quinta-feira, 2 de setembro de 2010

F.C. Porto: Hulk já partiu para se juntar à selecção do Brasil

Hulk já abandonou os trabalhos do F.C. Porto para se juntar à selecção do Brasil. O avançado, a atravessar um grande momento de forma, espera agarrar a oportunidade neste regresso à «canarinha», agora orientada por Mano Menezes.

O plantel portista continua a treinar diariamente, apesar da pausa na competição, motivada pelos compromissos das selecções nacionais. Falcao, Beto, Rolando, João Moutinho, Ukra e Castro foram chamados para representar as respectivas selecções.

André Villas-Boas vai preparando a difícil recepção ao Sp. Braga, na próxima jornada da Liga. Varela, Sapunaru e Guarín efectuaram tratamento, ao passo que James Rodriguez ficou confinado ao ginásio. Os dois primeiros, tal como James, esperam recuperar a tempo do embate com os arsenalistas.

Mariano González cumpre um programa de tratamento e ginásio, ainda sem regresso à vista.

in "maisfutebol.iol.pt"

Bétis: Miguel Lopes já treina e até pode ser convocado

Miguel Lopes já treinou esta quinta-feira no Bétis, antes de realizar os exames médicos e ser apresentado como reforço para esta temporada da equipa do escalão secundário espanhol.

O futebolista não demorará muito a ser integrado no onze por Pepe Mel, uma vez que o habitual dono do lugar Isidoro encontra-se com sobrecarga muscular. Tudo indica até que o lateral-direito emprestado pelo F.C. Porto seja já convocado para o jogo do próximo sábado frente ao Recreativo de Huelva.

in "maisfutebol.iol.pt"

"Souza tem muito talento"

Souza tem sido uma das principais revelações do FC Porto neste arranque de temporada. O médio começou por deixar bons pormenores ainda na pré-temporada, mas é com os jogos a sério que se tem vindo a impor de uma forma consistente na equipa. Foi titular apenas uma vez - recepção ao Genk -, embora tenha sido utilizado em todas as partidas que se seguiram à vitória na Supertaça. Pelo meio, até marcou um golo - e que golo! - na Bélgica, apesar de ter tratado logo de avisar que não era essa a sua maior virtude. Para já, parece ter ganho vantagem sobre Rúben Micael na luta por um lugar no meio-campo, numa competição interna para a qual também estão incluídos João Moutinho e Belluschi, assim como Guarín e Castro. Souza arrancou bem a época e até parece ser a primeira opção de André Villas-Boas na hora de mudar a configuração do meio-campo.

Do outro lado do Atlântico, chegam elogios para o internacional sub-20 de um dos mais categorizados e polémicos jogadores dos últimos tempos; Edmundo, avançado e antigo internacional brasileiro (participou em 39 jogos pela selecção), conhecido pela alcunha de "Animal", foi companheiro de Souza no Vasco da Gama. Recorda que assistiu ao crescimento do médio e acrescenta que não está admirado com este sucesso prematuro. No entanto, não se esquece de sublinhar que Souza ainda não é um jogador acabado. "Ele tem muito talento, mas ainda era um pouco displicente em alguns momentos do jogo. Faço a comparação dele com o Ibson, que quando saiu para o FC Porto estava mais preparado e acabou por não ser bem-sucedido. Apesar disso, o Souza tem muita qualidade, bom passe, bom remate e ainda é alto", começou por explicar a O JOGO. Depois, falou-se da velha história: em que posição é que Souza rende mais? No lugar de trinco ou como médio de transição? Edmundo aposta na segunda. "Ele não é propriamente um jogador defensivo, porque aparece muito vezes na área adversária para finalizar. A afirmação definitiva no FC Porto vai depender, em primeiro lugar, dele próprio, e depois do treinador. Tudo depende, por exemplo, da continuidade que o treinador estará na disposição de lhe oferecer. É que sem continuidade será bem mais difícil", defendeu Edmundo. E, até ao momento, Souza tem aproveitado a continuidade de uma utilização regular na equipa para oferecer garantias de qualidade a André Villas-Boas. Sempre com a promessa de que o melhor ainda estará para chegar.

A vantagem de estar no clube ideal

Antes de viajar para Portugal, Souza recebeu alguns conselhos de Edmundo, o que não deixa de ser curioso, tendo em conta o passado conturbado do Animal. Mas recebeu-os, palavra de Edmundo. "Dei-lhe os conselhos normais, apesar de hoje em dia quando um jovem chega aos seniores já tem empresário e, muitas vezes, já está devidamente aconselhado. Mas disse-lhe que vai viver noutro ambiente, possivelmente sozinho, e que tudo isso vai ter influência no seu rendimento. Mas também lhe disse que o FC Porto é o clube ideal, porque tem uma estrutura de alto nível, joga grandes competições e em grandes estádios. Sinceramente, é o sonho de qualquer jogador." Depois, na conversa, procurou-se saber mais sobre a intimidade de Souza, como é que ele se comporta no dia-a-dia. Com naturalidade, Edmundo não quis adiantar grandes pormenores, apesar de ter deixado uma mensagem positiva para os adeptos do FC Porto. "Podem ficar descansados. Fora do campo ele é um bom menino e muito tranquilo", concluiu.

in "ojogo.pt"

Breves

Calendário


Os pontos críticos da agenda do FC Porto começam com o Braga e os escassos dois dias para preparar o jogo. Uma nova fase problemática surge entre a recepção no Estádio do Dragão ao Rapid de Viena, primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, e a deslocação à Madeira, três dias depois para defrontar o Nacional, um adversário sempre complicado, especialmente na Choupana. A seguir à recepção ao Olhanense, os azuis e brancos viajam para Sófia, na Bulgária, e regressam pressionados por uma deslocação a Guimarães ainda mais complicada de gerir a seguir a um jogo europeu que implica uma deslocação longa.

Selecções podem desgastar mas também motivam jogadores

Dos sete jogadores chamados para as selecções, Rolando, João Moutinho, Falcao e Hulk têm sido titulares na equipa de Villas-Boas, logo estão sujeitos a maior desgaste físico nesta altura da época. Beto, Castro e Ukra não têm esse problema. Por outro lado, a representação dos respectivos países funciona como motivação suplementar. Hulk, por exemplo, vai somar a terceira internacionalização pelo Brasil.

À lupa


Menos dias

Habituado à Liga dos Campeões, prova disputada à terça ou quarta-feira, esta época o FC Porto está na Liga Europa, com partidas sempre à quinta-feira, e isso pode implicar menos um dia de recuperação para o jogo seguinte. Caso não seja possível adiar o jogo do fim-de-semana, a equipa fica apenas com dois dias de recuperação. O que é pouco.

Deslocações

Durante o mês de Setembro o FC Porto tem dois jogos na Liga Europa no calendário e o curioso da questão é que a seguir a eles tem duas deslocações consideradas tradicionalmente complicadas. A seguir à estreia na prova europeia, ou seja, na recepção ao Rapid de Viena no dia 16, a equipa de Villas-Boas viaja três dias depois para a Madeira, para defrontar o Nacional. No final do mês passa-se a mesma coisa. O FC Porto defronta o CSKA de Sófia na Bulgária e no dia 3 de Outubro joga novamente fora, desta vez com o Guimarães.

Ausências

Ontem, no regresso aos treinos, André Villas-Boas trabalhou apenas com 15 jogadores, contando já com dois guarda-redes. As selecções e as lesões tiraram-lhe 11 jogadores, uma equipa inteira. Hoje fica sem mais um: Hulk viaja para Barcelona para se juntar à selecção brasileira.

Competições

Setembro marca a estreia do FC Porto na Liga Europa com dois jogos, um em casa e outro fora. No plano interno, a equipa de André Villas-Boas tem três jogos do campeonato durante o mesmo período. O FC Porto lidera a classificação só com vitórias.

Rotação

Com um elevado número de jogos em poucos dias (cinco partidas em 23 dias) é provável que André Villas-Boas opte pela rotação de alguns jogadores, tanto mais que há casos clínicos para resolver e casos de sobrecarga de jogos. Uma matéria para confirmar daqui a algum tempo.

Estreias

Há jogadores para estrear, casos de Otamendi, James, Sereno, Rafa, Kieszek e Mariano, embora este não o possa fazer a curto prazo.

Otamendi e Walter em adaptação acelerada

Se a ausência de seis jogadores internacionais prejudica a preparação da equipa, por outro lado a paragem competitiva permite a André Villas-Boas integrar mais convenientemente o argentino Otamendi e o brasileiro Walter, rotinando-os e adaptando-os aos processos de jogo do FC Porto. O defesa-central foi o último a chegar e ainda não se estreou. Durante este mês é bem provável que André Villas-Boas lhe dê a primeira oportunidade. Walter continua o processo de adaptação, estando também a trabalhar a parte física. Para já, só foi utilizado durante oito minutos.

Cinco lesionados afectam preparação

A escassez de recursos humanos por estes dias não se resume apenas aos jogadores chamados para as selecções. É que André Villas-Boas não conta actualmente com cinco jogadores lesionados: Sapunaru, Guarín, James, Varela e Mariano. Ora, esta questão também levanta problemas na preparação do jogo com o Braga, daqui a uma semana e meia, bem como para o resto do mês de Setembro. Tirando Mariano, o objectivo dos portistas passa por recuperar os quatro restantes lesionados para a recepção aos bracarenses. Sapunaru, com uma entorse no tornozelo esquerdo (ainda ontem chegou ao Olival conduzido pela mulher), é o caso mais complicado, mas ainda assim passível de recuperação. Com muitos jogos em poucos dias, o treinador portista quer ter o máximo de opções disponíveis para poder rodar a equipa se for necessário.

in "ojogo.pt"

Dois dias para ensaiar o Braga

O calendário do FC Porto durante o mês de Setembro resume-se a cinco jogos em 19 dias, que vão obrigar André Villas-Boas a gerir várias situações, a começar já com a preparação do jogo com o Braga, cuja encontro foi antecipado para o próximo dia 11. Na primeira prova de fogo do técnico no campeonato, haverá que conjugar o regresso dos jogadores internacionais com a recuperação de um punhado de lesionados e dois escassos dias de treino para afinar o melhor onze. Entre os sete internacionais (Beto, Rolando, Moutinho, Castro, Ukra, Hulk e Falcao) e os cinco lesionados (Varela, Sapunaru, James, Mariano e Guarín), seis têm sido titulares nesta fase da temporada, pelo que André Villas-Boas pouco mais tem conseguido fazer do que trabalhar fisicamente e aproveitar esta paragem para que os jogadores mais atrasados na preparação, casos de Otamendi e Walter, possam encurtar a diferença para os que estão já a competir regularmente. Ontem, ainda com Hulk, eram quinze os jogadores à disposição...

Todos estes factores vão ser levados em conta para a preparação da recepção ao Braga, sem esquecer que no dia a seguir ao jogo de Portugal com a Noruega, haverá que ter em conta o desgaste provocado pela viagem. No caso de Falcao, que se deslocou à Colômbia, o desgaste será ainda maior e a alternativa (Walter) ainda não estará no seu melhor, pelo que este será um caso a merecer um cuidado particular.

A seguir à recepção aos arsenalistas, o FC Porto recebe o Rapid de Viena, antes de se deslocar à Madeira para defrontar o Nacional, três dias depois. No dia 26, os azuis e brancos recebem o Olhanense, antes de viajarem para Sófia para defrontar o CSKA, quatro dias depois. Este será o exemplo prático de uma situação para a qual Villas-Boas alertou, na véspera de defrontar o Rio Ave: "São deslocações difíceis, viagens longas, que obrigam a uma maior preocupação com a recuperação, viagens longas, que colidem com jogos da Liga Sagres." Três dias depois, em Outubro, há um jogo em Guimarães, que terá de ser gerido com muito cuidado.

in "ojogo.pt"

Miguel Lopes foi ao Olival despedir-se

O regresso do FC Porto aos treinos ontem de manhã, depois de dois dias de folga, foi marcado pela despedida de Miguel Lopes. Antes de rumar a Sevilha, para jogar no Bétis durante uma época, por empréstimo, o lateral fez questão de passar pelo Olival e despedir-se dos companheiros, bem como de toda a estrutura técnica e médica, desejando-lhes sorte na luta pelo título nacional.

Depois da despedida e de esvaziar o cacifo, o defesa-direito iniciou a viagem para Sevilha, onde hoje será apresentado como reforço do Bétis.

Quanto ao treino, André Villas-Boas apenas trabalhou com 15 jogadores devido às convocatórias das selecções (ausências de Beto, Rolando, João Moutinho, Castro, Ukra e Falcao) e também às lesões (Sapunaru, Varela, Mariano, Guarín e James). Hulk viaja hoje para Barcelona para se juntar à selecção brasileira. O trabalho realizado ontem incidiu essencialmente na vertente física.

in "ojogo.pt"

Guarda-redes de 15 anos na selecção de Angola

Chamado já algumas vezes para se integrar nos trabalhos da equipa principal do FC Porto, Kadu foi agora convocado para a selecção de Angola, que prepara o jogo com o Uganda, no sábado, relativo à qualificação para a CAN'2012. A chamada não teria nada de anormal se o jovem guarda-redes portista não tivesse apenas 15 anos de idade. Kadu completa 16 anos em Novembro, mas já vai dando pistas de um futuro promissor. Por isso mesmo, Wil Coort, o treinador de guarda-redes, já o observou diversas vezes e chamou-o para trabalhar com Helton e Beto.

O seleccionador angolano, o francês Hervé Renard, também tem acompanhado o percurso de Kadu e não teve problemas em chamá-lo pela primeira vez. Aliás, a intenção é mesmo colocá-lo em campo na segunda parte do jogo com o Uganda. Uma estreia precoce para o guarda-redes representado por Luís Alves, o empresário de Bebé, recentemente transferido para o Manchester.

in "ojogo.pt"

Puro bom-senso

Um estudo da analista financeira Deloitte publicado ontem em Inglaterra demonstra que 2010 foi o ano em que se gastou menos dinheiro em transferências de jogadores desde 2006. Um sinal de crise que também teve reflexos em Portugal onde mesmo os maiores negócios ficaram longe de corresponder às expectativas dos clubes e à ambição das respectivas cláusulas de rescisão. Por isso mesmo, é inevitável considerar a transferência de João Moutinho para o FC Porto como o negócio mais relevante do último defeso. Desde logo, porque foi um bom negócio para todas as partes envolvidas. Para o FC Porto que previu e colmatou atempadamente a saída de Raul Meireles; para João Moutinho que encontrou um espaço de afirmação e motivação que já não tinha em Alvalade; mas também para o Sporting, que recebeu um valor justo por um jogador com o qual já não contava; e finalmente para Nuno André Coelho que foi integrado no negócio e se tem afirmado como uma das figuras da equipa de Paulo Sérgio. A prova, afinal, de que, apesar da sua irresistível tendência para os processos kafkianos, no futebol português também há lugar para o bom senso.

Jorge Maia

in "ojogo.pt"

Sem opção sobre o lateral Sílvio

Ao contrário do que foi noticiado por estes dias, o FC Porto não reservou o direito de opção sobre Sílvio, defesa do Sp. Braga que nesta altura está concentrado nos trabalhos da Seleção Nacional. O lateral tem 22 anos e transferiu-se neste defeso do Rio Ave para os arsenalistas.

in "record.pt"

Batalhas cruzadas

Figurino da liga europa cria dificuldades acrescidas

Ultrapassado com distinção o primeiro ciclo competitivo da época, André Villas-Boas aponta baterias ao que por aí vem até ao final do ano, tendo já dado conta da sua preocupação relativamente ao calendário. As batalhas cruzadas entre Liga Europa e campeonato têm como consequência uma sucessão de jogos intervalados por períodos reduzidos de tempo aos quais os azuis e brancos não estavam habituados.

Ao contrário do que acontecia na Champions, com encontros repartidos entre terça e quarta, na Liga Europa os desafios têm lugar habitualmente à quinta-feira, ficando demasiado encostados ao fim-de-semana seguinte. Tal circunstância deverá obrigar os dragões a adiar em algumas situações os seus compromissos nacionais para a segunda-feira, à semelhança do que fazem os adversários.

Olhando para a agenda, o técnico portuense mostrou-se também apreensivo com o facto de algumas jornadas da Liga Europa serem seguidas de desafios fora de portas no campeonato, como acontece nas deslocações ao Nacional e a Guimarães, sendo que esta última ocorre após uma viagem à capital da Bulgária.

Mais seis

Madeirenses e minhotos surgem ao caminho no período que antecede a próxima paragem para as seleções, em meados de outubro. Mais meia dúzia de encontros para colocar à prova a evolução dos azuis e brancos nas duas frentes em que estão envolvidos. É que a partir daí entra também em cena a Taça de Portugal, competição que o FC Porto venceu nas duas últimas épocas.

Mas as batalhas prosseguem até ao final de 2010, com o mesmo problema. O clássico com o Benfica surge logo a seguir ao duelo com o Besiktas, no Dragão e a passagem por Alvalade está marcada para quatro dias antes da viagem a Viena.

in "record.pt"

Mariano González de fora na Liga

Mariano González não viu o seu nome constar na lista dos jogadores incritos na Liga. O argentino recupera da lesão no joelho direito e só deverá estar em condições de competir lá mais para o final do ano. Hoje, de resto, o FC Porto divulga a lista para a fase de grupos da Liga Europa

in "record.pt"

Álvaro Parente: "Tenho de fazer reset e colocar chip da Superleague"


Piloto está de regresso à Superleague Formula depois de participações em categorias tão distintas como o GP2 e o Le Mans Series

Álvaro Parente não pára e, depois de ter subido ao pódio na ronda de Spa-Francorchamps de GP2 e de ter realizado a “pole-position” entre os GT’s nos 1000Km de Hungaroring, irá no próximo fim-de-semana disputar em Adria, Itália, mais uma etapa da Superleague Formula.

No próximo fim-de-semana, o piloto do Futebol Clube do Porto, ainda fresco do seu regresso ao campeonato de GP2, irá marcar presença em Adria, onde tomará parte na oitava etapa da Superleague Formula, preparado para enfrentar um novo desafio.

“Vamos ver, os carros são muito distintos, têm características bastante diferentes, é por isso necessário fazer um reset e colocar o chip da Superleague Formula. Como é habitual, vou dar o meu melhor de modo a alcançar bons resultados e a conquistar pontos que me permitam recuperar no campeonato. No entanto, temos que trabalhar bastante porque o plantel é também muito forte”, sublinhou Álvaro Parente, que acrescentou: “Já há muito tempo que não corro em Adria e, por isso, vou ter que reaprender o circuito, mas julgo que isso não será um problema durante o fim-de-semana.

A sua deslocação ao circuito transalpino implica faltar à ronda do Estoril do Campeonato de España GT, o que significa renunciar ao título. Porém, o piloto português olha para esta situação com o profissionalismo que lhe é característico, muito embora gostasse de correr frente ao público português. “É claro que fico desapontado por falhar uma corrida do Campeonato de Espanha de GT, dado que dessa forma fico arredado da luta pelo título, com a agravante de ser a prova do Estoril. Para além disso, gosto muito da Aurora Racing Team, a equipa tem um ambiente que me agrada bastante, mas compromissos são compromissos e é necessário cumpri-los”, apontou Álvaro Parente.

in "maisfutebol.iol.pt"

Veja Meireles de vermelho, recebido por Gerrard a correr

Raul Meireles assinou pelo Liverpool, o que significa que vai vestir de vermelho, com alguns pontos brancos. Assim é a camisola mítica dos «reds», tal como a gravata que o médio português usou no dia em que foi apresentado como reforço de um clube histórico em Inglaterra e na Europa.

No vídeo no final da página, mostram-se os vários passos, e os primeiros, do ex-F.C. Porto em Anfield. Um sorriso de orelha a orelha, o cumprimento do treinador Roy Hodgson, e um aperto de mão fugidio de Steven Gerrard, o capitão dos «reds», que já estava equipado para a partida com o West Bromwich.

Meireles chegou em dia de vitória, a primeira do Liverpool na Premier League deste ano. Deu sorte? Veja o vídeo nos bastidores de Anfield.




in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao na selecção: Colômbia quer o goleador do F.C. Porto

Radamel Falcao está de volta à selecção da Colômbia e quer justificar as expectativas. Responsáveis e adeptos locais esperam que o avançado mantenha o instinto goleador demonstrado ao serviço do F.C. Porto.

«Estou muito satisfeito por estar aqui, quero aproveitar esta oportunidade. Espero conseguir algo importante com a selecção. Temos de deixar a ansiedade de lado. Como avançado, também dependemos do funcionamento da equipa. Estamos a procurar formar um grupo que se conheça e entenda cada vez mais», disse Falcao, após o treino da sua selecção.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk entre as feras

Uma semana em Barcelona com a selecção do Brasil para se mostrar a Mano Menezes. Na sombra de Robinho e Pato, mas num momento... fabuloso. Cotação está a subir em flecha.

Hulk está na plenitude: um arranque de época absolutamente brutal, prenúncio de tempestade para os seus adversários já mais que confirmado. Seis golos em quatro jogos, cinco golos consecutivos em apenas três dias!, domínio absoluto dos graves problemas familiares que o atingiram da forma mais dramática, uma reacção poderosa às fatalidades do destino, um homem e um avançado cada vez mais senhor de si, e que a partir de amanhã se vai apresentar a Mano Menezes com as credenciais do golo rigorosamente em dia...

Hulk parte à procura de um reconhecimento global que tarda. Por razões de natureza diversa, ainda causa certas reservas entre os media brasileiros, e esta pode ser a ocasião crucial para se afirmar como elemento permanente nas escolhas prioritárias de uma selecção onde, em rigor, praticamente só cabem estrelas de primeira grandeza.

O atacante do FC Porto joga alto nesta segunda oportunidade promovida por um novo seleccionador, e dificilmente as circunstâncias e o momento lhe voltarão a ser tão favoráveis, já que leva um rasto recente de seis golos, cinco deles marcados em apenas 72 horas, uma ardência que, seguramente, não deixará de ser sublinhada a partir de amanhã pelas dezenas de repórteres de todo o mundo que vão acompanhar a par e passo o estágio da selecção brasileira.

O Mano e os 100 milhões

O mais valioso e influente jogador do FC Porto vai travar conhecimento com um homem que, ironicamente, poderia ser hoje seu treinador no Dragão, Luís António Venker Menezes, vulgo Mano Menezes, alcunha que a irmã mais velha lhe colocou e que o futebol adoptou.

Mano Menezes foi opção falhada dos dragões na pausa de Inverno da época passada, e ao entrar na porta principal de um treinador de futebol (a selecção canarinha), revelou toda a atenção ao fixar-se em Hulk como opção atacante credível, chamando-o a integrar um quarteto de feras onde Robinho e Alexandre Pato não têm rivais mediáticos, e até o próprio André, um jovem de 19 anos que trocou o Santos pelo Dínamo de Kiev, é bem mais conhecido no Brasil do que o furacão portista, pois desde os 16 anos desatou a marcar golos no grande clube paulista e antes de chegar aos 20 já faz parte das escolhas da "canarinha".

Mas Hulk, mesmo sendo já uma estrela Champions, ainda é um certo mistério para o mundo brasileiro e parte do resto do Mundo, pois para muito boa gente a cláusula de rescisão, de 100 milhões de euros, ainda atordoa, por incompreensivelmente excessiva...

in "abola.pt"

Kléber não dá caso no F. C. Porto

Não existe, na Liga de Clubes, registo de qualquer queixa do Marítimo a propósito de um eventual aliciamento do F.C. Porto a Kléber, que pudesse levar os dragões a perder três pontos no campeonato. O avançado brasileiro continua a treinar no Atlético Mineiro.

A novela Kléber, que se arrastou durante o defeso, teve ontem, quarta-feira, mais um episódio, com o levantamento da hipótese de o F. C. Porto vir a perder três pontos no campeonato, caso fosse condenado pela Comissão Disciplinar da Liga de um eventual aliciamento ao avançado, cujos direitos desportivos continuam a pertencer ao Marítimo (emprestado pelo Atlético Mineiro até ao final desta época), mas cujos direitos financeiros terão sido adquiridos pelos dragões ao clube brasileiro.

Ao que o JN apurou, à Liga de Clubes não chegou nenhuma queixa formal do Marítimo, prometida pelo presidente Carlos Pereira mas ainda não confirmada pelo dirigente madeirense, que também já ameaçou levar o caso às instâncias internacionais. Nesse sentido, o F. C. Porto não foi, naturalmente, notificado pela Liga da existência de qualquer participação disciplinar.

Segundo uma notícia publicada ontem, quarta-feira, pelo Diário de Notícias da Madeira, Carlos Pereira possuirá documentos que garantem a existência de uma opção de compra do passe de Kléber, por parte do Marítimo, após o final do empréstimo em curso até Junho, que não terá sido respeitada na sequência da venda dos direitos económicos do avançado ao F. C. Porto, pelo Atlético Mineiro.

A possibilidade de um castigo aos dragões surgiu da análise ao artigo 66.º do regulamento disciplinar da Liga, relacionado com aliciamentos a jogadores e treinadores, que prevê a pena de “subtracção de três pontos” ao clube infractor, para além da “inibição do registo de inscrição do referido jogador durante a época desportiva seguinte”. Por aliciamento, a Liga entende “salvo demonstração em contrário, o registo, por parte de um clube, de contrato celebrado com um jogador ou treinador que tenha rescindido, sem justa causa, o contrato celebrado com o anterior clube”.

Apesar de ter contrato com o Marítimo, Kléber regressou há várias semanas ao Brasil, estando actualmente a treinar no Atlético Mineiro. Ainda assim, o avançado foi inscrito na Liga pela equipa madeirense, o que, pelo menos até Janeiro, o impede de jogar por qualquer outro clube.

in "jn.pt"

FC Porto em risco de perder três pontos por causa de Kléber

Eventual queixa abrirá processo aos dragões, mas insulares ainda não decidiram.

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, prometeu em Julho accionar uma queixa formal contra o FC Porto por causa do jogador Kléber, que era desejado no Estádio do Dragão. Caso o dirigente máximo dos insulares cumpra essa promessa, os azuis-e-brancos poderão perder três pontos na actual edição do campeonato.

Segundo informações recolhidas, os maritimistas estão ainda à espera do que vai acontecer nas próximas semanas, nomeadamente no que diz respeito ao futebolista, para então decidir o que fazer. Com contrato de empréstimo ao Marítimo ainda em vigor - é válido até 2011 -, o avançado brasileiro, que está a treinar no Atlético Mineiro, do Brasil, é esperado no Funchal para cumprir o respectivo vínculo.

Caso Kléber não surja nos Barreiros, o Marítimo, sabe o DN, vai exigir uma indemnização, quer ao atleta, quer ao Atlético Mineiro, clube que detém o passe e que tentou negociar Kléber.

Quanto à queixa a fazer dos azuis-e-brancos, essa, disse ao DN fonte do clube insular, ainda "está na gaveta". O Marítimo está a estudar todas as possibilidade, mas há quem considere que "não há provas concretas de aliciamento".

Ontem, a edição do Diário de Notícias da Madeira dava conta da existência de "documentos que podem comprometer a SAD portista, entre os quais o facto de ter direito de opção na compra do passe do jogador no final do empréstimo, portanto uma cláusula que não foi respeitada". No entanto, segundo informações recolhidas, esses mesmos documentos "dificilmente fazem prova do aliciamento", disse fonte da Liga ao DN.

Surgiram também rumores dando conta de que o Marítimo estava mesmo a ser alvo de pressões por parte de alguns clubes da primeira liga portuguesa para avançar com um processo contra o FC Porto, mas tal informação foi negada ao DN por um elemento da estrutura insular.

O DN tentou também entrar em contacto com o futebolista, actualmente no Brasil, que até à hora do fecho desta edição se manteve incontactável.

O regulamento disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), cuja última actualização aconteceu a 30 de Junho deste ano, é bem esclarecedora no que diz respeito à penalização a aplicar em casos de aliciamentos, estando prevista uma pena de perda de três pontos para o clube que aliciar um futebolista que tenha vínculo a outro clube.

Segundo está estipulado no Artigo 66.º A do regulamento, referente ao aliciamento a jogadores e treinadores, "o clube que induzir um jogador ou um treinador de outro Clube a rescindir o seu contrato de trabalho e/ou celebrar com os mesmos qualquer acordo que vise a celebração de um contrato de trabalho ou promessa de trabalho, fica impedido de, durante a época desportiva seguinte, registar qualquer contrato de trabalho com esse jogador ou treinador e, cumulativamente, será o Clube punido com a subtracção de três pontos por cada jogador ou treinador aliciado, sendo esta pena aplicada na época em curso do trânsito em julgado".

in "dn.pt"