quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dois dias para ensaiar o Braga

O calendário do FC Porto durante o mês de Setembro resume-se a cinco jogos em 19 dias, que vão obrigar André Villas-Boas a gerir várias situações, a começar já com a preparação do jogo com o Braga, cuja encontro foi antecipado para o próximo dia 11. Na primeira prova de fogo do técnico no campeonato, haverá que conjugar o regresso dos jogadores internacionais com a recuperação de um punhado de lesionados e dois escassos dias de treino para afinar o melhor onze. Entre os sete internacionais (Beto, Rolando, Moutinho, Castro, Ukra, Hulk e Falcao) e os cinco lesionados (Varela, Sapunaru, James, Mariano e Guarín), seis têm sido titulares nesta fase da temporada, pelo que André Villas-Boas pouco mais tem conseguido fazer do que trabalhar fisicamente e aproveitar esta paragem para que os jogadores mais atrasados na preparação, casos de Otamendi e Walter, possam encurtar a diferença para os que estão já a competir regularmente. Ontem, ainda com Hulk, eram quinze os jogadores à disposição...

Todos estes factores vão ser levados em conta para a preparação da recepção ao Braga, sem esquecer que no dia a seguir ao jogo de Portugal com a Noruega, haverá que ter em conta o desgaste provocado pela viagem. No caso de Falcao, que se deslocou à Colômbia, o desgaste será ainda maior e a alternativa (Walter) ainda não estará no seu melhor, pelo que este será um caso a merecer um cuidado particular.

A seguir à recepção aos arsenalistas, o FC Porto recebe o Rapid de Viena, antes de se deslocar à Madeira para defrontar o Nacional, três dias depois. No dia 26, os azuis e brancos recebem o Olhanense, antes de viajarem para Sófia para defrontar o CSKA, quatro dias depois. Este será o exemplo prático de uma situação para a qual Villas-Boas alertou, na véspera de defrontar o Rio Ave: "São deslocações difíceis, viagens longas, que obrigam a uma maior preocupação com a recuperação, viagens longas, que colidem com jogos da Liga Sagres." Três dias depois, em Outubro, há um jogo em Guimarães, que terá de ser gerido com muito cuidado.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: