quarta-feira, 24 de julho de 2013

Teste Millonario na festa colombiana

A equipa portista volta a jogar do outro lado do atlântico e é acolhida em clima de festa por um país que tem tido muitas ligações futebolísticas com os dragões nos últimos anos. Paulo Fonseca quererá melhorar o capítulo defensivo, que mostrou debilidades no último encontro de preparação.


©Catarina Morais

O trajeto de pré-época tem sido praticamente imaculado e 100% vitorioso, mas a equipa ainda está em processo de assimilação das ideias de Paulo Fonseca, treinador que chegou este ano aos dragões.

Depois de três jogos em que o FC Porto marcou 27 golos e não sofreu nenhum, o teste do último domingo, frente ao Anzoátegui, deixou a nu algumas deficiências no capítulo defensivo, espelhadas não só nos dois golos sofridos, como também em outros lances desperdiçados pelos venezuelanos.


©Catarina Morais

Varela e Defour excedem-se perante concorrência

É certo que os erros defensivos terão preocupado Paulo Fonseca, ainda que existam aspetos que poderão ter ajudado a essas lacunas ficarem mais evidenciadas, como o estado do relvado ou a mudança para um clima diferente.

A questão é que, no capítulo ofensivo, a equipa apresenta grandes argumentos e que têm deixado os adeptos desejosos que a época comece.

Para isso, muito tem contribuído a grande concorrência que existe para a zona central do meio-campo e para os flancos dos dragões. A equipa recebeu sangue novo e muitos atletas desejosos de conquistarem um lugar no grupo e no onze.

Josué mostra ser outro jogador no regresso ao Dragão, Iturbe está transfigurado e quer finalmente mostrar que as comparações a Messi não são descabidas, Licá, Carlos Eduardo, Herrera ou Ghilas tentam não perder o comboio, Ricardo e Tiago Rodrigues esperam uma oportunidade para se mostrarem.


©Catarina Morais

Em suma, muito tem sido o serviço mostrado pelos jogadores que chegaram, mas não menos bem têm estado os que ficam, sobretudo dois jogadores que não têm lugar cativo no onze azul e branco. Defour já tinha avisado que ia trabalhar para, na terceira época de dragão ao peito, ser titular. Varela passou grande parte da época passada afastado do onze, mas surgiu na hora certa, a tempo de ter sido decisivo no jogo do título.

Quanto à equipa, sempre difícil de prever, parece certo que Helton voltará à baliza, Otamendi ao centro da defesa e Jackson ao ataque.

Millonarios já sem Montero

Era um dos jogadores mais importantes da equipa colombiana, mas a sua saída para o Sporting permitirá à maioria dos adeptos portugueses adiarem a sua avaliação pelo avançado.

O Millonarios, clube de Bogotá, não conseguiu chegar à final do Apertura e está agora na pausa antes de arrancar para o Finalización, uma espécie de segundo campeonato da época.


©João Figueiredo

Colômbia amiga

São já vários os jogadores de renome que despontaram no dragão e que fazem parte de uma geração colombiana de quem muito se espera para esta nova época.

Fredy Guarin, Radamel Falcao, James Rodríguez e Jackson Martínez são quatro nomes que deliciaram (e ainda deliciam) os adeptos portistas e com os quais o clube festejou várias conquistas.

O oposto também existe, e o presidente da Federação Colombiana já agradeceu publicamente a tendência portista para escolher compatriotas, o que tem beneficiado a seleção, de quem muitos esperam uma grande participação no Mundial 2014.

Na calha está Juan Quintero, reforço dos dragões que se juntou à comitiva e de quem muito se espera, ele que brilhou no Mundial sub-20 recentemente.

O encontro será na madrugada de quarta para quinta-feira, com início marcado para a 1h30.


in "zerozero.pt"

Sem comentários: