segunda-feira, 14 de maio de 2012

Álvaro Pereira determinado a abandonar o Dragão

Lateral-esquerdo uruguaio não poupa nas revelações em entrevista ao diário "Ovación". A transferência abortada para o Chelsea, o desejo de sair e o desentendimento com Vítor Pereira.


Álvaro Pereira quer sair do FC Porto, em definitivo, não escondendo a necessidade de "tomar decisões" para o seu futuro fora do Dragão.

A confissão, de forma oficial foi feita pelo lateral-esquerdo ao jornal uruguaio "Ovacíon". Nas páginas deste diário, pode ler-se uma expressão deveras expressiva quanto ao estado de espírito de "Palito", que recorda o episódio da transferência abortada para o Chelsea, no último dia do mercado de Verão de 2011.

"Passei três anos inesquecíveis, e respeito o contrato que é válido até 2016, mas penso que chegou a altura de tomar decisões. Se surgir alguma oportunidade de sair espero que entendam, desta vez, e me deixem sair", atirou o internacional uruguaio, revelando que, após o problema com Vítor Pereira, em Braga, a sanção disciplinar foi dura.

"Na época passada tive a possibilidade de ir para o Chelsea, mas eles decidiram que ficava, e respeitei. Sou jogador do FC Porto, que me paga o salário. Dou tudo pelo clube, mas fiquei para jogar. E como tive o problema com o treinador, deixaram-me sem jogar. Não falei na altura e não o quero fazer agora. Já é passado. Mas é óbvio que, se não vou jogar, quero seguir o meu caminho", atirou,reconhecendo, porém, que "até agora, não se falou de nada" sobre a sua saída.

"Estou tranquilo, mas se ficar é para jogar. Estou há três anos no FC Porto e sempre dei tudo por esta camisola. Agora, depende do clube, pois tenho contrato e devo respeitá-lo. Agradeço muito, mas se tiver de sair irei feliz", prosseguiu.


in "rr.pt"

JUNIORES B A UMA VITÓRIA DO TÍTULO

A equipa Sub17 do FC Porto empatou este domingo frente ao Benfica (1-1), em encontro da quinta jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores B. A jogar em terreno adversário, André Silva foi o autor do golo (61m) dos azuis e brancos.

O FC Porto alinhou com João Costa, Marcelo, André Ribeiro, Tomás Podstawski (cap.), Rafa, Vítor, Francisco Ramos (Moise, 76m), Belinha, André Silva (Francisco Costa, 76m), Graça (Raul 77m) e Ivo.

A formação orientada por Nuno Capucho segue em primeiro lugar na tabela classificativa, com 11 pontos, e apenas necessita de assegurar uma vitória na última jornada (recebe o Vitória de Guimarães, último classificado) para conquistar o título. Por sua vez, o Benfica desloca-se ao terreno do Sporting. Os estão jogos agendados para o próximo domingo.





JUNIORES C AFASTADOS DO TÍTULO

A equipa Sub15 do FC Porto perdeu, na manhã de domingo, o encontro da 5.ª jornada da fase final do campeonato nacional de juniores C, frente ao Sporting (1-2), no Olival. O golo da formação azul e branca teve a assinatura de Luís Mata, aos 40 minutos de jogo. Com este resultado os azuis e brancos estão afastados do título.

O FC Porto alinhou com Nico, Francisco, Sandro Fonseca, Varejão, Ruben Barbosa, Ruben Neves (cap.) (Jorge, 35m), Bruno Costa (Mesquita, 60m), João Cardoso (João Gonçalo, 35m), José Pedro (Leandro, 35m), Tiago Couto (Paulo Alves, 60m) e Luís Mata.

O adversário foi com vantagem para intervalo, mas o FC Porto igualou na segunda parte. No final do encontro, os Dragões saíram derrotados e com os mesmos nove pontos da classificação, a seis do líder Benfica, já inalcançável.



in "fcp.pt"

«Sei que posso e vou melhorar» - Defour

Steven Defour justifica a presença intermitente no onze do FC Porto com a qualidade e o entrosamento da equipa azul e branca. O médio belga está convicto de que pode ser uma peça influente na próxima temporada.

«Não é uma questão de ter jogado mais ou menos, mas sim uma questão de adaptação. A equipa é boa e já estava entrosada. Sei que posso e vou melhorar», afirmou Defour, esta manhã, antes de seguir viagem para férias.

Quanto aos objetivos para a próxima época, disse o belga que serão os mesmos de sempre: «Entrar em campo para ganhar, em todas competições». «Champions? Temos qualidade para isso e o clube já a conquistou», notou.

De resto, o FC Porto «correspondeu por inteiro» às expectativas do médio. «É uma grande equipa, com grandes jogadores», realçou.


in "abola.pt"

Liga dos Campeões com impulso positivo

ESTATUTO DE CABEÇA-DE-SÉRIE CONFIRMADO



Depois de uma campanha dececionante na Europa, Vítor Pereira alinha pela mesma bitola de Pinto da Costa: o FC Porto tem de fazer uma carreira condizente com o seu prestígio na próxima edição da Liga dos Campeões. O presidente colocou a passagem aos oitavos-de-final como objetivo mínimo, e essa é uma missão da qual o treinador não pode escapar de forma alguma.

Não sendo propriamente uma via verde para a fase de eliminatórias da Champions, a colocação entre os cabeças-de-série evita o confronto imediato, na fase de grupos, com colossos do calibre de Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Bayern Munique, Arsenal e Milan. A boa notícia chegou ontem à noite, depois de Atl. Madrid e Inter Milão terem falhado o apuramento para a principal competição de clubes da UEFA.


in "record.pt"

Bruce Musakanya já treina

Tal como O JOGO noticiou há dias, o FC Porto tem à experiência o médio zambiano Bruce Musakanya, cedido pelo Red Arrows e que pode integrar o projeto da segunda equipa que os dragões vão ter em 2012/13. O jovem de 18 anos já está em Portugal, onde tem trabalhado com os juniores, e esteve mesmo em Vila do Conde para assistir ao último jogo da equipa principal. Recorde-se que também Emmanuel Mbola, lateral-esquerdo, treina com vista à próxima temporada.


in "ojogo.pt"

Kelvin e Atsu certos na pré-temporada


Kelvin e Atsu realizaram uma boa temporada em Vila do Conde e já sabem que vão ter direito a realizar a pré-temporada com o plantel do FC Porto. Tal como aconteceu no início desta época, refira-se, mas agora com redobradas esperanças de conseguir convencer Vítor Pereira a reservar-lhes um lugar no grupo de trabalho que vai tentar conquistar o tricampeonato.
Curiosamente, tanto Kelvin como Atsu tiveram um papel importante no bicampeonato do FC Porto. Isto porque o ganês fez um golo e o brasileiro ofereceu outro a Yazalde no empate a dois do Rio Ave sobre o Benfica. Um resultado que antecipou os festejos do título, "obrigando" a equipa a deixar o sofá e ir ao varandim do Dragão celebrar com os adeptos.
Mais maduros e com maior experiência, Kelvin e Atsu vão esgrimir argumentos e se não ficarem no plantel principal terão duas opções: serem cedidos novamente ou ficar e atuar pela equipa B, caso ela seja confirmada.
Dos dois, Christian Atsu, que tem uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros, foi o que conseguiu melhor rendimento. Atuando preferencialmente sobre o lado esquerdo do ataque, o ganês chegou ao fim do campeonato com seis golos marcados - o terceiro melhor do Rio Ave - e a participação em 27 dos 30 jogos da equipa, tendo em alguns deles sido o melhor em campo.
Kelvin, que custou um pouco mais de 3,5 milhões ao FC Porto, foi um pouco menos utilizado. O criativo brasileiro terminou a época com 22 partidas na Liga, mas apenas dez na condição de titular. Golos só marcou na Taça de Portugal, dois ao Sousense.
Ontem, ambos entraram de férias e já receberam ordens para se apresentarem no Olival na reabertura dos trabalhos.

Ataque ao tri arranca a 2 de julho no Olival

O FC Porto já definiu o programa da pré-temporada, faltando apenas acertar alguns dos jogos de preparação. Porém, ainda não anunciou detalhes. Sabe-se apenas que os treinos arrancam a 2 de julho, no Olival. Uns dias depois, a equipa partirá para o habitual estágio, que não será de novo em Marienfeld, na Alemanha. Isto apesar de uma vez mais esse local ter sido talismã para a equipa: sempre que lá trabalhou, o FC Porto foi campeão nacional.

in "ojogo.pt"

Kléber afasta dificuldades para dar luta na nova época


Kléber acredita que o pior ficou para trás, depois de uma temporada em que as dificuldades foram evidentes. O avançado ainda conseguiu dar a impressão de que tinha condições para colmatar a saída de Falcao, mas com o intensificar da competição acabou por perder protagonismo. "Foi um ano em que aprendi muito, pelas dificuldades que enfrentei e sobretudo por vestir a camisola de um dos maiores clubes do mundo", declarou à sua assessoria de Imprensa. Foi o tal peso da camisola, que mostrou não conseguir aguentar, e a cobrança dos adeptos que lhe complicaram a vida nesta sua primeira temporada de azul e branco, mas Kléber não se deixa abater. "O FC Porto tem sido uma escola, recebi muito carinho de todos aqui dentro, fiz muitos amigos. Agora vou descansar e recarregar baterias para voltar com tudo na próxima época", prometeu.
Kléber foi de férias de consciência tranquila depois do hat trick apontado em Vila do Conde, encerrando com chave de ouro uma temporada difícil. "Fiquei feliz por voltar a marcar, a ser importante para a equipa, e isso traz muita confiança. Comecei muito bem, tive alguns momentos de altos e baixos, mas tive a cabeça no lugar, soube superar isso e volto para o Brasil mais tranquilo", declarou. Com os três golos ao Rio Ave, o brasileiro termina a época 2011/12 com dez golos - nove no campeonato e um na Champions -, prometendo tentar ir mais além no regresso das férias: "Espero poder fazer um ano ainda melhor, continuar a evoluir e a aprender com todos no FC Porto. Todos nós queremos voltar a ser protagonistas na Champions, e espero poder contribuir. Além disso, há também o campeonato, que queremos voltar a conquistar."

in "ojogo.pt"

Hulk "Se sair levo o clube no coração"


Hulk partiu ontem para o Brasil e levou... 16 malas. Um sinal de que não pensa voltar? O Incrível não revelou as suas intenções, optando por um discurso cauteloso. Porém, deixou sempre a porta de saída entreaberta. "Tenho uma família grande, são seis passageiros e um mínimo de doze malas. Levo um pouco a mais, mas são presentes para o resto da família e vou pagar o excesso de peso", começou por dizer. "Tenho mais quatro anos de contrato com o FC Porto e o meu empresário tem falado com o clube. Como já disse, se tiver que sair levarei o FC Porto no coração, mas se ficar vou dedicar-me ao máximo para ajudar este clube", acrescentou.
Hulk já cumpriu quatro épocas no FC Porto e admite que se sente tentado em experimentar outros campeonatos. "Se for para um lugar melhor não vejo problema em sair. Estou no FC Porto, num clube grande que está acostumado a ganhar títulos, e se sair, como já disse o meu empresário, será mais por causa do campeonato e não do clube", frisou, sem apontar um destino preferido. "O país que me seduz mais é o Brasil, mas não pretendo jogar lá agora. Na Europa não tenho preferência".
Tem-se falado do interesse do Chelsea, do Manchester City e do PSG e Hulk está a par das notícias. "Procuro escutar pouco e continuar a trabalhar forte. Tudo o que está relacionado com essas coisas deixo nas mãos do meu empresário. Ouço esses comentários, mas procuro não perder muito tempo com isso para que não me suba à cabeça nem me prejudique. Sei que há clubes interessados, mas só quero pensar em futebol", sublinhou.
Pinto da Costa já disse que Hulk não aceitaria um clube como o Atlético de Madrid, numa alusão à saída de Falcao, mas o brasileiro não garante nada. "Nunca direi que desta água não beberei. O futuro a Deus pertence e o que tiver de ser, vai ser", referiu, deixando entender que existe um compromisso para o deixar sair esta época. "Sempre tive um bom relacionamento com o clube, nunca faltei aos treinos e só tive uma lesão. Sempre fui profissional e o clube sempre foi correto comigo, pelo que não haverá problema se um dia eu sair, ou se ficar. Está tudo em aberto e não vou dizer que quero sair ou ficar. Se ficar fico feliz, se sair levo o clube no coração", insistiu. Agora, o super-herói dos portistas vai descansar uns dias antes de tentar mais um objetivo: "Se Deus quiser estarei nos Jogos Olímpicos para ajudar o meu país a conquistar um título que ainda lhe falta", finalizou.

"A minha luta é para ajudar a equipa"

À partida para a última ronda, Hulk estava a três golos do topo da classificação dos melhores marcadores do campeonato, mas ontem garantiu que essa não era a sua luta. A sua preocupação sempre foi ajudar o FC Porto a chegar ao título. "Só porque fui o melhor marcador da época passada não queria dizer que ia lutar outra vez por esse troféu. Luto sim é para fazer golos que ajudem a equipa, mas em momento algum colocaria isso em primeiro lugar", assegurou, não se mostrando aborrecido por ter ido para o banco em Vila do Conde, enquanto Cardozo e Lima esgrimiam argumentos para chegar ao poleiro. Ainda assim, o Incrível sente que foi importante no título. "Dizem que fui decisivo devido aos golos e às exibições, mas todos se dedicaram ao máximo e se jogasse sozinho não ganhava jogos. O título é de todos", atirou.

"Vítor Pereira mostrou que é um grande treinador"

Hulk concorda com Fernando que, na semana passada, disse a O JOGO que Vítor Pereira teve uma época complicada, sobretudo na gestão das emoções de vários jogadores que não teriam a cabeça no FC Porto. Para o Incrível, o treinador mostrou o seu valor. "Basta ver o exemplo do Barcelona, que também ganhou tudo na época passada. O Vítor era adjunto na última temporada e, de repente, passou a ser o principal, o que é sempre difícil. Mas ele deu a resposta certa e mostrou que é um grande treinador e que tem um enorme caráter. Merece o respeito de todos e este título também é dele", referiu.

in "ojogo.pt"

Vantagem para a luz


A matemática é uma ciência exata e os números nunca mentem, mas às vezes não mostram toda a realidade. É o caso do resultado do segundo jogo da final da Liga de basquetebol, que o Benfica venceu por 82-80 no Dragão, passando agora a ter a vantagem casa, onde irá fazer as duas próximas partidas, sendo campeão se as vencer. O mesmo é dizer que o FC Porto, que ontem foi dominado, precisará de ganhar na Luz...
Impensáveis cinco triplos consecutivos - Carlos Andrade, José Costa, Miguel Miranda, outra vez José Costa e, de novo, Miguel Miranda - equilibraram o resultado que ficará para a história. Foram 15 pontos nos últimos três minutos, a empatarem (80-80) uma partida que instantes antes assinalava uma justa vantagem de 12 pontos dos encarnados (65-77). Heshimu Evans acabaria por selar a vitória do Benfica, ainda que Carlos Andrade tenha perdido, ingloriamente, a oportunidade de restabelecer a igualdade que dava prolongamento.
Os encarnados, jogando sem Doliboa, só cederam nos primeiros minutos, perante a forte entrada dos dragões (mesmo com Stempin lesionado). Depois de se verem a perder por 13, porém, foram mais fortes da defesa, aceleraram o ritmo, e o FC Porto ficou para trás. De tal forma que, no segundo período, os 31-14 não espantaram. A seguir bastou manter a bitola e, no final, sangue-frio para evitar aquilo que poderia ter sido uma "remontada" tão histórica quanto injusta.

Declarações


Moncho López, Treinador do FC Porto

"Acredito na vitória"

Moncho López declarou-se "triste" após a derrota caseira, assinalando o treinador portista que "o Benfica reagiu muito bem à derrota e fez um bom jogo". No entanto, salientou: "Lutámos muito e podíamos ter ganho. Temos de nos superar no trabalho defensivo e a nível coletivo, e assumir que o Benfica é uma equipa difícil, para podermos jogar olhos nos olhos." Já a pensar no terceiro jogo, Moncho López afirma que "é muito difícil ganhar na Luz", mas deixa uma garantia: "Claro que acredito na vitória. Não creio que estejamos mais longe do título, mas claro que gostava de ir à Luz com duas vitórias."

in "ojogo.pt"