelona e Messi aparecia desconectado, de maneira que a partida foi durante um bom bocado um monólogo táctico do FC Porto. Os dragões apertavam muito em cima, faziam faltas tácticas e sucediam-se cantos e foras diante do olhar de Valdés. Os portugueses foram tão genuínos que se suicidaram numa jogada típica das equipas incapazes de despachar bolas.

MUNDODESPORTIVO.ES

Vítor Pereira, discípulo de Villas-Boas, tinha avisado das intenções do seu 4-3-3. Adiantou a defesa 40 metros, sincronizou a pressão e durante meia hora reduziu à mínima expressão o esplendor azul-grená.

in "ojogo.pt"

Atlético não pagou primeira tranche

Falcao e Rúben Micael ainda não podem jogar pelo Atlético de Madrid e Saragoça, respectivamente. Os dois ainda não têm certificado internacional e, segundo a Radioestadi, isso deve-se ao facto de os colchoneros ainda não terem pago a primeira tranche dos 45 milhões acordados pela venda do colombiano e do internacional português. Ainda de acordo com esse orgão de comunicação espanhol, essa primeira tranche é a que inclui a transferência do médio.


in "ojogo.pt"

Alemanha: Sereno com estreia vitoriosa pelo Colónia


Primeiro triunfo da época, em casa do Hamburgo


O defesa português Sereno, emprestado pelo F.C. Porto, estreou-se da melhor forma na Bundesliga, jogando os 90 minutos na vitória do Colónia no terreno do Hamburgo (4-3). Num jogo com ingredientes de thriller, o Hamburgo ganhou vantagem cedo, num penalty duvidoso convertido por Petric (11 m).

O Colónia não se intimidou e deu pela primeira vez a volta ao marcador, mas consentiu nova reacção do Hamburgo, que voltou para a frente do marcador (3-2) a meia hora do fim. Mas já com o recuperado Podolski em campo, o Colónia teve uma reacção final empolgante, garantindo a vitória com golos dos suplentes Clemens e McKenna, nos últimos minutos. Com este resultado, o Colónia soma a primeira vitória da temporada, deixando a lanterna vermelha para o seu adversário desta tarde.

Sereno foi o único português em acção neste sábado, numa ronda que permitiu ao Bayern de Munique saltar para a liderança provisória, graças ao hat-trick de Mario Gomez no terreno do Kaiserslautern. Os bávaros têm a companhia do Werder Bremen, que venceu em casa do Hoffenheim (1-2), graças a um golo tardio do sueco Rosenberg.

O Hannover, de Sérgio Pinto e Carlitos, e o Borussia Moenchengladbach, que só jogam domingo, podem, no entanto, recuperar o comando da Liga, em caso de vitória.



in "maisfutebol.iol.pt"

Goleador precisa-se

FALTA DE GOLOS DE KLÉBER OBRIGA SAD A PROCURAR SOLUÇÃO



A questão já tinha sido abordada anteriormente e ganhou consistência após a Supertaça Europeia. Kléber é um avançado com potencial e margem de progressão, mas não satisfaz as necessidades dos dragões no imediato, pelo que é premente a urgência de a SAD ainda recorrer ao mercado para contratar um ponta-de-lança capaz de fazer esquecer Radamel Falcão.
Apesar de Vítor Pereira garantir que está satisfeito com Kléber e Pinto da Costa afirmar que não vai chegar mais ninguém para o ataque, é óbvio que existem movimentações no sentido de tentar reforçar o plantel. E percebe-se quais são os motivos.
in "record.pt"

Cristian Rodríguez reentra na discussão

GRANDE SURPRESA NO ONZE DA SUPERTAÇA



Quando se esperava que a qualquer momento fosse anunciada a sua saída para outro campeonato, eis que Cristian Rodríguez ganhou um novo fôlego e reentrou na discussão dos extremos portistas, tendo relegado Silvestre Varela para o banco de suplentes. Foi a grande surpresa reservada por Vítor Pereira para a Supertaça Europeia, embora não tenha surtido qualquer efeito em termos ofensivos. O internacional uruguaio está longe da sua melhor forma, o que se compreende, pelo facto de até este jogo não ter feito nenhum encontro oficial esta época, só que a simples chamada ao onze merece uma reflexão.
Colocado no mercado há meio ano, por força da aproximação do final de contrato (junho de 2012), percebeu-se que o Cebola tinha entrado na sua curva descendente ao serviço dos azuis e brancos. Nunca foi prioridade para André Villas-Boas no campeonato e só na Liga Europa foi tendo oportunidades de mostrar o seu futebol.
in "record.pt"

Angústia de Agosto

Vítor Pereira suspira pelo fecho da janela de transferências deste Verão. Há várias situações por definir e um ataque à espera de mais alguém. Agora, só há jogo com mercado encerrado.

O ponta-de-lança será um primeiro problema de Vítor Pereira, no imediato, e parece normal que os dragões tenham de ir mesmo buscar outro, nestes poucos dias que faltam, ou esperar que Walter, que nem foi inscrito para a Supertaça, justifique o investimento.

Sabe-se que há outros nomes que estão aí a correr pelas notícias. Um deles é Álvaro Pereira, de quem se fala na página anterior, e que dava uma grande profundidade à equipa; depois, diz-se ainda que há quem pense ainda em Guarín, em Moutinho, e alguns mais atrevidos em Hulk, mas este terá dado a grande lição a muitos companheiros: «Mercado, estou-me lixando pró mercado»... Talvez seja uma mensagem pura para alguns companheiros, que mesmo que não possam ser acusados de não terem dado o litro no Mónaco, podem andar afectados pelas notícias que correm.



in "abola.pt"

Álvaro Pereira força saída

Álvaro Pereira está a forçar a sua saída do FC Porto e já manifestou aos responsáveis do clube, designadamente ao treinador e à administração da SAD, a vontade expressa de se transferir para o Chelsea.

Conhecedor do andamento das negociações sobre o seu futuro, o lateral-esquerdo não gostou de saber que os dragões recusaram uma proposta dos ingleses no valor aproximado de 25 milhões de euros, naquele que teria sido o derradeiro esforço de Villas Boas para convencer Pinto da Costa a libertar o internacional uruguaio, depois de a primeira oferta, que rondava os 18 milhões de euros, ter sido «rejeitada em 30 segundos», como anunciou publicamente o presidente dos azuis e brancos.

Álvaro Pereira e o seu empresário, Alejandro Savich, estão em contacto permanente com os dirigentes do clube de Stamford Bridge e com o próprio treinador, que deseja o jogador em Londres o mais depressa possível. Ninguém contava, no entanto, que Pinto da Costa fosse tão intransigente nas negociações e não estivesse, sequer, disposto a ouvir qualquer proposta abaixo dos 30 milhões da cláusula, uma situação que tem a ver, especificamente, com o Chelsea - o dirigente não perdoa a saída de André Villas Boas - e que, segundo dados recolhidos por A BOLA, poderia não ser colocada caso os interessados fossem outros



in "abola.pt"