quinta-feira, 13 de junho de 2013

Herrera oficial até sábado

VICE-PRESIDENTE DO PACHUCA CONFIRMA

Andrés Fassi, vice-presidente do Pachuca, confirmou esta quinta-feira que Héctor Herrera já é jogador do FC Porto e que agora apenas falta o anúncio oficial que deverá acontecer até sábado.

"Foi uma negociação longa e os dirigentes do FC Porto propuseram como prazo o dia 15 deste mês para fazer o anúncio oficial. Já foram acertados os detalhes do contrato e agora só esperamos que se encerre a operação e se faça o anúncio", disse em declarações à imprensa mexicana.

in "record.pt"

Ricardo e Tiago Rodrigues em entrevista ao Porto Canal



Vendas à Porto - Pedro Santos Guerreiro

Os anos passam e o cenário repete-se. Como sempre, o FC Porto ganha o campeonato. Como sempre, o FC Porto vende jogadores. Como sempre, faz negócios milionários. Tirando a chico-espertice de João Moutinho, vendido a um preço oficial que prejudica (e lesa) o Sporting, é “limpinho limpinho”.

É também por estas que o FC Porto é o clube que melhor gere os seus jogadores. Investe, faz crescer, e cada ano vende uns poucos por muito, sempre sem comprometer a época seguinte. Quantas vezes se pensou e escreveu que o FCPorto arrearia depois da saída de um jogador indispensável? Mas foram saindo Hulks, Lisandros, agora Moutinhos, James, provavelmente também Mangala e a equipa vai-se adaptando. A rotação no FC Porto é tão grande que inclui treinadores, com saída até dos que vencem campeonatos. E tudo isto só é possível porque por detrás daquilo que está sempre a mudar, que é a equipa no relvado, está aquilo que não muda há anos, que é a equipa fora do relvado. Pinto da Costa é a face visível dessa estrutura, mas ela é muito mais ramificada e mesmo assim estável. É a gestão do clube e da SAD.

Claro que a estrutura financeira do FCPorto permanece muito endividada e sujeita a riscos. Apesar do campeonato ganho, a saída da Champions nesta época prejudicou as perspetivas de receitas do FCPorto, que agora se recompõe com vendas de jogadores. Além disso, os jogadores são tipicamente partilhados com fundos de investimento, que é uma forma pomposa de cobrir de opacidade os investidores “paralelos” aos clubes, que na altura das vendas recuperam o seu quinhão. Essa “alavancagem” dos clubes não está errada, embora fosse recomendável haver mais transparência. Mas traduz o risco criado dentro dos clubes. Que, no caso do FC Porto, vai sendo suplantado. Ano após ano.

in "record.pt"

Fucile mostra-se a Paulo Fonseca na pré-época


Jorge Fucile tem «fortes possibilidades» de realizar a pré-temporada com o plantel principal do F.C. Porto, mostrando-se ao novo treinador Paulo Fonseca.

O lateral uruguaio, de qualquer forma, termina contrato no final da época 2013/14 e um eventual regresso à competição com a camisola portista deverá passar pela renovação do vínculo.

Fucile não joga desde abril de 2012 (quando se lesionou ao serviço do Santos) e passou os últimos meses a treinar à parte no Olival. Ora com um preparador-físico em horário diferenciado, ora com a equipa B.

«Ele gosta da cidade, do clube e gosta da ideia de ficar. Não joga há um ano, foi muito duro mas ele aguentou-se. Treinou à parte mas os dirigentes sempre mostraram que gostam dele», explica o representante do jogador, Pablo Tomaduz.

«Parece-me que foi uma decisão técnica»

Ao Maisfutebol, Pablo Tomaduz justifica a eventual reintegração com a saída de Vítor Pereira. «Saindo Vítor Pereira, as coisas ficam diferentes. Com ele, o Jorge nem foi inscrito em janeiro, nem pela equipa B podia jogar. Parece-me que foi uma decisão técnica.»

De qualquer forma, Jorge Fucile nunca perdeu a esperança. «Ele está a cem por cento, está cá no Uruguai a treinar diariamente num ginásio para se apresentar da melhor forma.»

O lateral uruguaio pode ser uma alternativa de peso a Danilo e permitir até ao brasileiro alinhar no setor intermediário.

«Antero Henrique disse ao Jorge para se apresentar a 1 de julho», confirma o representante, apontando para a data que marca o regresso do plantel principal ao trabalho.

O diretor geral da SAD portista confia no jogador. «Ele manteve sempre o apoio ao Jorge, falou várias vezes com o Jorge nos últimos meses e isso foi extremamente importante.»

«Seria óptimo voltar a jogar»

«O Jorge é jogador do F.C. Porto, está a lutar por uma oportunidade portanto estou quase seguro que a pré-temporada, pelo menos, está garantida», acrescenta Pablo Tomaduz.

Durante esse período, ainda assim, será natural a discussão em torno da renovação do contrato. «Não se falou sobre isso, mas não há clube hoje em dia que coloque um ativo a jogar e a se valorizar sabendo que ele, em janeiro, será livre para poder assinar por outro clube.»

O Jogo garante nesta quinta-feira que Jorge Fucile vai ser integrado no plantel 2013/14. Para já, a forte hipótese de uma presença na pré-temporada é suficiente parqa entusiasmar o jogador.

«Ele está muito satisfeito com esta oportunidade que parece surgir. Seria óptimo voltar a jogar, também para recuperar o seu lugar na seleção do Uruguai. Vai arrancar a Copa das Confederações, o corpo técnico da seleção tem confiança nele mas, como o Jorge não joga há um ano, não o chama, naturalmente. Veremos se tudo muda», remata o representante de Jorge Fucile.


in "maisfutebol.iol.pt"

Para Fucile, uma segunda vida

Lateral direito uruguaio entra nas contas de Paulo Fonseca para rivalizar com Danilo no plantel do FC Porto. Gabriel, antigo defesa dos azuis e brancos, aprova regresso de Fucile.

Jorge Fucile tem ordens para se apresentar no arranque dos trabalhos da nova época do FC Porto. Por enquanto, está apenas prevista a participação do lateral direito uruguaio na pré-temporada dos dragões, candidatando-se a um lugar no plantel principal como alternativa a Danilo.
Fucile foi afastado da equipa portista há um ano e meio, depois de um desentendimento com o treinador Vítor Pereira. Em 2012, o jogador foi emprestado ao Santos mas foi pouco utilizado no clube brasileiro.
A análise de Gabriel
Se Fucile convencer Paulo Fonseca, a reintegração de Fucile merece a aprovação de Gabriel, antigo lateral portista, que foi campeão no FC Porto em 1978 e 1979.

O ex-jogador portista aprova a opção de repescar o uruguaio para o principal plantel azul e branco.

"Não há dúvidas para ninguém que o Fucile é um defesa com qualidade. Teve uma quebra e saiu, mas o valor dele é inquestionável. Se não tiver problemas físicos, será uma boa opção. Agora, o treinador tem dois bons jogadores naquela posição. Danilo e Fucile são dois jogadores de grande qualidade", sustenta, em declarações a Bola Branca.
Fucile tem 28 anos e, no Dragão, ganhou cinco campeonatos. Gabriel entende que o jogador, mesmo estando há um ano sem jogar, tem todas as condições para mostrar durante a época todas as suas qualidades. "Penso que ele está na idade ideal para isso", reforça.

Com a opção Fucile para o lado direito da defesa, Danilo, titular indiscutível na posição, pode ocupar um lugar na linha média. Gabriel defende que, dadas as características de Danilo, o brasileiro e o uruguaio não são incompatíveis no mesmo onze.

"O Danilo é capaz de dar mais soluções se for um médio-ala. O FC Porto só tem a ganhar, porque está bem servido de laterais", argumenta.

Jorge Fucile tem contrato com o FC Porto até Junho de 2014.

in "rr.pt"

Mangala com adeptos portistas em Paris

O defesa-central foi o convidado da festa da Casa do FC Porto em Paris, esta semana, num restaurante nos arredores da capital francesa.
Autógrafos, fotografias e até mesmo um lugar à mesa durante o jantar. Mangala foi a figura do encontro dos adeptos do FC Porto em Paris, reunidos na quarta-feira num restaurante dos arredores da capital.

in "ojogo.pt"





Diogo Viana assina por duas épocas

Diogo Viana deixou o Penafiel, da II Liga, para se juntar ao Gil Vicente.
Diogo Viana representou o Penafiel, da II Liga, na época passada, onde fez em 42 jogos e apontou cinco golos, assinou, esta quinta-feira, um contrato válido por duas temporadas.

O extremo tem 23 anos, dividiu a formação entre Sporting e Porto, e nas últimas épocas representou os holandeses do Venlo, e o Aves, por empréstimo do FC Porto, antes de se afirmar no Penafiel, durante duas temporadas.

O extremo é o quatro reforço gilista para a época 2013-2014, depois dos já anunciados Bruno Moraes, Pedró e Vítor Gonçalves.

in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca quis Carlos Eduardo

O médio quis deixar o Estoril quando não era primeira opção e o Paços de Ferreira tentou levá-lo para a Mata Real a pedido do treinador. Entretanto as coisas mudaram, o brasileiro terá custado 800 mil euros aos dragões e o destino vai mesmo juntá-los...


Não se sabe exatamente se uma coisa está relacionada com a outra, até porque Paulo Fonseca só foi oficializado há dias e, quando Carlos Eduardo foi contratado, Vítor Pereira ainda seria hipótese para continuar no comando técnico do FC Porto. Mas a verdade é que o destino do médio-ofensivo e do novo treinador treinador dos dragões já quase se cruzou. Soube O JOGO que em janeiro, Paulo Fonseca tentou contratar Carlos Eduardo ao Estoril. O médio-ofensivo também queria ir para Paços de Ferreira e, quando agora viu o nome de Fonseca confirmado no Dragão, ficou radiante: afinal já sabe que o seu futebol agrada ao treinador.

A história remonta à fase em que Carlos Eduardo era apenas suplente do Estoril. Nessa altura, com Gonçalo Santos, Evandro e Diogo Amado como preferências de Marco Silva, o médio quis deixar o Estoril para jogar com mais frequência. O seu empresário, Marcelo Costa, colocou-se em campo e Paulo Fonseca soube das movimentações. Apreciador das suas qualidades desde a época anterior - defrontou-o pelo Aves em duas ocasiões - o treinador tentou levá-lo para Paços de Ferreira, envolvendo a direção pacense, nomeadamente Carlos Carneiro, no processo.

O Estoril é que não queria perder o jogador e passou a utilizá-lo de forma mais recorrente. A 18 de janeiro, Carlos Eduardo foi titular no Dragão, para a Taça da Liga. Nos oito jogos que se seguiram, só em dois voltou ao banco de suplentes. O Paços ficou então sem possibilidades de o contratar, mas até nem foi preciso, uma vez que o mês de janeiro coincidiu também com o "aparecimento" de Josué, que se afirmou progressivamente e aumentou o contingente ofensivo da equipa. 

Seis meses depois, Paulo Fonseca e Carlos Eduardo vão mesmo encontrar-se. E o treinador até deixou escapar, no curso de treinadores, que ficou muito feliz por ter a possibilidade de desenvolver um jogador que considera muito talentoso.


in "ojogo.pt"

FC Porto interessado em Anderson, dizem os ingleses

 notícia está de regresso: o FC Porto estaria interessado em fazer regressar ao Dragão o brasileiro Anderson.
O site inglês Caughtoffside revela o nome do FC Porto como um dos clubes interessados em contratar Anderson. O brasileiro foi perdendo protagonismo no Manchester United, pelo que, explica a notícia, o clube inglês está disponível para negociar a saída do médio brasileiro.

Anderson esteve época e meia no FC Porto e rumou aos red devils em 2007 a troco de 31,5 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Jogadores portistas distinguidos pela UEFA

Como já é habitual todos os anos a UEFA fez o balanço da última edição do campeonato de futebol português, debruçando-se sobretudo sobre a equipa tricampeã nacional. Através do seu site oficial, a UEFA destacou alguns jogadores que se destacaram no FC Porto na última temporada, sendo que o jogador colombiano, Jackson Martínez acabou por ser o escolhido como grande herói dos azuis e brancos, ao ter-lhe sido atribuído o título de jogador do ano.

No seu ano de estreia de Dragão ao peito, Jackson Martínez uma das apostas de futebol foi comparado muitas vezes ao seu compatriota e ex-jogador do FC Porto Radamel Falcão, no entanto Jackson Martinez conseguiu fazer melhor que Falcão no seu ano de estreia no FC Porto, já que Martinez foi o melhor marcador da Liga Zon sagres 2012/13, com 26 golos da sua autoria.

A UEFA na distinção que fez a Jackson Martinez começa por lembrar uma frase dita por Martinez logo no início da temporada, quando chegou ao Dragão: “Vou escrever a minha própria história”, afirmou o ponta-de-lança colombiano.

Outros dos jogadores em destaque no FC Porto foi o jovem jogador Kelvin que apesar de ter marcado muitos menos golos que Jackson Martinez, mereceu destaque por parte da UEFA, por ter marcado o golo da vitória no clássico com o Benfica, golo esse que devolveu a liderança da tabela classificativa ao FC Porto a apenas uma jornada do fim do campeonato.
Destaque ainda para Mangala, que foi referenciado como um jogador a seguir, pela boa prestação que realizou na última temporada, o que lhe valeu a chamada a selecção principal de França.

Por último a UEFA destaca o novo treinador do FC Porto, Paulo Fonseca pela fantástica temporada que realizou no comando técnico do Paços de Ferreira, a equipa sensação do último campeonato.


Tiro de Pinto da Costa - Jorge Barbosa

Pinto da Costa conseguiu ver em Paulo Fonseca o que muitos, por agora, duvidam: capacidade para pôr o FC Porto a jogar bem à bola, jeito para a liderança, conhecimentos suficientes para manter o tricampeão nacional nos trilhos do sucesso, se possível com um novo impulso europeu, e ainda contar com ele para o crescimento de jovens jogadores, que, afinal, são o principal património da sociedade desportiva.

É opinião praticamente unânime que a aposta é mais uma vez de alto risco, como então foram as de Artur Jorge, António Oliveira, José Mourinho, Fernando Santos, Jesualdo Ferreira, Villas-Boas ou Vítor Pereira – quando chegaram ao clube, o currículo de qualquer um deles era uma imensa folha em branco –, mas no fim todos foram bem-sucedidos, embora uns mais do que outros. É, pois, com igual convicção que o presidente do FC Porto, do alto da sua experiência, investiu de novo num treinador que nunca pensou chegar tão cedo onde chegou. Se é para ganhar ou não logo se verá, com a certeza de que boa parte da sua afirmação desportiva dependerá do Benfica de Jorge Jesus, o seu ídolo até então, mas que certamente agora deixou de ser.

Compete a Paulo Fonseca vencer todas as reservas que, de momento, se lhe colocam, confirmando que o seu sucesso em Paços de Ferreira não foi obra do acaso, mas antes pelo contrário, como nos parece, foi seu em absoluto o mérito do crescimento da equipa ao ponto de ter feito história na Liga. Para o efeito, corrigiu o seu comportamento defensivo, melhorando-o em todos os aspetos, como os resultados aliás o provam, e retocou a atitude do seu ataque, tornando-o ainda mais eficaz. Depois, o jovem treinador sabe de antemão que pode dispor dos meios indispensáveis para o desenvolvimento do seu trabalho no FC Porto, tendo ao seu lado o apoio incondicional de uma estrutura que colabora intensamente na conquista de títulos.

A aposta de Pinto da Costa deve ser ainda interpretada como um tributo ao treinador português e o investimento num perfil de quem quer subir na vida não à força da “cunha” mas sim do talento. Deve-se considerar também que o presidente da SAD do dragão gosta de dar uma oportunidade a quem não tem currículo, e neste capítulo tinha muito por onde escolher. Coube a oportunidade a Paulo Fonseca, que terá a obrigação de a agarrar com as duas mãos, não lhe restando alternativa senão renovar o plantel que, de repente, se viu privado de dois dos seus melhores jogadores – Moutinho e James. Uma renovação que terá de passar pela aposta consistente nos jovens – um trabalho que não foi feito por Vítor Pereira, apesar de em duas Ligas só ter perdido um jogo. É que o futuro das sociedades desportivas passa pelos títulos, como é óbvio, mas também pela valorização dos seus ativos. Certo, Paulo Fonseca? Certo.

in "record.pt "

FC Porto não está interessado em André Leão

Pinto da Costa anuncia que não vai mais às compras, na Mata Real.


A possibilidade de Fernando deixar o FC Porto alimentou a ideia de que André Leão poderia reforçar o plantel de Paulo Fonseca. Pinto da Costa, contudo, clarifica que não há qualquer interesse em contratar o médio do Paços de Ferreira.

"Não vem mais ninguém do Paços", revela o presidente, em declarações ao "Jornal de Notícias". Pinto da Costa acrescenta que "não há fundo de verdade sobre a entrada de André Leão" e aproveita para desmentir, também, a possibilidade de um regresso de Lisandro López, ao Dragão.

Depois de Paulo Fonseca e Josué, admitiu-se a hipótese do Porto se reforçar, uma vez mais, na Mata Real, com André Leão, mas fica o esclarecimento oficial. O médio português tem mais um ano de contrato e uma cláusula de rescisão de 5 milhões de euros.


in "rr.pt"

Herrera: «Apenas sei o que tenho visto na comunicação social»

Héctor Herrera está praticamente garantido como jogador do FC Porto para a próxima temporada, mas o jogador mexicano continua a garantir que o que sabe sobre o interesse dos dragões é apenas o que vê na comunicação social.
«Não sei de nada, a não ser o que tenho visto na comunicação social. Os dirigentes não me transmitiram nada», afirmou o jogador do Pachuca, em declarações à comunicação social do México.
«Penso que eles irão contactar-me no momento em que souberem de alguma coisa», acrescentou o médio de 23 anos que vai representar o México na Taça das Confederações.

in "zerozero.pt"

Kelvin «Quero ficar no Porto, estou mais crescido»

Esquerdino admite erros e deslumbramento após os golos marcados frente ao Sp. Braga


O nome de Kelvin ficará perpetuado na história da Liga 2012/13 e no tricampeonato do F.C. Porto. Ainda assim, o jovem brasileiro admite ao Maisfutebol que nem tudo foi ouro sobre azul.


A última imagem conta mas não apaga as anteriores. O esquerdino apareceu com maior regularidade na segunda metade da época e surpreendeu ao bisar frente ao Sp. Braga, a 8 de abril. Saltou da cartola, marcou aos 83 e 86, evitou um empate caseiro (3-1).



Vítor Pereira mostrava-se satisfeito, Kelvin agarrava a oportunidade para a largar pouco depois. Seguiu-se meia hora na final da Taça da Liga, perdida para o mesmo Sp. Braga, e um par de incidentes.



A 20 de abril, não saiu do banco frente ao Moreirense. Ganharia ritmo no dia seguinte, ao serviço do F.C. Porto B, frente ao Leixões. Porém, reagiu mal quando Rui Gomes decidiu substituí-lo, ao minuto 54.



Alguns dias mais tarde, foi apanhado ao volante sem carta de condução, por volta das sete da manhã. Passou do céu ao inferno.



«Errei. Fiz os golos contra o Sp. Braga e foi tudo abaixo. Cometi erros, acho que continuarei a cometer alguns erros no futuro porque faz parte, mas já aprendi e quero deitar isso para trás das costas.»



Seguiu-se nova chamada à equipa B, correspondida com um golo no embate com o Feirense e o regresso às opções de Vítor Pereira. Entrou e decidiu no clássico. O F.C. Porto inverteu a situação e arrancou para o título nacional.



Será suficiente para garantir a continuidade no plantel? «Quero continuar a ajudar o F.C. Porto, mas se decidirem ceder-me, para ter mais ritmo de jogo, irei respeitar. A minha vontade é clara: quero ficou, estou mais crescido e espero dar mais na próxima época.»



«Nesta altura, penso em curtir as férias. Passei o ano na luta, na luta pelo espaço e pelo F.C. Porto, e felizmente terminou com o título de campeão. Foi muito bom receber os parabéns dos amigos e da família neste regresso ao Brasil», salientou o esquerdino.



À distância, Kelvin vai acompanhando a atualidade do F.C. Porto. Já sabe, por exemplo, que Vítor Pereira está de partida para a Arábia Saudita e que Paulo Fonseca é o seu sucessor.



«Só tenho de agradecer ao Vítor Pereira, como ele agradecerá a nós pelo que fizemos este ano, todos juntos. Se a saída foi boa para ele e para o F.C. Porto, espero que seja feliz, merece e creio que ainda terá muito sucesso, ainda conquistará muitos títulos», remata o jovem esquerdino. 

Kelvin: «Golo ao Benfica ainda não saiu da cabeça»

Brasileiro recorda vitória do clássico, afasta-se do número 92 e explica as declarações polémicas


Kelvin terminou a época como herói do F.C. Porto. Garantiu dois triunfos decisivos frente a Sp. Braga e Benfica, no espaço de um mês, contribuindo para a reconquista do título nacional. Tudo mudou em poucas semanas.


«Ainda na terça-feira, recebi várias mensagens de pessoas a lembrar que fazia um mês desde o golo ao Benfica. Eu só pensava: já um mês? Parece que foi ontem. É algo que ainda não me saiu da cabeça e não vai sair por muito tempo», diz o esquerdino, aoMaisfutebol.



O golo da vitória no clássico permitiu a Kelvin reescrever a sua história, uma vez mais. Saltara do banco para bisar frente ao Sp. Braga mas deitara tudo por terra nas semanas seguintes. 



O jovem brasileiro apareceu em abril, marcou à formação arsenalista e entusiasmou-se. Voltou à equipa B, reagiu mal a uma substituição, pagou por isso e regressou a tempo do clássico. Entrou ao minuto 79, marcou ao minuto 92.



A liderança passou para o F.C. Porto. Os adeptos não esquecem Kelvin e esse momento. Alguns deles subscreveram uma petição para ver o esquerdino com o número 92 na próxima época.



«Eu vi isso na internet, sim», diz Kelvin entre sorrisos. De qualquer forma, afasta-se de mais um foco de polémica. «Quem decide isso dos números nas camisolas é o F.C. Porto, não os jogadores. Se fosse eu a decidir? Acho que não tem nada a ver, não vou por aí, foi algo que ficou na história e irei sempre lembrar, apenas isso.»



Ainda assim, os benfiquistas recordam uma afirmação forte do brasileiro em entrevista a um jornal do seu país, após o clássico. «Disse que ia torcer pelo Chelsea na final da Liga Europa, como disse que ia torcer pelo V. Guimarães na final da Taça, mas não tenho nada contra o Benfica.»



«Foi apenas a minha opinião, tenho o direito de ter as minhas preferências», frisa.

in "maisfutebol.iol.pt"

«Claro que via o F.C. Porto com bons olhos»

André Leão gostava de continuar a trabalhar com Paulo Fonseca


André Leão não esconde que tem a ambição de seguir os passos de Paulo Fonseca rumo ao Dragão para assinar pelo F.C. Porto. O médio do Paços de Ferreira falou aos jornalistas no decorrer da conferência de imprensa de apresentação da nova equipa técnica liderada por Costinha.

«Estamos a falar do F.C. Porto, o campeão nacional, claro que via com bons olhos. Claro que continuar a trabalhar com ele [Paulo Fonseca] seria muito bom para mim. Com certeza que para mim ia ser muito mais fácil, por conhecer os seus métodos de trabalho e a forma como trabalha», destacou.

in "maisfutebol.iol.pt"

PINTO DA COSTA "Mudámos porque o treinador que ganhou entendeu ir para a Arábia"

Pinto da Costa, em entrevista ao Jornal de Notícias, desmentiu contactos com Mano Menezes e esclareceu que Paulo Fonseca foi a primeira opção para ficar com o lugar de Vítor Pereira. 


Esclarecedor, Pinto da Costa relatou todos os passos que levaram à mudança de treinador, no FC Porto. Num entrevista concedida ao "Jornal de Notícias", o dirigente fixou a principal razão da mudança no comando técnico dos campeões nacionais: "Nós mudámos de treinador porque o treinador que ganhou o campeonato entendeu ir para a Arábia".

Vítor Pereira tinha, como é público, proposta de renovação de contrato, mas optou por deixar o Dragão. E foi só nesse momento, sublinha Pinto da Costa, que avançou para Paulo Fonseca. Aliás, "o único treinador" com quem o presidente do FC Porto conversou, além, obviamente, de Vítor Pereira.

Mano Menezes nunca foi equacionado
Pinto da Costa desmente, desta forma, qualquer ligação a Mano Menezes. O treinador brasileiro disse, numa entrevista a uma televisão do seu país, que não assinou pelo Porto por "pequenos detalhes" e que a conquista do campeonato afastou, em definitivo, essa possibilidade.

"Essas declarações não têm o mínimo fundamento. O FC Porto nunca equacionou a contratação de qualquer treinador, antes de terminar o campeonato", responde Pinto da Costa. O dirigente confirma que o nome de Mano Menezes andou pelos corredores do Dragão, mas "não é verdade que tenha sido equacionado como hipótese para treinar o Porto".

O ex-seleccionador do Brasil foi oferecido por um empresário, "que manifestou disponibilidade do senhor Mano Menezes em conversar", conta Pinto da Costa, que recorda que "foram oferecidos muitos treinadores, por ocasião dos jogos com o Málaga", quando o Porto foi eliminado da Liga dos Campeões. O diálogo, clarifica o presidente, "foi sempre recusado".

Opção Paulo Fonseca
Nesta entrevista ao "JN", Pinto da Costa explica, então, que Paulo Fonseca foi a sua primeira opção e justifica a escolha com a ideia de que o antigo técnico do Paços é "um treinador na linha dos grandes treinadores do FC Porto". 

Fonseca assinou por duas temporadas, sucede a Vítor Pereira, e terá, além dos seus ajuntos, Nuno Campos e Pedro Moreira, a colaboração directa do holandês Wil Coort e de Paulinho Santos, que mantêm os seus lugares na estrutura técnica da equipa.


Pinto da Costa "indiferente" a desejo de Fernando


Presidente do FC Porto sublinha que o médio brasileiro tem contrato. Renovação de Jackson Martínez com "pernas para andar".

As manifestações públicas de Fernando sobre a vontade de deixar o FC Porto não perturbam Pinto da Costa. O dirigente ouviu o médio brasileiro, escutou o seu empresário, António Araújo, na Renascença, e ficou "indifirente".

"Não dirijo o FC Porto em função dos recados dos empresários ou das vozes dos jogadores", justifica, em entrevista ao "Jorna de Notícias". Pinto da Costa sublinha que Fernando "tem contrato para cumprir" e que espera que o faça "com profissionalismo e valor". O presidente dos azuis e brancos deixa o aviso que "ninguém sai em saldo" e que Fernando deixará o clube "se alguém quiser pagar a cláusula de rescisão", fixado em 30 milhões de euros.

Recorde-se que António Araújo revelou a existência de uma proposta concreta, já apresentada ao Porto, mas rejeitada por ter sido considerada insuficiente.

Noutro plano, Pinto da Costa confirma vontade em renovar o contrato de Jackson Martínez. O colombiano está ligado ao clube até 2016, mas há "interesse das duas partes" para estender esse vínculo.
ub "rr.pt"

Kléber quer ficar no Brasil


Contra tudo e contra todos, Kléber quer permanecer no Brasil. Se possível, no Palmeiras. Apesar de todos os problemas por que o avançado tem passado no emblema paulista, desde as lesões que não o largam a ter marcado apenas dois golos em 11 jogos cumpridos. 

«A vontade do Kléber é continuar no Brasil. Eu vou na próxima semana ao Porto para falar com os responsáveis do clube e dar conta do seu desejo de permanecer no Palmeiras para além de 30 de junho»,disse Carlos Neto, empresário do jogador, a A BOLA. Mesmo estando em aberto o lugar de segundo ponta de lança no FC Porto, nem por isso Kléber se mostra interessado em tentar novamente a sua sorte. «Ele está decidido a ficar no Brasil», foi perentório Carlos Neto. 

Apesar de toda esta irredutibilidade, a decisão final passa pelos dragões, com quem o brasileiro tem contrato por mais três temporadas e não ficou tão em conta quanto isso quando em 2011 foi contratado ao Atlético Mineiro (estava emprestado ao Marítimo): 4,225 milhões de euros, montante já acrescido dos encargos adicionais. 


in "abola.pt"

Antero Henrique: «Estrutura resiste à saída de treinadores e jogadores»

"MARCA" VOLTA A DESTACAR SUCESSO PORTISTA

O jornal "Marca" publica, esta quinta-feira, mais uma reportagem de duas páginas sobre o FC Porto, intitulada o "Rei Midas do Futebol", na qual Antero Henrique e Adelino Caldeira explicam o sucesso dos dragões.


"A nossa estrutura resiste à saída de treinadores e jogadores", diz Antero Henrique, orgulhoso do modelo em vigor no clube, que faz com que os "jogadores só se preocupem em jogar futebol".

"Fomos pioneiros e o Real Madrid copiou-nos. Se os jogadores necessitam de alguma coisa estamos lá. Ajudamos os jogadores a integrarem-se. Ajudamos na escolha dos colégios para os filhos, facilitamos os carros e os telemóveis. A ideia é que só se preocupem em jogar futebol", refere.

Antero explica que a "ideia é formar jogadores que tinham o perfil do FC Porto".

Já Adelino Caldeira acrescenta que o clube portista  paga "um terço de outras equipas".

in "record.pt"

UEFA destaca Jackson Martínez

COLOMBIANO FOI O JOGADOR DO ANO EM PORTUGAL

Em jeito de balanço da última edição do campeonato português, a UEFA, através do seu site, debruçou-se sobretudo no tricampeão nacional, destacando algumas das unidades que conduziram o FC Porto à glória, sendo que Jackson Martínez acabou por ser considerado como o grande herói, ao ter-lhe sido atribuído o título de jogador do ano.

O referido organismo começa por lembrar uma frase proferida pelo Cha Cha Cha logo no início da época – “Vou escrever a minha própria história”, disse o ponta-de-lança –, para concluir que foi dito e feito. Jackson Martínez, recorde-se, afastou-se das comparações com o seu compatriota, Radamel Falcão, e até conseguiu marcar mais golos do que ele no seu ano de estreia no FC Porto, tornando-se no melhor marcador da Liga, com 26 golos da sua autoria. É obra!

Quem marcou muitos menos golos do que Jackson, foi Kelvin. Todavia, o brasileiro também surge em destaque no referido balanço, por ter apontado aquele que muitos consideram ter sido o golo do título, no clássico com o Benfica que devolveu o FC Porto à liderança da tabela classificativa a uma jornada do fim do campeonato.

Mangala, por outro lado, também é referenciado como jogador a seguir, pela ótima campanha que assinou e que o fez chegar à seleção principal da França. E, a terminar, há também uma menção ao P. Ferreira do novo treinador portista, Paulo Fonseca, como equipa sensação da prova.

in "record.pt"

Crystal Palace interessado no extremo Ukra

EXTREMO PODE CUMPRIR SONHO

Tem mais um ano de contrato com o FC Porto, joga numa posição (extremo) que é excedentária no tricampeão nacional e pode cumprir o sonho de transferir-se para o campeonato inglês no imediato. De acordo com informações veiculadas, ontem, em terras de Sua Majestade, Ukra é desejado pelo treinador do Crystal Palace, Ian Holloway, para colmatar a saída de Wilfried Zaha para o Manchester United.

Recorde-se que no final de mês de maio, em declarações a Record, Ukra falou do seu sonho. “É lógico que gostava de voltar ao FC Porto, que é o meu clube do coração, mas também tenho o sonho e o objetivo de um dia jogar em Espanha ou em Inglaterra”, disse, na altura, o jogador que tem sido sucessivamente emprestado pelos dragões e que na última temporada assinou ótimas prestações ao serviço do Rio Ave. Resta, então, saber que valores está disposto o Palace a pagar.

in "record.pt"

Se Fernando sair, não chega outro Fernando

No Brasil garantem que o Shakhtar Donetsk fechou a compra de Fernando com o Grémio. O jogador era uma das possibilidades para render a possível saída do Polvo.


A possível saída de Fernando do FC Porto podia fazer chegar ao Dragão outro jogador com o mesmo nome e para o mesmo lugar. Mas Fernando, médio do Grémio, deixou de ser uma possibilidade para representar os tricampeões, uma vez que no Brasil garantem que é reforço do Shakhtar Donetsk

O "Lancenet" escreve que o clube brasileiro já fechou o negócio com os ucranianos por um valor superior a dez milhões de euros. O Nápoles era outro clube interessado no jogador e tinha preferência na contratação, mas optou por não cobrir a oferta do Shakhtar. 

Fernando, de 21 anos, é internacional brasileiro e vai marcar presença na Taça das Confederações. 


in "ojogo.pt"