segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Tello partilha estatísticas do Clássico: «Ainda falta muito»

Avançado do FC Porto diz que a sua equipa merecia «muitíssimo mais»

Cristian Tello comentou o Clássico considerando que o FC Porto merecia «muitíssimo mais», uma opinião, de resto,partilhada por Julen Lopetegui, conforme o treinador referiu no final do encontro. 

Ver imagem no TwitterO avançado emprestado pelo Barcelona escreveu no Twitter: «Ontem tivemos uma derrota muito dura, num jogo em que merecíamos muitíssimo mais. Mas temos de nos levantar e continuar a lutar. Falta muito campeonato.» 

Instantes depois, o espanhol partilhou uma imagem das principais estatísticas do Clássico. 

 

Brahimi: «Na minha cabeça é claro, sou jogador do FC Porto»

Extremo recebeu prémio de melhor jogador árabe e falou novamente sobre o futuro


Yacine Brahimi recebeu o prémio de melhor jogador árabe de 2014 no final da última semana. O troféu foi entregue por Rabah Madjer, compatriota que ficou na história do FC Porto. 

Para esta distinção valeram os votos de elementos de 121 jornais de países árabes. À margem da atribuição desse prémio, Brahimi concedeu mais uma entrevista, desta vez à El Heddaf TV. 

«Estou muito feliz pelo prémio mas sei que ainda há muito por fazer, que tenho de provar a minha qualidade em cada jogo. É um troféu que me dá força, mas o mais importante são os troféus coletivos», começou por dizer, elogiando Madjer: «Madjer é alguém que marcou a história do FC Porto. Quando cheguei, o presidente disse-me que para ele Madjer tinha sido o melhor jogador a passar pelo FC Porto.» 


in "maisfutebol.iol.pt"

Conheça melhor o adversário do FC Porto na Liga dos Campeões

Paulo Sousa é o treinador da equipa que deixou o Liverpool pelo caminho na competição milionária. O tetracampeão suíço entra em modo de pausa até ao início de Fevereiro.


O Basileia é a equipa que tem a hegemonia do futebol suíço nos últimos dez anos. Depois de se superiorizar internamente, a equipa tem vindo a registar bons desempenhos a nível europeu, com uma presença nos oitavos-de-final, em 2011/12.

Este ano, o clube contratou Paulo Sousa. O treinador português, além de manter o domínio no campeonato, que lidera com oito pontos de avanço sobre o Zurique, conseguiu esta qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, num grupo com Real Madrid, Liverpool e Ludogorets. A equipa conquistou o apuramento na última jornada, com um empate em Anfield. 

O albanês Shkelzen Gashi é o melhor marcador da equipa, com 11 golos, mas o conjunto às ordens de Paulo Sousa tem vários elementos de qualidade.

Os nomes do Basileia
Walter Samuel, Phillipp Degen, Matías Delgado, Marco Streller e Safari são elementos que conferem grande experiência a uma equipa com jogadores jovens que se destacam, como Derlis González e Xhaka. 

Gashi, o guarda-redes Vaclik, o central Suchy, o mafinense Dié e, sobretudo, Fabian Frei são outros elementos que fazem parte do núcleo duro da equipa.

Pausa de Inverno
O Basileia jogou com o Liverpool, na última terça-feira, o último encontro de 2014. O campeonato suíço entra em pausa de Inverno e a equipa só volta à competição a 8 de Fevereiro.

Os "oitavos" da Liga dos Campeões começam a ser disputados em meados de Fevereiro e o FC Porto, apesar da preparação que os suíços irão fazer, poderá aproveitar este hiato competitivo do Basileia.

O jogo da 1ª mão, na Suíça, está marcado para 18 de Fevereiro. A 2ª mão, no Dragão, é a 10 de Março.


in "rr.pt"

António Oliveira: «Com Jesus, o FC Porto já tinha 10 ou 12 pontos de vantagem»

OLIVEIRA ARRASA ESPANHOL APÓS DERROTA

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, foi arrasado por António Oliveira, colunista Record, no programa da RTP Informação "Trio D'Ataque", na noite de domingo, logo após a derrota dos dragões, em casa, frente ao Benfica (2-0). 

"Eu, com Jesus a treinar o FC Porto, já estava a 10 ou 12 pontos de avanço do segundo classificado, a virar a primeira volta. Não sei quem seria o segundo classificado... E não digo mais nada. Cala-te, António", disparou o antigo jogadores dos portistas e do Sporting.

Oliveira comentou ainda as declarações de Lopetegui após a derrota, que classificou de "discurso esfarrapado, de quem não sabe o que está a dizer".

"Este discurso parece mais radiofónico. Ele por acaso sabe que o jogo foi transmitido? Parece um jogo relatado de hóquei em patins, em que a gente acreditava no que ouvia. Eu não queria duvidar do que o senhor está a dizer, mas nós vimos o jogo. E o FC Porto, em casa, tem a obrigação de ganhar. Alguém vai acreditar nisto? Ele está a fazer de todos nós parvos, ou não viu o jogo... Ele cria a espetativa na equipa de que tudo está bem. Este discurso não tem lógica nenhuma", prosseguiu, rematando:

"Os jogadores do FC Porto estão de parabéns? Por perderem 2-0? Como portista, sinto-me triste com o meu treinador. Mas não quero ouvir mais este discurso esfarrapado. Isto não é discurso à Porto. Não é um discurso para a nação portista, não estamos habituados a isto."

in "record.pt"

Villas-Boas esteve presente no clássico

ANTIGO TREINADOR VIU DERROTA COM O BENFICA

Aproveitando a paragem do campeonato russo, o agora treinador do Zenit, André Villas-Boas, foi presença notada na bancada presidencial do Estádio do Dragão. O antigo técnico portista assistiu ao clássico “in loco”, mas houve alguns ex-jogadores que o fizeram à distância e mesmo assim não deixaram de apoiar o FC Porto com mensagens nas redes sociais.

Foi, por exemplo, os casos do defesa-central Eliaquim Mangala e do lateral-direito Sapunaru. Definitivamente, não foi por falta de apoio que o FC Porto perdeu para o Benfica.

in "record.pt"

Posição 6 debaixo de fogo

SEM CASEMIRO E RÚBEN NEVES FRENTE AO V. SETÚBAL

Casemiro entrou para o jogo de ontem em risco de exclusão e acabou por ver o tal cartão amarelo que o vai deixar de fora do jogo da próxima jornada do campeonato nacional, na sexta-feira, contra o V. Setúbal. Desta forma, o trinco brasileiro foi o primeiro portista a “entrar de férias”, uma vez que só voltará ao ativo após o período de Natal.

O castigo que o médio brasileiro vai cumprir frente aos sadinos deixa a posição 6 do esquema portista debaixo de fogo, uma vez que o habitual suplente de Casemiro também não será opção. Rúben Neves ainda recupera da lesão que sofreu frente ao Shakhtar Donetsk, numa situação que deixa Julen Lopetegui bastante limitado nesse próximo jogo.

Tendo em conta as opções que o treinador tem tomado até aqui, tudo indica que, frente ao V. Setúbal, a posição mais recuada do meio-campo será disputada por Marcano e José Campaña.

in "record.pt"

SUB-19 VISITAM REAL MADRID NA UEFA YOUTH LEAGUE

Equipa azul e branca desloca-se à capital espanhola para discutir com os merengues os oitavos-de-final da competição

Duelo ibérico nos oitavos-de-final da UEFA Youth League: a equipa de Sub-19 do FC Porto vai encontrar o Real Madrid, naquela que é a sua estreia nesta fase da competição. A eliminatória, a disputar-se na capital espanhola, num único jogo, está marcada para 17/18 ou 24/25 de Fevereiro.

A equipa merengue venceu o grupo B da prova, com 12 pontos (os mesmos que o segundo, o Basileia), com quatro vitórias e duas derrotas, enquanto os Dragões foram segundos do seu grupo, com nove pontos, somados em duas vitórias e três empates.

Em caso de vitória, os portistas defrontam nos quartos-de-final o vencedor do encontro entre o Anderlecht e o Barcelona.

in "fcp.pt"

JULEN LOPETEGUI "Basileia vai exigir-nos dois bons jogos"

Treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, fez a análise ao Basileia, adversário dos oitavos de final da Liga dos Campeões


"O Basileia é uma equipa agressiva, que faz boas transições, que tem experiência e que no seu campo complicou a vida ao Real Madrid. É um adversário difícil, mas vamos jogar com toda a vontade de passar", disse esta segunda-feira Julen Lopetegui, após conhecer o opositor dos portistas nos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

O treinador espanhol dos azuis e brancos referiu que a equipa suíça "tem jogadores com experiência e é bem orientada", pelo que "será difícil e vai exigir que façamos dois bons jogos", adiantando: "Iremos com toda a ilusão e força para passar aos quartos de final".

Reconhecendo que "os adeptos do FC Porto que vivem ali irão dar uma força extra", Lopetegui não assumiu qualquer vantagem por fechar a eliminatória no Dragão: "Não há uma regra generalizada, foi assim o sorteio, há que jogar assim. É preciso fazer um bom jogo lá e rematar a eliminatória em casa".

A concluir, o técnico recordou que "o FC Porto está entre as 16 melhores equipas da Europa", salientando: 

"Temos o mérito de estar entre elas e vamos defender a nossa candidatura e a do futebol português à próxima fase".


in "ojogo.pt"

FC Porto-Basileia nos oitavos

Sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões ditou encontro dos portistas com a equipa orientada por Paulo Sousa


O FC Porto vai jogar os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol com os suíços do Basileia, equipa comandada pelo português Paulo Sousa.

Os encontros da primeira mão estão marcados para os dias 17, 18, 24 e 25 de fevereiro e os da segunda para 10, 11, 17 e 18 de março.

Os dragões jogam primeiro fora, fechando a eliminatória no Estádio do Dragão.

Jogos dos oitavos de final

PSG-Chelsea

Manchester City-Barcelona

Bayer Leverkusen-Atlético de Madrid

Juventus-Borússia de Dortmund

Schalke-Real Madrid

Shakthtar-Bayern de Munique

Arsenal-Mónaco

Basileia-FC Porto


FERNANDO GOMES


"Não será fácil, o Basileia eliminou o Liverpool"


Fernando Gomes, representante do FC Porto no sorteio da Liga dos Campeões, lembrou, no final, que a equipa suíça integrou o grupo do Real Madrid e do Liverpool.

Fernando Gomes não antevê, como seria previsível, uma eliminatória fácil para o FC Porto perante o Basileia, treinado por Paulo Sousa, como referiu depois de conhecido o resultado do sorteio.

"O Basileia tem uma equipa constituída por jogadores de várias nacionalidades e esteve no grupo do Real Madrid e do Liverpool, eliminando esta última equipa. Portanto, não será uma eliminatória fácil para o FC Porto".

Basileia domina na Suíça


O Basileia, equipa que calhou ao FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, com jogos marcados para os dias 18 de feveveiro e 10 de março, é atual pentacampeão suíço, sendo que esta época, ao cabo de 18 jornadas, já lídera o campeonato e leva oito de pontos de vantagem para o segundo classificado, o Zurique.

A primeira vez que os helvéticos chegaram aos oitavos de final da Champions foi em 2012/13, conseguindo agora, na primeira época de Paulo Sousa no comando da equipa, alcançar a mesma fase.

Com 11 golos, o albanês Shkelzen Gashi é o melhor marcador da formação suíça.

O Basileia soma 15 campeonatos, 11 Taças da Suíça e uma Taça da Liga

JOÃO ALVES

"Basileia está à altura do FC Porto"


"O Basileia é a melhor equipa da Suíça, é uma equipa que impôs a sua lei", disse esta segunda-feira, em declarações à Rádio Renascença, João Alves sobre o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões.

"O Basileia tem muito nível esta à altura do FC Porto, vai ser uma eliminatória muito equilibrada", avisou ainda o antigo treinador do Servette, concluindo: "O Basileia não tem medo de jogar fora de casa, é uma equipa com grande jogadores".

Recorde-se que o conjunto orientado por Paulo Sousa vai jogar com os portistas nos oitavos de final da Campions, com os jogos agendados para 18 de fevereiro, em St. Jakob Park, e 10 de março, no Estádio do Dragão. 

in "ojogo.pt"

Rayo Vallecano devolve Abdoulaye

O jornal espanhol Marca avança esta segunda-feira que o clube de Madrid vai devolver o defesa-central senegalês ao FC Porto.
Emprestado pelo FC Porto ao Rayo Vallecano, da liga espanhola, Abdoulaye deverá ser devolvido aos dragões na reabertura do mercado.

in "ojogo.pt"


Abdoulaye no volverá a jugar más en el Rayo

  • El club trata de devolverlo al Oporto tras su última impuntualidad



Abdoulaye no volverá a vestir la camiseta del Rayo en esta temporada tras la última muestra de impuntualidad que le dejó fuera de la expedicióna Valencia. De hecho, el club ya trabaja en la búsqueda de una salida para el central senegalés, que pasa por devolverlo al Oporto, desde donde llegó a préstamo en el pasado verano.
Hasta que los dirigentes franjirrojos lleguen a un acuerdo con sus homólogos portugueses para poner fin prematuramente a la cesión, Abdoulaye ni siquiera formará parte de la dinámica de trabajo del equipo. Este domingo, en la vuelta a los entrenamientos de la plantilla tras el encuentro del pasado sábado, el defensa africanose ejercitó en solitario, acompañado por el recuperador Víctor Paredes.
El retraso del pasado viernes de Abdoulaye en su llegada a la Ciudad Deportiva para tomar el autobús hasta la estación del AVE en Atocha ha sido la gota que colmó el vaso de la paciencia de Paco. De nada sirvió que el zaguero viajara con su propio coche hasta la estación para tratar de incorporarse allí a la expedición. El técnico no toleró esta falta de profesionalidad y el Rayo puso rumbo a Valencia sin el futbolista.
Punto y final
A pesar de que Abdoulaye esgrime un problema familiar para justificar su retraso a tomar el autobús del equipo, su condena es que llueve sobre mojado. Más allá de las razones reales, la indisciplina del defensa senegalés respecto a los horarios no era ni mucho menos novedosa.

En el vestuario son conscientes de que no era la primera vez que llegaba tarde a una cita y a pesar de que se le había advertido en más de una ocasión y que se le llegaron a imponer varias multas, Abdoulaye no ha sido capaz de corregir esa informalidad.
Sin embargo, la última ha sido definitiva. Pese a su gran calidad, el cuerpo técnico no está dispuesto a pasarle más por respeto al grupo.


in "marca.com"

JULEN LOPETEGUI "O FC Porto vai ser campeão"

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, considera que o FC Porto ainda vai ser campeão


Mais longe: "Estamos agora seis pontos atrás, mas ainda falta muito campeonato para disputar. Queríamos estar empatados, claro, mas agora resta-nos seguir com o trabalho jornada a jornada. Ainda restam 63 pontos para disputar jogar e estou convencido de que vamos dar a volta, estou convencido de que o FC Porto vai ser campeão".

O peso dos resultados: "O FC Porto fez muito para ganhar este jogo, teve muitas oportunidades para marca, mas o que conta são os golos. Perdoámos, não marcámos e no primeiro remate do Benfica sofremos um golo. O Benfica foi inferior, mas o que importa no futebol são os resultados".


"Peço desculpa aos adeptos do FC Porto"


Injustiça: "O futebol foi injusto com o FC Porto. Fomos superiores ao Benfica, tivemos as melhores oportunidades, estivemos sempre por cima. Mas, o futebol é isto. Sofremos um golo num lançamento lateral e num remate.

Superiores ao Benfica: "Fomos superiores, mas os golos é que valem pontos. Estamos tristes e dececionados com o resultado, mas não com a exibição. Estamos muito tristes. Peço desculpa aos adeptos, sei o peso de um FC Porto-Benfica, mas sei que esta equipa ainda vai dar muitas alegrias. Hoje fomos superiores".