quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kléber não dá caso no F. C. Porto

Não existe, na Liga de Clubes, registo de qualquer queixa do Marítimo a propósito de um eventual aliciamento do F.C. Porto a Kléber, que pudesse levar os dragões a perder três pontos no campeonato. O avançado brasileiro continua a treinar no Atlético Mineiro.

A novela Kléber, que se arrastou durante o defeso, teve ontem, quarta-feira, mais um episódio, com o levantamento da hipótese de o F. C. Porto vir a perder três pontos no campeonato, caso fosse condenado pela Comissão Disciplinar da Liga de um eventual aliciamento ao avançado, cujos direitos desportivos continuam a pertencer ao Marítimo (emprestado pelo Atlético Mineiro até ao final desta época), mas cujos direitos financeiros terão sido adquiridos pelos dragões ao clube brasileiro.

Ao que o JN apurou, à Liga de Clubes não chegou nenhuma queixa formal do Marítimo, prometida pelo presidente Carlos Pereira mas ainda não confirmada pelo dirigente madeirense, que também já ameaçou levar o caso às instâncias internacionais. Nesse sentido, o F. C. Porto não foi, naturalmente, notificado pela Liga da existência de qualquer participação disciplinar.

Segundo uma notícia publicada ontem, quarta-feira, pelo Diário de Notícias da Madeira, Carlos Pereira possuirá documentos que garantem a existência de uma opção de compra do passe de Kléber, por parte do Marítimo, após o final do empréstimo em curso até Junho, que não terá sido respeitada na sequência da venda dos direitos económicos do avançado ao F. C. Porto, pelo Atlético Mineiro.

A possibilidade de um castigo aos dragões surgiu da análise ao artigo 66.º do regulamento disciplinar da Liga, relacionado com aliciamentos a jogadores e treinadores, que prevê a pena de “subtracção de três pontos” ao clube infractor, para além da “inibição do registo de inscrição do referido jogador durante a época desportiva seguinte”. Por aliciamento, a Liga entende “salvo demonstração em contrário, o registo, por parte de um clube, de contrato celebrado com um jogador ou treinador que tenha rescindido, sem justa causa, o contrato celebrado com o anterior clube”.

Apesar de ter contrato com o Marítimo, Kléber regressou há várias semanas ao Brasil, estando actualmente a treinar no Atlético Mineiro. Ainda assim, o avançado foi inscrito na Liga pela equipa madeirense, o que, pelo menos até Janeiro, o impede de jogar por qualquer outro clube.

in "jn.pt"

Sem comentários: