quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Souza tem muito talento"

Souza tem sido uma das principais revelações do FC Porto neste arranque de temporada. O médio começou por deixar bons pormenores ainda na pré-temporada, mas é com os jogos a sério que se tem vindo a impor de uma forma consistente na equipa. Foi titular apenas uma vez - recepção ao Genk -, embora tenha sido utilizado em todas as partidas que se seguiram à vitória na Supertaça. Pelo meio, até marcou um golo - e que golo! - na Bélgica, apesar de ter tratado logo de avisar que não era essa a sua maior virtude. Para já, parece ter ganho vantagem sobre Rúben Micael na luta por um lugar no meio-campo, numa competição interna para a qual também estão incluídos João Moutinho e Belluschi, assim como Guarín e Castro. Souza arrancou bem a época e até parece ser a primeira opção de André Villas-Boas na hora de mudar a configuração do meio-campo.

Do outro lado do Atlântico, chegam elogios para o internacional sub-20 de um dos mais categorizados e polémicos jogadores dos últimos tempos; Edmundo, avançado e antigo internacional brasileiro (participou em 39 jogos pela selecção), conhecido pela alcunha de "Animal", foi companheiro de Souza no Vasco da Gama. Recorda que assistiu ao crescimento do médio e acrescenta que não está admirado com este sucesso prematuro. No entanto, não se esquece de sublinhar que Souza ainda não é um jogador acabado. "Ele tem muito talento, mas ainda era um pouco displicente em alguns momentos do jogo. Faço a comparação dele com o Ibson, que quando saiu para o FC Porto estava mais preparado e acabou por não ser bem-sucedido. Apesar disso, o Souza tem muita qualidade, bom passe, bom remate e ainda é alto", começou por explicar a O JOGO. Depois, falou-se da velha história: em que posição é que Souza rende mais? No lugar de trinco ou como médio de transição? Edmundo aposta na segunda. "Ele não é propriamente um jogador defensivo, porque aparece muito vezes na área adversária para finalizar. A afirmação definitiva no FC Porto vai depender, em primeiro lugar, dele próprio, e depois do treinador. Tudo depende, por exemplo, da continuidade que o treinador estará na disposição de lhe oferecer. É que sem continuidade será bem mais difícil", defendeu Edmundo. E, até ao momento, Souza tem aproveitado a continuidade de uma utilização regular na equipa para oferecer garantias de qualidade a André Villas-Boas. Sempre com a promessa de que o melhor ainda estará para chegar.

A vantagem de estar no clube ideal

Antes de viajar para Portugal, Souza recebeu alguns conselhos de Edmundo, o que não deixa de ser curioso, tendo em conta o passado conturbado do Animal. Mas recebeu-os, palavra de Edmundo. "Dei-lhe os conselhos normais, apesar de hoje em dia quando um jovem chega aos seniores já tem empresário e, muitas vezes, já está devidamente aconselhado. Mas disse-lhe que vai viver noutro ambiente, possivelmente sozinho, e que tudo isso vai ter influência no seu rendimento. Mas também lhe disse que o FC Porto é o clube ideal, porque tem uma estrutura de alto nível, joga grandes competições e em grandes estádios. Sinceramente, é o sonho de qualquer jogador." Depois, na conversa, procurou-se saber mais sobre a intimidade de Souza, como é que ele se comporta no dia-a-dia. Com naturalidade, Edmundo não quis adiantar grandes pormenores, apesar de ter deixado uma mensagem positiva para os adeptos do FC Porto. "Podem ficar descansados. Fora do campo ele é um bom menino e muito tranquilo", concluiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: