sexta-feira, 12 de outubro de 2012

F.C. Porto: Mangala importante no triunfo de França sub-21


Defesa central a caminho do Campeonato da Europa de 2013


Eliaquim Mangala completou os 90 minutos na vitória da seleção de sub-21 francesa sobre a congénere norueguesa. Mangala teve, de resto influência direta no único golo de jogo, apontado por Varane. 

Aos 22 minutos, Knockaert marcou um pontapé de canto, Mangala desviou a bola e o colega do Real Madrid bateu o guarda-redes da Noruega.

Defensivamente, a tarde em Le Havre foi tranquila para o defesa gaulês do F.C. Porto. Mangala e Varane foram uma dupla descansada. 

A França, com esta vitória, deu mais um passo importante rumo ao Campeonato da Europa de sub-21, a realizar em 2013. Na terça-feira joga a segunda-mão do «play-off» na Noruega. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Conheça Jean-Michael Seri: a nova pérola portista


Médio marfinense de 21 anos está à experiência no Olival


A rede de observadores do F.C. Porto definiu uma nova prioridade: Jean-Michael Seri. Tem 21 anos, é costa-marfinense e está a treinar à experiência no Olival, integrado na equipa B. Esta quinta-feira, porém, mostrou-se a Vítor Pereira, em virtude das muitas ausências no plantel principal.


As informações disponíveis sobre Seri são, para já escassas. Estamos a falar de um médio de características defensivas, baixo e robusto (1,65m e 67kgs), e que tem criado uma onda de entusiasmo no seu país. 



Jean-Michael Seri começou a jogar no African Sports e em 2010 transferiu-se para o ASEC Mimosas, um dos maiores emblemas da Costa do Marfim. Internacional pelas seleções jovens, Seri foi chamado recentemente à representação principal do país. 



No início de setembro, o nome de Jean-Michael Seri começou a ser apontado ao F.C. Porto e ao... Benfica. Esta semana começou a trabalhar com os azuis e brancos. Se a adaptação for interessante e as boas indicações confirmadas, Seri será dragão. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Roma volta à carga por Rolando


A Imprensa italiana assegura que a Roma está preparada para reacender o interesse no defesa-central Rolando, que não tem vindo a ser utilizado no FC Porto esta temporada.

Segundo o Calciomercato, o diretor desportivo do clube romano, Walter Sabatini, está a preparar uma nova proposta pelo internacional português e espera que dez milhões de euros sejam suficientes para convencer os dirigentes do FC Porto a vender o passe do jogador de 27 anos já na próxima janela do mercado de transferências, em janeiro.

A Roma foi um dos clubes que tentou contratar Rolando no verão, no entanto, a ofertaGiallorossi (11 milhões de euros) ficou um pouco aquém do que era exigido pelo FC Porto (15 milhões).

Esta temporada, Rolando apenas foi utilizado no jogo da Supertaça com a Académica, em agosto.


in "abola.pt"

Panathinaikos pode avançar por André Castro


 Panathinaikos, orientado por Jesualdo Ferreira, poderá avançar para André Castro na reabertura do mercado de transferências, em janeiro. Segundo noticia o jornal helénico, o médio do FC Porto é o pretendido para preencher a vaga no plantel deixada em aberto com a recente saída de Katsouranis.

Castro, 24 anos, regressou esta época ao FC Porto, depois de ano e meio emprestado ao Sporting Gijón, mas não tem sido opção regular para o treinador Vítor Pereira, também por estar a contas com problemas físicos.

Com este interesse do Panathinaikos, que já durante o verão ponderou a contratação do jogador, poderá então abrir-se uma via para o médio voltar a jogar com regularidade.


in "abola.pt"

"James Bond colombiano" com licença para brilhar!

De jovem promessa do futebol colombiano, a digno sucessor de Valderrama. James Rodríguez confirma, aos 21 anos, que a maturidade constrói-se à margem da idade.


O avançado James Rodríguez, do FC Porto, estreou-se pela Seleção Colombiana faz nesta quinta-feira um ano. Foi contra a Bolívia, em jogo da fase de qualificação para o Mundial 2014. Desde então, o "James Bond colombiano", como alguns lhe chamam, transformou-se num dos jogadores mais utilizados na sua equipa nacional.

"James é o 'Pibe' de hoje" - De jovem promessa do futebol colombiano, James Rodríguez é encarado hoje como o 10 consensual da sua Seleção. O selecionador José Néstor Pékerman não deverá hesitar em colocá-lo a titular frente ao Paraguai, no jogo da fase de qualificação para o Mundial 2014, e nas imediações do Estádio de Barranquilla, onde se vai realizar o desafio, as camisolas do craque portista são as que mais se vendem, conforme relata a imprensa do país.


A unanimidade quanto ao valor de "El Bandido", outra alcunha por que é conhecido, diz bem do talento que o jovem de 21 anos tem revelado em campo. Arrancar concordâncias generalizadas em tão prematura idade, é mais um indício de que temos craque.

"Faz-nos falta um 'Pibe' e James é o 'Pibe' de hoje", dizia o famigerado ex-capitão da Colômbia, Carlos Valderrama. Aquele que ficou conhecido como "El Pibe" colombiano vê aquilo que muitos consideram certo, que James é o "maestro" seguro da equipa nacional do país.

James, que se estreou pela Seleção da Colômbia a 11 de outubro de 2011, jogando 90 minutos na Bolívia, já é o terceiro jogador com mais minutos na sua equipa nacional. Ao todo 614 minutos, ficando atrás do defesa Pablo Armero e do guarda-redes David Ospina, ambos com 630 minutos jogados, sendo os únicos três jogadores que participaram em todos os jogos da Colômbia, na fase de qualificação para o Mundial 2014.

Será o ano de "El Bandido" no Dragão? - Também no FC Porto se espera muito de James, nesta temporada, tanto mais depois do adeus de Hulk ao Dragão. O puto colombiano é visto pelos portistas como a previsível figura da equipa, nesta temporada, e já se teme o assédio de que será alvo nos próximos mercados de transferências.

Tanta responsabilidade concentrada num jogador de apenas 21 anos poderia parecer estranha, não fosse James um caso raro de maturidade, em tal idade. Esse amadurecimento vê-se não apenas em campo, mas na sua vida fora dele - além de se ter tornado já num empresário da restauração, sendo dono de um restaurante no Porto, tem também uma fundação própria com o nome "Colômbia somos todos". É claro que James não quer fugir ao peso das obrigações.

Pagava para treinar mais depois dos treinos - Este extraordinário espírito de compromisso era já bem patente nos dias mais imberbes do futebolista. O jornal colombiano El Espectador relata que James pagava 100 mil pesos por mês (mais de 43 euros) a um ex-jogador e treinador do Envigado FC, clube onde se estreou como profissional aos 14 anos, para o treinar, depois das sessões de trabalho em que participava com a equipa juvenil. Que jovem seria capaz de fazer algo assim? Apenas alguém predestinado a brilhar.

in "relvado.pt"

REINALDO VENTURA: "NÃO PODEMOS PERDER MAIS PONTOS"

O empate caseiro com o Paço de Arcos (4-4) está "ultrapassado", mas não "esquecido". Em declarações ao Porto Canal e www.fcporto.pt, Reinaldo Ventura admite que o FC Porto Império Bonança cometeu "um erro" que não pode repetir e o primeiro passo para o emendar será vencer o recém-promovido Sporting, que visita o Dragão Caixa este sábado (15h30, segunda jornada do Nacional).

"Sabemos que o campeonato se vai decidir em pormenores, as equipas adversárias vão perder poucos pontos (e nós também), por isso não podemos perder mais e queremos ganhar o próximo jogo, com o Sporting, e sabemos o que temos de fazer para o conseguir", declarou o capitão dos Dragões.

Os lisboetas têm uma longa tradição no hóquei em patins – são uma das três equipas portuguesas que já se sagraram campeãs da Europa, para além do FC Porto e do Óquei de Barcelos –, e regressam esta temporada ao primeiro escalão, após 17 anos de ausência. Reinaldo Ventura considera que é um "regresso saudado por todos", de um clube que "fazia falta à primeira divisão".

"Eles estão em grande nível, como o empate com o Candelária comprova. Sabemos que ainda não têm equipa para lutar pelo primeiro lugar, mas estão num processo evolutivo. É uma equipa que mete respeito, com jogadores experientes e alguns mais novos. Conhecemos bem o Sporting, estudámo-los bem e no sábado queremos uma vitória. Não podemos deixá-los roubar-nos pontos e contamos com o apoio dos adeptos e uma boa casa para que isso não volte a acontecer", afirmou.


in "fcp..pt"

HUGO ROSARIO: "SE ENTRARMOS CONCENTRADOS PODEMOS TORNAR O JOGO FÁCIL"

O FC Porto Vitalis prepara-se para visitar o Avanca (sábado, 18h00, Pavilhão Comendador Adelino Dias da Costa), em partida referente à 6.ª jornada do Andebol 1, com o objectivo claro de conquistar mais três pontos. Curiosamente, o adversário ainda não pontuou no campeonato, mas Hugo Rosário assegura que isso não distrai nem desvia a concentração dos Dragões.

O facto de o Avanca ser o último classificado da liga interfere na motivação com que preparam este encontro?
Não, encaramos este jogo como todos os outros. Sabemos que o Avanca vai ter uma motivação muito grande por defrontar o FC Porto e também sabemos que jogar em casa deles não vai ser uma tarefa fácil. Mas se entrarmos concentrados podemos tornar o jogo mais fácil.

Já conhecem bem o adversário?
Esta temporada ainda não vi nenhum jogo do Avanca, mas joguei contra eles o ano passado e lembro-me que têm uma equipa muito aguerrida. Jogar em casa deles é sempre muito complicado.

Poderão eles fazer algo para surpreender os Dragões?
Não sei… Possivelmente vão tentar impedir-nos de contra-atacar rápido, que é um dos nossos pontos mais fortes, e vão fechar-se na defesa.

O Hugo chegou este ano mas certamente já conhecia a forma de jogar do FC Porto. Sente-se completamente integrado? Está satisfeito com o seu rendimento?
Sim, estou satisfeito com as minhas exibições, mas sei que, com o tempo, ainda vou poder dar mais à equipa.


in "fcp.pt"

Dragão tem Kizito debaixo de olho

O FC Porto tem mais um jovem promissor avançado africano debaixo de olho. Chama-se William Kizito, tem 18 anos e tem sido a grande revelação do Leixões, nono classificado da Segunda Liga, com um jogo a menos.

Até ao momento, o primeiro ugandês a jogar no futebol português apontou cinco golos (três no campeonato, um na Taça da Liga e um na Taça de Portugal) em apenas seis jogos, números que fazem despertar o interesse de diversos clubes do primeiro escalão neste extremo. 

in "abola.pt"

Rolando sem competição deve sair já em janeiro

cinco meses de inatividade oficial pelos dragões

Completam-se hoje precisamente 5 meses desde que Rolando foi utilizado pela última vez num encontro oficial do FC Porto e isso aconteceu contra o Rio Ave, na derradeira jornada da edição da Liga 2011/12.

De lá para cá, o melhor que o defesa-central conseguiu foi entrar na lista de convocados para a Supertaça Nacional, frente à Académica, embora nem sequer tenha saído do banco de suplentes.

in "record.pt"

James Rodríguez: o preço do talento

100 mil pesos por mês para trabalho extra 

Nem só de talento puro se faz um jogador de futebol. O dom, julga-se, nasce com cada um, mas o trabalho árduo parece ser mesmo o caminho certo para qualquer menino que tenha o sonho de ser futebolista.

É isso mesmo que conta o trajeto de James Rodríguez, que, aos 15 anos, resolveu investir, literalmente, no seu futebol para chegar um dia mais tarde onde sempre quis: ao topo do futebol mundial.

in "record.pt"

Jean Michaël Seri à experiência

O médio é natural da Costa do Marfim e está a trabalhar com a equipa secundária do FC Porto.

Às ordens de Vítor Pereira, porque a equipa B trabalhou em conjunto com a principal, treinou hoje Jean Michaël Seri, médio natural da Costa do Marfim que se encontra à experiência no FC Porto, mais concretamente na equipa secundária.

Com 21 anos, o jogador pode desempenhar as funções de trinco ou médio de transição e é internacional jovem por aquele país. Recentemente já havia sido colocado na órbita dos dragões, mas afinal chegou apenas para um período de testes.  

in "ojogo.pt"