segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"A primeira derrota será na Bulgária"

Quinta-feira, às 18 horas, Emil Kostadinov vai esquecer as cinco épocas que passou no FC Porto (primeira parte da década de 1990) e confiar que o CSKA de Sófia, clube do qual é director-desportivo, consegue vencer um "adversário mais forte" e com o dobro da experiência europeia. "Sinto o coração dividido, mas sou profissional e, por isso, tenho de esquecer-me do FC Porto e pensar unicamente na vitória do CSKA. É a minha equipa do coração [a única que representou na Bulgária] e o clube onde trabalho. Isto apesar de gostar muito do FC Porto". O ex-avançado búlgaro, de 43 anos, parece querer desculpar-se perante os adeptos portistas. Uma espécie de traição rápida em 90 minutos.

Apesar da vitória de anteontem, Kostadinov diz que "o CSKA não atravessa um bom momento". As explicações são fáceis. "Saíram oito jogadores e entraram outros oito. A equipa está em fase de construção, com jogadores jovens e de futuro. Temos tido uma evolução grande ao longo dos últimos anos e temos esperança numa boa prova europeia. Temos muita qualidade e continuo a achar que somos a melhor equipa da Bulgária", explica Kostadinov. O FC Porto está bem detalhado nos gabinetes do CSKA, apesar da ausência de um espião búlgaro no jogo de anteontem com o Olhanense. "Penso que o FC Porto é o favorito. Mas também penso que vai sentir problemas em Sófia. Não fomos ver o último jogo do FC Porto, mas enviámos um representante para a partida que disputaram com o Rapid de Viena", contou .

A série longa de vitórias consecutivas do FC Porto não assusta Kostadinov. Aliás, consegue até ludibriar o tema com habilidade. "O FC Porto tem uma imagem boa na Bulgária. Sim, sabemos que não perdem há muito tempo; sim, sabemos que vencem há dez jogos consecutivos, ou seja, todos os jogos desta época. Mas o CSKA não tem nada a perder. A primeira derrota do FC Porto vai ser na Bulgária", atira, percebendo-se um sorriso malandro do outro lado da linha.

Quando Kostadinov cumpria as últimas das cinco épocas que passou no FC Porto, André Villas-Boas era um adolescente que se atrevia a discutir com Bobby Robson aspectos do jogo e análises estatísticas. O búlgaro não se lembra da altura em que Villas-Boas entrou nas Antas, mas lembra-se de o ter conhecido quando "trabalhava com José Mourinho" e fazia análises aos adversários. "Villas-Boas é meu amigo. Conheci-o há quatro ou cinco anos. Estivemos juntos algumas vezes e falámos de futebol", disse, sem querer desvendar mais das conversas que tiveram. "Quando chegou a treinador do FC Porto telefonei-lhe e desejei-lhe boa sorte". Menos durante os 90 minutos de quinta-feira, claro.

In "ojogo.pt"

Otamendi supersónico para ameaçar Maicon

proeza que nenhum defesa logrou este século
 
Foi só uma questão de sorte e leitura de jogo ou foi a varinha mágica de Villas-Boas que inspirou Nico Otamendi na sua estreia pelo FC Porto? O mérito está lá, seja qual for a resposta, mas o certo é que o nome do argentino já entrou para a história. Neste século, nunca um defesa dos azuis e brancos tinha marcado no seu jogo de estreia em competições oficiais. El Chupe fê-lo à passagem do minuto 23 e lançou a dúvida sobre o que poderá vir a acontecer daqui em diante.

Maicon, que estava num bom momento de forma, saiu aparentemente por uma questão de rotatividade, mas poucos estariam à espera que o seu substituto fosse marcar logo na primeira vez que tocou na bola na área adversária. A dúvida já se instalou e agora cabe ao treinador resolver a equação. Como serão melhor defendidos os interesses da equipa na deslocação à Bulgária? A aposta deverá recair sobre o brasileiro, mais entrosado com Rolando, até porque já se percebeu que Otamendi vê de forma pacífica a continuidade do que vinha acontecendo desde o início da época.

Tranquilo

No final do jogo com o Olhanense, o internacional argentino revelou a sua satisfação pela proeza obtida, mas reconheceu que ainda está numa fase de adaptação ao clube. A integração está a ser rápida e a tranquilidade que demonstrou em campo deixou no ar a ideia de que o lugar vai acabar por ser seu. Em 90 minutos, o central portista destacou-se pelo facto de ter marcado por uma vez em dois remates e ter cometido somente uma falta. Contra si teve apenas as nove bolas perdidas, compensadas pelas sete recuperações.

in "record.pt"

Souza assume sucessão

A confirmar-se a ausência de Fernando na Bulgária, André Villas-Boas deverá entregar o lugar a Souza, jogador contratado no último defeso precisamente para precaver qualquer eventualidade com o compatriota. Será também um cenário único desde que assumiu funções como treinador do FC Porto, já que o “polvo” Fernando tem sido a pedra chave que sustenta o habitual triângulo no miolo azul e branco.

Souza perfila-se como o sucessor natural para a posição mais recuada no meio-campo, embora nunca tenha desempenhado concretamente a função que se lhe depara.

Isto porque, mesmo tendo em conta a adaptação positiva que o brasileiro está a evidenciar, com chamadas sucessivas à equipa e já somando oito presenças nos dez encontros realizados, Souza atuou sempre com Fernando ao seu lado.

Mesmo na única partida em que Souza foi titular, frente aos belgas do Genk, no Estádio do Dragão, André Villas-Boas endereçou-lhe uma missão diferente num sistema com quatro homens no miolo e que contemplou a Hulk e Falcão na condição de avançados.

Com Fernando fora de combate, Souza prepara-se para o seu primeiro teste na posição que levou os responsáveis do FC Porto a contratá-lo.

in "record.pt"

Abertura no corredor

sapunaru tem prioridade mas fucile está à espreita
 
A ausência de Sapunaru em detrimento de Fucile no onze foi o primeiro indicador da rotatividade que André Villas-Boas pretende promover numa fase em que o calendário vai apertar. Foi assim com o Olhanense e resta saber o que vai acontecer na deslocação à Bulgária. Logo a seguir surge o V. Guimarães, e o técnico terá de levar esse fator em conta para fazer as suas escolhas.

Tendo sido titular em oito encontros, o romeno tem prioridade para defender o seu lugar no corredor direito. Aliás, Sapunaru tem sido uma das surpresas dos dragões neste início de época, contribuindo para a consistência do sector recuado. O problema (dos bons) é que o uruguaio não põe em causa essa estabilidade. Villas-Boas sabe disso e vê-se na obrigação de gerir da melhor forma a condição física e moral dos dois laterais-direitos. É provável que o duelo com o CSKA devolva a Sapunaru a titularidade, ficando assim em aberto a possibilidade de surgir Fucile como opção para a o embate de Guimarães.

Uma situação que não se coloca no lado esquerdo, onde Alvaro Pereira é dono e senhor do lugar. O uruguaio está em excelente forma.

in "record.pt"

Coxa de Fernando causa preocupação

médio deve ser poupado no compromisso europeu ..
 

Fernando não terminou o jogo com o Olhanense devido a uma lesão muscular na coxa esquerda, um problema cujas repercussões só hoje serão conhecidas, se bem que tudo aponte para que o treinador André Villas-Boas o poupe no próximo compromisso, na quinta-feira, com os búlgaros do CSKA de Sófia, a contar para a 2.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

O trinco exteriorizou as dores que sentia na reta final do encontro, foi evacuado do relvado e observado pela equipa médica do FC Porto, na esperança de recuperar para os instantes finais do embate. Um regresso que não chegou a suceder, com o brasileiro a dar claros indícios de não estar em condições de poder continuar a desempenhar funções.

Instantes depois, um rápido diálogo do responsável pelo corpo clínico com o treinador também foi suficiente para informar André Villas-Boas que a melhor solução passava por poupar o atleta no tempo restante. Uma opção natural, atendendo às circunstâncias do momento. Isto porque, apesar de André Villas-Boas já ter esgotado as substituições permitidas, a vantagem de dois golos sobre os algarvios e o facto de restarem poucos minutos para o apito final foram argumentos mais do que suficientes para convencer o líder portista a encarar o tempo restante do desafio apenas com 10 elementos em campo.

No final, André Villas-Boas não deu grande importância à desvantagem numérica momentânea, nem sobre quais as consequências da lesão, tendo apenas revelado que Fernando se queixou de uma pancada na coxa e que, dado o tempo que faltava, já não fazia sentido manter o médio em campo.

Exame

Com o plantel portista a cumprir 24 horas de folga após o jogo com os algarvios, a disponibilidade física de Fernando só hoje de manhã, dia em que o plantel começa a preparar a deslocação ao recinto do CSKA de Sófia, é que será reavaliada, na certeza de que a realização de um exame de diagnóstico esclarecerá as dúvidas quanto à extensão da lesão.

Mesmo assim, atendendo à gestão de recursos que André Villas-Boas tem vindo a implementar para assegurar a rotatividade do plantel, o cenário mais provável aponta para a perspetiva de o brasileiro não seguir viagem para a Bulgária.

Uma dúvida a dissipar nas próximas horas, até porque o cariz do calendário para outubro, com o campeonato a sofrer uma interrupção de 20 dias consecutivos por causa dos compromissos oficiais da Seleção sugere o argumento de poupar Fernando na Bulgária na perspetiva de o poder utilizar em Guimarães, a próxima jornada para a Liga antes da paragem programada.

in "record.pt"

Otamendi: seleccionador atento «aos próximos 4/5 jogos» no F.C. Porto


Nicolás Otamendi foi chamado por Diego Maradona ao Mundial-2010. Participou em três jogos - Grécia, México e Alemanha - e deixou de ser opção. Pelo menos circunstancialmente. O sucessor de El Pibe no comando da alvi-celeste não chamou o defesa do F.C. Porto para os últimos compromissos, mas já o informou que conta com ele a breve trecho.

«O seleccionador Sergio Batista ligou-me há poucos dias e disse-me que vai estar atento aos próximos 4/5 jogos do Nico», explica Martin Sendoa, amigo e representante do atleta, ao Maisfutebol. «O senhor Batista conhece-o perfeitamente, mas sabe que ele está a viver uma nova realidade e quer que ele estabilize na equipa principal do F.C. Porto.»

Otamendi tem 10 internacionalizações e tem como objectivo estar na próxima edição da Copa América. «Em 2011 é a Argentina o país-anfitrião e o Nico não quer perder essa oportunidade. Ele é um jogador de selecção e, apesar do último jogo no Mundial ter sido muito mau, não tenho dúvidas que será convocado dentro de pouco tempo.»

O próximo jogo da selecção argentina é contra o Japão e está agendado para o dia 8 de Outubro.

Há dias assim, perfeitos. Lou Reed eternizou-os no magistral Perfect day, uma jura à devoção eterna, ao amor sem barreiras. A música inspira, atravessa gerações e materializa-se no dia-a-dia de alguns afortunados. Este sábado, Nicolás Otamendi foi tocado pela perfeição.

Pela manhã, o argentino recebeu na cidade do Porto a filha e a mulher, que já não via há longas semanas. À noite jogou pela primeira vez de dragão ao peito e marcou um golo ao Olhanense. Há dias assim, perfeitos.

«Mal chegou a casa ligou a web cam e esteve a contar-nos tudo. Aqui em casa foi uma confusão. O Nico estava muito, muito feliz», conta Silvia Otamendi, mãe do atleta, ao Maisfutebol. Amor de mãe, amor sem barreiras. «Ele está a adorar o Porto. Mandou-nos centenas de fotos da cidade, passeia muito e diz que as pessoas do clube são fantásticas.»

Martin Sendoa, «amigo de sempre e representante» de Otamendi, festejou duplamente o golo do defesa. «Ganhei uma aposta. Fui visitá-lo a Portugal e na despedida disse-lhe que ia marcar na estreia. Ele lembrou-se disso e ligou-me no fim do jogo. Não parava de se rir e dizia que preferia ter marcado de cabeça», diz ao nosso jornal.

Casa nova para a mãe e voz de comando para Villas-Boas

Ao trocar o Velez Sarsfield pelo F.C. Porto, a Argentina por Portugal, Nico Otamendi fez uma promessa à mãe. «Jurou-me que o primeiro salário seria para começarmos com as obras de uma nova casa. E assim foi», confidencia Silvia.

«O Nico está a viver um sonho e a permitir que a família também o viva. É um rapaz sério e educado fora do campo, mas quando entra no relvado transfigura-se por completo. Até o André Villas-Boas ficou espantado com ele», acrescenta Martin Sendoa, antes de contar um episódio curioso, passado no Centro de Treinos do Olival.

«Nos dois primeiros treinos o Nico não abriu a boca. Foi só treino físico, sem bola. Ao terceiro dia houve futebol e ele ficou completamente diferente. Já dava ordens, falava com todos, mesmo com aqueles de que não sabia o nome. No final o Villas-Boas disse-lhe que o queria ver assim nos jogos, a comandar.»

Nicolás Otamendi foi capitão de equipa no Velez Sarsfield, dos infantis aos seniores. E já disse a Martin que também quer envergar a braçadeira no F.C. Porto. «Não tenho dúvidas que isso vai suceder. Tem carácter, raça e muita humildade. Ele está encantado com o clube e o clube vai ficar encantado com ele.»

Água e só água, mesmo numa festa de aniversário

Os 22 anos de Otamendi até podiam convidar ao desassossego, à incursão ao lado mais boémio da vida. Mas não, nada disso. Segundo nos conta Martin Sendoa, o internacional argentino é obcecado com a sua boa forma física, não sai à noite e não toca em álcool. Nem mesmo em momentos de celebração.

«Fomos ao aniversário da esposa do Mariano Gonzalez, todos beberam um pouco de champanhe, mas o Nico não. Água, água, água. Começaram a brincar com ele, mas nem assim. Puxou-me ao lado e disse: Martin, estou no Porto para triunfar e vou triunfar. Este é o melhor retrato que posso fazer dele.»

In "maisfutebol.iol.pt"

F. C. Porto com margem máxima

O F. C. Porto continua imparável. À sexta jornada, é a primeira vez que o líder da Liga goza de uma vantagem tão grande em relação ao segundo classificado. São sete pontos de distância. Caso único desde 1995/96, quando os triunfos passaram a valer três pontos.

A contabilidade do F. C. Porto é simples: seis jogos, outras tantas vitórias e a liderança folgada no campeonato. São sete pontos de vantagem sobre a Académica, o Braga e o Vitória de Guimarães, os mais directos perseguidores. O triunfo sobre o Olhanense (2-0) projectou o dragão para horizontes ainda mais destacados e surgiu como uma boa janela de oportunidade face ao deslize dos vimaranenses em Coimbra, onde perderam a segunda posição isolada. Como consequência, o fosso aumentou de quatro para sete pontos.

Desde que as vitórias valem três pontos, a partir da época 1995/96, o F. C. Porto de Jesualdo Ferreira gozava do estatuto de ser o líder mais folgado à sexta jornada. Em 2007/98 também só somava vitórias e tinha cinco pontos de vantagem em relação ao Marítimo, na altura o segundo classificado. Mas André Villas-Boas já bateu a margem máxima do agora treinador do Málaga e continua na peugada de outros recordes pessoais em arranques da Liga.

Perto de igualar Jesualdo

Na visita ao terreno do Vitória de Guimarães (de hoje a uma semana, 21.15 horas, TVI), ou seja, já na próxima jornada, o jovem treinador portista pode igualar Jesualdo Ferreira e somar a sétima vitória seguida no início da Liga. O registo remonta precisamente à época 2007/08, quando a marcha do professor só foi interrompida, em casa, diante do Belenenses (1-1). Mas André Villas-Boas já disse que não está obcecado em bater recordes. Nesse aspecto, há que ressalvar os 13 triunfos seguidos de Miguel Siska (1939/40), que se traduzem no melhor arranque de sempre da história do F. C. Porto. Será possível batê-lo?

Adversários jogam fora

A verdade é que na próxima jornada, o F. C. Porto tem um jogo difícil e pode aumentar (ou não) o fosso pontual em relação aos concorrentes. Joga no terreno do Vitória de Guimarães, um dos segundos classificados, e tem a possibilidade de deixar um rival directo ainda mais afastado. Os outros dois adversários nestas contas actuam fora de portas. O Braga desloca-se ao reduto do Benfica, um jogo difícil até pela animosidade acesa entre as duas equipas, enquanto a Académica defronta o União de Leira, uma espécie de dérbi da zona centro e que transporta alguma rivalidade entre os dois emblemas.

Benfica a nove pontos

Por razões históricas, o Benfica é o grande rival do F. C. Porto e a classificação é bastante clara: à sexta jornada, os encarnados têm menos nove pontos em relação aos dragões. Desde 1995/96, quando as vitórias passaram a valer três pontos, esta não é a maior diferença entre ambos nos seis primeiros jogos. Em 1997/98, os azuis e brancos tinham 16 pontos, enquanto as águias apenas amealharam seis. Portanto, havia uma diferença de dez entre os dois.

O F. C. Porto está bem lançado, mas como lembrou André Villas-Boas, depois do jogo com o Olhanense, o Braga ganhou sete desafios a abrir o campeonato, na época passada, e não foi campeão. Mas os dragões têm outro traquejo e gozam de uma maior vantagem pontual...

in "jn.pt"

António Jesus faleceu quando chegava a casa

António Jesus, treinador do Espinho, faleceu, ontem, domingo, logo após o jogo com o Boavista.

Quando chegava a casa, por volta das 20 horas, caiu na rua fulminado por um ataque cardíaco.

Uma equipa médica tentou reanimá-lo, mas quando chegou ao hospital de Espinho já se encontrava sem vida.

O antigo guarda-redes do Varzim, Guimarães, Leixões e Chaves tinha 55 anos e contava com sete internacionalizações. Como treinador orientou o Chaves, o Paços de Ferreira, o Covilhã e o Tondela. O funeral deve realizar-se amanhã

PS - presto desta forma a minha homenagem ao eterno guarda redes do chaves.

Villas Boas não surpreende Vítor Baía

Vítor Baía não está surpreendido com a forma como André Villas Boas tem guiado o FC Porto a um excelente arranque de época, com nove vitórias nos nove primeiros jogos oficiais da temporada.

O antigo dirigente dos "azuis-e-brancos", à margem de uma visita no âmbito da sua Fundação ao Agrupamento Vertical das Escolas de Baguim, mostrou-se "contente" pelas qualidades evidenciadas pelo jovem técnico, que em muito ajudam os "dragões".

"Estou contente. O FC Porto está a ganhar e não me surpreende o trabalho do Villas-Boas, é um trabalho normal naquela casa. E espero é que o FC Porto continue a ganhar. Não desejo o mal dos outros, para depois poder aparecer como salvador da pátria. O meu desejo é que o FC Porto continue neste caminho, a ganhar", afirmou.

De resto, Baía explicou o porquê do abandono do cargo de Director de Relações Externas portista: " cargo estava vazio de conteúdos e não havia espaço para mim no futebol. E porque gosto muito do clube, decidi sair. Não saí com mágoa".

in "rr.pt"

Hulk já igualou número de golos da última Liga!

.
Vertiginoso e cintilante: Hulk destaca-se claramente neste ditatorial FC Porto, e à sexta jornada da Liga Zon Sagres, já igualou o número de golos conseguido ao longo de toda a temporada passada (5).

Não é preciso usar muito a imaginação nem a estatística global: o futebol é um desporto colectivo, mas o arranque delirante de um individualista como Hulk explica desde já uma boa parte do tremendo sucesso que o FC Porto está a ter, somando 10 vitórias em igual número de jogos!

Na prática, e com apenas seis rondas decorridas da Liga, Hulk já igualou o máximo de golos que obteve a época passada nesta competição. Traduzido à letra, precisou de apenas um terço dos jogos e dos minutos para igualar a marca da temporada passada, como se sabe, enfraquecida nos números pela longa paragem a que foi sujeito devido ao «caos» do túnel da Luz.

Mas esse sopro quente que embala o Dragão de Villas Boas quer dizer muito, quer dizer quase tudo: Hulk está, realmente, na melhor fase de sempre desde que chegou a Portugal, e o alongamento desta primeira análise parcial a todas as competições sublinha com ainda maior vigor a força dos números. Hulk, afinal, está a somente dois golos de igualar o seu máximo de uma temporada lusa.
 
in "abola.pt"