quarta-feira, 24 de julho de 2013

FC Porto nega ter vendido Jackson

A O JOGO, fonte portista desmente que o avançado tenha sido vendido e, sequer, que haja negociações em curso
A rádio colombiana Antena 2 garantiu esta quarta-feira que o FC Porto tinha já acertado a venda de Jackson, embora sem avançar a quem, mas a O JOGO os dragões desmentem a informação. E garantem também não ter em curso qualquer negociação pelo jogador.

Jackson tem cláusula de 40 milhões de euros e essa seria a única forma de o desviar do Dragão, caso surgisse alguma oferta capaz de bater esse valor. As especulações à volta de Cha Cha Cha têm sido muitas e, ontem, conforme se pode ler na edição impressa de O JOGO, o avançado garantia não ter intenção de sair e dizia-se disponível para discutir a renovação.

O Nápoles, que chegou a ser apontado como destino, está em vias de confirmar a a contratação de Higuaín ao Real Madrid, por 37 milhões de euros. O Borússia de Dortmund foi outro dos emblemas apontados a Jackson. Liverpool e Tottenham também já foram destinos comentados.

Esta madrugada, a partir da 1h30, o FC Porto joga na Colômbia e o assunto pode ser formalmente esclarecido.

in "in "ojogo.pt"

Apresentação 2013-2014

Quintero quer «jogar, mostrar futebol, marcar golos e ganhar muitos títulos»

Chegou há poucos dias mas o discurso de vitória do FC Porto já faz parte do seu vocabulário: «Espero jogar e mostrar o meu futebol, marcar golos e ganhar muitos títulos». Juan Quintero está confiante na tarefa de assumir o papel de James Rodríguez e diz que ingressar nos dragões foi «a melhor escolha». 
«Fui muito bem recebido no clube. Nota-se que é um grupo muito acolhedor. Tive a oportunidade de falar com alguns dos meus companheiros e todos me disseram que aqui só tenho de me preocupar em jogar futebol», afirmou o mais recente reforço do FC Porto, à margem dos trabalhos dos azuis e brancos que decorrem na Colômbia, mostrando-se satisfeito com os primeiros contactos com o grupo e acreditando que a adaptação será fácil. 
«Tenho de aprender algumas coisas, alguns detalhes, mas o estilo é semelhante ao de Itália. A concorrência é boa neste grande clube e sei que vamos ganhar muitas coisas».
O compatriota Jackson Martínez será, ainda assim, um dos principais ajudantes nesta tarefa e, para já, assume o papel de conselheiro. 
«Tenho uma grande amizade com ele. Já estivemos juntos na seleção e ter um companheiro colombiano dá muita mais tranquilidade e confiança para quando chegar a Portugal poder demonstrar as minhas qualidades», projetou, considerando que a decisão de ingressar no FC Porto foi a melhor.
«Qualquer jogador quer estar numa equipa grande e o FC Porto deu-me essa oportunidade. É um clube que me dá a hipótese de jogar a Champions, que é um dos meus sonhos, e que aposta muito nos colombianos. Era a melhor escolha».
Quintero está ciente da responsabilidade que tem pela frente, substituir James Rodríguez, e apesar de assumir que ainda não sabe muito bem o que Paulo Fonseca lhe vai pedir, considera-se capaz de cumprir. 
«Isso [substituir James] dá-me um pouco mais de responsabilidade. Falei com James e ele disse-me para ficar tranquilo e fazer as coisas bem. Além disso, tenho companheiros que me vão ajudar no campo. É uma pressão boa porque faz-me sentir importante. Mas é no campo que tenho de mostrar o meu trabalho», afirmou, deixando o desejo de envergar a camisola que pertenceu ao também colombiano James Rodríguez, apesar de ainda não saber qual o número que vai usar nas costas.
«Nos próximos dias isso será decidido. O 10 é o meu número e, como o James o deixou livre, seria lindo ficar com ele. Mas, seja com qual for, espero é jogar e mostrar o meu futebol, marcar golos e ganhar muitos títulos», projetou.

in "zerozero.pt"

Teste Millonario na festa colombiana

A equipa portista volta a jogar do outro lado do atlântico e é acolhida em clima de festa por um país que tem tido muitas ligações futebolísticas com os dragões nos últimos anos. Paulo Fonseca quererá melhorar o capítulo defensivo, que mostrou debilidades no último encontro de preparação.


©Catarina Morais

O trajeto de pré-época tem sido praticamente imaculado e 100% vitorioso, mas a equipa ainda está em processo de assimilação das ideias de Paulo Fonseca, treinador que chegou este ano aos dragões.

Depois de três jogos em que o FC Porto marcou 27 golos e não sofreu nenhum, o teste do último domingo, frente ao Anzoátegui, deixou a nu algumas deficiências no capítulo defensivo, espelhadas não só nos dois golos sofridos, como também em outros lances desperdiçados pelos venezuelanos.


©Catarina Morais

Varela e Defour excedem-se perante concorrência

É certo que os erros defensivos terão preocupado Paulo Fonseca, ainda que existam aspetos que poderão ter ajudado a essas lacunas ficarem mais evidenciadas, como o estado do relvado ou a mudança para um clima diferente.

A questão é que, no capítulo ofensivo, a equipa apresenta grandes argumentos e que têm deixado os adeptos desejosos que a época comece.

Para isso, muito tem contribuído a grande concorrência que existe para a zona central do meio-campo e para os flancos dos dragões. A equipa recebeu sangue novo e muitos atletas desejosos de conquistarem um lugar no grupo e no onze.

Josué mostra ser outro jogador no regresso ao Dragão, Iturbe está transfigurado e quer finalmente mostrar que as comparações a Messi não são descabidas, Licá, Carlos Eduardo, Herrera ou Ghilas tentam não perder o comboio, Ricardo e Tiago Rodrigues esperam uma oportunidade para se mostrarem.


©Catarina Morais

Em suma, muito tem sido o serviço mostrado pelos jogadores que chegaram, mas não menos bem têm estado os que ficam, sobretudo dois jogadores que não têm lugar cativo no onze azul e branco. Defour já tinha avisado que ia trabalhar para, na terceira época de dragão ao peito, ser titular. Varela passou grande parte da época passada afastado do onze, mas surgiu na hora certa, a tempo de ter sido decisivo no jogo do título.

Quanto à equipa, sempre difícil de prever, parece certo que Helton voltará à baliza, Otamendi ao centro da defesa e Jackson ao ataque.

Millonarios já sem Montero

Era um dos jogadores mais importantes da equipa colombiana, mas a sua saída para o Sporting permitirá à maioria dos adeptos portugueses adiarem a sua avaliação pelo avançado.

O Millonarios, clube de Bogotá, não conseguiu chegar à final do Apertura e está agora na pausa antes de arrancar para o Finalización, uma espécie de segundo campeonato da época.


©João Figueiredo

Colômbia amiga

São já vários os jogadores de renome que despontaram no dragão e que fazem parte de uma geração colombiana de quem muito se espera para esta nova época.

Fredy Guarin, Radamel Falcao, James Rodríguez e Jackson Martínez são quatro nomes que deliciaram (e ainda deliciam) os adeptos portistas e com os quais o clube festejou várias conquistas.

O oposto também existe, e o presidente da Federação Colombiana já agradeceu publicamente a tendência portista para escolher compatriotas, o que tem beneficiado a seleção, de quem muitos esperam uma grande participação no Mundial 2014.

Na calha está Juan Quintero, reforço dos dragões que se juntou à comitiva e de quem muito se espera, ele que brilhou no Mundial sub-20 recentemente.

O encontro será na madrugada de quarta para quinta-feira, com início marcado para a 1h30.


in "zerozero.pt"

Ljubomir Obradovic: "ESTE ANO TEMOS MAIS EXPERIÊNCIA"


O FC Porto Vitalis fez esta terça-feira, no Dragão Caixa, a sua apresentação para a época 2013/14. O treinador Ljubomir Obradovic e o capitão Ricardo Moreira mostraram-se optimistas, antevendo uma época em que a equipa pentacampeã nacional tem os objectivos de sempre: Supertaça, Campeonato, Taça e qualificação para a Liga dos Campeões.

O treinador do FC Porto começou por abordar esta nova época com um plantel com poucas mexidas, mas com duas adições de peso, Alvaro Ferrer e David Davis (ambos ex-Atlético de Madrid): "Começamos agora a trabalhar numa época nova e acreditamos que o plantel tem qualidade. Temos agora este mês e meio de preparação e, logo de seguida, começam os jogos e estou optimista quanto ao futuro. Temos também dois jogadores novos, com grande experiência na Liga ASOBAL (Espanha) e na Liga dos Campeões, e penso que irão adaptar-se facilmente ao grupo. Vamos ver como reagem aos primeiros contactos com a equipa e a forma como se integram no nosso esquema de treinos e estilo de jogo", comentou Ljubomir Obradovic.

Em relação aos objectivos para esta nova época, o treinador foi claro: "O nosso primeiro objectivo é ganhar o campeonato e a taça. Sabemos que não é fácil jogar nas competições europeias e conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões - e a prova disso é que temos estado sempre perto, apesar de me parecer que o 'perto' tem sido sempre muito longe. Uma coisa é certa: temos plantel, dirigentes e adeptos para podemos entrar na Liga dos Campeões", reforçou, recusando ainda comparações com os anos anteriores: "Não gosto de comparações. Agora estamos no presente e olhamos para o futuro", concluiu.

Por seu lado, o capitão de equipa, Ricardo Moreira, confessou o estado de espírito do grupo neste início de época: "Temos pensado principalmente na Liga dos Campeões porque é um objectivo que vem fugindo há cinco anos. Todos temos aspirações em chegar essa fase que o clube ainda não atingiu", comentou. Quanto aos novos reforços, reforça que a integração tem decorrido com normalidade e expressa um desejo: "Espero que eles venham trazer mais experiência e um pouco mais de estabilidade à equipa, que é isso que nos tem faltado nos momentos decisivos das provas europeias. Têm um currículo que fala por si, com conquistas muito importantes e certamente vão adaptar-se com facilidade. Acredito que têm tudo para conseguir grandes êxitos no FC Porto".

Quanto ao Campeonato nacional e o favoritismo dos Dragões, o capitão dos pentacampeões nacionais foi claro: "Somos favoritos porque ganhamos as últimas cinco vezes. No resto, partimos em igualdade de circunstâncias com os outros clubes que lutam tanto ou o mesmo que nós para ganhar esse troféu. Antes de jogar, teoricamente, somos todos candidatos ao título, mas agora é preciso provar no campo", completou.

A meta histórica do hexacampeonato não foi esquecida por Ricardo Moreira: "Partimos com esse objectivo em mente, mas sabemos que primeiro temos o apuramento para a Liga dos Campeões e a Supertaça com o Sporting. Vamos pensar num degrau de cada vez, como temos feito nos últimos cinco anos. Essa tem sido a forma como temos conseguido somar êxitos e vai ser assim que vamos conseguir mais êxitos ainda".

in "fcp.pt"

F.C. Porto: todos disponíveis para o jogo com o Millionarios

Formação de Paulo Fonseca defronta esta madrugada o adversário colombiano, no segundo particular da digressão pela América do Sul


O F.C. Porto efetuou esta madrugada, por volta das 1.30 horas da manhã em Portugal, o último treino antes do jogo com o Millioarios: uma sessão de trabalho que serviu para confirmar a disponibilidade dos 27 jogadores convocados.

Juan Quintero voltou a trabalhar normalmente com os companheiros, naquele que foi o segundo treino do jovem colombiano com o F.C. Porto.

Na madrugada de quinta-feira, às 1.30 horas de Lisboa, o F.C. Porto defronta o Millionarios, da Colômbia, no segundo e último jogo da digressão pela América do Sul, inserida na Copa EuroAmericana.

O jogo realiza-se no Estádio El Campín, em Bogotá, e serve de despedida do F.C. Porto: logo após o jogo, a comitiva viaja para Portugal. A viagem tem uma escala em Bridgetown, nos Barbados, e tem também chegada prevista para as 17 horas desta quinta-feira.

in ^"maisfutebol.iol.pt"

Quintero estreia-se frente ao Millonarios

Campeões nacionais defrontam equipa colombiana, antes do regresso a Portugal.

Em Bogotá, o FC Porto prepara a partida com o Millonarios. O jogo será à 1h30 da manhã de quinta-feira, o mesmo dia previsto para a chegada da comitiva portista ao à cidade invicta.

O jogo com o Millonarios ficará marcado a estreia do médio ofensivo colombiano, Juan Fernando Quintero, contratado ao Pescara de Itália, que já treina com a equipa na Colômbia e que, em declarações aos jornalistas, disse estar a dar-se bem com a pressão acrescida pela chegada ao FC Porto.

Juan Quintero trabalha há dois dias com o Porto e gostou da forma como foi recebido pela nova equipa. "Já sabia que este clube recebia muito bem os jogadores colombianos. As expectativas são altas e, agora, só tenho de fazer o meu trabalho."
 
O jogador colombiano quer, agora, mostrar que está à altura deste novo desafio na sua carreira. "A pressão é boa, sinto-me valorizado. A responsabilidade é grande mas, com o grupo unido, tudo se torna mais fácil", referiu o reforço portista.

Quintero ouviu, entretanto, os primeiros elogios do seu novo treinador. Paulo Fonseca fala de um jogador "de grande qualidade mas que vai lutar, como os outros, por um lugar na equipa".

Sobre o jogo com o Millonarios, na madrugada de quarta para quinta-feira, Paulo Fonseca espera um Porto a jogar cada vez melhor e a ganhar. "Queremos vencer e continuar a evoluir como equipa. O grau de dificuldade do jogo é elevado, conhecemos o Millonarios, é uma grande equipa e cá estaremos para dar a resposta."


in "rr.pt"

HUGO LEAL "Licá é um jogador fantástico"

O futebolista que colocou um ponto final na carreira, jogou na última época com Licá, Carlos Eduardo, Steven Vitória e Jefferson que são reforços de Porto, Benfica e Sporting.


Hugo Leal foi colega de equipa no Estoril-Praia dos quatro jogadores da equipa lisboeta que rumaram aos três grandes. O ex-futebolista começa por destacar o valor de Licá. O FC Porto, defende Hugo Leal, contratou "um jogador fantástico, um exemplo de profissional de futebol e com uma qualidade acima da média".

O antigo médio pensa que o avançado "tem condições para ter sucesso no FC Porto, porque é um jogador que faz golos e trabalha muito para a equipa", para além disso "o FC Porto é um clube que dá condições aos jogadores para se adaptarem e darem o melhor de si".

Quanto a Carlos Eduardo, que também rumou ao Dragão, trata-se de um atleta que "evoluiu muito, graças ao desempenho da equipa do Estoril e da aposta que Marco Silva fez". Agora, no FC Porto, "apesar de ser um jogador de qualidade, vai ter dificuldades em ganhar um lugar, porque vai ter de lutar directamente com Lucho González".

Steven Vitória foi outro dos jogadores que deu o salto para um grande. O central goleador saiu para o Benfica. A vida na Luz será "muito difícil", porque vai "disputar um lugar com outros centrais de muita experiência e qualidade". Hugo Leal, contudo, considera que é um "jogador de qualidade que faz muitos golos".

Por fim, o antigo futebolista, que passou por Porto e Benfica, avalia a contratação de Jefferson, por parte do Sporting. "Com o trabalho de Leonardo Jardim, o Jefferson vai estar ainda forte e poderá ser uma mais-valia para o Sporting", observa, elogiando "as qualidades ofensivas" do lateral e alertando que o jogador "terá de rectificar alguns aspectos defensivos".


in "rr.pt"

Kléber próximo de assinar

O ponta-de-lança Kléber está perto de tornar-se reforço do Braga para a próxima temporada.
Na temporada passada, Kléber representou o Palmeiras, clube pelo qual fez 11 jogos e apontou dois golos, entre Taça Libertadores - onde chegou aos oitavos de final - , Campeonato Brasileiro Série B, e Campeonato Paulista.

in "ojogo.pt"

Dragões terão oferecido Kléber ao Saint-Etienne


Depois do empréstimo ao Palmeiras, o destino de Kléber, avançado brasileiro do FC Porto, pode ser França, mais concretamente o Saint-Etienne.

Segundo o site francês da Eurosport, o FC Porto terá oferecido Kléber ao Saint-Etienne, clube que está por esta altura a realizar o seu estágio de pré-época em Portugal.

A concretizar-se a ida de Kléber para o clube francês, será por empréstimo. Ainda de acordo com a Eurosport, Dominique Rocheteau, representante do Saint-Etienne, deverá encontrar-se com representantes do FC Porto para negociar a cedência do avançado de 23 anos.


in "abola.pt"

Comandante em todo o lado

LUCHO TAMBÉM GERA EUFORIA NA COLÔMBIA

Foram 40 as crianças que participaram no clinic, mais meia centena de jornalistas sempre presentes e, assim que terminou o horário laboral em Bogotá muitas mais pessoas correram ao campo de treinos do Millonarios e da seleção colombiana para verem o FC Porto. A extrema euforia permitiu perceber a razão pela qual a Colômbia é o país estrangeiros com mais seguidores na página oficial do FC Porto no Facebook. Lucho que o diga.

“Claro que gostamos do Cha Cha Cha e do Quintero, mas estamos aqui pela equipa toda, pois gostamos muito do FC Porto”, contou-nos um adepto lá presente. Palavras reforçadas, logo de seguida, quando os jogadores começaram a fazer o curto trajeto de 10 metros, entre os balneários e o autocarro. Depois de muitas solicitações para dar autógrafos e tirar fotos, a euforia tornou-se desmedida assim que Lucho surgiu em cena. El Comandante foi, sem dúvida, o grande visado pelos adeptos.

Mesmo assim, Jackson foi o que mais tempo demorou a fazer o referido trajeto, parando a cada passo para tirar fotos. O que não impediu Quintero, Iturbe, Helton, Fernando e Otamendi de serem bastante solicitados.

in "record.pt"

Dragões impedidos de treinar no El Campín

ATÉ TRAZIAM ELEMENTOS PARA TRATAR RELVADO

O FC Porto foi esta madrugada impedido de treinar no Estádio Nemesio Camacho, mais conhecido como "El Campín", em face de uma lei imposta pelo munícipio de Bogotá, que apenas permite que sejam realizados jogos no reduto do Millonarios. Mais estranho é o facto de os dragões apenas terem sido informados dessa situação no dia de hoje.

"É um grande descontentamento não termos as condições ideais, que passavam por treinar no estádio. É uma situaçao que foge à organização do torneio, mas não são as condições que tínhamos pensado como sendo necessárias. Apesar de não termos essas condições, vamos tentar contribuir para um bom espectáculo", comentou Paulo Fonseca em conferência de imprensa.

Aliás, os portistas até traziam na comitiva elementos da empresa que trata do tapete do Dragão, funcionários que seguiram em vão para a Colômbia.

in "record.pt"

FC Porto enche páginas de jornais

Dezenas de jornalistas locais acompanham de perto a presença portista em Bogotá e não faltam artigos a documentar a passagem
Se na Venezuela, país onde o basebol é o desporto rei, a passagem do FC Porto passou quase despercebida à Comunicação Social local, na Colômbia verifica-se o oposto. Os dragões podem gabar-se de ter quase cem mil "cafeteros" seguidores no Facebook e, agora, ficou provado que a dimensão internacional do tricampeão português tem, de facto, uma enorme repercusão neste país. No primeiro treino em Bogotá, quase 50 jornalistas - contabilizando fotógrafos e operadores de imagem - acompanharam tudo ao pormenor, com especial atenção às movimentações de Jackson e Quintero, naturalmente, com quem tentaram repetidamente falar em exclusivo.

O JOGO conversou com dois jornalistas locais e confirmou a importância que o FC Porto atingiu na Colômbia.

in "ojogo.pt"

JACKSON "Quintero faz jogar uma equipa"

Avançado deixa grandes elogios ao reforço dos dragões, destacando-lhe a visão de jogo.
Jackson Martínez garante que a contratação de Quintero é uma grande aposta por parte do FC Porto. Numa entrevista publicada no sítio oficial dos dragões, o avançado deixa elogios ao compatriota. "Se o FC Porto contratou o Quintero, é porque tem qualidade para jogar aqui. Tem apenas 20 anos mas já tem alguma experiência. Tem uma visão de jogo tremenda e é capaz de fazer jogar uma equipa. Estamos a ajudá-lo na sua adaptação e a fazê-lo sentir que tomou a melhor opção em vir para aqui, um clube que vai fazer muito por ele", afirmou Jackson.

Paulo Fonseca também mereceu um comentário. "Paulo Fonseca tem a sua própria maneira de pensar, os seus próprios métodos e a sua própria maneira de abordar e se relacionar com os jogadores. O importante é que continuemos a assimilar as suas ideias e que consigamos os resultados para os quais trabalhamos: vitórias", declarou.

Melhor marcador do último campeonato, Jackson continua de pé quente na pré-época, com três golos marcados em igual número de jogos. "Graças a Deus continuo a fazer golos e a assimilar cada vez mais as ideias do treinador, não só eu como os meus companheiros. Estamos a adaptar-nos rapidamente ao estilo de jogo que o treinador quer", realçou.

in "ojogo.pt"