domingo, 20 de fevereiro de 2011

SUB 19 COMEÇAM FASE FINAL A GOLEAR UNIÃO DE LEIRIA


A equipa de Sub 19 começou da melhor maneira a fase final do Campeonato Nacional de juniores A, ao bater a União de Leiria por 5-0. Veja o vídeo.

Num jogo de sentido único e com a bancada do estádio do Centro de Treinos repleta de adeptos do FC Porto, entre os quais Hulk, Fernando e Walter, a equipa de Rui Gomes dominou toda a partida e os golos foram surgindo como sequência natural do bom jogo dos jovens dragões.

Logo aos cinco minutos Rafael rematou forte, mas o guarda-redes João Monteiro conseguiu evitar com o corpo o primeiro golo do FC Porto. Um minuto depois e na sequência de um canto, o mesmo Rafael abriu o marcador, emendando uma cabeçada de Ricardo ao segundo poste.

Com um futebol de posse de bola, com muitas trocas posicionais, os dragões ampliaram a vantagem aos 23 minutos, quando uma rápida jogada pela esquerda terminou com Christian a isolar do lado contrário Flávio, que à saída do guarda-redes atirou a contar.

Com dois golos de vantagem o jogo continuou com o FC Porto a atacar e a dominar e foi novamente Flávio a marcar, aos 27 minutos, concluindo bem uma assistência de David.

Ainda se estava no primeiro terço do jogo e já não havir dúvidas quanto ao vencedor, tendo os dragões voltado a marcar antes do intervalo (40), quando Rafael surgiu isolado e rematou para a esquerda de João Monteiro, sem hipótese de defesa.

Na segunda parte o ritmo baixou muito, mas o FC Porto continuou a dominar e a controlar o jogo, acabando por fechar a contagem aos 69 minutos, quando o recém entrado Filipe concluiu com êxito um cruzamento da esquerda de Bacar.
Na próxima jornada o FC Porto desloca-se ao terreno do Gondomar.

Ficha de Jogo:

FC Porto-U. Leiria, 5-0
Campeonato Nacional de Juniores A, 1.ª jornada (fase final)
19 de Fevereiro de 2011
Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia
Árbitro: Joaquim Gayo (Braga)
Assistentes: Miguel Silva e Nuno Salgado

FC PORTO: Maia; David, Hugo Sousa, Ricardo e Romário; Eduardo, Amorim e Bacar; Flávio, Rafael e Christian.
Substituições: Flávio por Fábio Nunes (61m); Rafael por Filipe (66m); Amorim por Tozé (75m). 
Não utilizados: Samir, André Teixeira, Paulo Jorge e Lupeta.
Treinador: Rui Gomes

U. LEIRIA: João Monteiro; João Faustino, Miguel, Braz e Peralta; Michael, Dário, Marco e Luís Pedro; Jardel e Carlos Daniel.
Substituições: Miguel por Mauro (18m); Marco por Carlos Wallece (46m); Dário por Batista (84m).
Não utilizados: Wilson, Diogo, Carnoto e Hugo.
Treinador: Michael Kimmel

Ao intervalo: 4-0
Marcadores: Rafael (5m e 40); Flávio (23m e 27m) e Filipe (69m)
Disciplina: cartão amarelo para João Faustino (74m)


in "fcp.pt"

ALTA ROTAÇÃO EM MÁXIMA ROTATIVIDADE

A 14.ª vitória na fase regular do FC Porto Ferpinta, somada este sábado, frente ao Sampaense (94-79), fica ligada a uma longa lista de nomes. Aos dos que não jogaram e aos dos que, não sendo soluções preferenciais, foram «intimados» a desempenhar o papel de titulares. Mais fácil do que o esperado, o mais recente triunfo no Dragão Caixa fica, em última análise, a dever-se a toda a equipa, da qual emergiram Terrell e Marçal.

Se as ausências de Carlos Andrade, João Soares e Miguel Miranda colocavam um duplo problema, reduzindo as soluções para as posições de extremo e provocando, em simultâneo, a perda de vários centímetros, o enigma foi solucionado bem cedo, na qualidade indubitável de uma resposta colectiva em que se destacava o acerto de Julian Terrell e de Nuno Marçal.

Ao intervalo, quando os Dragões gozavam de uma ampla vantagem de 19 pontos (43-24), o norte-americano já tinha atenuado os efeitos do invulgar défice de estatura, conquistando 11 ressaltos, e o português resolvido as dúvidas sobre o índice de produtividade dos extremos, distinguindo-se como o melhor marcador da partida até então, somando 12 pontos, um por cada minuto de utilização. 

O brilho de Sean Ogirri surgia estrategicamente circunscrito à imprevisibilidade do drible e à forma hábil como assistia e preparava as mais insuspeitas situações de finalização, até ao momento em que gerou o instante mais aplaudido da tarde, jogando com o cronómetro e reservando o lançamento exterior para a última fracção de segundo do terceiro período: a bola entrou já com a tabela iluminada e o público de pé.

Com o jogo ganho (o 14.º em 15 possíveis) e a vantagem portista na casa das três dezenas, Moncho López elevou o regime de rotatividade e terminou a partida com Pedro Catarino, Diogo Correia, João Soares, Greg Stempin e André Pereira em campo. Nessa altura, 23 minutos de acção tinham bastado a Julian Terrell para compor um «duplo-duplo» de 10 pontos e 16 ressaltos (mais de metade dos números globais do adversário), numa equipa em que todos marcaram e na qual cinco dos seus elementos atingiram uma pontuação de dois dígitos.

Apesar de reconhecer os lapsos defensivos revelados no último quarto, que permitiu a redução substancial da vantagem, embora sem nunca colocar em risco a vitória, Moncho López sublinhou o desempenho dos mais jovens, atribuindo-lhes um papel crucial na tentativa de minimizar as consequências das lesões de três jogadores fundamentais. «A verdade é que estão conseguir manter o nível de jogo da equipa», observou, no final da partida, o treinador dos Dragões.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da Liga, 16.ª jornada
19 de Fevereiro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 706 espectadores

Árbitros: Paulo Marques, Nelson Guimarães e Jorge Cabral (AB Porto)

FC PORTO (94): José Costa (5), Diogo Correia (13), Nuno Marçal (14), Greg Stempin (17) e Julian Terrell (10); Sean Ogirri (11), João Soares (9), David Gomes (4), Pedro Catarino (5), André Pereira (6)
Treinador: Moncho López

SAMPAENSE (79): Jorge Sing (10), Riley Luettgerodt (30), Pedro Azevedo (6), Helder Carvalho (6) e Jessan Ashley (23); Joel Almeida (2), Dário Furtado (0), Nuno Perdigão (0), Chris Sampson (2)
Treinador: Jaime Moutinho

Ao intervalo: 43-24
Por períodos: 24-14, 19-10, 27-21 e 24-34


in "fcp.pt"

DRAGÕES «ARRANCAM» VITÓRIA (3-2) EM CRONENBERG

O FC Porto Império Bonança bateu este sábado o Cronenberg, por 3-2, em encontro da quarta jornada do grupo D da Liga Europeia. O triunfo obtido na Alemanha, com dois golos de Emanuel Garcia e um de Gonçalo Suíssas, permite aos Dragões carimbar a passagem para a Final 8, em caso de vitória do Valdagno sobre o Coutras.

O FC Porto soma nove pontos no grupo D, tantos como o Valdagno, com menos um jogo. Na próxima jornada (19/03), os azuis e brancos recebem os italianos.


in "fcp.pt"

Belluschi parou mas recupera

No regresso aos treinos após a folga concedida na sequência da vitória alcançada em Sevilha, Belluschi apresentou queixas no pé esquerdo e não esteve no relvado. Foi uma das notas de destaque da sessão realizada ontem de manhã, no Olival, embora sem consequências na planificação do jogo de quarta-feira com os espanhóis. O argentino, é seguro, vai recuperar a tempo e, assim, André Villas-Boas não fica obrigado a alterar a composição do meio-campo, mantendo o tridente mais utilizado ao longo da temporada.

O médio sofreu uma contusão no pé esquerdo no jogo realizado no Ramón Sánchez Pizjuán, sendo mesmo substituído na parte final, mas ontem o problema foi praticamente solucionado com uma sessão de tratamento. Hoje ou amanhã Belluschi já vai integrar o plano normal de trabalho.

A outra boa notícia que André Villas-Boas recebeu foi dada por Maicon. O central brasileiro voltou aos treinos sem limitações depois de uma curta paragem provocada por uma lombalgia. O problema impediu-o mesmo de fazer parte da convocatória para o jogo da primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa. Ontem, o defesa-central cumpriu a totalidade dos exercícios e não apresentou queixas, sinal de que recuperou totalmente.

Na quarta-feira Maicon poderá voltar mesmo às escolhas do treinador, lutando com Sereno por um lugar no banco portista. A decisão está a ser ponderada.

Rafa a ver o treino de canadianas e acarinhado por André Villas-Boas

Antes de iniciar mais uma sessão de tratamento, Rafa não resistiu à tentação e deu uma espreitadela ao treino de ontem. Apoiado em canadianas, mas já sem o gesso, o defesa esteve a conversar durante alguns minutos com André Villas-Boas e Vítor Pereira. Ontem, Guarín também foi alvo de atenção, um dia depois do nascimento da filha.

in "ojogo.pt"

Iturbe não vem já

Afinal, Iturbe não viajará para o Porto nos próximos dias, conforme estava previsto e O JOGO revelou em primeira mão, nem vai assistir ao encontro com o Sevilha. Tudo porque o processo que tinha na FIFA foi encerrado e, num ápice, já está a jogar pelo Cerro Porteño. Aliás, hoje deve ser titular contra o 3 de Fevereiro, em jogo da 5ª jornada do campeonato paraguaio. "Isto do Cerro foi tudo muito rápido. Não contava começar a treinar na terça e jogar na quinta", referiu depois de marcar dois grandes golos ao Colo Colo, na Taça Libertadores. "Gostei mais do primeiro golo, porque foi o primeiro como profissional e pelo meu clube do coração. Nunca mais esquecerei", admitiu. Para não fazer uma pausa que o obrigaria a perder jogos e a deixar de treinar por alguns dias, o craque argentino deve permanecer em Assunção, capital do Paraguai, até 5 de Junho, data da última jornada do Torneio Apertura 2011. Só então deverá viajar para conhecer os cantos ao Dragão.

in "ojogo.pt"

O melhor dragão com o Sevilha

A máxima de que em equipa que ganha não se mexe pode ser quebrada na quarta-feira, quando o FC Porto receber o Sevilha no jogo que vai decidir quem segue em frente na Liga Europa. Tudo porque Álvaro Pereira e Falcao são candidatos ao onze, espreitando o regresso à titularidade na sequência das lesões que os afastaram dos relvados durante muito tempo.

Ontem, dia do regresso aos treinos, ambos voltaram a trabalhar sem qualquer tipo de limitação física, cumprindo, ao contrário dos que foram titulares em Sevilha, um programa mais intenso. E, nesta altura, é do ritmo físico que os dois estão dependentes para poderem ser primeiras opções de André Villas-Boas. O regresso de Falcao até já chegou a ser anunciado, mas o ponta-de-lança foi ficando sucessivamente na bancada devido a um problema de confiança no joelho esquerdo, o que foi afectado no jogo com a Naval, disputado no dia 16 de Janeiro, há mais de um mês, portanto. A recuperação propriamente dita já foi concluída pelo departamento médico há várias semanas, exactamente desde o dia 1 deste mês. Daí para cá o internacional colombiano foi treinando sem limitações e alimentando, jogo após jogo, a hipótese do regresso aos relvados.

Para quarta-feira está reservado mais um capítulo da novela, que poderá, contudo, ser o do desfecho. No onze titular, que é a hipótese mais provável, ou a partir do banco, Falcao deve mesmo regressar aos relvados.

Quanto a Álvaro Pereira, o processo de integração no onze está a ser cumprido de acordo com o guião. Jogou alguns minutos em Sevilha, para ganhar ritmo depois de uma paragem longa, e na quarta-feira vai somar mais tempo de utilização. Nesta altura, André Villas-Boas ainda está a decidir se Palito será uma aposta inicial ou se mantém Fucile na equipa. Certo é que o ombro sujeito a uma intervenção cirúrgica está completamente recuperado e que o regresso ao onze depende apenas da tal condição física.

Sem problemas disciplinares, e apenas com Rafa lesionado, para lá da impossibilidade de utilizar Mariano por não estar inscrito na Liga Europa, André Villas-Boas não deve mexer na estrutura do onze, exceptuando os tais casos de Álvaro Pereira e de Falcao. Caso o colombiano jogue a titular, resta saber se o sacrificado será James ou Varela.

Liderança dos goleadores europeus está em risco

Falcao foi convocado para Sevilha, mas ficou na bancada e viu o checo Necid, do CSKA de Moscovo, aproximar-se perigosamente do primeiro lugar da lista de melhores marcadores da Liga Europa. Falcao tem sete golos e Necid, após o tento marcado ao PAOK, tem seis. Na quarta-feira Falcao pode ter uma palavra a dizer.

Álvaro Pereira só falhou um jogo da Liga Europa

O regresso de Álvaro Pereira em Sevilha, ainda que por poucos minutos, faz com que o defesa seja um dos mais utilizados nos jogos da Liga Europa. Só falhou uma partida na fase de grupos: foi em Viena, com o Rapid. O internacional uruguaio soma uma assistência para golo: em Istambul, com o Besiktas.

in "ojogo.pt"

Guarín a bater na mesma tecla

NEM 1.º GOLO EUROPEU VALE UM LUGAR NO ONZE


O trio de meio-campo composto por Fernando, João Moutinho e Belluschi não dá hipóteses à concorrência. Nem mesmo a Fredy Guarín, o autor do golo que deixou o FC Porto com pé e meio nos oitavos-de-final da Liga Europa. O próprio colombiano já constatou isso mesmo quando, no final do jogo com o Sp. Braga, desabafou no Twitter.
“Não sei que mais fazer neste clube para poder ter um lugar no onze inicial”, escreveu o camisola número 6 que, para já, ocupa o 4.º lugar na hierarquia do miolo portista, no que diz respeito aos minutos de utilização. Isto apesar de ser o “joker” do referido sector, uma vez que, fruto da sua polivalência, faz qualquer uma das posições no miolo.
in "record.pt"

Insólito: enervaram Pelé e ele respondeu com golo

Lance caricato na vitória do Eskisehirspor na Liga turca

Depois deste lance, Sezer Osturk vai pensar duas vezes antes de se meter com o português Pelé. O Eskisehirspor, clube turco onde joga o antigo médio de F.C. Porto e V. Guimarães, estava empatado em casa com o Sivasspor (1-1) e o relógio chegava ao minuto 90.


Há, então, um livre perto da área que poderia tornar-se numa das últimas oportunidades para o golo da vitória. Pelé agarra de imediato a bola, preparado para a cobraça. Osturk não fica convencido e quer ser ele a marcar. Os dois envolvem-se numa troca de empurrões sanada pela desistência do turco. Ainda assim, valeu um amarelo para cada um.



Pelé ajeita a bola, encara a baliza e dispara de forma perfeita. Golo do Eskisehirspor! Todos festejam...ou melhor, todos menos Osturk, visivelmente incomodado com a cena protagonizada num lance em que o português mostrou que, se o enervam, ele responde com golos!

in "ijigi.pt"

Juventus aperta o cerco por Rolando

Falhou tentativa de levar Rolando em Janeiro mas observadores da Juventus continuam em campo e estiveram em Sevilha. 20 milhões é o limite italiano mas venda de Chiellini muda tudo. Mourinho ajuda. 

A Juventus estará mais próxima de assegurar Rolando, jogador vinculado ao FC Porto até 2014 e protegido por uma cláusula de 30 milhões de euros. Um observador da equipa italiana esteve entre os mais de 20 representantes de clubes de ponta presentes em Sevilha, e a exibição do jogador, coroada com um golo e vincada por meia dúzia de lances decisivos, principalmente três desarmes de excelência e risco (dois a Kanouté, um a Luís Fabiano), reforçaram claramente a aura que o rodeia e terão estado na origem das informações que o La Gazzetta dello Sport avançou após o jogo na Andaluzia, com o diário italiano a escrever que a escolha da Juve já está mais que sustentada, prenunciando uma ofensiva integral ao jogador já este Verão.

O assédio à distância da Juve ao defesa central dos dragões começou a ser detectado a partir de diversas notícias confirmadas pelo agente do jogador, o italiano Giuseppe Tirri, que em Outubro já o assinalava como alvo de Janeiro da velha senhora, mas o valor da cláusula foi o maior inibidor de uma abordagem decisiva durante o último período de transferências.

«Os 30 milhões da cláusula são uma barreira muito alta, são valores para o Chelsea ou o Manchester City», afirmava em meados de Janeiro o representante italiano do futebolista nascido em Cabo Verde. «A Juve não pode pagar mais de 15/20 milhões», disse na altura Pirri ao site Calciomercato.

Coincidência ou não (a este nível não há grandes coincidências...), a Juventus teve um emissário a seguir Rolando no último Portugal-Argentina, em Genebra, onde Rolando actuou os 90 minutos, ao lado de Bruno Alves, retomando a famosa dupla que o emancipou no FC Porto.

E agora, no Sánchez Pizjuan, voltou a exibir-se em altíssimo nível, com um golo e uma exibição astral, razões que o devolvem, intacto e reforçado, às grandes manchetes do panorama internacional.


in "abola.pt"

Marselha pensa em Álvaro Pereira

Forçado a ir ao mercado para colmatar a saída de Taye Taiwo no final da época, o Marselha poderá tentar a contratação de Álvaro Pereira ao FC Porto. 

O internacional uruguaio renovou com os azuis-e-brancos por uma época em Julho do ano passado, prolongando o vínculo até 2014/2015. A cláusula de rescisão fixou-se nos 30 milhões de euros.

De acordo com o site calciomercato, Álvaro Pereira está na lista do Marselha para suprir a saída de Taye Taiwo, nigeriano de 25 anos, no final da temporada em curso.


in "abpla.pt"