segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Kléber reintegrado


Kléber foi reintegrado no plantel do Marítimo. A decisão foi tomada depois de uma reunião realizada esta segunda-feira entre o avançado brasileiro e Carlos Pereira, presidente da direção do clube insular, que começou às 10.30 e terminou pouco depois das 14 horas.

Recorde-se que Kléber entrou em braço-de-ferro com o Marítimo na pré-temporada, depois de assumir que pretendia jogar no FC Porto.

A transferência para o Dragão acabou por não acontecer, pois os dirigentes do Marítimo não abdicaram do segundo ano de empréstimo do avançado, acordados com o Atlético Mineiro.

in "record.pt"

Marítimo: Kléber está em reunião com Carlos Pereira

Avançado esteve perto do F.C. Porto mas continua sem jogar

Uma das mais longas novelas do defeso conhece esta segunda-feira mais um capítulo. Kléber regressou no último domingo do Brasil à Madeira e está nesta altura reunido com o presidente do Marítimo, Carlos Pereira, de forma a resolver de uma vez por todas a sua situação.

O F.C. Porto, como se sabe, esteve muito interessado no avançado que pertence aos quadros do Atl. Mineiro. A transferência acabou por não se realizar, pois o Marítimo não abdicou dos direitos relativos ao segundo ano de empréstimo que tinha sobre o atleta.

Nesta altura há duas hipóteses em cima da mesa: Kléber é reintegrado no plantel do Marítimo ou então consegue convencer Carlos Pereira a libertá-lo para outro clube, algo que a direcção do Atl. Mineiro nunca conseguiu fazer até ao momento.

Apesar de, em Portugal, o mercado de transferências ter encerrado no dia 31 de Agosto, há ainda muitos países no Velho Continente onde o período de entradas e saídas está aberto. Roménia, Rússia, Suíça e Ucrânia são, por isso, opções válidas e concretas para Kléber.

O F.C. Porto, pelo menos para já, parece completamente fora de hipóteses.

in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile corre de volta ao onze

A combinação entre o estado físico duvidoso de Sapunaru e o aparente bom momento de forma de Fucile deve permitir ao internacional uruguaio a titularidade no jogo do próximo sábado com o Braga, que assinala o regresso do FC Porto à competição depois de duas semanas de paragem em virtude dos compromissos das selecções.

A troca está a ser ponderada por André Villas-Boas, embora seja preciso saber com exactidão se Sapunaru tem ou não condições de recuperar a tempo. O romeno sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo no decorrer do jogo com o Rio Ave e passou os últimos dias em tratamento, depois de ter sido dispensado da selecção. Hoje à tarde, no regresso do plantel aos treinos, a avaliação da condição física de Sapunaru será um dos temas centrais.

Com apenas alguns minutos de competição (substituiu duas vezes Sapunaru), Fucile deu indicações positivas ao treinador durante o jogo-treino com a equipa de sub-19, na última sexta-feira. Marcou dois golos - só tinha marcado um, logo na primeira época em Portugal, em 2006/07 -, e tornou-se um sério candidato à titularidade no jogo com o Braga.

Depois de ter protagonizado uma das novelas das férias, com notícias oriundas da Alemanha a darem conta do interesse do Schalke e também devido a declarações do próprio jogador, que mostrou-se receptivo a experimentar outros campeonatos, Fucile acabou por ficar no plantel e isso originou o empréstimo de Miguel Lopes ao Bétis de Sevilha. Agora, devido à lesão de Sapunaru, pode estar de volta ao onze um dos jogadores que estão há mais tempo no plantel.

in "ojogo.pt"

Renteria interessado em voltar à Colômbia

Com mais um ano de contrato para cumprir com o FC Porto, Renteria continua sem colocação. Afastada a hipótese de continuar no campeonato português, o empresário Jorge Machado, em declarações ao Maisfutebol, revelou que esta semana o caso deve ficar resolvido. "O Renteria foi pai ontem [anteontem], uma página importante na sua vida, e agora vamos concentrar-nos em resolver a situação profissional. As coisas devem ficar acertadas durante esta semana. Estou a chegar ao Brasil e vou conversar com o Renteria e com as pessoas do FC Porto para decidirmos tudo", explicou o empresário do ponta-de-lança.

O Atlético Nacional, da Colômbia, manifestou interesse em Renteria, uma hipótese do agrado do jogador, mas ainda não conseguiu uma vaga no plantel. "Regressar à Colômbia? Vamos ver. Ainda não sabemos se vai haver novo empréstimo ou desvinculação. Até agora não temos propostas", disse Jorge Machado.

in "ojogo.pt"

O que faz correr Hulk

Quem conhece a personalidade de Hulk, o super-herói de banda desenhada e não o jogador de futebol, sabe que são a raiva e o medo e a tensão que o tornam mais forte e perigoso. Quem conhece a personalidade de Hulk, o jogador de futebol e não o super-herói de banda desenhada, garante que é o prazer de jogar à bola que o torna mais forte e perigoso e letal. É apenas natural que se confunda um com o outro e que se imagine que a entrada em força de Hulk, o jogador de futebol, na presente temporada possa encontrar combustível na raiva que devia sentir pelos três meses de paragem que lhe foram impostos na última época, mas é ao contrário. O que faz Hulk correr, o que lhe dá coragem para partir para cima dos adversários, o que lhe faz disparar o coração e flectir os músculos para mais um remate fulminante é o prazer que sente a jogar. O mesmo prazer que muitas vezes o faz agarrar-se à bola como se ela fosse só sua e o impede de a partilhar. Por outro lado, quem aceitaria partilhar voluntariamente uma grande paixão?

in "ojogo.pt"

"Nico não tremeu na estreia"

Nicolás Otamendi foi o último reforço a chegar ao Olival, mas não deve passar muito mais tempo na sombra. André Villas-Boas aproveitou a paragem competitiva para moldar o central argentino aos processos da equipa, e a estreia está para breve. E por falar em estreia, O JOGO conversou com o treinador Hugo Tocalli, que foi precisamente quem lançou Otamendi na primeira divisão do campeonato argentino, com a camisola do Vélez Sarsfield.

Ora, factor importante de uma estreia é o aspecto psicológico do jogador. "Recordo-me de que quando o Otamendi se estreou [10 de Maio de 2008, com 20 anos, frente ao Rosário Central], não estava nada nervoso. Mostrava apenas ansiedade, o que era perfeitamente adequado ao momento. Na estreia, deu logo sinais da seriedade e da concentração que o distinguem. Estou certo de que a estreia em Portugal será vivida da mesma maneira e que a camisola do FC Porto não lhe vai pesar. Já o provou quando surgiu no Vélez e também quando lhe deram a oportunidade na selecção. O Nico [Otamendi] é um daqueles jogadores que encaram da mesma maneira um amigável e uma final", explicou Hugo Tocalli. O actual treinador do Quilmes e ex-adjunto de José Pekerman na selecção argentina que disputou o Mundial'2006, bem como seleccionador dos sub-20 que conquistaram o Mundial da categoria no Canadá, em 2007, sublinhou os traços mais importantes do perfil de Otamendi. "O que mais me impressiona nele é a concentração que demonstra nas marcações e a forma decidida como avança para as antecipações. Confia muito na sua velocidade e sabe decidir bem; sabe sempre se é melhor antecipar-se ao adversário ou deixá-lo receber a bola para depois impedir a rotação. É um defesa duro, difícil para qualquer avançado que o enfrente. Essas características que mostrou de forma tão rápida fizeram-no chegar à selecção argentina e ao Mundial. Agora dá o salto para a Europa, e lembro que ainda só tem 22 anos", disse o técnico argentino.

A ascensão de Otamendi no Vélez Sarsfield foi meteórica, embora sustentada, como explicou o treinador que o lançou. "Em pouco tempo, promovemos o Otamendi ao plantel principal, ainda que, nessa altura, ele tivesse de competir com jogadores como o Pellerano, o Uglessich e o Tobio. Foi entrando aos poucos. Depois, já com o Ricardo Gareca como treinador, afirmou-se em definitivo e teve continuidade como central. Devo dizer que me surpreendeu positivamente, porque apesar de serem os primeiros jogos dele, jogava como se fosse um defesa com uma experiência tremenda. Parecia um veterano e ainda estava a começar."

"Forte de cabeça e potente"

Apesar de preferir jogar no eixo da defesa, Nicolás Otamendi também pode ser lateral. Aliás, foi-o durante alguns jogos do Campeonato do Mundo depois de também ter feito o lugar no Vélez. Hugo Tocalli explica a ascensão rápida do central portista com um vasto leque de recursos técnicos e uma condição física excelente. "Quando assumi o Vélez Sarsfield em 2008, uma das primeiras decisões tomadas passou por seleccionar alguns jogadores das camadas jovens para que começassem a treinar com a equipa principal. Um desses jovens era o Otamendi, que utilizávamos como defesa de marcação ou como lateral-direito nos treinos e, depois, nos jogos de reservas. Começámos a segui-lo com atenção e descobrimos um jogador forte, bom no jogo aéreo e com muita potência ao nível físico. Aliás, foi por isso que muitas vezes o escolhemos como lateral", afirmou o actual treinador do Quilmes.

A capacidade de antecipação é uma das suas armas. "Destacava-se porque era decidido. O Otamendi sempre teve um 'sprint' curto muito rápido, e isso permitia-lhe antecipar-se aos adversários." Com a estreia cada vez mais próxima, essas características podem agora ser confirmadas com a camisola portista. Pode ser já no sábado, com o Braga, ou com o Rapid de Viena, no arranque da fase de grupos da Liga Europa.

Tem futuro promissor na selecção argentina

Com 22 anos, Otamendi já é um valor seguro da selecção argentina. Somou a primeira internacionalização em Maio de 2009, com o Panamá, e daí para cá defendeu a Celeste mais nove vezes, as três últimas na África do Sul. "O FC Porto contratou um dos defesas argentinos com mais futuro e que defenderá durante muitos anos a camisola da selecção; fará parte, seguramente, da renovação de gerações que será feita agora. Estou convencido de que esta porta que se abriu no FC Porto vai ser também benéfica para a nossa selecção, porque lhe garantirá experiência de futebol europeu. Vai notar-se isso quando voltar a ser convocado", sublinhou Hugo Tocalli.

Argentino está a ganhar velocidade

Depois da paragem dos campeonatos, o regresso do FC Porto à competição será feito em força. Há o Braga (dia 11), logo a seguir começa a fase de grupos da Liga Europa, com o Rapid de Viena (dia 16), e depois vem a deslocação ao Nacional (dia 19). O mês não termina sem mais duas partidas. Ora, a aglomeração de jogos deve promover alguma rotação do plantel, e Otamendi está à espreita da estreia.

Para já, nos seis jogos realizados a dupla formada por Rolando e Maicon fez o pleno, com o registo de apenas dois golos sofridos, ambos marcados pelo Genk no Estádio do Dragão. No entanto, André Villas-Boas já está a pensar na melhor altura para lançar Otamendi na equipa. Com o custo de quatro milhões de euros por 50 por cento do passe, o internacional argentino é o central mais caro de sempre do FC Porto. O valor deve ainda duplicar, porque, de acordo com o negociado com o Vélez, o emblema argentino tem a opção de venda da restante percentagem por igual valor até ao dia 5 de Setembro de 2011.

in "ojogo.pt"

Hulk ainda em branco

Sem vida fácil no estágio da seleção brasileira

Mano Menezes preferiu aproveitar esta paragem dos campeonatos para fazer um estágio em detrimento dos habituais jogos de preparação. Contudo, as peladinhas que o escrete tem realizado em Barcelona têm sido autênticos jogos e a de ontem não fugiu à regra. Hulk é que continua em maré de azar. O brasileiro do FC Porto voltou a jogar pela equipa das “reservas” e ficou novamente em branco. Desta vez até perdeu para a equipa titular, onde tem alinhado o benfiquista e amigo David Luiz.

Apesar do acerto na finalização que tem revelado neste início de época no FC Porto, que até o coloca no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato, a verdade que é o Incrível não tem revelado essa veia goleador nas sessões de trabalho da seleção brasileira. Também por isso, as escolhas de Mano Menezes para o ataque têm recaído noutros jogadores. Resta, agora, saber em quem vai apostar o selecionador, amanhã à tarde, no jogo-treino com a equipa B do Barcelona, que se realizará no centro de treinos da equipa catalã. Depois desse desafio, Hulk regressará à Invicta e será integrado na preparação para o jogo com o Sp. Braga.

in "record.pt"

O melhor Helton fecha a baliza a sete chaves


Não está aqui em causa o valor dos adversários, nem tão-pouco o reduzido número de jornadas disputadas. O que interessa mesmo é que o FC Porto chegou à 3.ª ronda da Liga sem ter encaixado qualquer golo. Um registo impressionante, que já não acontecia aos azuis e brancos desde 1997/1998. Nesse ano do tetracampeonato, com António Oliveira no comando técnico, Rui Correia impôs-se nas primeiras rondas e só foi buscar uma bola ao fundo da sua baliza na 4.ª jornada. Quer isto dizer que, caso Helton não sofra qualquer golo, no sábado, frente ao Sp. Braga, passará a ser ele o guarda-redes referência desta estatística. O novo capitão portista vive, assim, o seu melhor arranque ao serviço do FC Porto.

Ao ter sido escolhido para envergar a braçadeira, Helton ganhou responsabilidades acrescidas no seio do grupo de trabalho e tem sido um dos bons exemplos para os jogadores mais novos. Com obrigações renovadas, também pela constante “ameaça” que lhe é feita por Beto, o internacional brasileiro tem sido o rosto do sucesso do sector mais recuado do FC Porto. Tal como aconteceu com Mariano González na época passada, quando o argentino marcava golos de belo efeito sempre que envergava a braçadeira de capitão, também Helton tem-se mostrado ao seu melhor nível desde que assumiu a liderança do grupo. Resta saber até quando manterá as suas redes invioláveis...
´
in "record.pt"

Rolando para a história

O compromisso com o Sp. Braga, marcado para o próximo sábado, terá um cariz especial para Rolando. Com 25 anos feitos recentemente (a 31 de agosto), o defesa-central vai disputar o seu jogo número 200, divididos entre Belenenses e FC Porto. Nesta contabilidade, refira-se, não entram os desafios que realizou pela Seleção, mas apenas todos os compromissos oficiais disputados ao serviço dos dois únicos clubes que representou desde que passou a sénior.

É uma marca histórica para um humilde jogador, que deu os seus primeiros passos nas ruas de Bela Vista, em Cabo Verde, onde jogava com os amigos. A mudança para Portugal deu-se cedo e o jogador fez parte da sua formação no Campomaiorense. Do Alentejo passou rapidamente para o Restelo, tendo sido lançado na Liga, ainda com 19 anos, pelas mãos de Carlos Carvalhal. Marcou um golo logo na estreia e, de lá para cá, também tem mostrado credenciais na arte de finalizar, aproveitando o seu bom jogo de cabeça.

Elogios de Jesus

Não foi por acaso que, quando ambos estavam no Belenenses, Jorge Jesus considerou o central portista como um dos melhores que treinou, colocando-o na equipa ideal dos jogadores com quem se tinha cruzado até essa fase da sua carreira.

Os números não enganam e a verdade é que Rolando foi sempre titular desde que começou a jogar nos seniores do Belenenses. Apesar disso, nunca foi o patrão das defesas que integrou, numa situação que tem sido muito badalada, mas que não tem abalado o rendimento do jogador. Nem mesmo agora que já não tem Bruno Alves a seu lado. O ex-capitão rumou ao Zenit, mas Pedro Emanuel ficou na equipa técnica, preparado para passar todo o seu conhecimento ao ex-Belenenses, de quem até já foi colega de equipa.

A carreira de Rolando tem sido, portanto, feita de provações e muita mais encontrará no futuro. Contudo, já tem “bagagem” para as ultrapassar com alguma facilidade. Afinal de contas, está prestes a tornar-se num jogador bicentenário.

in "record.pt"

Varela e James apontados ao Braga

Recomeça esta tarde, no Olival, a operação-Braga, com as prioridades do FC Porto ainda centradas na recuperação de jogadores que acabaram por não integrar o lote de seleccionados: Varela e James.

Os dois, de um lote de oito, que acabaram por não integrar selecções, são a partir de hoje e até ao regresso da coluna de internacionais, o foco de maior atenção, devendo ser progressivamente reintegrados e, por reflexo, colocados na frente destacada para defrontar os arsenalistas.

Embora o departamento médico do FC Porto ainda possa manter Varela e James pelos gabinetes, em tratamento, parecem não subsistir grandes dúvidas quanto à recuperação total de ambos, aspecto a definir melhor esta tarde, mas é sem grandes reservas que se aponta a ambos para o confronto com o vice-líder do campeonato.

Varela, pela importância que conquistou no onze do FC Porto desde o primeiro jogo oficial (ganhou a posição no lugar mais concorrido, a esquerda atacante), é, mediaticamente, o caso a seguir mais de perto, mas, recorde-se, não integrou a selecção

A apenas por «sobrecarga de esforço», uma razão atendida pelos médicos da selecção, onde se apresentou após o jogo com o Rio Ave mas para voltar imediatamente ao Dragão. Após uma semana de tratamento e repouso, deverá estar mais que apto... ou passar mais alguns dias em regime de poupança mas é certo e seguro que jogará com o Sp. Braga.

James, contratação de cinco milhões e meio de euros que ainda não teve oportunidade de se mostrar aos adeptos em jogos oficiais (não tinha certificado), subiu finalmente às convocatórias na partida com o Rio Ave, mas acabou na bancada, como 19º, uma exclusão que, por alegadas razões clínicas, o poupou, depois, a uma longa deslocação até ao Peru, onde os sub-20 colombianos estagiam.

Tudo pacífico, ausência sem polémica, mas, na hora de se preparar Braga, também a certeza de que o jovem prodígio está, ou estará, mais que apto a defrontar os minhotos, se chegar a sua oportunidade.
 
in "abola.pt"

Villas-Boas terá dois dias para preparar o Braga


André Villas-Boas só terá todo o plantel do F. C. Porto à disposição, exceptuando os lesionados, a dois dias do embate de sábado com o Braga, que marcará o regresso da Liga após a paragem para os jogos das selecções. Recuperar Varela é a prioridade.

A antecipação do jogo com o Braga para sábado (21.15 horas, TVI), em virtude dos compromissos europeus da semana seguinte, deixa o treinador do F. C. Porto com apenas dois dias para trabalhar a todo o vapor com o plantel antes do regresso do campeonato.

Os sete jogadores que estão ao serviço das selecções (Beto, Rolando, João Moutinho, Castro, Ukra, Hulk e Falcao) começerão a chegar ao Olival depois de amanhã, quarta-feira, mas só na quinta-feira é que Villas-Boas poderá preparar, com detalhe, o embate com a equipa bracarense, actual segunda classificada da Liga portuguesa, a dois pontos dos dragões.

Os internacionais portugueses entram em acção já amanhã, terça-feira (a selecção principal joga na Noruega, ao passo que os Sub-21 defrontam a Macedónia, em Vila Nova de Gaia), podendo estar à disposição da equipa técnica portista no dia seguinte, mas não é garantido que o mesmo aconteça com Hulk e Falcao.

O “incrível” continua em estágio com a selecção brasileira, com final previsto para dia 8 (quarta-feira), enquanto o avançado vai fazer, na madrugada de terça-feira, um jogo particular pela Colômbia, diante do México, pelo que a rapidez do seu regresso ao Olival estará sempre dependente das ligações aéreas.

No treino de quinta-feira, o técnico espera também poder contar com alguns dos cinco jogadores que têm estado lesionados (Varela, Sapunaru, James, Guarín e Mariano), sendo a recuperação do primeiro a grande prioridade do departamento médico portista. Hoje, os dragões voltam ao trabalho, ainda a meio gás, após a folga dupla do fim-de-semana.

in "jn.pt"

Walter "terá sucesso em Portugal", afiança dirigente do Internacional

A paragem da Liga Zon Sagres, devido a compromissos de selecções, permite a André Villas Boas trabalhar a integração dos últimos reforços a chegar: Nicolas Otamendi e Walter.

O avançado brasileiro, de 21 anos, contratado ao Internacional de Porto Alegre no mercado de Verão, tem a concorrência do goleador Radamel Falcao para a posição de ponta-de-lança.

Apesar de, aparentemente, "tapado", Newton Drummond, director-executivo do "Colorado", em entrevista a Bola Branca, confessou-se crente no potencial de Walter e avisa que, com ritmo de jogo, o avançado brasileiro vai dar que falar.

"O Walter tem muito potencial. É um jogador especial e precisa de cuidados especiais porque não tem um perfil de atleta mas tem muita força e qualidades. Tendo ritmo de jogo e mantendo-se sem lesões, não tenho dúvidas de que terá sucesso em Portugal. É um jogador que pode marcar muitos golos", considerou.

Recorde-se que Walter custou aos cofres dos "azuis-e-brancos" 6 milhões de Euros, por 75% do seu passe.

in "rr.pt"

"Azarado" Álvaro Parente fica-se pelo oitavo lugar na geral

O piloto português Álvaro Parente, que comanda o monolugar do FC Porto na Superleague Formula, foi hoje sexto classificado na primeira corrida em Adria (Itália), na oitava ronda da temporada, e na segunda foi "traído" pela sua equipa.

Depois de se ter mostrado muito rápido durante os treinos livres e na sessão de qualificação, Parente arrancou do terceiro lugar, mas protagonizou um pequeno despiste logo na primeira curva, caindo para sexto, posição que manteve até final.

O piloto português terminou a primeira corrida a 21,789 segundos do vencedor, que foi o Anderlecht, com o italiano Davide Rigon ao volante.

Na segunda largada, Parente chegou a rodar na quarta posição mas um erro da sua equipa durante a paragem obrigatória nas boxes (não trocou os quatros pneus como indica o regulamento) obrigou o piloto portuense a cumprir um “stop and go”, terminando a corrida no 11.º lugar, a 26,606 segundos do Sevilha, comandado pelo espanhol Marcos Martinez.

“A segunda corrida foi para esquecer. Estive muito forte, recuperei de décimo da grelha até quarto para depois ser obrigado a uma penalização de “stop and go” porque a minha equipa cometeu mais um erro na paragem nas boxes. Fiz uma corrida brilhante para nada”, lamentou Álvaro Parente.

A Super-final, que junta as seis melhores equipa da ronda, foi ganha pelo Anderlecht, que com Davide Rigon a arrecadar o “prize-money” de 100 mil euros.

Na classificação geral, o FC Porto ocupa o oitavo posto, com 321 pontos, enquanto o Tottenham continua a liderar, com 518, seguido pelo AC Milan, 515.

A nona ronda da Superleague Formula está agendada para 19 de Setembro, no Autódromo Internacional do Algarve, na zona de Portimão.

in "sapodesporto.pt"

Farías marca em noite de azar para Scolari

O “ex-dragão” Ernesto Farías, marcou um golo na vitória do Cruzeiro por 3-2 ao Palmeiras, clube treinado por Luiz Filipe Scolari, que já comandou a Selecção das “quinas”.

No jogo que contou para a 19.ª jornada do Brasileirão, assistiu-se a um verdadeiro “volte-face” da nova equipa de Falcão. Ao intervalo, o Palmeiras vencia por 2-0, porém, Roger (59 min) e Montillo (63 min), conseguiram fazer voltar a igualdade ao marcador, para “Tecla”, assinalar a vantagem de 3-2, mesmo ao cair do pano.

No final da partida, Scolari mostrou-se desiludido com o rumo da partida: "disse para os jogadores que a nossa equipa é uma no cravo e outra na ferradura. Nunca temos uma situação para estabilizar a equipa. Agora vamos buscar soluções, mostrar onde erramos e valorizar o que foi feito de bom para buscar vitórias no futuro, algo que nos deixe em um ponto do campeonato, menos na zona difícil de sair, que é na parte final", afirmou o técnico.

in "msn.pt"