quarta-feira, 1 de junho de 2011

F.C. Porto: Júnior do Metz anunciado como reforço

Imprensa francesa revela que o avançado Thibaut Vion terá assinado por cinco anos, mas o Metz não confirma a transferência.


A informação apareceu ao princípio da tarde desta terça-feira, no site blogolo, e dava conta da contratação por parte do F.C. Porto do avançado da equipa de juniores do Metz, Thibaut Vion, de 17 anos. 

«Assinou por cinco épocas na semana passada, visitou as instalações e ficou deslumbrado», afirmou Youssef Moussaid, identificado no site como empresário do jogador. 

Pese as tentativas do Maisfutebol para contactar o agente, apenas o clube francês se revelou disponível para prestar alguns (parcos) esclarecimentos sobre a matéria, no fundo, para veicular uma versão diferente. 

«Não temos qualquer confirmação dessa transferência. Estamos em pleno processo negocial com o atleta para que assine o seu primeiro contrato profissional e não fomos informados de qualquer mudança», explicou Héléne Schrub, responsável pela divisão de comunicação do clube francês. 

Thibaut Vion é tido como uma grande esperança do futebol gaulês, com apurado instinto goleador, e militava no Metz desde os 9 anos de idade. O F.C. Porto, a confirmar-se a aquisição, terá de pagar cerca de 300 mil euros em direitos de formação

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Baía: «Gostava de ter um Porto-Barcelona de despedida»

Ex-guarda-redes confessa a sua ambição quando terminou a carreira e garante que a sua ligação aos dragões «será eterna». O futuro pode passar por um regresso, mas terá de se sentir útil.



Vítor Baía continua apaixonado pelo F.C. Porto, numa ligação que diz ser «eterna», mas não esconde alguma mágoa pela forma como terminou a sua carreira futebolística. O ex-guarda-redes, uma das principais figuras da história do clube, já tinha manifestado algum desconsolo por nunca ter tido um jogo de despedida e, esta quarta-feira, reiterou a mensagem, quando aludiu ao embate com o Barcelona, da Supertaça Europeia, precisamente as duas equipas que representou na carreira.

«A Supertaça Europeia vai ser um dia especial para mim. Aliás, no dia em que terminei a minha carreira, o meu maior desejo era organizar um jogo de despedida entre o F.C. Porto e o Barcelona», confessou Baía, à margem da celebração do 7º aniversário da sua Fundação, que decorreu no Estádio Municipal da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, e juntou cerca de 700 crianças.

O ex-jogador garantiu que continua a ser «um adepto atento», tendo vibrado com «esta época extraordinária». Ainda sobre o embate do Mónaco, no final de Agosto, Baía falou das comparações que começam a surgir entre André Villas-Boas e Pep Guardiola, dois treinadores que conhece: «É sempre difícil comparar dois treinadores, mas, acima de tudo, são dois homens que privilegiam o bom futebol.»

«Quero fazer a gestão diária de uma equipa»

Depois de pendurar as luvas, Vítor Baía assumiu o cargo de director das relações externas do F.C. Porto, mas a experiência já faz parte do passado. Neste momento, Baía não tem qualquer ligação ao futebol, um cenário que, no entanto, pode mudar.

«Estarei sempre ligado, de uma forma ou de outra, ao futebol. Têm surgido convites, mas ainda não aceitei nenhum, ou por não achar que é o momento certou ou por o projecto não ser o que anseio», explicou.

Ainda assim, não esconde que voltar ao F.C. Porto seria sempre especial. «A minha ligação ao Porto é eterna. Se for possível voltar, seria fantástico, mas todos temos de seguir o nosso caminho. O meu objectivo é claro: quero ser útil, num projecto ambicioso e fazer a gestão diária de uma equipa de futebol», assumiu.

A Fundação Vítor Baía assinalou o 7º aniversário no Dia Mundial da Criança e, ao longo deste período de actividade, já conseguiu apoios para dez mil crianças carenciadas, com contribuições superiores a 650 mil euros. 



Baía: «Foi estranhíssimo ver Domingos de verde e branco»

Ex-guarda-rede deseja boa sorte ao amigo, «menos contra o F.C. Porto». Confessa, ainda, querer ajudar a Federação no futuro.


A amizade entre Vítor Baía e Domingos Paciência é sobejamente conhecida. Também por isso, o treinador do Sporting marcou presença no 7º aniversário da Fundação do amigo, de apoio a crianças carenciadas, mas optou por não falar aos jornalistas. Coube a Vítor Baía, assim, debruçar-se sobre o trajecto do antigo companheiro do F.C. Porto.

«Espero que o Domingos ganhe sempre, menos contra o F.C. Porto. É um treinador com uma grande capacidade e com um nível de competência igual aos melhores da Europa. Confesso que achei estranhíssimo vê-lo de verde e branco...», brincou. 

Vítor Baía falou, também, da Federação Portuguesa de Futebol. O ex-jogador foi, no passado, apontado ao lugar de presidente do organismo e não esconde que gostava de poder ajudar.

«Continuo disponível e encaro essa hipótese como uma grande possibilidade para o meu futuro», assumiu.

Por fim, falou do momento actual da selecção nacional, que, este sábado, pode chegar ao primeiro lugar do grupo de apuramento para o Euro 2012, depois do início conturbado. «A selecção está a viver um momento decisivo, de definição, e sinto que o Paulo Bento mexeu com a selecção. Contra a Noruega temos uma oportunidade de ouro para passar a depender de nós mesmos», vincou.

in "maisfutebol.iol.pt"

Moncho: “ESTÁ TUDO NAS NOSSAS MÃOS”


A meio caminho do título há uma meta que desmistifica e relativiza o grau de dificuldade colocado pelo sétimo e último jogo da final, frente ao Benfica. No Dragão Caixa, ambiente que vai dissipar todas as dúvidas sobre a atribuição do título, o FC Porto venceu sempre. Por isso, Moncho López sublinha que a decisão reside nas mãos dos seus jogadores e na voz dos adeptos.

Quinta-feira, no Dragão, a identidade do campeão 2010/11 começa a definir-se a partir das 20h30 e Carlos Andrade adverte sobre a importância dos detalhes no sétimo encontro consecutivo entre duas equipas que desenvolveram um conhecimento mútuo profundo. No jogo decisivo, o extremo português, cuja preponderância mereceu o elogio do treinador no final da quinta partida, preconiza uma exibição perfeita.

Certeza de Moncho López
“Tenho a certeza que vamos manter a invencibilidade em casa. Está tudo nas nossas mãos. Há muito que o FC Porto Ferpinta não perde no Dragão Caixa e temos que continuar a vencer. Vamos jogar com o apoio dos nossos adeptos e os resultados demonstram que aqui conseguimos vencer mesmo os jogos mais complicados.”

“Mesmo que não jogássemos em casa, estaríamos convencidos de que poderíamos vencer e conquistar o título. Fomos primeiros na fase regular, soubemos utilizar o factor casa de forma extraordinária e agora esperamos fazer o pleno.”

“Há que saber aproveitar os nervos, reconduzindo-os e utilizando-os para trabalhar com mais intensidade.”

“Não noto ansiedade na equipa. Apercebo-me, isso sim, de alguma frustração por não termos ganho qualquer jogo na Luz, o que estivemos sempre perto de conseguir. Mas, mais do que isso, noto muita ambição e desejo de nos proclamarmos campeões diante dos nossos adeptos.”

“Sempre disse que os árbitros portugueses de topo são muito bons e espero apenas que façam o seu trabalho.”

Experiência de Carlos Andrade
“O factor psicológico é importante, mas depois de jogarmos tantas vezes com o Benfica, o que permite um conhecimento mútuo profundo, os detalhes é que vão decidir.”

“No sétimo jogo não há favoritos. As probabilidades de vitória dividem-se pela metade.”

“Pelo apoio que sempre nos transmitiram ao longo de toda a época, os nossos adeptos merecem o título.”

“Agradeço as palavras do treinador, ele tem muita confiança em mim e vou procurar dar o melhor de mim. Não para ser o MVP, mas para ajudar a equipa. Sou dos jogadores mais experientes do plantel e tento responder da melhor maneira.”



in "fcp.pt"

Filipe Santos: «É o jogo da época»

FC PORTO QUER TÍTULO NA RECEÇÃO À OLIVEIRENSE


Filipe Santos considerou hoje "histórico, muito importante e difícil de superar" um 10.º título consecutivo de campeão nacional de hóquei em patins, que o FC Porto pode conquistar sábado.
Os dragões recebem a Oliveirense, na derradeira jornada do campeonato, no Dragão Caixa, e dependem apenas de si para manter a primeira posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos do Benfica (segundo).
"Se atingirmos o 10.º título, como esperamos, alcançamos um feito quase inigualável", disse Filipe Santos, que falava na antevisão do encontro com a Oliveirense, que considera ser "o jogo da época".
Filipe Santos considera que o campeonato que agora está a chegar ao fim foi dos "mais difíceis dos últimos anos, até porque o FC Porto deve terminar em primeiro com os mesmos pontos do segundo (Benfica)".
Recordando os últimos campeonatos, Filipe Santos encontra apenas semelhanças com um título que só foi conseguido na última jornada, com uma vitória sobre o Óquei de Barcelos, após o FC Porto ter andado sempre em segundo.
"No que concerne à competitividade e emoção, na ótica do amante da modalidade, é mais interessante, mas no que respeita aos jogadores, nós já gostaríamos ter decidido o título mais cedo", referiu.
Filipe Santos destacou o facto de a festa do título estar marcada para o Dragão Caixa, o que possibilita uma maior cumplicidade com os adeptos azuis e brancos.
"A Oliveirense é a terceira classificada do campeonato. Não vai poder subir mais na tabela, mas tem feito uma bom competição e, por certo, irá colocar muitas dificuldades ao FC Porto", defendeu Filipe Santos.
O capitão portista destacou o "coletivo, com oito jogadores sempre em jogo", como um dos pontos fortes da formação da Oliveirense, orientada por Tó Neves, que irá ser o treinador dos dragões.
Filipe Santos recordou que a equipa de Oliveira se Azeméis foi uma das duas que venceu o FC Porto no campeonato - a outra foi a Juventude de Viana -, pelo que constitui "mais uma razão para se pensar que o jogo vai ser complicado".
O FC Porto recebe a Oliveirense pelas 18 horas horas de sábado, no Dragão Caixa, em jogo referente à 30.ª e última jornada do campeonato, que irá decidir a atribuição do título. O Benfica recebe o Porto Santo.
in "record.pt"

Julio Matos: "Penalizados nos lances livres"

E ao sétimo jogo vai tudo ficar resolvido! FC Porto e Benfica desfazem, amanhã, no Dragão Caixa, o empate que se regista no play-off e, se o factor casa voltar a imperar, os portistas serão os novos campeões. Júlio Matos, responsável-mor do basquetebol azul e branco não tem dúvidas: "Com o apoio dos nossos adeptos vamos, de certeza absoluta, ser campeões!"´

O dirigente não esquece, contudo, que a decisão do título até podia ter ficado resolvida mais cedo. Reportando-se ao jogo do passado domingo, no Pavilhão da Luz, justifica: "Penso que a nossa equipa foi de alguma forma penalizada e, quando no final do jogo verificámos a estatística, vimos que o Benfica foi 43 vezes à linha de lance livre e o FC Porto apenas 25. Uma diferença que nos levou a ficar atentos e a analisar convenientemente a situação." E essa atenção levou-o à seguinte conclusão: "Estamos preocupados e esperamos que tal não volte a acontecer, pois com 18 lances livres de diferença, e tendo nós perdido por seis (85-79), temos o direito de questionar certas coisas."

Com mais de 30 anos de ligação à modalidade e, também por isso, mostrando-se conhecedor da qualidade dos árbitros destacados para este play-off - "São os melhores e os mais experientes", esclarece -, Júlio Matos prefere acreditar que nesse último jogo "não existiu a intenção de prejudicar", mas isso não o impede de acrescentar que "na realidade o FC Porto foi penalizado".

A propósito do tema "lances livres" faz questão de recordar: "Já na Supertaça, o Benfica foi 21 vezes à linha de lance livre e nós apenas três". "Algo incompreensível, mas que aconteceu e, como estamos atentos, não podemos deixar passar em claro e as pessoas da arbitragem sabem que estamos atentos e analíticos", reforça.
Para trás, ficaram seis jogos. O de amanhã é um autêntico tudo ou nada. "Há sempre pressão", assume o ex-capitão, para logo enaltecer a importância de "na fase regular a equipa ter preparado a época para poder disputar um eventual sétimo jogo em casa". Consumado esse facto, Júlio Matos não tem dúvidas e insiste no apoio do público: "Os bilhetes são postos à venda amanhã [hoje] a partir das 9h00 e por isso alerto os sócios para que não se atrasem a comprá-los. Temos 2200 lugares à espera deles e é com eles que vamos ser campeões, pois são uma mais-valia. Vão dar-nos uma força enorme e uma motivação muito grande, para ultrapassar o obstáculo." "Garantidamente, os adeptos serão fundamentais para atingirmos o objectivo", conclui o dirigente.

"Com critérios iguais teremos vantagens"

Estando o basquetebol, mais do que muitas outras modalidades, indelevelmente associado aos dados estatísticos, Júlio Matos lembra que no somatório dos pontos dos embates com o Benfica, o FC Porto detém uma vantagem de mais de 50 pontos. "Estamos a comandar por 512-458 e nos jogos em que nos ganharam, nunca o fizeram por mais de 10 pontos, enquanto os triunfos do FC Porto ultrapassam a média de 20 pontos." Para que o objectivo traçado para esta época seja atingido, volta a insistir na actuação da arbitragem: "Usando critérios iguais, nós temos vantagens em todas as áreas."

"Neste clube qualquer cadeira é de sonho"

Natural de Matosinhos, começou a jogar no Leixões. Aos 17 anos transferiu-se para o FC Porto e, após um ano no Guifões, regressou ao seu clube do coração, onde prolongou a carreira de jogador até aos 33 anos. A seguir, fez parte da equipa técnica, primeiro como adjunto de Alberto Babo e depois, durante uma época, como treinador principal. Recorrendo à célebre frase de André Villas-Boas, O JOGO pretendeu saber se Júlio Matos, agora adiministrador, está na cadeira de sonho. "Fazer parte deste clube é estar sempre numa cadeira de sonho. No caso particular das minhas actuais funções, estar nesta cadeira é um sonho ainda maior, por ter sido convidado pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa."

Apesar de três décadas ligado ao clube, não se coíbe de confessar: "Por mim, ficava aqui a vida toda, seja em que cadeira for. Não estou agarrado a esta e, em tudo o que for preciso, estarei sempre disposto a ajudar o clube."

in "ojogo.pt"

Kelvin: "Vi a festa e já me imaginei lá no meio"

Kelvin completa hoje 18 anos e estará atento ao telemóvel. Entre as centenas de mensagens e telefonemas de parabéns que vai receber, o jovem brasileiro conta que lhe sejam dadas indicações quanto à data da viagem para Portugal. As malas estão feitas porque, a partir de hoje, por atingir a maioridade, Kelvin já pode assinar o contrato com o FC Porto. Porém, o mais certo é aguardar algumas semanas. "O contrato será oficializado quando viajar para aí. Penso que seja no início de Julho ou finais de Junho, que é quando recomeçam os treinos. Estou à espera que me comuniquem o dia. Claro que estou ansioso, mas ainda tenho jogos pelo Paraná e isso ajuda a distrair", contou a O JOGO enquanto passeava num dos shoppings de Curitiba e fazia horas para o segundo treino do dia.

Por ser jovem e estar prestes a iniciar a primeira aventura fora de casa, Kelvin admite que o primeiro ano "será mais de adaptação", mas espera que "isso aconteça o mais rápido possível para poder ajudar o clube". Os compatriotas do plantel serão os anfitriões de um jovem de 18 anos que nesta altura disputa a Série B do Brasileirão. "Vi alguns jogos e sei que tem alguns brasileiros, como o Hulk, o Maicon, o Fernando. O Hulk é o que conheço melhor, não porque tenha falado com ele, mas por ser destacado na Imprensa brasileira", explicou.

Atento ao que se passa deste lado do Atlântico, Kelvin sentou-se em frente à televisão no dia 18 de Maio e vibrou com o triunfo na Liga Europa. "Vi tudo em directo, foi uma grande vitória. O jogo não teve muita emoção, mas o que interessava era ganhar. Também vi a festa que fizeram e já me imaginei a comemorar com eles as próximas conquistas", atirou. Vencer a Supertaça Europeia frente ao Barcelona completaria o sonho. "Seria lindo poder participar desse jogo. Como todo o mundo, também admiro o futebol do Barcelona e vai ser um grande espectáculo, de certeza. Vou trabalhar para jogar", prometeu, mesmo que o mais certo seja ter pela frente um longo período de adaptação de forma a polir as qualidades que vai mostrando, um pouco à imagem do que sucedeu com James, que era até bem mais experiente do que Kelvin.

Ainda acredita que vai ao Mundial de Sub-20

Os convocados só devem ser conhecidos no início de Julho e até lá Kelvin manterá a esperança de fazer parte da lista elaborada por Ney Franco, seleccionador brasileiro de Sub-20. O reforço portista sonha em representar o escrete no Mundial de Sub-20, onde se poderá cruzar com mais dois "portistas": Iturbe e James. "Acredito no meu valor e estou a trabalhar forte para fazer parte das escolhas", referiu. O Brasil, um dos candidatos ao título, está inserido no grupo E juntamente com o Egipto, o Panamá e a Áustria e vai disputar os jogos em Barranquilha, terra natal da cantora Shakira. A prova disputa-se entre 29 de Julho e 20 Agosto e poderá custar grande parte da pré-temporada no FC Porto a Kelvin.

Aniversário com treinos e em família

Hoje é dia de festa em Curitiba, capital do estado do Paraná, que viu nascer Kelvin Mateus de Oliveira, um dos reforços do FC Porto para a próxima temporada. O brasileiro cumpre 18 anos, atingindo a maioridade, condição indispensável para poder oficializar o contrato de cinco temporadas com os dragões, alinhavado em Janeiro e oficializado pelos dragões esta semana. Um dia especial para qualquer jovem que lhe vai permitir, igualmente, tirar a carta de condução. Kelvin ainda não decidiu como vai passar o dia, mas é quase certo que terá um bolo à sua espera no balneário do Paraná. A equipa tem jogo no sábado com o Americana, de São Paulo, e não há direito a folga extra. "Ainda não decidi se vou fazer alguma coisa em especial esta quarta-feira. Sei apenas que quero estar com a minha família e com os meus amigos", contou a O JOGO. Quem o seguir no Twitter ou no Facebook certamente ficará a saber por que Kelvin tem por hábito relatar quase ao minuto tudo o que faz.

in "ojogo.pt"

Ecos do mercado


Fernando | Novela volta a Itália

Fernando voltou à rota dos clubes italianos, depois de uns dias estacionado na agenda do Lyon. Inter e Juventus continuam interessados. A Juve teria tentado baixar o preço oferecendo ao FC Porto Tiago, o médio português de 30 anos que esteve emprestado ao Atlético de Madrid, ou Felipe Melo, médio brasileiro, de 27 anos, contratado há dois anos à Fiorentina por 25 milhões de euros, hipóteses que teriam sido acolhidas com pouco entusiasmo.

Pinto da Costa | Presidente visto em Roma

O jornal Il Tempo escreveu que Pinto da Costa desembarcou em Roma e, ainda que não descarte que a visita tenha sido de cariz pessoal, interroga-se se não seria sinal de algum negócio. Como Villas-Boas estava descartado, apesar de ter sido namorado pelo Roma e pelo Inter, o jornal deixa em aberto a questão. Os outros é que não perdoaram: Sapunaru, Fernando ou Rolando (este a merecer espaço próprio) ajudavam à festa.

Rolando | O cerco aperta e aperta...

Tal como O JOGO escreveu quando revelou a renovação de Rolando até 2015, o central continua a ser muito cobiçado, sobretudo em Itália, de onde já teriam chegado ofertas concretas. Juventus, Roma e Inter estão interessadíssimos, garantem os italianos, insistindo num negócio entre os 15 e os 20 milhões de euros.

in "ojogo.pt"

Abdoulaye: "Gostava muito de ter uma oportunidade"

Abdoulaye Ba terminou a Liga Orangina da melhor maneira. O Covilhã safou-se no último suspiro, conseguindo a permanência, e o defesa-central senegalês emprestado pelo FC Porto terminou a prova como o melhor marcador da equipa. Marcou nove golos, cinco deles de grande penalidade. Agora, quando tem pela frente mais dois anos de contrato para cumprir com os dragões, Abdoulaye espera por uma decisão dos responsáveis portistas: integrar o plantel de André Villas-Boas ou ser novamente emprestado são as opções em cima da mesa.

Em conversa com O JOGO, Abdoulaye revelou os desejos para a próxima temporada. "Jogar no FC Porto é o meu objectivo, sem dúvida. Gostava muito que me dessem uma oportunidade, de maneira a poder mostrar o meu valor no campeonato principal. Ficar no plantel seria importante para a minha carreira", disse o central. A decisão está a ser estudada na SAD, da mesma forma que não faltam clubes dispostos a receber por empréstimo o central goleador. "Só tenho a certeza que se ficar no FC Porto, agarrarei a oportunidade a cem por cento".

Depois de três épocas na formação do FC Porto, e de alguns treinos pelo meio na equipa principal, Abdoulaye Ba foi emprestado ao Covilhã. Fez 27 jogos e conquistou o respeito dos adeptos serranos. "Fiz uma boa época no Covilhã, naquela que foi a primeira experiência como sénior. Acho que correspondi às expectativas que depositavam em mim. Mas, seja como for, quero continuar a evoluir, no FC Porto ou em outro clube. Tenho mais dois anos de contrato e os treinadores que acompanham o meu trabalho irão ajudar-me e saberão o que é melhor para a minha carreira, isto é, rodar mais uma época ou regressar", explicou. O central apenas garante empenho máximo em qualquer um dos cenários. "Estou disponível para trabalhar no duro e merecer uma oportunidade no plantel do FC Porto. Se tiver a sorte de ficar, e neste momento não sei de nada, irei dar tudo pelo clube. Se for emprestado, também darei tudo por esse clube. Estou disponível para o que acharem melhor". Para já, o defesa-central está com a selecção de sub-23 do Senegal, que tenta a participação nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Quanto aos nove golos marcados durante a época, Abdoulaye confessou que não esperava festejar tantas vezes. "É bom para um central marcar tantos golos, ainda mais numa equipa com algumas limitações, como o Covilhã. Não foi nada mau e deu para mostrar o meu valor", reagiu o senegalês.

Brilhar fora para voltar a casa

Sendo um clube formador, e havendo espaço para poucos no plantel principal, na última época o FC Porto espalhou 23 jogadores por cinco países além do nosso. Tirando Tomás Costa, Miguel Lopes e Prediger, mais Orlando Sá, todos passaram pela formação portista. Alguns brilharam mais do que outros, mas todos foram acompanhados pelos treinadores do FC Porto, que fizeram chegar relatórios a Villas-Boas. Se alguns podem integrar a equipa principal, outros podem seguir caminho diferente. Josué, por exemplo, está prestes a assinar pelo Paços de Ferreira.

Matéria-prima nos iniciados e juniores

Na época que agora terminou as conquistas não foram um exclusivo da equipa de André Villas-Boas. A equipa de iniciados (sub-15), treinada por José Tavares, conquistou no último fim-de-semana o título nacional a uma jornada do fim. Antes, já os juniores (sub-19), tinham igualmente conquistado o título. A equipa orientada por Rui Gomes não deu hipóteses aos adversários. A conclusão é que há matéria-prima de qualidade para alimentar a equipa principal durante os próximos anos. Praticamente todos os jogadores da equipa de sub-19 percorreram os escalões de formação do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Otamendi: "Dói não estar, agora só penso no FC Porto"

Otamendi recebeu ontem um telefonema que dispensava bem: do outro lado da linha estava o seleccionador argentino, Sérgio Batista. "Ligou-me e disse que não me iria convocar para a Copa América. É a decisão dele. Continuarei a fazer as coisas o melhor que sei para voltar à selecção. Agora, vou preparar-me da melhor maneira para a próxima época do FC Porto e para o que aí vem, como a Champions. Quero continuar a ganhar títulos", disse o central, dispensado dos dois particulares da Argentina por estar lesionado.
O defesa admitiu que gostava de fazer parte das escolhdas para a prova que a Argentina organiza. "Dói não estar na Copa América, mas há que respeitar as decisões do treinador, porque há muitos jogadores de bom nível. Todos gostam de representar a sua selecção, mas, desta vez, isso não me tocou. Vou aproveitar as férias para estar com a minha família", acrescentou ainda o portista, que teve uma época memorável no ano de estreia na Europa. "Cheguei a um grupo que me permitiu uma rápida adaptação, porque há muitos sul-americanos. Isso ajuda muito. Estou muito contente pelo ano que tivemos; conseguir tantos títulos no primeiro ano na Europa não é coisa que se consiga sempre", rematou.

Visitou o Vélez Sarsfield que tem metade do passe

Foi numa visita aos ex-companheiros do Vélez Sarsfield que Otamendi reagiu à exclusão da convocatória para a Copa América. O central esteve no clube que ainda detém metade do passe e com quem os dragões acertaram uma alínea que permite aos argentinos venderem ao FC Porto - é assim mesmo - esses 50 por cento que restam por quatro milhões de euros, cláusula que o Vélez pode accionar até 5 de Setembro. Parece uma vantagem óbvia para encaixar dinheiro, mas, recentemente, o clube argentino disse haver uma proposta do Málaga por Otamendi de 15 milhões de euros, facto que poderá motivar a dúvida na cabeça dos dirigentes argentinos: vender já e ter mais quatro milhões ou esperar por uma maior valorização?

in "ojogo.pt"

Rui Moreira considera que os "dragões" já são mais conhecidos que o Vinho do Porto no Mundo


Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto (ACP), considera que o F. C. Porto tem hoje em dia maior reconhecimento internacional que o Vinho do Porto e que é um exemplo da inspiração que falta ao País.
O também comentador político e desportivo foi um dos convidados da tertúlia mensal do Clube dos Pensadores, que decorreu terça-feira à noite em Vila Nova de Gaia, tal como o empresário Manuel Serrão, onde se debateu a temática "Futebol, Política e Norte".
Adeptos portistas assumidos, ambos concordaram com a ideia de que os sucessos do clube presidido por Pinto da Costa são um exemplo de "competência e inspiração".
Para Rui Moreira, "a dimensão regional do F. C. Porto não foi um limite para o seu crescimento e é uma boa base de apoio de uma instituição que dá provas de saber como se expande uma marca, pois sem ter índole nacional conseguiu conquistar índole europeia".
Manuel Serrão, por sua vez, estabeleceu comparações entre as temáticas da noite: "Na política, como antes se dizia do futebol, o jogo é sujo, está viciado e resolve-se nas secretarias, ainda por cima europeias".
Contrastou que, "ao contrário dessa batotice" se vê no futebol equipas como o F. C. Porto e o Sporting de Braga, que "espantaram o Mundo há dias, em Dublin, pela forma competente como chegaram à final e pela simpatia, civismo, alegria e cordialidade dos seus adeptos".

Ainda segundo Manuel Serrão, "o F. C. Porto e o futebol em geral têm feito mais pelo País que os nossos políticos, afirmando-o em África, no Brasil, na Colômbia, numa série de sítios onde se fez festa com as últimas conquistas".
Questionado pela plateia sobre as rivalidades exacerbadas, nomeadamente um cântico insultuoso habitual numa das claques portistas, Rui Moreira recordou que o mesmo costuma ser assobiado pelos restantes adeptos do clube, mas exemplificou como também "se pode ser insultuoso" recorrendo a uma passagem da recente entrevista do presidente do Benfica à TVI.
"Filipe Vieira disse que é preciso que não seja a Policia Judiciária do Norte a investigar o futebol. Ora, se tivesse sido um de nós a dizer isso, seríamos logo apelidados de parolos, bairristas e sectários", concretizou o presidente da ACP.

in "jn.pt"

Porto-Barça: as marcas de Guardiola em Villas-Boas

«Barcelona tem um modo inatingível de perfeição», reconheceu o portista antes de saber que o iria defrontar


André Villas-Boas, um mini-Mourinho num mini-Barcelona. Os termos surgiram ao longo da época de sonho do F.C. Porto. O treinador, entre os dois, prefere o segundo. É um fã assumido do futebol praticado pela equipa de Pep Guardiola. Na Supertaça Europeia, terá de o enfrentar.


A 26 de Agosto, no Mónaco, o técnico portista encontra a sua fonte de inspiração. Desta vez, como adversário. Villas-Boas desenvolveu um encanto particular pelo Barça de Guardiola e nunca escondeu o desejo de conhecer o espanhol.



Em Fevereiro desde ano, na Catalunha, o treinador do F.C. Porto satisfez essa ambição. Esteve à conversa com Pep, num encontro informal e reservado. Aliás, pouco se sabe sobre esse tema e as partes evitam a divulgação de mais pormenores. 



«Guardiola é uma inspiração para mim, todos os dias. Felizmente, tive a oportunidade de finalmente o conhecer em Fevereiro. Inspiro-me não só mas também na sua filosofia, na filosofia do Barcelona, de Cruijff, de Rinus Michels», disse Villas-Boas, em Dublin. Guardiola agradeceu.



«Barça tem um modo inatingível de perfeição»



As comparações multiplicaram-se ao longo da temporada. «Este Porto é um mini-Barcelona», atirou Peter Pacult, técnico do Rapid de Viena. Antes, Gjore Jovanovski (CSKA de Sófia) utilizara a mesma escala: «O F.C. Porto é a equipa mais técnica da Europa, a seguir ao Barcelona.»



André Villas-Boas sorriu. Em Novembro de 2010, antes do duelo entre Barça e Real, demonstrara a sua preferência. «Sou um adepto incondicional do estilo de jogo do Guardiola. Gosto quando ganha aquela equipa, porque aquela equipa reflecte o modo como todas as equipas deviam jogar, um modo inatingível de perfeição. Tenho um sentimento muito especial por aquela equipa, porque jogam um futebol mágico», admitiu.



Um mês depois, a mesma toada, a admiração assumida sem rodeios: «O Barça está lá em cima, num nível de perfeição muito, muito difícil de atingir e num estilo que eu gosto de apreciar.» Falcao resumiu a preferência do técnico, já no final da época: «Ele esteve muitos anos com Mourinho, têm uma escola idêntica, a diferença é que Villas-Boas joga mais como o Barcelona».



«Notam-se princípios do Barça no Porto»



Não há margem para dúvidas. André Villas-Boas procurou implementar alguns conceitos catalães no estilo de jogo do F.C. Porto. O resultado é necessariamente diferente, tão diferente como os jogadores em causa, mas a intenção é bem vincada. 



«Existem semelhanças, sem dúvida. De qualquer forma, o produto final do F.C. Porto é diferente, porque os jogadores são diferentes e também porque o processo do Barcelona já dura há bem mais tempo. Mas notam-se os princípios, a posse de bola, o subir linhas para reduzir espaços. Ainda assim, uma ideia é uma ideia. O resultado é sempre diferente», lembra João Carlos Pereira, treinador português que esteve a estagiar com o Barça de Guardiola, ao Maisfutebol.



O técnico luso reconhece a intenção. Aliás, como adepto daquele futebol, tenta fazer o mesmo. Impossível, garante. «O Barcelona tem um processo desenvolvido durante mais de 20 anos, está na sua plenitude e no seu apogeu. O Man. United também está e, mesmo assim, aconteceu o que aconteceu na final da Champions. O F.C. Porto iniciou há um ano um sub-ciclo com Villas-Boas, é mais recente.»



«Numa prova de regularidade, o Barça é mais forte e isso iria notar-se mais. Num jogo, tudo pode acontecer», remata João Carlos Pereira, antigo técnico do Ermis (Chipre), como forma de antevisão da Supertaça Europeia. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Porto-Barça: clubes e causas que se confundem

Dois clubes em estado de graça, duas instituições reflectoras da idiossincrasia das cidades representadas. Reportagem-Maisfutebol sobre a ligação profunda entre dragões e «culés»


Porto e Barcelona, cidades apaixonadas por futebol e pelos seus clubes mais representativos. Cidades que se escutam e admiram, ainda que separadas por milhares de quilómetros. De onde surge esta cumplicidade? O que une, afinal, uma e outra urbe? De que forma essa reciprocidade é transportada para o futebol e, já agora, não será o próprio futebol o elemento fecundador de toda a ligação? 


As perguntas enleiam-se entre o óbvio. O facto é indesmentível e até repercutido nas palavras de André Villas-Boas. Numa época dourada para F.C. Porto e F.C. Barcelona, o treinador não deixou de assumir uma evidência partilhada pela esmagada maioria dos seus conterrâneos. 

«O adepto portista, e eu enquadro-me aí, sempre se identificou mais com o Barcelona do que com o Real Madrid. O Barcelona, pelo que representa, pela forma como cresceu dos anos 70 para a era da modernidade, pelas lutas que teve de enfrentar com os clubes da capital, desperta um sentimento especial da cidade do Porto», referiu Villas-Boas numa recente conferência de imprensa. 

Impulsionado pelas palavras do técnico dragão, o Maisfutebolaprofundou a análise e escutou mais duas individualidades perceptoras desta similitude entre as dues ciutats. Perdão, entre as duas cidades. A mesma luta, la mateixa lluita, como sugere um vídeo posto a circular na internet, é realidade ou é fruto apenas do radicalismo natural vivido nos campos de futebol?

«Poços de amor e morte das populações» 

Miguel Guedes, jurista e vocalista dos Blind Zero, é um observador atento e, sobretudo, um adepto fiel. «Há ligações fortes. As gentes das duas cidades amam o futebol e possuem uma ligação umbilical com os seus clubes», começa por referir ao nosso jornal, antes de utilizar uma metáfora curiosa.

«Eu diria que os adeptos de Porto e Barcelona vivem num poço de amor e morte. São povos extremamente aficionados e capazes de tudo pelo emblema venerado. Partilham um sentimento, mais ou menos legítimo, de autonomia e essa harmonia é incorporada nos relvados.» 

Também João Carlos Pereira encontra um paralelismo na mensagem e nas causas de Porto e Barcelona. O ex-treinador de Nacional, Académica e Belenenses estagiou com Pep Guardiola na Catalunha em Fevereiro de 2010. 

«Há parecenças no grito de revolta ao longo dos tempos - desferido através do futebol - em relação ao poder central. A afirmação regional faz parte da raiz dos dois clubes, que o assumem frontalmente. Em Barcelona, isso sente-se na casablaugrana, claramente.»

«André e Pep privilegiam um futebol afectivo» 

A simpatia, admiração e partidarismo serão testados a 26 de Agosto na Supertaça Europeia. Irá esta concórdia resistir a 90 minutos de altercação? Para Miguel Guedes, acima de tudo, haverá «um grande jogo de futebol» entre «duas das melhores equipas do mundo». 

«Diria que o Man. United também merece estar neste lote. A grande diferença é que o orçamento do F.C. Porto é infinitamente inferior, o que torna heróico o feito da equipa. Espero poder estar no Mónaco e ver pela segunda vez ao vivo o Messi. A primeira foi na inauguração do Dragão. Ele tinha mais cabelo e estreou-se nesse jogo. No final disse que esperava voltar a jogar pela equipa principal do Barcelona. É uma frase espantosa vinda de quem veio», refere.

Para o músico, a proximidade ideológica entre as instituições estende-se a Villas-Boas e Guardiola. «São dois jovens mundividentes, sabem receber e oferecer. Não são nada tacanhos. Privilegiam um futebol afectivo, de posse e progressão. Sempre disse que o André é muito mais próximo do Pep do que do José Mourinho.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões também lideram no campeonato das multas

SEGUIDO DE PERTO POR BENFICA


O FC Porto foi o líder do "ranking" das multas aplicadas pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, seguido de perto pelo "vice" Benfica.
Ao longo da época 2010/2011, os dragões, contabilizando 60 606 euros em multas, foram os maiores "contribuintes" para o total de coimas impostas a clubes, treinadores e jogadores pela LPFP (491 760), respeitantes à Liga principal, Liga de Honra e Taça da Liga.
A maior fatia (51 241 euros) ficou a dever-se a sanções impostas ao próprio clube, enquanto o técnico André Villas-Boas foi o elemento mais castigado, com 1590 euros, à frente do seu pupilo João Moutinho, que pagou 1 075.
Longe dos portistas na classificação (a 21 pontos), mas perto no "ranking" das multas, ficou o Benfica, que totalizou 58 525 euros, sendo que, à semelhança do rival portista, a maior fatia pertenceu ao clube (37 850 euros).
Liga Zon Sagres

FC Porto 60 606 
Benfica 58 525 
Sp. Braga 52 500 
Sporting 40 150 
V. Guimarães 23 250 
Académica 16 100 
V. Setúbal 16 075 
Nacional 14 850 
U. Leiria 13 900 
Portimonense 13 775 
Rio Ave 13 275 
Marítimo 12 325 
Paços de Ferreira 11 950 
Olhanense 10 925

Naval 8275
Beira-Mar 6725
in "record.pt"

Falcão no topo

EM 2011 NEM MESSI CONSEGUE MARCAR MAIS DO QUE O COLOMBIANO



A época já terminou, mas Radamel Falcão continua a ser notícia e não só por questões relacionadas com o mercado de transferências. O avançado do FC Porto continua a colher frutos pela excelente campanha europeia que realizou e o reconhecimento por isso mesmo surge das mais variadas vertentes. Ontem, por exemplo, a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS) divulgou a lista dos melhores marcadores de 2011 em provas internacionais e, no 1.º lugar, lá estava... El Tigre. Quem mais?
É que nem sequer o superastro Lionel Messi, do Barcelona, conseguiu fazer melhor do que o camisola número 9 dos dragões, surgindo apenas na 6.ª posição. Curiosamente, nos primeiros lugares deste ranking, mais concretamente no 14.º posto, surge outro colombiano do FC Porto: Guarín leva 6 golos, tendo 5 deles sido apontado com a camisola portista na Liga Europa. Mais um sinal do bom contributo que deu à equipa nessa prova europeia. Agora, tanto Falcão como Guarín tentarão continuar a somar golos para o referido ranking, na Copa América, pela Colômbia.
in "record.pt"

Villas-Boas conta com todos

CONVOCADOS PARA INICIAR 2011/12 DE AZUL E BRANCO



À exceção de Mariano González, que terminou contrato, todos os outros 23 jogadores que completaram a temporada no Dragão estão convocados para iniciar 2011/12 de azul e branco. O FC Porto não oficializou qualquer lista de dispensas, mas sabe Record que não há qualquer jogador do plantel principal entre o grupo de ativos disponível para colocação, seja através de venda, seja através de empréstimos.
Um indício claro de que Villas-Boas conta com todos, por muito que o mercado tenha uma palavra a dizer na composição final do plantel. Até Kieszek, Sereno e Emídio Rafael, os menos utilizados em 2010/11, entram nos planos do treinador. O polaco continuará a ser o terceiro guarda-redes, isto porque Hugo Ventura (insistentemente chamado à Seleção por Paulo Bento) vai ser novamente cedido, entendendo os responsáveis que o seu desenvolvimento exige competição.
in "record.pt"

Falcão brinca com renovação milionária

PAGA 1000€ PARA CONHECER JORNALISTA



Radamel Falcao
Doy 1000€ al que me presente este periodista,quiero que sea mi empresario ya jajajaja.





A aproximação da abertura do mercado de transferências dá azo a todo o tipo de especulações. Em Portugal, o avançado colombiano Radamel Falcão é um dos mais visados pelas constantes notícias que dão conta de contratações, renovações e afins.
Ao ver uma notícia que dava conta de uma proposta no valor de 4,5 milhões de euros para a sua renovação, o dianteiro do FC Porto brincou com a situação na sua conta do Twitter, oferecendo "1000 euros" a quem lhe apresentasse o autor da peça, dizendo ainda que gostaria de ter o jornalista como seu empresário.
Num tweet anterior, o colombiano havia referido, com ironia, que "se os jornalistas fossem empresários, os jogadores estariam todos ricos".
in "record.pt"