quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Walter: «Confio que vou começar a jogar mais»

AVANÇADO QUER VENCER TODAS AS PROVAS


Walter abordou a sua situação no plantel e os primeiros 6 meses ao serviço do FC Porto. À partida para férias, o avançado brasileiro mostrou-se satisfeito e com o objetivo de conquistar o seu espaço na equipa.
“Não gosto de ficar no banco mas sei que quem joga é muito bom, quer seja o Hulk, o Varela ou o Falcão, que é um grande atacante e marca muitos golos. O segredo é trabalho. É difícil jogar só 15 minutos mas tenho a confiança do treinador e do grupo, confio que vou começar a jogar mais tempo”, afirmou o “bigorna” em declarações à Antena 1.
O jogador espera agora ajudar o clube a ganhar o máximo de competições possíveis:
"A minha vida não tem sido muito fácil mas graças a Deus que até agora tem corrido tudo bem e acredito que nestes 6 meses em Portugal ajudei bastante o FC Porto. O meu objetivo é trabalhar forte para ser campeão em todas as competições."
in "record.pt"

Souza: «Jogo onde o treinador me colocar»

BRASILEIRO CONFIANTE NA QUALIDADE DA EQUIPA


O médio portista Souza revelou esta 4.ª feira, à partida para férias, que ficou surpreendido com a estabilidade e consistência da equipa e clube.
“Esperava encontrar esta estrutura muito forte e sabia que o FC Porto monta sempre equipas fortes, mas de certa forma surpreendeu-me porque encontrei uma equipa jovem, forte e que procura um lugar ao Sol. Estamos todos no mesmo ritmo, à procura dos mesmos objetivos e é isso que nos faz estar há tantos jogos sem perder”, realçou o brasileiro em declarações à Antena 1.
“Jogo onde o treinador me colocar. Tudo depende de mim e quer jogar mais, o futebol é mesmo assim, tudo vai depender da minha qualidade e do que conseguir oferecer ao técnico e ao grupo. Se continuar a trabalhar e a melhorar irei jogar certamente.”, disse Souza, aproveitando para falar da sua amizade com Alan Kardec, avançado do Benfica, referindo que só falam de “assuntos de amigos” e nunca de “futebol porque o futebol é no campo.”
in "record.pt"

Hulk está nos planos de Mancini para o City

REINADOR ITALIANO QUER O INCRÍVEL EM JANEIRO


Hulk faz parte de um lote de jogadores que Roberto Mancini pretende que seja a face da mudança do Manchester City a partir de janeiro.
Edin Dzeko, Wolsfburgo, e Dani Alves, Barcelona, completam o revolucionário trio.
O "Mirror" avança esta quarta-feira que o treinador dos Citizens tem 50 milhões de libras (mais de 58,7 milhões de euros) para investir em Hulk e Dzeko, distribuindo 20 milhões (23,5 milhões de euros) na compra do brasileiro e 30 (mais de 35,2 milhões de euros) na do dianteiro bósnio.
Recorde-se que a cláusula de rescisão do Incrível é de 100 milhões de euros.
Para o lateral do Barça estarão reservados 12 milhões de libras (mais de 14,1 milhões de euros)
ion "record.pt"

PEDRO MOREIRA: «CONTINUAMOS COM TODOS OS NOSSOS OBJECTIVOS INTACTOS»


O FC Porto Império Bonança disputa esta quarta-feira o último encontro do ano, recebendo no Dragão Caixa o Gulpilhares (21h00). Pedro Moreira regressa após três jogos de castigo e sublinha que os Dragões mantêm a possibilidade de vencer todas as provas em que estão envolvidos.

Castigo pesado
«Acho que o castigo foi extremamente pesado. Na minha opinião, não fiz nada que merecesse os vinte dias (três jogos) de castigo. Durante este período, tentei manter o meu ritmo e treinei inclusive com os juniores. Porém, como é lógico, uma coisa é treinar, outra é jogar. Na quarta-feira, vou entrar para o rinque com uma motivação extra.»

Vencer antes das férias
«Continuamos com todos os nossos objectivos intactos e com a possibilidade de vencer todas as provas em que estamos inseridos. Vamos trabalhar para triunfar na quarta-feira e aproveitar tranquilamente as nossas merecidas férias natalícias, para depois nos apresentarmos com a energia renovada. Apesar do jogo ser num dia da semana e das pessoas estarem atarefadas com as últimas compras de Natal, será muito importante para nós sentir o apoio dos adeptos.» 

Jogo de rivais
«Hoje em dia não há jogos fáceis e o Gulpilhares é uma equipa muito organizada a nível defensivo e atacante. Além do mais um FC Porto-Gulpilhares é sempre uma partida especial. É uma equipa de uma localidade próxima do Porto, com a qual há uma rivalidade muito grande, que já vem das camadas 


in "fcp-pt"

Liga. Um balanço faz-se para dois lados: um azul, outro branco

O campeonato chega à paragem natalícia com FC Porto a liderar entre duas desilusões lisboetas. Mas existem outras partes cómicas que marcaram (muito) as 14 jornadas iniciais


Jogos que demoram dois dias a acabar, grandes penalidades que nunca existiram mas são marcadas, galinhas pretas que passeiam pelo relvado, águias que deixam de voar por cima do campo, bolas de golfe, maçãs e até golos onde só mesmo um auxiliar consegue perceber que a borracha passou a marca da baliza (ah, mas existe uma explicação - as luvas do guarda-redes Nilson também eram brancas). O campeonato chega à paragem do Natal em tons de azul e branco mas continua a ser uma comédia à moda antiga. Que se pode contar em quatro capítulos.

ACTO I O FC Porto começa a todo o gás: limpa a Supertaça ao Benfica, varre seis jogos seguidos no arranque e cava logo um fosso para os rivais: os encarnados, que defendem o título de campeões, têm três desaires nas primeiras quatro partidas e abrem uma crise de resultados e exibições (também reféns de Di María e Ramires); o Sp. Braga, entre Champions e calendário nacional, perde terreno nos jogos fora; e o Sporting, qual montanha--russa, flutua entre o oito e o 80. Os dragões empataram em Guimarães, revelação que tem perdido gás, mas nem isso serve para animar a luta pelo primeiro lugar. A Naval troca de técnico.

ACTO II O Benfica tenta acertar o passo mas troca-se todo no Dragão e sai goleado por 5-0. A polémica em torno das arbitragens, do boicote aos jogos fora ou até da ameaça de não comparecer no clássico já tinham abrandado mas, na hora da verdade, o onze de André Villas-Boas provou que é o principal (e quase único) protagonista da Liga. E o V. Guimarães, que vira de 0-2 para 3-2 em Alvalade com Targino a vestir o papel de herói, segue na perseguição (a dez pontos...) aos portistas. O Olhanense, que tinha começado em grande e com uma defesa de betão, começa a ceder; o Marítimo, grande desilusão no arranque, começa a recuperar (com Pedro Martins no lugar de Van der Gaag). A Naval deixa de ter um interino.

ACTO III Após um empate em Alvalade - na segunda expulsão do treinador portista -, é o V. Setúbal a perder oportunidade de surpreender o líder: Jailson, na repetição de um penálti, atira por cima no último minuto. Os campeões recuperam tempo e vitórias, o Sporting continua mais eficaz nas guerrilhas internas do que no ataque às balizas, o Sp. Braga luta contra o excesso de jogos e as lesões. O Portimonense afunda-se depois de uma longa série sem vitórias; a Académica é goleada duas vezes e Jorge Costa sai do clube e do futebol; o Beira-Mar sobe sem ninguém dar por isso. A Naval, que tinha trocado de treinador (Zvunka), despede Rogério Gonçalves e não tem técnico.

ACTO IV Em Portugal, ser o campeão de Inverno não dá título mas define o vencedor em Maio (2004-05 foi a excepção da década). E Hulk, provavelmente, será o melhor marcador. Mas o campeonato deverá ter mais incidências interessantes até ao fim. Metam ou não bolas de golfe, maçãs ou trocas de técnico da Naval.



in "ionline.pt"

Pinto da Costa não escondeu emoção no velório de Pôncio Monteiro

A capela funerária da igreja Stella Maris, na rua de Gondarém, bem perto da sua casa, foi pequena para tanta gente que quis marcar presença no velório de Pôncio Monteiro.


Para além do povo anónimo, várias personalidades da vida desportiva, social e política foram mostrar solidariedade à família, com particular ênfase para com a sua esposa, Isabel.

Pinto da Costa, presidente do F. C. Porto e amigo de longa data do seu antigo braço direito, permaneceu cerca de duas horas em silêncio e recolhimento profundo, não conseguindo disfarçar a emoção e tristeza que lhe iam na alma. A seu lado, Pinto de Sousa recusou falar. O momento não era de palavras, mas reflexão.

Também Valentim Loureiro, que comandou a Liga e o Boavista, esteve no velório, junto com o líder portista.
Quem se mostrava muito comovido era o presidente da AG dos dragões, Sardoeira Pinto, que, à conversa com o JN, não conteve lágrimas de profunda nostalgia.

Outras figuras, de sectores diferenciados, estiveram presentes, como Pedro Baptista, Miguel Veiga, do PSD, Cláudia Jacques, relações públicas, Olímpio Magalhães, Álvaro Braga Júnior ou Raúl Peixoto.

in "jn.pt"

Ukra por Mariano e Castro a analisar

CASOS EM ABERTO NO GRUPO DE VILLAS-BOAS


A inscrição de Mariano não implica a saída de qualquer jogador, mas limita ainda mais o espaço de Ukra. O extremo vai ser cedido em janeiro, não faltando clubes interessados nos seus serviços. Resta agora encontrar a melhor solução para o jovem internacional, cuja prioridade é jogar e crescer competitivamente. Tapado por Hulk, Varela, Rodríguez, James e, agora, Mariano, Ukra terá acrescidas dificuldades para se impor no onze.
Quanto a Castro, a questão parece encaminhar-se no mesmo sentido, apesar de não ser ainda tão conclusiva. O médio enfrenta a concorrência de Belluschi, Moutinho, Ruben Micael, Guarín, Souza e Fernando e tem perdido o ritmo que ganhou com Jorge Costa em Olhão.
Villas-Boas revelou uma conversa com ambos os jogadores, em quem terá depositado a decisão final sobre a possibilidade de serem cedidos. Tanto Ukra como Castro estão abertos às soluções que o clube apresentar, sendo natural que procurem outra visibilidade.
in "record.pt"

Defesa já tem patrão

OTAMENDI BATEU MAICON E FECHA ANO COMO REFERÊNCIA


Está encontrada a peça que faltava para fechar definitivamente o puzzle de André Villas-Boas. Com Nico Otamendi a assumir a titularidade no eixo defensivo, fica resolvido o duelo com Maicon pelo lugar disponível ao lado de Rolando. O internacional argentino acaba 2010 com estatuto garantido no onze e o prenúncio de um novo ano de afirmação na Europa.
Contando praticamente metade dos jogos do seu companheiro brasileiro, no campeonato (6 contra 11), o central de 1,78m tem-se mostrado mais seguro nas tarefas defensivas e arrojado nas subidas ao ataque. Tem menos perdas de bola, aspeto que contribuiu de forma decisiva para o afastamento de Maicon da equipa, o passe revela-se mais acertado e mostra-se esmagador quando se trata de rematar à baliza adversária.
El Chupe é um líder por natureza
Já o era na Argentina, com a camisola do Vélez Sarsfield, e rapidamente caiu nas boas graças dos adeptos portistas. Os seus 22 anos não são impeditivos de apresentar uma grande maturidade. Bom na antecipação, Otamendi também já se vai destacando no jogo aéreo. Foi assim que abriu caminho ao triunfo em Paços de Ferreira. Já atirou enquadrado nos postes por cinco vezes, ao passo que Maicon nunca o conseguiu. O argentino marca a diferença a todos os níveis, mas nem sempre foi assim.
Contratado por 4 milhões de euros e com o peso de substituir Bruno Alves, o defesa sul-americano começou por aceitar bem o papel secundário que lhe foi atribuído quando chegou ao Dragão. A adaptação até foi simples, mas as exibições de Maicon não lhe deram grandes possibilidades de se mostrar nos primeiros tempos. Só diante do Olhanense, em finais de setembro, surgiu em campo. Foi titular... e marcou. Um momento para mais tarde recordar.
Devolveu o lugar ao seu “rival” e só voltou a ser chamado ao onze, no campeonato, passado um mês e meio, quando o FC Porto recebeu o Portimonense. Em Alvalade, voltou a sentar-se no banco, mas teve de entrar quando o brasileiro recebeu ordem de expulsão. Um momento de viragem.
Estatuto
Daí para cá, nos quatro encontros que se seguiram, Otamendi foi titular em três (V. Setúbal, CSKA Sofia e Paços de Ferreira), sendo poupado apenas frente ao Juventude de Évora. Estava ganho o estatuto de titular, depois de muito ter batalhado para o conseguir. O internacional argentino está motivado e até já mereceu uma menção honrosa por parte do selecionador Sergio Batista. O seu nome está entre as prioridades para representar a equipa alviceleste no Mundial do Brasil, em 2014. Um jovem que já vai mostrando talento.
in "record.pt"

Noticias Breves

Fluminense pensou em Helton, diz-se no Brasil

A Imprensa brasileira garantiu ontem que Helton tinha sido sondado para reforçar o Fluminense, com vista à Copa Libertadores. A notícia adianta que o clube brasileiro teria feito uma aproximação através dos seus patrocinadores, mas esta não terá tido sucesso. Em causa está o facto de o FC Porto não estar disponível para transferir o internacional brasileiro e, por parte do jogador, o facto de ter obtido recentemente passaporte português, o que facilitaria a transferência no Velho Continente, isto, claro, se se desse o caso de deixar o Dragão.

Villas-Boas: sucesso global

Depois de coleccionar elogios por jornais dessa Europa fora, o arranque de época vitorioso de André Villas-Boas foi detalhadamente analisado pela comunicação social... mexicana. Apelidado (claro está...) de "filho pródigo de Mourinho", a trajectória de Villas-Boas é contada aos leitores mexicanos numa apresentação que termina em jeito de profecia. "Não esqueçam este nome, porque este novo treinador promete afirmar-se no nível mais elevado do futebol mundial."

in "ojogo.pt"

Fucile: "Não me posso queixar porque Sapunaru está bem"

Passou de titular indiscutível a segunda escolha, mesmo depois de ter conquistado elogios com a participação no mais recente Campeonato do Mundo. Chegou a falar-se de uma possível saída para outros campeonatos, mas Fucile acabou por ficar. Agora, o internacional uruguaio tenta recuperar o estatuto perdido durante os últimos meses, apesar de reconhecer um culpado neste semi-apagão individual: Sapunaru. "Sempre que fui chamado a jogo, apresentei-me em boa forma. Sei que vão surgir mais oportunidades, mas nem sequer me posso queixar; o Sapunaru está a fazer um grande trabalho e até estamos a jogar os dois. Para além disso, a equipa está bem e funciona na perfeição", revelou. E aqui estará outra explicação para as ausências de Fucile na equipa: o excelente momento colectivo. O lateral compreende o treinador e garante amor ao FC Porto, mesmo numa altura mais complicada a nível individual. "Estou tranquilo. Podem acreditar que estou. Sinto-me bem aqui no FC Porto. Como já disse, vou ter mais oportunidades e posso prometer que darei sempre o máximo. Estava habituado a jogar sempre, mas, às vezes, no futebol não se pode estar em todos os jogos. O mais importante é que continuamos a ganhar e estamos todos felizes, porque queremos ser campeões. E eu também, porque o FC Porto é o meu coração."

A concluir, Fucile revelou ainda que não pensa em sair na próxima reabertura de mercado. "Não, não... nem pensar. Estou no FC Porto e devo tudo a este clube. Se houver alguma possibilidade de sair, o clube é que tem de decidir o que achar melhor."

"O melhor? Goleada ao Benfica"

A pergunta foi directa, a resposta ainda mais. Qual foi o melhor momento da temporada? Fucile nem pensou na resposta. "Foi o 5-0 ao Benfica. Sem dúvida. Porquê? Porque marcámos cinco golos, mas sobretudo pela diferença futebolística entre as duas equipas. Foi um grande momento e um dia de grande alegria para todo o povo portista." Apesar desse confronto directo e da vantagem pontual para o Benfica, Fucile recusa-se a dar como garantida a vitória no campeonato. "Imagino-me a ganhar o título, mas tudo é possível na vida. A possibilidade de perder existe sempre. Não há ninguém invencível neste mundo, muito menos no futebol. Temos de continuar a trabalhar, continuar a ganhar... Na última época, passámos por algo similar ao Benfica. Estávamos em desvantagem, e é mais difícil lutar quando estamos por baixo. Quem está em cima, está sempre mais forte. E nós estamos mentalmente muito fortes", garantiu. Fucile revelou ainda que o segredo para a grande temporada do FC Porto está no "trabalho e humildade" de todos, mas não só... "O grupo de trabalho está muito forte e o companheirismo é grande. Se não houver companheirismo numa equipa de futebol, é muito mais difícil conquistar coisas. E esta equipa tem isso, mas também tem muita qualidade", concluiu.

Renovação está prometida

Fucile revelou, pouco depois do arranque da época, que estava perto de renovar contrato com o FC Porto. No entanto, passados alguns meses ainda não foi anunciado o acordo. Afinal, o que se passa? "Está tudo normal. Por agora tenho a palavra do director-desportivo, Antero Henrique, razão pela qual continuo tranquilo, até porque ele sempre cumpriu com o prometido. Já vivi muitas situações ao longo da minha carreira e, aos 26 anos, ainda tenho muito mais para viver. Sinto-me orgulhoso do que fiz", explicou o internacional uruguaio.

in "ojogo.pt"

James escapa à selecção

O risco de André Villas-Boas ficar sem James Rodríguez por causa do campeonato sul-americano de sub-20, que arranca já em Janeiro, no Peru, está praticamente descartado. Segundo apurou O JOGO, o portista deverá ficar de fora da lista definitiva que o seleccionador Eduardo Lara terá de apresentar no início de Janeiro, altura em que os escolhidos serão formalmente anunciados.

A selecção colombiana já iniciou os trabalhos de preparação, com um grupo alargado de 24 convocados do qual não faz parte o jogador do FC Porto. Essa lista ainda é provisória, mas, segundo algumas fontes contactadas por O JOGO na Colômbia, James não será incluído nos escolhidos, isto apesar de ser uma das principais figuras da equipa. O facto de os colombianos estarem antecipadamente apurados para o Mundial de sub-20, por serem os organizadores da prova que se diputa no próximo Verão, é tido como argumento para justificar a dispensa, o que permitirá a André Villas-Boas atenuar os problemas físicos que têm afectado Varela e Cristian Rodríguez. Aliás, a utilização nos últimos jogos do FC Porto terá sido outro argumento de peso, porque Eduardo Lara estava preocupado com a escassa rodagem de um jogador em quem os colombianos depositam grandes esperanças para fazer boa figura no Mundial que organizarão.

Como já se disse, ainda falta oficializar a dispensa que é dada como adquirida. O nome do jogador não aparece citado na convocatória provisória, mas, contactado por O JOGO, o seleccionador Eduardo Lara manteve a versão de que James integra os planos e que até o esperava ver nos treinos no início de Janeiro. "Faz parte dos três colombianos que jogam fora do país no grupo de 25 jogadores, tal como Luciano Ospina (Huracán, Argentina) e Michael Ortega (Atlas, México)". Confrontado com as indicações de que o portista seria poupado, para que tivesse continuidade no FC Porto, Lara não quis confirmar. O assunto é sensível, porque este campeonato sul-americano tem sido alvo de críticas de alguns clubes que podem sofrer consequências com a ausência prolongada de jogadores - na Argentina, o River tem contestado -, e não pode passar a ideia de que James, e também o FC Porto, acabaram favorecidos na decisão do seleccionador colombiano. Mas, os adeptos portistas podem começar a respirar de alívio e contar com a mais recente coqueluche da equipa.

Estavam nove jogos em risco para El Bandido

O Campeonato Sul-Americano de Sub-20 vai realizar-se entre os dias 16 de Janeiro e 12 de Fevereiro no Peru. Dito de outra forma, e na eventualidade de James Rodríguez ser convocado e de a Colômbia chegar à final, o extremo falharia cinco jogos do campeonato, um da Taça de Portugal e ainda a totalidade da fase de grupos da Taça da Liga. Tudo porque o colombiano teria de se juntar à selecção já no arranque de 2011, de forma a preparar a competição que também dará acesso ao Mundial da categoria a disputar no próximo Verão. Desta forma, James Rodríguez não estaria disponível para participar nos encontros com o Braga, Marítimo, Naval, Beira-Mar, Rio Ave (campeonato), Nacional, Beira-Mar, Gil Vicente (Taça da Liga) e ainda Pinhalnovense (Taça de Portugal).

Confirmada cedência de 35 por cento do passe

O FC Porto alienou 35 por cento da parte que detém do passe de James Rodríguez à Gol Football Luxemburg. O negócio acabou assim por se confirmar, depois de as negociações terem demorado mais tempo do que inicialmente previsto. Com este acordo em regime de associação económica, a SAD do FC Porto encaixa 2,550 milhões de euros, por um jogador de 19 anos que, recorde-se, levou os azuis e brancos a desembolsar 5,1 milhões de euros, por 70 por cento do passe. O internacional colombiano tem sido uma das apostas de André Villas-Boas nos últimos encontros, beneficiando das lesões de Varela e Rodríguez, extremos que reduziram o leque de opções do treinador, mas tem respondido à altura. A ganhar espaço, portanto, James tem contrato com os azuis e brancos até 2014 e uma cláusula de 30 milhões de euros, que promete proteger para já a forte aposta feita numa promessa. Há uns meses, sublinhe-se, a SAD portista já tinha negociado parte dos direitos de João Moutinho e Walter em condições semelhantes, libertando assim uma parte do investimento inicialmente feito para reforçar o plantel às ordens do técnico portista.

in "ojogo.pt"

Villas Boas é o melhor da década

Os dragões, com a vitória em Paços de Ferreira, somaram 38 pontos em 14 jornadas (num máximo de 42) neste balanço de final de ano francamente positivo aos portistas e... para André Villas Boas, que fez apenas o melhor resultado da década... e bateu José Mourinho!

O special one até contabilizou 39 pontos nas duas épocas de ouro do FC Porto, em 2002/03 e 2003/04, que corresponderam a outros tantos títulos nacionais e internacionais, com os triunfos, respectivamente, na Taça UEFA e Champions, mas em 15 jornadas antes da passagem de ano. Logo o melhor rácio é de Villas Boas, com 38 pontos obtidos em 14 rondas do campeonato.

Entre dois treinadores iguais, ou melhor, parecidos, outra curiosidade: Mourinho também fechou o ano de 2002 e 2003 sem derrotas, com 12 vitórias e três empates; Villas Boas tem em 2010 o mesmo número de triunfos e dois empates. 

Se assim continuar estará seguir as pisadas do mestre, que em 2002/03 só foi batido à 29.ª jornada e em 2003/04 à 22.ª. Foi obra... bem feita e melhor rematada.


in "abola.pt"