terça-feira, 13 de novembro de 2012

Emídio Rafael entre os 27 jogadores no treino

VÍTOR PEREIRA CHAMOU 11 DA EQUIPA B


Emídio Rafael esteve no relvado e treinou-se com os companheiros, nesta terça-feira, no Olival.

O defesa-esquerdo tem recuperado aos poucos da lesão grave sofrida em janeiro de 2011 e a posterior recaída em outubro do mesmo ano.

Emídio Rafael fez parte dos 27 chamados por Vítor Pereira, que contou com 11 jogadores da equipa B e ainda com o guarda-redes dos sub-19, João Costa.

O departamento médico do FC Porto fica assim com menos um jogador ao seu encargo, tendo agora apenas Maicon, Fernando e Alex Sandro, que ainda estão em recuperação das respetivas lesões.

Ausentes estiveram também sete jogadores nas seleções: João Moutinho e Varela (Portugal), Jackson Martínez e James Rodríguez (Colômbia), Atsu (Gana), Defour (Bélgica) e Abdoulaye (Senegal).

Os dragões voltam a treinar na quarta-feira, para continuar a preparação para o jogo com o Nacional no sábado para a Taça de Portugal.

in "record.pt"

TIAGO ROCHA: "NÃO TENHO DÚVIDAS DE QUE VAMOS CONSEGUIR A VITÓRIA"


O FC Porto Vitalis defronta esta terça-feira o Sporting da Horta (22h de Portugal Continental), nos Açores, num encontro que, por tradição, traz dificuldades aos Dragões. Na antevisão da partida, referente à 10.ª jornada do Andebol 1, Tiago Rocha salientou o valor do adversário mas reforçou a confiança azul e branca, que está no topo depois da vitória sobre o Sporting.

Como está a equipa, depois do triunfo sobre o Sporting?
Está bem, com confiança e com o objectivo de ir aos Açores para trazer mais uma vitória. Naturalmente que estamos contentes por ter ganho ao Sporting e é evidente que estamos com grande vontade e grande querer. Se tivéssemos perdido não estaríamos assim tão satisfeitos, é claro.

Este é um jogo tradicionalmente difícil…
Sim, a deslocação à Horta é sempre muito complicada. Temos a viagem, jogamos num pavilhão a que não estamos habituados, o próprio clima é diferente… Tudo isso está a favor dos açorianos, porque eles já estão acostumados a estas condições. Para nós é um bocadinho mais complicado, mas não tenho grandes dúvidas de que vamos conseguir a vitória.

Quais são os pontos fortes do adversário?
O Sporting da Horta tem uma equipa interessante, bem estruturada, com jogadores que já jogam juntos há muito tempo. Têm o Yuriy Kostetskyy, que é muito experiente, um veterano com enorme qualidade, e têm alguns jogadores que até já passaram aqui pelo FC Porto. No fundo, têm uma boa equipa, mas vamos lá para ganhar.


in "fcp.pt"

GILBERTO DUARTE, "DUPLO" MVP


Gilberto Duarte, que apontou 12 golos ao Sporting, no sábado, foi o MVP destacado da nona jornada do Andebol 1, com 13,1 pontos, aumentando assim a sua vantagem como líder do "ranking" global. Analisando estatisticamente as suas exibições nas rondas já disputadas, o lateral-esquerdo soma 62,4 pontos, tendo quase 15 de vantagem sobre o segundo colocado. Pode por isso falar-se de um "duplo" MVP.

Pedro Spínola e Ricardo Moreira são os outros Dragões em destaque nas estatísticas oficiais do campeonato, marcando presença no quinto e oitavo lugares do "ranking" MVP, respectivamente. Gilberto Duarte é ainda líder nas acções defensivas, enquanto Ricardo Moreira está em primeiro lugar nos contra-ataques, com 26 golos apontados.


in "fcp.pt"

Couto e Baía vão voltar a jogar pelo Barcelona


Antigos jogadores do clube catalão convidados a jogar pelos veteranos catalães contra o ...Real Madrid.
Fernando Couto e Vítor Baía vão jogar pelos veteranos do Barcelona, esta terça-feira, no Qatar. Os dois portugueses voltam assim a vestir a camisola do clube catalão onde jogadoram na década de 90, num duelo frente a veteranos do Real Madrid.
O evento, à margem do congresso Aspire4Sport 2012, conta ainda com várias antigas glórias do Barcelona como Ronald de Boer, Goikoetxea, Jari Litmanen, Mendieta,Lluís Milla e Nadal.

in "dn.pt"

Lourenço elogia o renegado Rolando

Avançado do Farense jogou com o central do FC Porto no Belenenses na época 2004/2005. Lourenço não está surpreendido com manutenção do interesse de grandes clubes europeus em Rolando.


Lourenço confessa alguma surpresa pelo facto de Rolando ser ausência constante dos planos de Vítor Pereira e poder estar de saída do FC Porto, já em Janeiro.

Por outro lado, o avançado que jogou com o central azul e branco no Belenenses, em 2004/05, não se mostra igualmente surpreendido pelo interesse de grandes clubes europeus no internacional português.

"Estamos a falar de um internacional português, de um grande jogador. Mas também estamos a falar de um grande clube, o FC Porto, campeão nacional. O que posso dizer é que o melhor para ele é continuar a trabalhar. A equipa está num ciclo de vitórias e assim é difícil para ele. Por outro lado, não me surpreende o interesse de grandes clubes europeus no Rolando. Ele já mostrou o valor dele, apesar de não estar a jogar, actualmente, no FC Porto", afirma, em declarações a Bola Branca.


in "rr.pt"

Atsu está de regresso ao radar do Tottenham

VILLAS-BOAS PEDIU CELERIDADE NAS NEGOCIAÇÕES


O interesse não é novo, mas segundo informações vindas de Inglaterra, André Villas-Boas não quer perder mais tempo com este romance e já terá pedido ao presidente do Tottenham, Daniel Levy, para acelerar as negociações com o FC Porto, tendo em vista a contratação de Atsu.

Este pormenor, que volta a colocar o ganês no radar dos spurs, foi avançado pelo jornal inglês “Sunday People”, que acrescenta ainda que os dirigentes do clube treinado por Villas-Boas têm seguido com atenção as participações do portista na Liga dos Campeões, o que terá sido suficiente para ficarem convencidos quanto à sua qualidade e dispostos a desembolsar 15 milhões de euros para a sua contratação. Trata-se de um valor superior ao da cláusula de rescisão, o que demonstra o forte interesse dos spurs nos seus serviços.

Com apenas 20 anos e ainda na primeira época de dragão ao peito, Atsu tem sido uma das grandes revelações do plantel, mesmo tendo em conta a condição de suplente para a qual foi relegado, ele que começou a época como titular. No entanto, depois do plantel ter chegado ao seu modelo final, acabou por perder o lugar para Varela, sem que isso o tenha retirado do foco do Tottenham, já que é sempre dos primeiros jogadores a saltar do banco, quando Vítor Pereira entende mexer na equipa. Aliás, dos 15 jogos oficiais disputados pelo FC Porto, Atsu apenas falhou um: foi contra o Marítimo e pelo facto de o treinador ter sido obrigado a fazer três substituições, devido às lesões de Fernando, Maicon e Helton. Nada mau para época de estreia...

in "record.pt"

Vítor Pereira prepara jogo com Nacional sem sete internacionais


Quase todos os sete internacionais portistas que esta semana estão em trânsito por cinco seleções arriscam chegar ao Porto no mesmo dia que os dragões partem para a Madeira, onde jogam sábado, com o Nacional, para a Taça de Portugal. 

Com voo reservado para a véspera do desafio com os insulares (sexta feira), sobra pouco tempo aos jogadores que regressam dos continentes africano e americano - João Moutinho, Varela, James, Jackson e Abdoulaye - para fazerem de novo as malas, quanto mais treinarem-se no próprio dia que seguem viagem para o Funchal. Menos tempo ainda têm para recuperarem da fadiga provocada pelo longo voo e do jet lag. A diferença horária não mata, mas mói...

O único deste lote de sete internacionais a chegar fresquinho e que, se não for poupado, pode muito bem marcar o ponto no Olival logo no dia seguinte ao compromisso internacional é Atsu.


in "abola.pt"

Mangala recusa convite do Congo


O facto de Eliaquim Mangala possuir afinidades com o Congo através da árvore genealógica da mãe habilitou o selecionador do Congo, Claude Leroy, 
a convidar o jogador portista para jogar pela equipa principal daquele país africano. 

As ambições do treinador são legítimas e concretizáveis tecnicamente, mas Mangala prefere por agora manter-se em linha com a França e aguardar uma chamada à equipa principal.

Um desejo legítimo, uma vez que o defesa fez todo o percurso na qualificação para o europeu de esperanças pela França e era um dos capitães de equipa do grupo.


in "abola.pt"

Dragão vai ter relvado novo


Danificado desde o concerto dos Coldplay, o tapete portista vai ser renovado brevemente. Curiosamente, no final da época já há novo concerto agendado.
No dia em que se soube que os britânicos Muse, responsáveis pelo hino dos Jogos Olímpicos de Londres, darão um concerto no Estádio do Dragão no próximo ano, depois de a época terminar, O JOGO apurou que a SAD não vai esperar mais para resolver uma situação identificada como urgente: substituir o atual relvado, danificado por altura de outro concerto, no caso dos Coldplay, a 18 de maio último. 

Há muito que o mau estado do tapete do Dragão vem sendo evidente. Vítor Pereira também o reconheceu e já havia prometido uma solução breve. Os diretores portistas não foram insensíveis ao problema, até porque o futebol da equipa beneficia com um tapete de outra qualidade, como sempre foi hábito no Dragão. 

A operação será efetuada num período em que os dragões passem algum tempo sem ter de jogar em casa. Ainda falta definir os dias exatos da mesma. Inicialmente, chegou a apontar-se a susbtituição logo para depois da receção ao Dínamo de Zagreb, marcada para o próximo dia 21. Aos dragões sobrariam exatamente 18 dias até ao próximo jogo em casa, a 9 de dezembro, com o Moreirense. Mas esse é um detalhe ainda por confirmar. 

A outra possibilidade é agir apenas a partir do dia 10, ganhando assim o clube 25 dias sem jogos no Dragão (coincidem com a pausa natalícia) para concluir todo o processo. Certo e seguro, pode O JOGO avançar, é que o relvado será substituído.

in "ojogo.pt"