sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vítor Pereira regista vitória, derrota e empate frente ao Benfica


Depois de orientar Sanjoanense, Sporting Espinho e Santa Clara, o técnico assumiu o comando dos dragões no início da época passada, tendo defrontado as águias em três ocasiões, que se saldaram numa vitória, numa derrota e num empate.

Este equilíbrio frente ao Benfica e, ao mesmo tempo, com Jorge Jesus, fica ainda mais vincado com os números finais dos três jogos, em que os dois rivais faturaram o mesmo número de golos (sete).

Vítor Pereira, que levou os azuis e brancos ao bicampeonato, manteve a invencibilidade até ao último encontro entre as duas equipas, disputado a 20 de março do ano passado, quando o Benfica recebeu e venceu o FC Porto por 3-2, apurando-se para a final da Taça da Liga.

No entanto, a primeira derrota frente aos encarnados havia sido antecedida da primeira vitória, ocorrida 18 dias antes, a contar para a Liga.

Após ter perdido a liderança da competição, Vítor Pereira viria a reconquistá-la nesse clássico da 21.ª jornada, em que o FC Porto foi à Luz vencer por 3-2, graças a um golo irregular de Maicon, a três minutos do fim.

Já a estreia do técnico, de 44 anos, aconteceu em setembro de 2011, à sexta jornada dessa mesma edição da Liga, e terminou com uma igualdade 2-2, no Estádio do Dragão, numa altura em que águias e dragões andavam "colados" no topo da classificação.

Além destes três jogos, Vítor Pereira já havia defrontado o Benfica, de Jorge Jesus, num encontro de caráter particular, disputado nos Açores.

No dia 13 de novembro de 2009, quando o treinador ainda orientava o Santa Clara, da Segunda Liga, os lisboetas deslocaram-se ao Estádio de São Miguel para disputar o "Troféu Pauleta", vencendo por 5-3 nas grandes penalidades, após o 1-1 no tempo regulamentar.

Por outro lado, apesar de um historial de confrontos ainda pouco vasto enquanto treinador principal, Vítor Pereira coadjuvou André Villas-Boas na bem sucedida época de 2010/11, em que o FC Porto venceu quatro dos cinco embates com o Benfica, dois dos quais no reduto do rival.

O clássico entre Benfica e FC Porto, a contar para a 14.ª jornada da Liga, está marcado para domingo, às 20H15, no Estádio da Luz.

in "record.pt"

Sem comentários: