segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Rolando para a história

O compromisso com o Sp. Braga, marcado para o próximo sábado, terá um cariz especial para Rolando. Com 25 anos feitos recentemente (a 31 de agosto), o defesa-central vai disputar o seu jogo número 200, divididos entre Belenenses e FC Porto. Nesta contabilidade, refira-se, não entram os desafios que realizou pela Seleção, mas apenas todos os compromissos oficiais disputados ao serviço dos dois únicos clubes que representou desde que passou a sénior.

É uma marca histórica para um humilde jogador, que deu os seus primeiros passos nas ruas de Bela Vista, em Cabo Verde, onde jogava com os amigos. A mudança para Portugal deu-se cedo e o jogador fez parte da sua formação no Campomaiorense. Do Alentejo passou rapidamente para o Restelo, tendo sido lançado na Liga, ainda com 19 anos, pelas mãos de Carlos Carvalhal. Marcou um golo logo na estreia e, de lá para cá, também tem mostrado credenciais na arte de finalizar, aproveitando o seu bom jogo de cabeça.

Elogios de Jesus

Não foi por acaso que, quando ambos estavam no Belenenses, Jorge Jesus considerou o central portista como um dos melhores que treinou, colocando-o na equipa ideal dos jogadores com quem se tinha cruzado até essa fase da sua carreira.

Os números não enganam e a verdade é que Rolando foi sempre titular desde que começou a jogar nos seniores do Belenenses. Apesar disso, nunca foi o patrão das defesas que integrou, numa situação que tem sido muito badalada, mas que não tem abalado o rendimento do jogador. Nem mesmo agora que já não tem Bruno Alves a seu lado. O ex-capitão rumou ao Zenit, mas Pedro Emanuel ficou na equipa técnica, preparado para passar todo o seu conhecimento ao ex-Belenenses, de quem até já foi colega de equipa.

A carreira de Rolando tem sido, portanto, feita de provações e muita mais encontrará no futuro. Contudo, já tem “bagagem” para as ultrapassar com alguma facilidade. Afinal de contas, está prestes a tornar-se num jogador bicentenário.

in "record.pt"

Sem comentários: