segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Nico não tremeu na estreia"

Nicolás Otamendi foi o último reforço a chegar ao Olival, mas não deve passar muito mais tempo na sombra. André Villas-Boas aproveitou a paragem competitiva para moldar o central argentino aos processos da equipa, e a estreia está para breve. E por falar em estreia, O JOGO conversou com o treinador Hugo Tocalli, que foi precisamente quem lançou Otamendi na primeira divisão do campeonato argentino, com a camisola do Vélez Sarsfield.

Ora, factor importante de uma estreia é o aspecto psicológico do jogador. "Recordo-me de que quando o Otamendi se estreou [10 de Maio de 2008, com 20 anos, frente ao Rosário Central], não estava nada nervoso. Mostrava apenas ansiedade, o que era perfeitamente adequado ao momento. Na estreia, deu logo sinais da seriedade e da concentração que o distinguem. Estou certo de que a estreia em Portugal será vivida da mesma maneira e que a camisola do FC Porto não lhe vai pesar. Já o provou quando surgiu no Vélez e também quando lhe deram a oportunidade na selecção. O Nico [Otamendi] é um daqueles jogadores que encaram da mesma maneira um amigável e uma final", explicou Hugo Tocalli. O actual treinador do Quilmes e ex-adjunto de José Pekerman na selecção argentina que disputou o Mundial'2006, bem como seleccionador dos sub-20 que conquistaram o Mundial da categoria no Canadá, em 2007, sublinhou os traços mais importantes do perfil de Otamendi. "O que mais me impressiona nele é a concentração que demonstra nas marcações e a forma decidida como avança para as antecipações. Confia muito na sua velocidade e sabe decidir bem; sabe sempre se é melhor antecipar-se ao adversário ou deixá-lo receber a bola para depois impedir a rotação. É um defesa duro, difícil para qualquer avançado que o enfrente. Essas características que mostrou de forma tão rápida fizeram-no chegar à selecção argentina e ao Mundial. Agora dá o salto para a Europa, e lembro que ainda só tem 22 anos", disse o técnico argentino.

A ascensão de Otamendi no Vélez Sarsfield foi meteórica, embora sustentada, como explicou o treinador que o lançou. "Em pouco tempo, promovemos o Otamendi ao plantel principal, ainda que, nessa altura, ele tivesse de competir com jogadores como o Pellerano, o Uglessich e o Tobio. Foi entrando aos poucos. Depois, já com o Ricardo Gareca como treinador, afirmou-se em definitivo e teve continuidade como central. Devo dizer que me surpreendeu positivamente, porque apesar de serem os primeiros jogos dele, jogava como se fosse um defesa com uma experiência tremenda. Parecia um veterano e ainda estava a começar."

"Forte de cabeça e potente"

Apesar de preferir jogar no eixo da defesa, Nicolás Otamendi também pode ser lateral. Aliás, foi-o durante alguns jogos do Campeonato do Mundo depois de também ter feito o lugar no Vélez. Hugo Tocalli explica a ascensão rápida do central portista com um vasto leque de recursos técnicos e uma condição física excelente. "Quando assumi o Vélez Sarsfield em 2008, uma das primeiras decisões tomadas passou por seleccionar alguns jogadores das camadas jovens para que começassem a treinar com a equipa principal. Um desses jovens era o Otamendi, que utilizávamos como defesa de marcação ou como lateral-direito nos treinos e, depois, nos jogos de reservas. Começámos a segui-lo com atenção e descobrimos um jogador forte, bom no jogo aéreo e com muita potência ao nível físico. Aliás, foi por isso que muitas vezes o escolhemos como lateral", afirmou o actual treinador do Quilmes.

A capacidade de antecipação é uma das suas armas. "Destacava-se porque era decidido. O Otamendi sempre teve um 'sprint' curto muito rápido, e isso permitia-lhe antecipar-se aos adversários." Com a estreia cada vez mais próxima, essas características podem agora ser confirmadas com a camisola portista. Pode ser já no sábado, com o Braga, ou com o Rapid de Viena, no arranque da fase de grupos da Liga Europa.

Tem futuro promissor na selecção argentina

Com 22 anos, Otamendi já é um valor seguro da selecção argentina. Somou a primeira internacionalização em Maio de 2009, com o Panamá, e daí para cá defendeu a Celeste mais nove vezes, as três últimas na África do Sul. "O FC Porto contratou um dos defesas argentinos com mais futuro e que defenderá durante muitos anos a camisola da selecção; fará parte, seguramente, da renovação de gerações que será feita agora. Estou convencido de que esta porta que se abriu no FC Porto vai ser também benéfica para a nossa selecção, porque lhe garantirá experiência de futebol europeu. Vai notar-se isso quando voltar a ser convocado", sublinhou Hugo Tocalli.

Argentino está a ganhar velocidade

Depois da paragem dos campeonatos, o regresso do FC Porto à competição será feito em força. Há o Braga (dia 11), logo a seguir começa a fase de grupos da Liga Europa, com o Rapid de Viena (dia 16), e depois vem a deslocação ao Nacional (dia 19). O mês não termina sem mais duas partidas. Ora, a aglomeração de jogos deve promover alguma rotação do plantel, e Otamendi está à espreita da estreia.

Para já, nos seis jogos realizados a dupla formada por Rolando e Maicon fez o pleno, com o registo de apenas dois golos sofridos, ambos marcados pelo Genk no Estádio do Dragão. No entanto, André Villas-Boas já está a pensar na melhor altura para lançar Otamendi na equipa. Com o custo de quatro milhões de euros por 50 por cento do passe, o internacional argentino é o central mais caro de sempre do FC Porto. O valor deve ainda duplicar, porque, de acordo com o negociado com o Vélez, o emblema argentino tem a opção de venda da restante percentagem por igual valor até ao dia 5 de Setembro de 2011.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: