quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Breves

Calendário


Os pontos críticos da agenda do FC Porto começam com o Braga e os escassos dois dias para preparar o jogo. Uma nova fase problemática surge entre a recepção no Estádio do Dragão ao Rapid de Viena, primeiro jogo da fase de grupos da Liga Europa, e a deslocação à Madeira, três dias depois para defrontar o Nacional, um adversário sempre complicado, especialmente na Choupana. A seguir à recepção ao Olhanense, os azuis e brancos viajam para Sófia, na Bulgária, e regressam pressionados por uma deslocação a Guimarães ainda mais complicada de gerir a seguir a um jogo europeu que implica uma deslocação longa.

Selecções podem desgastar mas também motivam jogadores

Dos sete jogadores chamados para as selecções, Rolando, João Moutinho, Falcao e Hulk têm sido titulares na equipa de Villas-Boas, logo estão sujeitos a maior desgaste físico nesta altura da época. Beto, Castro e Ukra não têm esse problema. Por outro lado, a representação dos respectivos países funciona como motivação suplementar. Hulk, por exemplo, vai somar a terceira internacionalização pelo Brasil.

À lupa


Menos dias

Habituado à Liga dos Campeões, prova disputada à terça ou quarta-feira, esta época o FC Porto está na Liga Europa, com partidas sempre à quinta-feira, e isso pode implicar menos um dia de recuperação para o jogo seguinte. Caso não seja possível adiar o jogo do fim-de-semana, a equipa fica apenas com dois dias de recuperação. O que é pouco.

Deslocações

Durante o mês de Setembro o FC Porto tem dois jogos na Liga Europa no calendário e o curioso da questão é que a seguir a eles tem duas deslocações consideradas tradicionalmente complicadas. A seguir à estreia na prova europeia, ou seja, na recepção ao Rapid de Viena no dia 16, a equipa de Villas-Boas viaja três dias depois para a Madeira, para defrontar o Nacional. No final do mês passa-se a mesma coisa. O FC Porto defronta o CSKA de Sófia na Bulgária e no dia 3 de Outubro joga novamente fora, desta vez com o Guimarães.

Ausências

Ontem, no regresso aos treinos, André Villas-Boas trabalhou apenas com 15 jogadores, contando já com dois guarda-redes. As selecções e as lesões tiraram-lhe 11 jogadores, uma equipa inteira. Hoje fica sem mais um: Hulk viaja para Barcelona para se juntar à selecção brasileira.

Competições

Setembro marca a estreia do FC Porto na Liga Europa com dois jogos, um em casa e outro fora. No plano interno, a equipa de André Villas-Boas tem três jogos do campeonato durante o mesmo período. O FC Porto lidera a classificação só com vitórias.

Rotação

Com um elevado número de jogos em poucos dias (cinco partidas em 23 dias) é provável que André Villas-Boas opte pela rotação de alguns jogadores, tanto mais que há casos clínicos para resolver e casos de sobrecarga de jogos. Uma matéria para confirmar daqui a algum tempo.

Estreias

Há jogadores para estrear, casos de Otamendi, James, Sereno, Rafa, Kieszek e Mariano, embora este não o possa fazer a curto prazo.

Otamendi e Walter em adaptação acelerada

Se a ausência de seis jogadores internacionais prejudica a preparação da equipa, por outro lado a paragem competitiva permite a André Villas-Boas integrar mais convenientemente o argentino Otamendi e o brasileiro Walter, rotinando-os e adaptando-os aos processos de jogo do FC Porto. O defesa-central foi o último a chegar e ainda não se estreou. Durante este mês é bem provável que André Villas-Boas lhe dê a primeira oportunidade. Walter continua o processo de adaptação, estando também a trabalhar a parte física. Para já, só foi utilizado durante oito minutos.

Cinco lesionados afectam preparação

A escassez de recursos humanos por estes dias não se resume apenas aos jogadores chamados para as selecções. É que André Villas-Boas não conta actualmente com cinco jogadores lesionados: Sapunaru, Guarín, James, Varela e Mariano. Ora, esta questão também levanta problemas na preparação do jogo com o Braga, daqui a uma semana e meia, bem como para o resto do mês de Setembro. Tirando Mariano, o objectivo dos portistas passa por recuperar os quatro restantes lesionados para a recepção aos bracarenses. Sapunaru, com uma entorse no tornozelo esquerdo (ainda ontem chegou ao Olival conduzido pela mulher), é o caso mais complicado, mas ainda assim passível de recuperação. Com muitos jogos em poucos dias, o treinador portista quer ter o máximo de opções disponíveis para poder rodar a equipa se for necessário.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: