sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"Kléber já visitou Neerpede"


Herman Van Holsbeeck reconhece visita de Kléber às instalações do clube e não esconde que já há acordo com o avançado, tal como O JOGO adiantou
O futuro de Kléber está traçado, ou pelo menos, tem destino, mal o FC Porto chegue a acordo com uma alternativa a Jackson Martínez. "Ele já visitou Neerpede", confirmou Herman Van Holsbeeck, director-geral do Anderlecht, em entrevista ao jornal belga "Le Soir", repetindo as mesmas palavras que O JOGO reproduz na sua edição desta sexta-feira. Kléber não só esteve nas instalações do Anderlecht, como conversou com John van den Brom, treinador do clube, antes dos "mauves" seguirem para estágio na Turquia.

Van Holsbeeck reconheceu até haver um princípio de acordo negociado entretanto com o avançado brasileiro. "Propusemos um empréstimo até janeiro de 2014, com opção de compra", reforçou, demarcando-se contudo da cláusula de rescisão de 40 milhões de euros que blindava Kléber até aqui.

in "ojogo.pt"

Drulovic: «É um dos melhores clássicos do Mundo»

ANÁLISE DO EX-JOGADOR DO PORTO E BENFICA


Drulovic conhece o "peso" das camisolas do FC Porto e do Benfica e sabe bem a importância do clássico que vai marcar a 14.ª jornada do campeonato. As águias recebem os dragões no domingo, às 20H15, e o ex-jogador sérvio, atual selecionador de Sub-19 do seu país, prefere cautela na hora de fazer prognósticos.

"Será 50/50. São as duas melhores equipas portuguesas neste momento, as únicas que lutam para o título. Não há favoritos. O FC Porto costuma jogar bem na Luz, mas o Benfica está bem. Muitas vezes, nestes jogos, ganha a equipa que marca primeiro, mas será muito dividido", afirmou à Rádio Renascença, reconhecendo a sua "divisão" por ter jogado nos dois clubes.

"Coração dividido? Gosto sobretudo de ver futebol. E as equipas tudo farão para mostrar que este é um dos melhores clássicos do Mundo".

in "record.pt"

Vítor Pereira: "Atenção aos bloqueios"

Vítor Pereira recorda mão de Cardozo no último clássico, volta a falar dos bloqueios e garante que o Benfica não vai ter vida fácil no domingo...


Vítor Pereira regressou ontem à temática dos bloqueios dos jogadores do Benfica nas bolas paradas, repetindo o pedido de atenção à equipa de arbitragem para esses lances.

"Espero num árbitro atento a esses bloqueios. Quero recordar que impedir o movimento dentro da área deve ser penalizado. Depois, tenho lido e ouvido durante os últimos meses que o último campeonato foi decidido com um golo em fora-de-jogo do Maicon. No entanto, toda a gente branqueia o jogo de voleibol do Cardozo dentro da área, que nos daria uma grande penalidade".

O treinador do FC Porto usou da ironia para continuar a criticar as análises dos "entendidos de futebol", que tratam de colocar sempre o Benfica "num momento brilhante" antes dos clássicos.

"Este jogo chega num contexto engraçado. Normalmente, quando vamos à Luz, e segundo os entendidos, o Benfica está num nível elevadíssimo, a jogar um futebol espetacular, único em Portugal. Tem sido este o contexto que normalmente encontramos antes destes jogos. Se calhar, por ironia do destino, o FC Porto acaba por chegar à Luz e ganhar. Dizem que o Benfica está em grande, que é brilhante, e que o FC Porto tem sido intermitente... Bem, nem quero imaginar como jogaremos quando tivermos todo o plantel à nossa disposição. No fundo, é mais uma história que se repete: o FC Porto vai à Luz num momento menos bom e o Benfica está num nível muito grande. Isto, claro, a avaliar pelas críticas dos entendidos", afirmou.

Vítor Pereira afirmou ainda que este jogo vale os "mesmos três pontos da partida com o Nacional", antes ainda de garantir que o Benfica vai encontrar muitas dificuldades pela frente. "Queremos ganhar e tenho a certeza de que não vai ser um jogo fácil para o nosso adversário, apesar de jogar em casa. Acreditamos no nosso jogo e vamos confiantes na conquista dos três pontos", concluiu.



"Benfica está na Champions?"


Na antevisão do clássico, Vítor Pereira respondeu a Jorge Jesus, que tinha dito que era uma vantagem o Benfica ainda estar em todas as competições...

Vítor Pereira afirmou esta sexta-feira que não percebeu a afirmação de Jorge Jesus que, há uns dias, e em jeito de indireta para o Dragão, tinha afirmado que o facto do Benfica ainda estar envolvido em todas as competições era uma vantagem. 

"Mas eles não estão na Liga dos Campeões... Eu, pelo menos, não conheço o adversário do Benfica na Champions. No ano passado caímos para a Liga Europa e assumimos que falhámos. Não entendi muito bem essa afirmação, mas também não fui eu que a disse", afirmou.

Apesar da resposta ao treinador do Benfica, Vítor Pereira soltou elogios a Jorge Jesus quando foi convidado a avaliar a sua capacidade técnica. "Reconheco-lhe competência e qualidade do seu trabalho. Aliás, não tive nenhum problema em reconhecer no passado que já estive mal com ele, numa altura em que não fui correto. Pedi-lhe pessoalmente desculpa por esse momento menos bom da minha parte. Agora, posso dizer ainda que tem a sua ideia de jogo e que é o treinador competente", explicou, antes de avançar com o resultado que procura na Luz - a "vitória" - e de mandar mais uma indireta.

"Estamos num clube extremamente exigente e esse grau de exigência não nos permite pensar no empate. Por exemplo, não estou a ver a nossa massa associativa a receber-nos com aplausos no aeroporto depois de termos sido eliminados na Liga dos Campeões... Sou ambicioso e vamos jogar na Luz como sempre o fizemos. Vamos tentar impor o nosso jogo e ganhar".

in "ojogo.pt"

Deco quer despedir-se no Dragão


Ainda não sabe quando terminará a carreira, mas gostava de o fazer com um jogo entre o Fluminense e o FC Porto, confessou em entrevista ao Globosporte.
Deco revelou, numa entrevista ao Globosporte, que ainda não tem uma data concreta para terminar a carreira - "só pensarei nisso no final de 2013" -, mas já sabe como gostava de celebrar a despedida dos relvados.

"Gostava de fazer uma despedida no Porto, porque é um clube que me deu tudo, principalmente no início. Já o Fluminense é o clube que me marcou, que me deu a oportunidade de voltar ao meu país, que me recebeu de portas abertas e onde sou respeitado pelos adeptos. Também não esqueço o Barcelona, onde fui muito feliz, e o próprio Chelsea... também seria um jogo interessante", afirmou o médio.

Para já, no entanto, Deco ainda não sabe quando vai terminar a carreira: "É difícil dizer que vai ser o último ano... Se disser algo definitivo agora, corro o risco de ter de voltar atrás depois, e eu não gosto disso. Vou analisar a temporada, como fiz no ano passado. Preciso ver se vou estar bem, se vou ter capacidade para fazer uma boa época. Em 2012, deixei as coisas acontecerem, vi que tinha condições de jogar mais um ano, que me sentia bem e tomei a decisão. Vou fazer a mesma coisa agora".

Antes de se despedir dos relvados, o médio de 35 anos ainda tem mais um objetivo. "Se conseguir ganhar esta Libertadores com o Fluminense, não faltaria nada na minha carreira em termos de clube. Mas, se não ganhar, também não será uma frustração", concluiu.

in "ojogo.pt"

OBRIGAÇÃO DE MOSTRAR "UM BOM JOGO"


O FC Porto Vitalis recebe este sábado (19h30) o Avanca, em encontro da 17.ª jornada da primeira fase do Andebol 1, que regressa após a paragem de Natal e Ano Novo. O adversário subiu esta época à primeira divisão e está no penúltimo lugar da tabela, mas Sérgio Rola não pensa em facilidades e prefere sublinhar a necessidade de mostrar "um bom jogo" aos adeptos.

"Depois de uma paragem, este jogo é importante para entramos bem no novo ano e continuar a imprimir o nosso ritmo de jogo. Vamos a jogar em casa perante os nossos adeptos e temos de mostrar um bom jogo e ganhar bem. Vamos pensar primeiro na vitória e depois em outras coisas", declarou o ponta-direita ao Porto Canal e www.fcporto.pt, desvalorizando a hipótese dos portistas aproveitarem os 60 minutos para fazer algumas experiências.

Durante a interrupção da competição, o FC Porto disputou o Limburgse Handbal Dagen, torneio holandês que venceu pela segunda vez. "Foram jogos com qualidade, em que estivemos bem, e espero que o plantel venha com esse ritmo para o resto do campeonato", declarou Sérgio Rola. Em termos individuais, o andebolista de 23 anos frisa que pretende "ajudar a equipa a conquistar vitórias e chegar ao final em primeiro lugar".

O FC Porto é o actual líder do Andebol 1, com 46 pontos, mais um do que o segundo classificado, o Benfica.


in "fcp.pt"

"SENTIMOS OS JOGADORES MAIS PRÓXIMOS DA EQUIPA A"


Rui Gomes fez esta sexta-feira um ponto da situação do FC Porto B, terminada a primeira volta e antes de receber o Tondela. Manter o trajecto de crescimento e continuar fazer evoluir os jogadores é o desafio do treinador da equipa.

Que balanço faz da primeira volta do campeonato?
Temos um trajecto de crescimento, que é traduzido pelos pontos que fizemos. Lembro-me que nas primeiras 11 jornadas fizemos oito pontos e nas últimas dez fizemos 19, o que significa mais do dobro que tínhamos feito nas primeiras 11. Isto significa que estamos num sentido de crescimento. O que perspectivo e o que gostaria que acontecesse nesta segunda volta é que o nosso padrão seja mais nesse sentido e se conseguirmos isso faremos uma segunda volta melhor e terminaremos numa posição acima da que ocupamos actualmente.

A equipa A condiciona a equipa B?
A nossa equipa está sempre condicionada pelos mais altos interesses do clube, seja em que sentido for. Seja no sentido de nós providenciarmos jogadores que possam ser escolhas da equipa A, seja no sentido inverso, de nós fornecermos um espaço para jogadores da equipa A virem jogar connosco, são as contingências deste projecto, sabíamos que isso ia acontecer desde o início e não é isso que nos impede de apresentarmos uma equipa competitiva no domingo.

Quando é que um jogador transita para a equipa A?
Não faço ideia. Gostaria que isso acontecesse, como é óbvio, mas não tenho elementos. É o mister Vítor Pereira que decide, agora o facto de sentirmos de mais jogadores estarem próximos da equipa A isso é algo que nos satisfaz.

O Caballero está pronto a jogar?
O Caballero acabou de chegar. É um jovem, muito jovem, tem 18 anos, não conhece sequer o nome dos colegas, mas está numa fase de adaptação, é um jogador que sabemos tem bastante potencial e queremos fazê-lo crescer. Não é um jogador que esteja no imediato preparado para jogar ao nível que nós estamos a competir, mas esperamos que a muito breve prazo isso seja uma realidade e isso seja possível. Porque lançarmos um jogador sem que sintamos que está preparado para cumprir o que é esperado por todos também não me parece muito inteligente da nossa parte. Temos de esperar pelos momentos certos e quando isso acontecer o Caballero vai poder demonstrar aquilo que vale.

E o Sebá está preparado para jogar pela equipa A?
Está claramente preparado, já tinha tido noutros dois jogos a possibilidade de jogar pequenos períodos de tempo, tem vindo a treinar com alguma regularidade na equipa A, daquilo que nós avaliamos do desempenho na equipa B não tinha dúvidas que seria capaz de dar uma resposta positiva e assim aconteceu.

Para alguns jogadores não será mais fácil jogar na equipa principal do que na B?
É difícil dizê-lo. Compreendo a pergunta, de facto a forma de jogar de uma e outra divisão são diferentes, mas cada uma delas representa dificuldades muito próprias e todas elas são muito exigentes para qualquer jogador da equipa B. Agora, também são muito estimulantes. Um jogador da equipa B jogar sustentado na equipa A permite naturalmente estar mais tempo em processo ofensivo, mais tempo perto da baliza adversária, estar mais tempo envolvido com aquilo que faz melhor, isso é bom, por outro lado o nível organizativo das equipas da 1.ª divisão é superior e isso representa maior dificuldade. Na nossa divisão, na Segunda Liga, as dificuldades são muitas, porque as equipas também se organizam bastante bem, chegamos menos vezes à frente, é um jogo se calhar mais exigente para os jogadores da frente, porque têm de defender, têm de ajudar a equipa noutros momentos. Quer num, quer noutro contexto acho que há dificuldades, complexidade, o que é bom para os jogadores crescerem.


in "fcp.pt!

Inter não esquece Fernando


Com a reabertura do mercado de transferências, o nome de Fernando voltou a ser apontado ao Internazionale, clube que no verão tentou contratar o médio ao FC Porto.
De acordo com a Gazzetta dello Sport, o médio brasileiro está na lista de alvos da equipa orientada por Andrea Stramaccioni, podendo voltar a ser companheiro de Álvaro Pereira e Fredy Guarín, jogadores que trocaram o Dragão pelo Giuseppe Meazza.

No entanto, ainda de acordo com a mesma fonte, Fernando não está sozinho nessa lista, sendo que Jaime Valdés, chileno que já representou o Sporting, é outra das possibilidades para reforçar o Internazionale.


in "zerozero.pt"

"Caballero precisa de tempo"


Jovem paraguaio vai começar aventura em Portugal pela equipa B. O treinador Rui Gomes pede "tempo" para o avançado...
Mauro Caballero voltou a treinar na manhã desta sexta-feira com a equipa B, juntando-se aos companheiros que terá nesta sua primeira aventura europeia. Rui Gomes, treinador da segunda equipa dos dragões, explicou que o avançado de 18 anos ainda não está pronto para começar a jogar.

"O Caballero está a começar agora e ainda nem sequer conhece o nome dos companheiros de equipa. Ele precisa de tempo para se adaptar a uma nova realidade", referiu o treinador, que voltou a reforçar a ideia de que o avançado não será uma opção a curto prazo.

"Colocá-lo a jogar neste momento seria pouco positivo para ele. Primeiro precisa de conhecer melhor o clube e identificar-se com a equipa, para depois aparecer a jogar no momento certo", explicou.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira regista vitória, derrota e empate frente ao Benfica


Depois de orientar Sanjoanense, Sporting Espinho e Santa Clara, o técnico assumiu o comando dos dragões no início da época passada, tendo defrontado as águias em três ocasiões, que se saldaram numa vitória, numa derrota e num empate.

Este equilíbrio frente ao Benfica e, ao mesmo tempo, com Jorge Jesus, fica ainda mais vincado com os números finais dos três jogos, em que os dois rivais faturaram o mesmo número de golos (sete).

Vítor Pereira, que levou os azuis e brancos ao bicampeonato, manteve a invencibilidade até ao último encontro entre as duas equipas, disputado a 20 de março do ano passado, quando o Benfica recebeu e venceu o FC Porto por 3-2, apurando-se para a final da Taça da Liga.

No entanto, a primeira derrota frente aos encarnados havia sido antecedida da primeira vitória, ocorrida 18 dias antes, a contar para a Liga.

Após ter perdido a liderança da competição, Vítor Pereira viria a reconquistá-la nesse clássico da 21.ª jornada, em que o FC Porto foi à Luz vencer por 3-2, graças a um golo irregular de Maicon, a três minutos do fim.

Já a estreia do técnico, de 44 anos, aconteceu em setembro de 2011, à sexta jornada dessa mesma edição da Liga, e terminou com uma igualdade 2-2, no Estádio do Dragão, numa altura em que águias e dragões andavam "colados" no topo da classificação.

Além destes três jogos, Vítor Pereira já havia defrontado o Benfica, de Jorge Jesus, num encontro de caráter particular, disputado nos Açores.

No dia 13 de novembro de 2009, quando o treinador ainda orientava o Santa Clara, da Segunda Liga, os lisboetas deslocaram-se ao Estádio de São Miguel para disputar o "Troféu Pauleta", vencendo por 5-3 nas grandes penalidades, após o 1-1 no tempo regulamentar.

Por outro lado, apesar de um historial de confrontos ainda pouco vasto enquanto treinador principal, Vítor Pereira coadjuvou André Villas-Boas na bem sucedida época de 2010/11, em que o FC Porto venceu quatro dos cinco embates com o Benfica, dois dos quais no reduto do rival.

O clássico entre Benfica e FC Porto, a contar para a 14.ª jornada da Liga, está marcado para domingo, às 20H15, no Estádio da Luz.

in "record.pt"

O encanto da primeira vez

MELHOR EXIBIÇÃO DE IZMAILOV CONTRA O BENFICA


Foram 55 minutos de grande qualidade que Izmailov não mais conseguiu repetir ao longo de cinco épocas e meia. Neste período de tempo, sempre ao serviço do Sporting, o agora portista enfrentou os encarnados em seis ocasiões, adversário que pode reencontrar no domingo. Ironicamente, foi na estreia que o russo assustou verdadeiramente as águias.

A 16 de abril de 2008, Izmailov entrou em campo aos 35 minutos da partida com o Benfica, a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Por essa altura, os encarnados já venciam por 2-0, mas, com o russo em campo, o Sporting acabou por vencer por 5-3 – Izmailov alterou o rumo da partida e terminou a sua exibição a assistir Derlei para o último golo verde e branco. Depois de uma primeira vez de encantar, nunca mais o extremo foi importante em dérbis de Lisboa – disputou os seis na sua antiga casa, Alvalade – e despediu-se do Sporting precisamente frente ao Benfica, em dezembro último.

Curiosamente, o extremo mostrou mais qualidade nos clássicos com o FC Porto: em 13 jogos contra os dragões, Izmailov apontou quatro golos – dois deles deram ao Sporting uma Taça de Portugal (2009/10) e uma Supertaça Nacional (2007/08) – e fez três assistências.

in "record.pt"

Caballero arranca na equipa B

JÁ COMEÇOU A TRABALHAR ÀS ORDENS DE RUI GOMES


Contratado como aposta para o futuro, Mauro Caballero começou a trabalhar quinta-feira de manhã no Olival, integrado na equipa B dos dragões. Conforme estava previsto, o paraguaio, de 18 anos, será enquadrado num plano de crescimento junto da formação orientada por Rui Gomes, à semelhança de outros jovens que os portistas receberam no arranque da temporada, estando, no entanto, em ligação estreita com o plantel principal.

O “goleador”, conforme fez questão de se definir, vai vestir a camisola 39, mas a chamada à equipa ainda terá de esperar. É que o último encontro oficial que disputou remonta a outubro do ano passado, no Torneio Clausura, pelo Libertad. Três meses sem competição que o vão obrigar a uma espécie de pré-época acelerada, situação que não preocupa os responsáveis portistas, dado que a integração do paraguaio será feita de forma progressiva.

Depois de ter assistido ao FC Porto-V. Setúbal, da Taça da Liga, e conhecido os cantos à casa, Maurito será agora confrontado com o modelo de jogo da equipa, bem como outros princípios que têm sido trabalhados na formação secundária, de forma a que os jogadores estejam aptos a entrar no grupo liderado por Vítor Pereira, seguindo os exemplos de Sebá, Tozé ou Dellatorre.

Sexta-feira de manhã já será possível ver o paraguaio em ação, já que o treino da equipa B será aberto no último quarto de hora. O avançado participa na preparação para o jogo com o Tondela, mas ainda não poderá dar o seu contributo dentro das quatro linhas. Isso fica para mais tarde.

in "record.pt"

Investimento à vista em Sebá


Sebá ainda não é dragão de corpo inteiro, mas poderá ser muito em breve. O avançado brasileiro, emprestado pelo Cruzeiro até ao final da temporada, terá convencido de vez o emblema azul e branco que agora estará na disposição de antecipar o direito de opção que lhe assiste. 

O único óbice, mas que será contornável, tem naturalmente a ver com os valores fixados pelo seu passe: cinco milhões de euros. 

Com chamadas mais frequentes ao plantel principal, o avançado dos bês cumpriu um jogo na Taça de Portugal (Santa Eulália) e já dois na Taça da Liga, com o Nacional e V. Setúbal, este último, na quarta-feira, pela primeira vez a tempo inteiro. 


in "abola.pt"

HULK CONFIANTE PARA O CLÁSSICO "Mesmo sem o James, o FC Porto ganha"


O Incrível revela não duvidar que a sua antiga equipa vai voltar a fazer a festa na Luz e diz que Varela e Jackson decidirão o clássico, diminuindo o problema que é não haver James.
Hulk viaja amanhã para os Emirados Árabes Unidos, onde o Zenit vai realizar um estágio, e já colocou um lembrete no telemóvel para não deixar passar a hora do clássico. Pela televisão ou através da internet, vai torcer por fora por aquela que ainda trata como a sua equipa. Afinal fez três jogos no início da época e também terá direito a faixa caso o FC Porto renove o título. Mesmo sem James, o Incrível acredita no triunfo porque, diz a O JOGO, o segredo para o sucesso está no coletivo e na união do grupo. Jackson e Varela são as suas apostas para resolver a partida que, espera, lhe vai valer uma bela jantarada.

Já fez alguma aposta com Witsel para o clássico?

Ainda não, mas vou fazer. Vamos ganhar, de certeza, e ele vai ter de me pagar um jantar. No sábado [amanhã] vamos para os Emirados Árabes Unidos, para o estágio do Zenit, e parece-me um bom sítio para ele pagar o jantar. Talvez depois de um treino, se o míster der uma folguita. Não tenho a certeza se vou conseguir ver o clássico, mas se não seguir em direto na televisão, vou acompanhar pela internet e ficar a torcer pelo FC Porto.

in "ojogo.pt"

Dragões vendem Souza ao Grémio

Médio vai assinar um contrato de quatro anos com o clube brasileiro, onde esteve por empréstimo do FC Porto.


Ponto final nas negociações entre o FC Porto e o Grémio: Souza vai ser jogador do clube brasileiro durante os próximos quatro anos, informou Rui Costa, diretor executivo do emblema de Porto Alegre. O médio é esperado esta sexta-feira para assinar contrato e O JOGO confirma que esse será o dia em que o negócio ficará definitivamente fechado. 

"Falta só a questão contratual. Nunca houve possibilidade de empréstimo. Nós adquirimos os direitos económicos. Ele é património do clube", referiu o dirigente à Rádio Gaúcha.

O FC Porto pediu inicialmente cerca de dez milhões de euros pelo passe do jogador e o Grémio ofereceu três milhões por metade do passe. O JOGO pode garantir que a transferência será feita por um valor superior a três milhões. 


in "ojogo.pt"

Danilo "ao máximo" para o primeiro clássico


Lateral deixou já um olhar sobre o clássico de domingo com o Benfica, que será, caso jogue, o primeiro da carreira.
Depois de carimbada a passagem às meias-finais da Taça da Liga, no FC Porto já se prepara o clássico com o Benfica. Danilo, lateral dos dragões, utilizou a rede social Twitter para deixar já um olhar sobre o grande jogo de domingo. 

"Hoje o dia foi de descanso, em recuperação do jogo de ontem com o Vitória de Setúbal! Já em vista do clássico de domingo, recuperar ao máximo", escreveu o brasileiro. 

Refira-se que, salvo algum problema de última hora ou por decisão de Vítor Pereira, Danilo irá defrontar o Benfica pela primeira vez na carreira. 

in "ojogo.pt"

Assistência de Atsu na vitória do Gana


Extremo dos dragões entrou em campo na segunda parte e fez o passe para o terceiro e último golo ganês frente ao Egito.
O portista Atsu fez a assistência para o terceiro golo do Gana frente ao Egito, jogo particular disputado em Abu   O extremo entrou em campo aos 66' e contribuiu para um triunfo tranquilo (3-0) na preparação para a Taça das Nações Africanas. 

Agyemang-Badu colocou a equipa ganesa em vantagem aos 18 minutos e, já na segunda parte (54'), Boakye ampliou para 2-0. Asamoah Gyan fechou as contas a passe de Atsu, a sete minutos dos 90. 

in "ojogo.pt"