sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Hulk eleito o melhor jogador de Novembro/Dezembro

O avançado Hulk, do FC Porto, foi eleito melhor jogador de Novembro/Dezembro pelos adeptos que votaram no site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
O internacional brasileiro reuniu 17,39 por cento dos votos, seguido do médio argentino do Benfica Pablo Aimar (12,48) e do extremo espanhol do Sporting Diego Capel (12,16).

Hulk repete o êxito de Agosto/Setembro, enquanto em Outubro o prémio foi entregue ao avançado holandês do Sporting Ricky van Wolfswinkel.

Em 2010, Hulk venceu quatro das sete votações.

in "publico.pt"

GILBERTO DUARTE É MVP DE "INVERNO"

Após a realização da 17.ª jornada, em que o FC Porto Vitalis bateu o Xico Andebol por 46-25, Gilberto Duarte continua a liderar o ranking MVP, com 80,6 pontos de valorização. Como o Andebol 1 só regressa em Fevereiro, o lateral esquerdo, que marcou cinco golos em Guimarães, sagrou-se desde já o MVP de "Inverno".

Hugo Laurentino mantém-se como o guarda-redes mais eficaz do campeonato, tendo conseguido travar 42,14 por cento dos remates. No que respeita aos marcadores de primeira linha, Pedro Spínola regista igualmente o melhor índice de aproveitamento, tendo transformado 56,52 por cento dos remates em golos.

Tiago Rocha faz parte, pela segunda jornada consecutiva, do "sete" ideal da ronda, com 6,1 pontos. O pivô foi o melhor marcador da partida frente ao Xico Andebol, com nove golos.



ijn "fcp.pt"

«Nunca é fácil negociar com o FC Porto» – agente de Guarín

O empresário de Fredy Guarín descartou que tivesse contactos oficiais do Inter, Roma e Juventus e alertou que o negociar com o FC Porto «nunca é fácil».

«Entramos em uma fase do mercado onde há muita especulação, mas é verdade que o jogador gosta de Itália. Só que não temos nada de concreto e não chegou nenhuma proposta», explicou Marcelo Ferreyra, em declarações ao Calciomercato.

O empresário também analisou a situação do jogador no FC Porto: «Bem, ele está a recuperar de uma lesão e está a fazer tudo para regressar aos treinos a 31 de Dezembro.

Marcelo Ferreyra reconheceu que não é fácil a saída do jogador: «O FC Porto só irá negociar se a oferta for boa e um empréstimo é completamente impossível».

Mesmo no final da época o empresário reconheceu que é complicado: «Negociar com o FC Porto nunca é fácil».


in "abola.pt"

Teófilo Gutiérrez pisca olho aos dragões

AGENTE CONFIRMA QUE PROPOSTA DO FC PORTO AGRADA



O colombiano Teófilo Gutiérrez está cada vez mais perto de se tornar reforço do FC Porto. Além de ter merecido a aprovação do seu compatriota Falcão, Teo vê com bons olhos a mudança para o Dragão, deixando de parte uma possível mudança para Inglaterra e Itália.
"Temos ofertas concretas de Portugal, Inglaterra e Itália, mas a que interessa mais é a primeira", comentou Juan Pablo Páchon, agente do avançado colombiano do Racing Avellaneda.
"As pessoas devem compreender que lhe oferecem um salário milionário. Tinha acordo com o clube para sair e espero que os dirigentes mantenham esse acordo. Nunca teve problemas com os seus companheiros, nem com o Simeone [treinador]", concluiu.
in "record.pt"

Cruzeiro confirma sondagem por Walter

BRASILEIROS ESPERAM PELA RESPOSTA



O Cruzeiro poderá ser o destino do avançado brasileiro Walter, do FC Porto. A equipa canarinha confirma o interesse e está apenas à espera da resposta por parte dos dragões.
"Fiz uma consulta ao FC Porto e eles ficaram de analisar e dar um retorno", disse Dimas Fonseca, diretor de futebol do Cruzeiro, em entrevista ao portal UOL Esporte.
O dirigente não avança um dia para receber a resposta dos dragões, mas acredita que esta chegará assim que o mercado de transferências abra. "Não chegaram a falar numa data e estão à espera da abertura da janela de transferência”, afirmou.
Contratado pelos dragões em 2010 ao Internacional, Walter, de 22 anos, não tem sido opção regular de Vítor Pereira, numa temporada em que até ficou fora da lista de jogadores para a Liga dos Campeões.
in "record.pt"

FC Porto. Mal-me-quer, bem-me-quer ou a redenção de Rodríguez

Uruguaio marca outra vez, no 2-1 ao Paços Ferreira. Veredicto: curtir



Numa determinada época, Cristian Rodríguez é daqueles jogadores de ver a jogar e chorar por mais. O Benfica está mais atento que todos os outros e contrata-o por empréstimo ao Paris SG. Na Luz, em 2007-08, enche-se de brio e joga por ele e pelos outros 10. É veloz e tem garra, características essenciais para virar ídolo de massas.
Os benfiquistas estão-lhe gratos pelo esforço, dedicação e devoção. Falta a glória, porque esse Benfica de Fernando Santos/José Antonio Camacho espalha-se ao comprido e acaba o campeonato em quarto lugar, atrás de FC Porto, Sporting e Vitória de Guimarães, além de ser eliminado nos oitavos-de-final da Taça UEFA pelo Getafe e nas meias da Taça de Portugal, pelo Sporting. Nesse jogo, a 16 de Abril, Rodríguez marca o 3-3 e vibra intensamente. É a sua imagem de marca, que não se aguenta em pé por muito tempo porque Rodríguez assina pelo FC Porto, embora o Benfica lhe tenha oferecido o salário mais alto do plantel, superior a 75 mil euros/mês. Esse inesperado volte-face merece a pronta reacção do Benfica, que o cataloga como traidor. “O Benfica precisa de jogadores que queiram ganhar com o Benfica e não à custa do Benfica. A história do Benfica nunca se fez com traidores.”
No Porto, o extremo uruguaio é feliz mas passa as passas do Algarve. Que nada tem a ver com a clara vitória do Benfica sobre o FC Porto (3-0) na final da Taça da Liga-2010 no Estádio do Algarve, mas sim com o período de ausência dos convocados por lesão e também pelo debate de ideias com o treinador Vítor Pereira. De regresso aos relvados, Rodríguez dá que falar. Por bons motivos. Desbloqueia o 0-0 com o Marítimo no último sábado e contribui para o 2-1 em Paços de Ferreira para a Taça da Liga.
Este carrossel de emoções de Rodríguez é só mais um na história do FC Porto. O i relata-lhe os casos mais picantes.
JUARY “Se não sou convocado para jogar com o Marinhense, que ando aqui a fazer? Tentaram desmantelar a melhor equipa do Mundo. A 27 de Maio, fui considerado um dos melhores jogadores europeus, ou até do Mundo. Em 27 de Dezembro era já considerado um peso morto por algumas pessoas do FCP”
VEREDICTO Herói da final de Viena, como autor do 2-1 ao Bayern Munique, o avançado brasileiro só faz mais cinco jogos pelo FC Porto em toda a época 1987-88, o último deles em Fevereiro. É vendido à Portuguesa dos Desportos, no Brasil.
RAUDNEI “Não posso estar um ano sem jogar. Vou pedir ao presidente para me deixar sair.”
VEREDICTO Depois dessa entrevista ao jornal A Bola em Março de 1988, faz cinco jogos, marca dois golos e é expulso em Penafiel 16 minutos depois de ter entrado em campo. Faz toda a pré-época com o FC Porto mas é vendido ao Deportivo, da 2ª divisão espanhola.
JAIME MAGALHÃES “Se me querem ver pelas costas digam, mas não inventem.”
VEREDICTO Em 1988, fala-se de ter assinado um contrato-promessa com a Fiorentina mas nada feito. Jaime continua nas Antas. Diz-se descontente com os rumores. Ficaria no FCP mais sete épocas para ganhar mais nove títulos.
DITO “Estou quase morto. Nunca estive tanto tempo parado e já ando nisto há dez anos. Sobretudo, estranho saber coisas pelos jornais. Dispensado? Se realmente é verdade o que veio publicado nos jornais, porque não falam primeiro com os jogadores?”
VEREDICTOEEEm Maio de 1989, o central está inconformado. Pinto da Costa aconselha-o “a trabalhar em vez de prestar declarações” e depois aceita vendê-lo para o Vitória de Setúbal.
QUIM “Já não é a primeira vez que o meu nome aparece na lista de dispensas. É triste, da parte do FC Porto, mandarem pessoas falar comigo.”
VEREDICTO Também em Maio de 1989, outros insatisfeito, que nunca mais joga no FCP e transfere-se para o Tirsense
FRASCO “Ninguém do FC Porto falou comigo e gostaria de dizer que quem acaba o contrato não pode ser incluído numa lista de dispensas. Pelo meu passado no clube merecia umas palavras antes do que para aí se comenta. Gosto de frontalidade e isso deve prevalecer sempre no futebol. Os subterfúgios é que não…”
VEREDICTO Outro que em Maio de 1989 quer uma explicação para a falta de comunicação. Campeão europeu de 1987, não mais joga pelo FC Porto. Nem em lado algum. Arruma as chuteiras nesse mês, aos 34 anos de idade
N’KONGOLO “Sei apenas o que li num jornal do Porto, no qual o meu nome constava da lista de jogadores que deixariam o FC Porto… Após a partida de Quinito deixei de jogar, sem saber porquê.”
VEREDICTO Em Junho de 1989, terminado o campeonato nacional, o central congolês volta ao Espinho
EDU “Fui sempre relegado no FC Porto e não podia jogar de costas como um imbecil [o treinador Artur Jorge] queria. E o pior é que certo dia, com o meu filho com uma desidratação muito forte, recorri ao médico do FC Porto e ele recusou-se a atender-nos. Disse-me que não atendia a particulares. Fico pensando no que ele diria se meu filho tivesse morrido.”
VEREDICTO Em Janeiro de 1990, o médio brasileiro contratado ao Torino só tem três jogos no FCP. E não mais jogaria até ser vendido ao Flamengo.
BRANCO “Eu andava psicologicamente afectado. Pinto da Costa tinha-me prometido que eu sairia logo a seguir ao Mundial-90. Cheguei mesmo a organizar um jantar de despedida. No fim, quem saiu foi o Rui Águas. E eu fiquei. No final do jogo com o Estrela da Amadora, quando lhe perguntei sobre o Genoa, disse-me textualmente: ‘Você cale-se com essa história que eu já arroto a Genoa’. Para quê mais palavras? E o FC Porto deve-me dinheiro e não me quer pagar. Um clube daquela grandeza, que não quer pagar aos jogadores é grave. Qualquer dia ninguém que jogar no FC Porto. E repare que não sou só eu. Rui Águas, Dito, Demol e até mesmo alguns jovens, como o Abílio, não recebem o seu salário. O futebol português é dos melhores do mundo. Tem jogadores tecnicamente perfeitos. O problema são os bastidores. Há dirigentes que só pensam em autopromoverem-se, e querem eles ser as estrelas, quando os artistas somos nós. Por tudo e por nada convocam conferências de imprensa para se mostrarem.”
VEREDICTO Em Janeiro de 1991, Branco fala pelos cotovelos. Nunca mais joga no FCP até ao final da época e é vendido para o Genoa.
VÍTOR BAÍA Acabo o contrato este ano. O clube até agora tem tido mais cuidado em renovar contratos antes de chegar a esta altura. Desta vez não foi assim, se calhar pela relação que existe entre atleta e clube. Acho estranho que isso tenha acontecido”
VEREDICTO Em Novembro de 1994, o guarda-redes dá voz ao descontentamento, mas acaba por ficar mais duas épocas nas Antas antes de sair para o Barcelona. Voltaria ao Porto para se tornar o jogador com mais títulos de sempre
ARGEL “Pinto da Costa manda no clube e na imprensa, que só escreve o que ele quer.”
VEREDICTO Em Novembro de 2000, o brasileiro diz de sua justiça. Nunca mais jogaria nas Antas. A não ser pelo Benfica.
MLYNARCZYK “Fiquei surpreendido com o clube não explicar as coisas. Li na imprensa que o presidente Pinto da Costa disse que eu estava em falta ao trabalho. Não gosto de mentiras. Prefiro a pior das verdades.”
VEREDICTO Em Outubro de 2000, o guarda-redes polaco, um dos campeões europeus de Viena, sai do FC Porto como treinador de guarda-redes. E só volta como turista.
JORGE COSTA “Tinha o sonho de fazer a minha carreira sempre no FC Porto”
VEREDICTO Em Setembro de 2001, é substituído por Octávio Machado na primeira parte do jogo com o Vitória de Setúbal e atira a braçadeira de capitão para o chão. É emprestado ao Charlton mas voltaria ao FC Porto para levantar a Taça UEFA-2003 e a Taça dos Campeões-2004
VÍTOR BAÍA “O futebol tem por hábito produzir ídolos para depois engoli-los. Mas não me deixarei engolir. Não encontro justificação para não ter recuperado a titularidade.”
VEREDICTO Em Setembro de 2002, o guarda-redes é encostado por Mourinho e alvo de inquérito disciplinar do FCP depois de uma discussão com o treinador no balneário acerca da ausência dos convocados para o jogo com o Vitória de Guimarães; voltaria ao onze ainda a tempo de ganhar a Taça UEFA em Maio de 2003, a Liga dos Campeões-2004 e a Taça Intercontinental-2004
COSTINHA “Se eu fosse a dizer o que sinto hoje, se calhar amanhã tinha um processo. Faltou-nos ambição. Conseguimos um ponto, já não foi mau.”
VEREDICTO Em Setembro de 2004, o médio critica o jogo em Braga; no pasa nada e continua a jogar, chegando ao fim da época como o segundo mais utilizado do plantel (41 jogos), só atrás de Quaresma (44)
JORGE COSTA “Vou à procura da felicidade”
VEREDICTO Em Dezembro de 2005, e encostado por Co Adriaanse, o capitão aceita um convite do Standard Liège. Não mais voltaria ao FCP
PAULO ASSUNÇÃO “Cinco indivíduos abordaram-me e disseram que se não renovasse contrato até alguns dias depois me davam um tiro no joelho. Fui directo à polícia, enquanto eles me perseguiram de carro. Perdi a confiança e a minha esposa teve de mudar o rumo da vida dela.”
VEREDICTO Em Maio de 2008, o médio brasileiro apresenta queixa na polícia, rescinde com o clube ao abrigo da Lei Webster e transfere-se para o Atlético de Madrid.
CRISTIAN RODRÍGUEZ “Discuti com o treinador, como faço com qualquer colega de equipa derivado de alguma coisa relacionada com um jogo. Mas não foi uma dicussão grave. Depois disso trabalhei alguns dias no ginásio, depois os treinos foram à porta fechada e os jornalistas não me viram. Mas é um facto que não fui convocado para o último jogo
VEREDICTO Em Dezembro de 2012, o uruguaio volta ao onze e marca dois golos em jogos consecutivos
in "ionline.pt"

Gilberto Duarte "Sonhava ganhar títulos e já fui três vezes campeão"

Terminada a primeira fase do Andebol 1 - regressa em Fevereiro para dar lugar aos trabalhos da Selecção Nacional -, uma conclusão é fácil de tirar: Gilberto Duarte é o grande jogador da prova. O JOGO foi conversar com ele.
Em 2007, com 17 anos, dizia que o objectivo era ficar no FC Porto e jogar. Quatro anos depois, ainda que apenas com 21 anos, está a fazer um campeonato extraordinário. Satisfeito ou queria mais?
Estou muito satisfeito. Era mais ou menos isto que sonhava: poder estar entre os melhores de Portugal e jogar ao lado deles, competir com eles e ganhar títulos e, neste momento, já ganhei três campeonatos e uma Supertaça. Mas espero ganhar muito mais.
A sua caminhada está ainda praticamente a começar...
Sim, é verdade, e a minha ambição cresce a cada momento. Quero muito mais do que isto, quero ajudar a minha equipa a chegar muito mais longe.

O que foi preciso fazer para se dar esta evolução nestes quatro anos?

Muito trabalho, muito apoio dos colegas e equipa técnica, sacrifício e muito sofrimento. Passei alguns momentos difíceis, por ter tido semanas de treino que não corriam bem, por haver momentos na escola que também não corriam bem. Por causa do andebol, e por precisar de algum apoio familiar e amigos e não o ter. Andei muitas vezes em baixo por causa disso.

O apoio que o Gilberto tem aqui no Porto vem basicamente da equipa?

Sim, embora já tenha feito alguns amigos aqui pelo Porto, normalmente são os colegas que me apoiam. Isto aqui é mesmo como uma família. Mas, mesmo. Não é dito por dizer. Aliás, se não fosse assim não éramos tricampeões nacionais. Se não fôssemos unidos, amigos, uma verdadeira equipa, não conseguíamos chegar aos títulos, pois há muito boas equipas que não ganham nada. É fundamental ter um bom grupo e isso aqui é mesmo assim. E esse grupo bom foi muito importante para mim.

Há quatro anos estava a começar e olhava para os mais velhos como referências, mas hoje em dia já são outros miúdos a olhar para o Gilberto como ídolo. Como encara isso?

Sempre que alguém me elogia, sinto uma grande felicidade, porque significa que estou a atingir os meus objectivos e que também estou a ser uma referência para os mais novos. Fico extremamente contente, mas quero continuar a trabalhar para evoluir e ser uma referência do meu clube, o Lagoa Académico Clube. Sempre que lá vou, sinto que me dão um grande afecto e fico contente por poder divulgar o nome do Lagoa por Portugal fora e até poder entusiasmar outros jogadores de lá e mostrar-lhes que é possível chegar a este nível.

Percebe-se que tem um grande orgulho nas suas origens, no Lagoa?

Tenho, muito. E nunca irei esquecer os tempos que passei no Lagoa. Comecei lá com nove anos e saí de lá com 16 para o FC Porto.

Como surgiu o andebol?

Primeiro, foi através do desporto escolar e, depois, foi por influência de amigos e do meu irmão que também jogava. Na altura também praticava karaté, tive de me decidir por uma delas e fui para o andebol. E não me arrependo nada [risos].

"Evoluí muitos nestes anos que trabalhei com Obradovic"

Trabalhou com Carlos Resende, que era uma referência para si. Agora está há três anos com Ljubomir Obradovic. Como é trabalhar com um técnico conhecido pela grande exigência e dureza do trabalho?

Evoluí muito nestes anos que trabalhei com Obradovic, que é muito bom treinador. O Carlos Resende também trabalha bem, mas Obradovic faz um trabalho diferente. Claro que no início, quando percebemos como ele trabalha fisicamente, pensámos: "Ei, então, o que se passa agora?". Mas no final da época tivemos os ganhos disso: termos sido campeões.

Queria ser central e hoje em dia pode dizer-se que é um primeira linha completo. Concorda?

Isso é um dos trabalhos que desenvolvemos com o Obradovic, ou seja, não há jogadores de postos específicos, todos temos de saber jogar nas três posições da primeira linha. Eu, o Wilson e o Mota vamos às três posições, o que me agrada muito. Sinto-me a evoluir a cada dia que passa.

"Não podia estar num clube melhor para aprender"

Tem muitas épocas de andebol pela frente. Quais são agora os seus novos sonhos?

Ser uma referência no FC Porto, que ainda não sou. Tenho de ter consciência que só tenho tempo de jogo porque o Wilson não está e eu, para chegar ao nível do Wilson, tenho de trabalhar e melhorar muito mais.

Mas acredita, então, que ainda há muito potencial para explorar?

Eu quero acreditar que sim, ainda tenho muito para aprender com o Wilson e o Filipe Mota. Se não conseguir aprender é porque o meu potencial parou. Mas aos 21 anos acho que não. Conseguindo isso, o sonho é jogar a nível internacional, na Liga dos Campeões, ter um lugar na selecção e ir a campeonatos do mundo e da Europa.

Uma das espinhas atravessadas no FC Porto é a Liga dos Campeões, que tem falhado...

É verdade, mas nós vamos chegar lá. Com trabalho, vamos chegar lá. E eu gostava de jogar a Liga dos Campeões pelo FC Porto até para fazer alguma coisa pelo clube, já que estou aqui desde menino. O que eu tenho e sou é graças ao FC Porto e não me ficava nada mal se pudesse jogar uma Liga dos Campeões pelo clube. Adoro estar aqui, é uma cidade fantástica, o clube tem uma excelente estrutura, foi uma aposta certa da minha parte. Não podia estar num clube melhor para crescer e aprender.

"À velocidade com que jogamos ninguém nos pára em Portugal"

Já falou de alguns sacrifícios, até de algum sofrimento, mas as estatísticas mostram que valeu a pena. O Gilberto é líder destacado do ranking do Jogador Mais Valioso (MVP) do campeonato.

Eu sei que isso é verdade, mas para já só me interessa a equipa. Quando tivermos os objectivos colectivos alcançados, aí acho que poderei pensar nisso.

Mas a equipa também dá sinais de estar bem. Lidera o campeonato, sofreu apenas duas derrotas.

Sim, está a seguir o curso normal, mas ainda falta muito campeonato. Os jogos que ainda teremos de fazer nesta fase e os dez jogos finais que serão muito importantes. Seja como for, para já, a única coisa que tem corrido mal são as lesões. Ainda não tivemos a felicidade de ter a equipa completa num jogo que fosse, faltou sempre um e jogadores como Dario, Moreira e Wilson Davyes são baixas de peso.

O FC Porto está na liderança, tem feito alguns resultados que não deixam dúvidas, bateu o recorde de golos num só jogo (48), o da maior diferença final (25 com 43-18). O que mais será o FC Porto capaz de fazer quando tiver a equipa completa?

À velocidade com que jogamos, ninguém nos pára em Portugal. Isto não é ser pretensioso, é a realidade. Jogamos um andebol muito rápido, muito forte, defendemos bem e fazemos contra-ataque, se depois acrescentarmos os três jogadores que faltam para ajudar na rotatividade, ninguém nos vai parar, pelo menos é nisto que acredito.
Mas o FC Porto já foi parado pelo Benfica, na Luz, e pelo Sporting, no Casal Vistoso...

Não somos os únicos que trabalhamos bem e vamos buscar bons jogadores. As outras equipas também se reforçam e começam a ganhar rotinas que os ajudam a combater-nos. Além disso, perdemos em casa deles, mas quando cá vierem... Por exemplo, o Sporting vai ter de nos defrontar e vai ser para a desforra, porque aquele jogo ficou atravessado.
Mas o Benfica esteve a ganhar no Dragão até aos 55 minutos, a jogar muito bom andebol e o treinador Jorge Rito queixou-se da arbitragem e da justiça do resultado, dizendo que o Benfica mereceu ganhar. O que lhe pareceu?

Foram duas equipas a jogar bom andebol, não foi só uma, mas um jogo acaba no minuto 60 e não no 55. Claro que não foi fácil. A equipa adversária não vai estar a fazer figura de corpo presente. Mas isso do mérito é relativo. Também há mérito em dar a volta a um resultado negativo ou não? Há dois anos, para a Taça de Portugal, também estivemos sempre à frente e apenas no último parcial fomos eliminados.

"Selecção? vou lutar para agarrar o meu lugar na primeira linha"

Imagina-se a jogar lá fora?
Muita gente já me disse que tenho potencial para chegar lá. Gostava de jogar no Kiel. Vou trabalhar para isso. Depois, no fim da carreira, logo se vê. Tenho tempo, agora há é que pensar no FC Porto e ainda tenho muitas coisas a ganhar aqui.

A Selecção A também é um espaço que está a conquistar aos poucos...
Para já ainda só estou a ver o que tenho ou não de fazer. Quando chegar a altura vou querer arranjar o meu espaço. Qualquer um sonha chegar à selecção.

Vai demorar a chegar essa altura? O que sente por ser convocado como ponta?
Espero que não demore. Mas isso depende de outros factores. Quando chegar a altura vou lutar para agarrar o meu lugar na primeira linha. É onde tenho trabalhado nos últimos cinco anos e onde me sinto bem. Se estou a fazer um campeonato inteiro na primeira linha, julgo que é lá que tenho de continuar na selecção. Mas respeito a opção do treinador, que acha que me deve levar para a ponta.

Perfil

Segundo de seis irmãos - Izenaida Catarina, Cláudia Sofia, Humberto, Samuel e Arménio são os outros cinco - Gilberto Duarte, de origem cabo-verdiana, nasceu em Lagoa, tendo optado pelo andebol aos nove anos em detrimento do karaté, depois de também ter experimentado ténis e futebol. Quando tinha 16 anos, José Magalhães, dirigente do FC Porto, desafiou-o a mudar-se para o Porto, e ele aceitou, embora só no ano seguinte tenha integrado os dragões.
Fez 21 anos em Julho, já conquistou três campeonatos e uma Supertaça. Diz que o croata Balic é o deus do andebol e agora admira o dinamarquês Mikel Hansen. Fiel às suas origens, gosta de comer cachupa (carne, milho e feijão) e, no Porto, vai muito à Picanha. Vê séries na televisão, ouve gothic-metal e recentemente descobriu o fado. Sendo fã de Ana Moura, confessou ter ficado triste com a morte de Cesária Évora.
Terminou o 12º ano e pensa entrar em Informática. Mas o que mais gosta mesmo de fazer é dormir... muito.

in "ojogo.pt"

Kléber confirma necessidade de contratar ponta-de-lança

Se havia poucas dúvidas quanto à necessidade de o FC Porto se reforçar com um ponta-de-lança, ontem foi o próprio Kléber a dar razão à SAD ao assumir estar aquém do esperado: "Pessoalmente, o balanço que faço da época é um pouco negativo. Esperava um pouquinho mais de mim."
O avançado recusa que o facto de ter de substituir Falcao o tenha pressionado. "Não é isso. Todos os jogadores têm um momento menos bom na carreira. Acredito que é esse o meu caso. A questão familiar também não me é favorável", desabafou, sem, contudo, entrar em pormenores. A aprendizagem que desejava com o colombiano não se pôde processar, mas também isso não foi limitativo. "A saída dele surpreendeu toda a gente, mas até comecei bem", explica.
"Mea culpa" feito, Kléber não tem como recusar a chegada de um novo ponta-de-lança. "É bom que cheguem jogadores para ajudar e a concorrência aumentar", disse, sem perder a esperança num ano melhor. "Quero voltar a jogar o meu futebol e ser titular. Acredito que ano novo é vida nova e que posso render muito mais com a camisola do FC Porto", frisou, acrescentando que antes dos objectivos individuais está o colectivo: "Não vai ser fácil, mas acho que vamos conseguir ser campeões."
Falta de apoio não tem sido problema. "Sinto apoio da equipa técnica, da Direcção e do presidente. Quando não estamos bem, é fundamental", salvaguarda, elogiando Hulk, afinal de contas o seu professor. "É um grande jogador; espelho-me muito nele. A ponta-de-lança ou a extremo, faz a diferença."

in "ojogo.pt"

Maicon quis deixar claro: "Sou defesa-central"

Maicon foi de férias e deixou bem claro um detalhe importante. "Jogo em qualquer posição que o treinador quiser, mas que fique claro que eu sou um central. A prioridade é essa, mas estou disponível para jogar a lateral", defendeu o jogador brasileiro que confessou ter sido "rápida e sem problemas" a adaptação a uma posição nova. "Espero jogar com o Sporting, a central ou a defesa-direito. Vou trabalhar para dar o meu melhor", assegurou.
Maicon deixou uma outra garantia antes das férias de uma semana no Brasil: Diego Capel, extremo-esquerdo do Sporting, é bom jogador, mas não é suficiente para o atemorizar: "Não há problema. Estou habituado a defrontar adversários rápidos."
O primeiro jogo oficial do novo ano para o FC Porto não é, segundo Maicon, decisivo só para o Sporting. "É decisivo para o FC Porto, um jogo muito importante. Acho que estamos na briga, em primeiro, não podemos perder pontos e vamos para ganhar."
Sobre Danilo, que entrará no plantel do FC Porto em Janeiro, lateral contratado ao Santos, Maicon não podia ser mais objectivo e sintético: "É bom, como todos os reforços do FC Porto".
O balanço de 2011 é altamente "positivo" por uma razão mais do que simples: "Acabámos o ano no primeiro lugar, era esse o nosso objectivo. Agora vamos aproveitar as férias e depois pensaremos nos próximos obstáculos."
Para o ano de 2012, os desejos do jogador brasileiro são mais do que naturais: "Que seja um ano muito feliz, recheado de títulos e muito trabalho".

in "ojogo.pt"

Iturbe "James é que me dá conselhos"

Iturbe foi de férias na companhia do pai. O jovem jogador argentino partiu com a firme convicção de que quando voltar ao trabalho estará diferente para melhor. Porquê? Porque a necessária integração a uma realidade diferente foi feita nos primeiros meses no FC Porto e em Portugal. O processo de adaptação de Iturbe foi idêntico ao de James, que teve um papel preponderante. "Sim, é ele que me dá conselhos", confessou Iturbe depois de fazer o "check-in" no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. "Ele sempre me disse que no ano passado viveu uma situação semelhante à minha. É um jovem jogador com muita qualidade e tem um futuro promissor", atirou Iturbe sobre a importância do companheiro de equipa. "Estive até agora a trabalhar na minha adaptação e oxalá que a partir de agora tudo corra bem", adiantou.
Aliás, Iturbe revelou que está "um pouco mais" adaptado ao futebol português. "Estou aqui há meio ano, aprendi muitas coisas, o futebol é muito diferente do sul-americano. Tenho que me aplicar ainda mais", perspectivou, acrescentando que "jogar mais depende do treinador".
Quando voltar de férias, Iturbe espera receber a notícia de que fará parte dos planos de Vítor Pereira para a Liga Europa. "Claro que quero ser inscrito, todos os jogadores têm o sonho de jogar numa competição europeia. A Liga Europa é uma grande prova e o FC Porto vai defender o título que conquistou no ano passado. Mas para já não quero estar a pensar nisso, vamos ver o que acontece no ano que vem", apontou.
A aventura no FC Porto está a corresponder às expectativas de Iturbe. "Estou muito feliz. Sempre sonhei jogar num clube grande da Europa. Tive uma lesão na primeira vez que joguei, mas são coisas que acontecem e agora tenho de olhar em frente." Mesmo confidenciando que está surpreendido com a grandeza dos dragões, Iturbe referiu que "sempre soube que o FC Porto está entre as cinco melhores equipas do mundo".

"Hulk marca a diferença"

No primeiro ano no FC Porto, Iturbe encontrou um dos melhores avançados do mundo. Pela sua capacidade e qualidade, Hulk não surpreendeu o avançado argentino. Pelo menos, foi isto que garantiu ontem antes de viajar para a sua terra natal onde estará uma semana a gozar um período de férias. "É um jogador muito bom e que marca a diferença", sublinhou Iturbe que, garantiu, já conhecia bem Hulk. "Sabia que ele tinha grande influência na equipa, tem muita qualidade e sempre soube tudo o que ele representa para o clube", finalizou antes de tirar umas fotografias com adeptos.

in "ojogo.pt"

Belluschi "Vamos ganhar todas as provas"

"Contente porque a equipa melhorou muito nos últimos tempos", Belluschi confirma que gostava de "ter jogado mais", mas prevê um 2012 cheio de sucesso. "Vamos continuar a melhorar. Estou seguro que podemos render mais. Estamos na frente do campeonato e isso é importante. Infelizmente fomos afastados da Liga dos Campeões, mas agora estamos na Liga Europa, que é muito importante para nós. O FC Porto joga todas as competições para ganhar. Vamos chegar das férias pensando em ganhar a Liga Europa e todas as provas em que jogarmos", comentou antes de seguir viagem.
Apesar de FC Porto e Benfica serem os principais candidatos ao título, o médio não exclui o Sporting da luta. Isto porque seis pontos de vantagem são uma margem muito curta. "Creio que vai ser uma luta a três. Sabemos que se perdermos pontos, o Sporting estará próximo. Vai ser um bom campeonato e um lindo espectáculo para Portugal", congratulou-se.
Nos últimos dias tem-se falado do interesse do River Plate, mas o negócio não terá pernas para andar. "Não se passa nada, tenho contrato com o FC Porto. Só se acontecer algo fora do normal é que não continuarei até ao final da época. Agora estou a pensar nas férias, na família e em ter um bom Natal", despediu-se.

in "ojogo.pt"

Souza apaga a Champions

Souza foi o primeiro jogador do FC Porto a partir para férias. "É natural que uma equipa que vem de títulos tenha uma grande cobrança. Querendo ou não deixa um pouco a desejar por ter sido campeão, não está com aquela revolta como aconteceu no campeonato anterior por não ter sido campeão nacional", revelou Souza para quem a conquista na Liga Europa "apaga o afastamento da Champions".


in "

Fernando vai mas volta

Também de partida para férias, Fernando não falou à imprensa, mas prometeu que volta ao FC Porto para jogar o resto da época. O nome do trinco tem sido constantemente associado a clubes italianos, mas nem o excesso de bagagem que Fernando levou para o Brasil significa que está de partida. A garantia é do próprio.


in "ojogo.pt"

Teo Gutiérrez: "Falcao recomendou-me ao FC Porto"

De colombiano para colombiano, Teófilo Gutiérrez é o alvo do FC Porto para o reforço do ataque em Janeiro, preenchendo uma vaga que está aberta desde finais de Agosto, quando Falcao saiu para o Atlético de Madrid. Com Kléber a reconhecer que está em défice de golos e com Walter de saída, a SAD procura um goleador e recupera o nome de Teo Gutiérrez, um colombiano que é seguido há vários anos e que está mais perto do que nunca do Dragão. "Depois de Falcao, qualquer colombiano quer jogar no FC Porto. Há outros interessados, mas a vantagem é clara", disse-nos o agente Juan Pablo Páchon.
O próprio Gutiérrez admite que recebeu conselhos de El Tigre. "Não irei para uma equipa qualquer, quero uma equipa como o FC Porto. Falei com Falcao e sei que ele me recomendou. Espero que tudo acabe bem", registou o avançado, para quem o adeus ao Racing é irreversível. Aliás, Teo já limpou o cacifo: "Em Junho não me deixaram sair e fizemos um acordo até Dezembro. Quero ir para uma equipa grande, eles que cumpram o que prometeram."
Percebe-se que há convergência de interesses entre o FC Porto e o jogador, falta convencer o Racing e, acima de tudo, o grupo investidor que detém 80 por cento do passe do avançado de 26 anos. Gutiérrez está no fim da linha no antigo clube de Lisandro López, depois de 12 meses em que vincou tanto as suas capacidades futebolísticas (17 golos) como o seu feitio irascível (pegou-se com treinadores, colegas, adeptos e dirigentes). A gozar férias em Barranquilha, o mais certo é que Teo nem sequer regresse à Argentina. "Quer sair e não faltam interessados. É verdade que a oferta do FC Porto é muito boa e é o clube que demonstrou mais interesse. Já reunimos com eles e a próxima semana vai ser decisiva", regista o empresário.
Todas as outras partes optam pelo silêncio e os valores do negócio são segredo absoluto. Na Argentina comenta-se que o Racing já rejeitou quatro milhões de euros e que o acordo só se faria pelo dobro. Ontem, a direcção do clube de Avellaneda reuniu-se com o grupo investidor para definir os contornos de uma transferência e, naturalmente, para discutir os valores que o FC Porto pôs em cima da mesa. São detalhes para limar nos próximos dias, mas com Gutiérrez já muito perto de ser dragão a partir de Janeiro.

Família Kirchner decide sobre a transferência

O Racing só tem 20 por cento do passe de Teo Gutiérrez e a parte de leão está nas mãos de um grupo investidor que envolve a família Kirchner. Tudo porque Néstor Kirchner - ex-presidente da Argentina, falecido há um ano - era um fervoroso adepto do Racing e investiu forte para apoiar o clube num dos seus períodos mais conturbados. O filho Máximo é quem dá agora a cara pelos jogadores que os Kirchner ajudaram a contratar, entre os quais Teo Gutiérrez, garantindo a última palavra quanto a uma transferência. Da parte do Racing, o novo presidente, Gastón Cogorno, mostrou pouca abertura para negociar: "Tem contrato e tem de ficar. É um jogador-chave e não queremos desfalcar o plantel. Só temos 20 por cento, mas têm de falar connosco."

Teo Gutiérrez entusiasmado

Falou com El Tigre, arrumou o cacifo no Racing e está a forçar a saída. O avançado colombiano é o alvo da SAD para Janeiro e o seu empresário confirma que os dragões estão na dianteira...
NOME COMPLETO: Teófilo António Gutiérrez Roncâncio
IDADE 26 anos (27/05/1985)
ALTURA 1,75 m
PESO 72 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBES
Junior Barranquilla (Colômbia)
Trabzonspor (Turquia)
Racing Avellaneda (Argentina)

Um avançado com histórias

Crítico feroz

Poucas pessoas no Racing podem dizer que nunca foram criticadas, publicamente, por Teo Gutiérrez. De Simeone aos companheiros, passando até pelos adeptos, o colombiano de língua afiada nunca se poupou nas palavras. Por isso se comenta que poucos jogadores se importariam que Gutiérrez deixasse o clube, descrevendo o ambiente tenso no balneário.

Atrasos à Liedson

Uma das reincidências que mais desgastou os dirigentes do Racing e o treinador Diego Simeone foram os atrasos de Gutiérrez quando ia representar a Colômbia. O avançado ficava sempre uns dias a mais com a família, não justificava a ausência e desfalcava a equipa em alguns jogos. Abusos insustentáveis, mas que, face à importância de Teo, nunca lhe custaram a titularidade.

Goleador mundial

Em 2009, Gutiérrez (ainda no Junior Barranquilla) foi o quarto melhor marcador mundial, segundo a IFFHS. O colombiano marcou 30 golos de campeonato, ficando empatado com Samuel Eto´o, o terceiro do pódio. Marc Janko (Red Bull Salzburg) e Diego Forlán (Atlético de Madrid) foram os melhores desse ano. Créditos que despertaram a atenção portista.

Crime sem castigo

Em Novembro, no empate com o Boca (0-0), Teo disparou em todos os sentidos. Foi expulso, deu uma peitada ao árbitro (Néstor Pitana), criticou a falta de apoio dos colegas e a falta de ambição do treinador (deixou-o sozinho no ataque). Um momento de raiva que não lhe custo"u qualquer jogo de castigo nem qualquer repreensão do clube ou do técnico...


in "ojogo.pt"

Rábulas do mercado ficam em solo nacional

RODRÍGUEZ E BELLUSCHI DE FÉRIAS A PENSAR NO NATAL



O Natal é tempo de muita coisa, mas não de pensar em mudanças. Cristian Rodríguez e Belluschi partiram ontem de manhã rumo à América do Sul e fizeram ouvidos moucos às notícias que os envolvem no mercado de transferências.
Os seus dossiês já são conhecidos: Cebola está em final de contrato com o FC Porto e Belluschi, garantem na Argentina, é alvo do interesse do River Plate. Para ambos, esses são temas a ser tratados, somente, do lado de cá do Atlântico
in "record.pt"

Hulk é a última tentação do PSG

A fortuna de Nasser Al-Khelaïfi permite-lhe vários caprichos no mercado futebolístico e Hulk é a nova tentação do proprietário do Paris Saint-Germain. 

A revelação pertence à France Football, publicação sempre muito bem informada sobre a realidade do actual líder do campeonato de França e que, na sua edição de ontem, dava conta da existência de contactos com o FC Porto.

De acordo com a notícia avançada pela reputada revista, o avançado brasileiro saltou para o topo das prioridades do emblema gaulês depois de condenadas ao fracasso todas as tentativas de contratação de Carlitos Tevez. O craque argentino, em rota de colisão com o Manchester City, vai mudar de ares em Janeiro e o Milan leva vantagem sobre toda a concorrência para garantir os seus serviços na segunda metade da época.

Eliminada nas competições europeias, a formação parisiense tem como principal objectivo a conquista do título nacional, feito que já lhe escapa desde a temporada 1993/94. O desafio faz novos apelos ao investimento no plantel na abertura do novo ano, mais precisamente no sector atacante, e o jogador portista é visto como um trunfo valiosíssimo para aproximar o clube do êxito...


in "abola.pt"

Gutiérrez quer ser dragão

Teófilo Gutierrez, avançado colombiano do Racing Club apontado ao FC Porto, assume, sem rodeios, o desejo de assinar por um clube europeu.

«Falei com Falcao na selecção colombiana e sei que ele recomendou o meu nome ao FC Porto. Oxalá a transferência se dê, porque ele seria um exemplo para mim», refere o avançado, sublinhando: «Quero ir a outro clube grande, seja na Argentina ou na Europa». 

«Há tantas equipas que querem os meus serviços que estou agradecido. É um desejo que sempre tive: que equipas como Boca e River, ou o Inter e o Porto, me quisessem. É algo lindo que se interessem por mim na Europa», regozija-se.


in "abola.pt"

«Vai ser muito difícil contratar Belluschi», admite presidente do River Plate

O presidente do River Plate, Daniel Passarella, diz que será muito difícil ao clube argentino garantir o concurso de Fernando Belluschi junto do FC Porto.

«Não nos alheamos do mercado, estamos atentos e se houver possibilidade de contratar alguém, vamos fazê-lo. Claro que gostava que Belluschi viesse para o River, é um jogador que joga em várias posições, e joga bem. Já representou o River, tem essa experiência, é querido pelos adeptos. É bom jogador e bom profissional, mas não está fácil. Era bom que pudéssemos contratá-lo, mas parece-me que vai ser muito difícil», indicou o dirigente, em declarações ao canal de televisão do clube de Buenos Aires.

Fernando Belluschi tem contrato com o FC Porto até 2016 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.


in "abola.pt"

Batistuta quer segurar Prediger

Gabriel Batistuta, recém-nomeado director técnico do Colón, pretende manter Prediger no plantel da equipa argentina.

Contratado pelo FC Porto em 2008/09, o jovem médio não conseguiu impor-se de dragão ao peito e foi cedido ao Boca Juniors e ao Cruzeiro, antes de ingressar no Colón também a título de empréstimo dos azuis-e-brancos.

Segundo noticia o diário Olé, Batistuta pretende manter Prediger no plantel da equipa de Santa Fé, aguardando pela desvinculação do jogador do clube português, com o qual tem contrato até 2013.


in "abola.pt"