sábado, 6 de julho de 2013

JOSUÉ "Já tinha a caneta na mão"

O jovem jogador regressa ao FC Porto depois de uma época soberba com a surpresa da época passada, o Paços de Ferreira.


"Quando me puseram o papel à frente, eu já tinha a caneta na mão". As palavras são de Josué, que documenta assim o momento da assinatura do contrato com o FC Porto.

O médio esteve em destaque na fantástica época passada do Paços de Ferreira, o suficiente para voltar ao Dragão, de saíra pouco depois de ascender a sénior. "Estou a viver um sonho. Alimentava a esperança de regressar ao clube que amo mas nunca me passou pela cabeça que acontecesse tão rápido, apesar de sempre ter trabalhado para isso", disse também na entrevista à revista Dragões.

No plantel do FC Porto que esta semana começou a pré-temporada, nem como Josué conhecerá tão bem o treinador Paulo Fonseca. "É um líder e um motivador. Vai fazer do FC Porto uma equipa unida, batalhadora, humilde e a praticar bom futebol. Acredito que vai ter muito sucesso", disse também.


in "ojogo.pt"

Argentinos tiram Iturbe do FC Porto

Dois jornais argentinos avançam este sábado com o cenário da saída de Iturbe. Só não partilham o mesmo destino para o jovem avançado.


Dois jornais argentinos avançam hoje com a mesma ideia: Iturbe regressou ao FC Porto para fazer apenas a pré-temporada, estando praticamente decidido que volte a ser emprestado.

A diferença entre as duas notícias está no destino encontrado para o jovem avançado. O generalista Clarín aponta para um eventual regresso ao River Plate, clube que Iturbe representou com sucesso nos últimos seis meses.

O diário desportivo Olé tem outra opinião, ou seja, Iturbe será emprestado, mas para um clube da segunda metade da tabela da liga espanhola. Ora, esclarece o mesmo jornal, este é uma ideia que não agrada ao jogador.


in "ojogo.pt"

HERRERA "Vamos com ideia de ficar para sempre"

Os dois reforços mexicanos do FC Porto deixaram hoje o México e ambos partilharam a mesma ideia nas declarações aos jornalistas.
A reportagem do site da ESPN é clara na conclusão: Diego Reyes e Hector Herrera rumam ao FC Porto com a ideia de não voltarem mais ao futebol mexicano. 

"Partimos com a idiea de ficar lá para sempre. É um sonho realizado mas que apenas está a começar", disse Hector Herrera.

Mais novo, Diego Reyes é mais cauteloso. "Não vou a pensar que posso falhar. É verdade que parto algo nervoso e ansioso, mas também optimista que vou triunfar", disse.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: «É dificílimo um clube português ganhar a Champions»

Em entrevista ao diário espanhol Marca, o presidente dos azuis e brancos passou em revista algumas histórias e falou do perfil de José Mourinho.

O dirigente, reeleito para um novo mandato, confessou que «por várias vezes» esteve decidido a deixar a presidência, mas acaba sempre por ser convencido por quem o segue. Contudo, o presidente dos dragões frisa que não pode «estar eternamente» no clube.

Pinto da Costa considera que é «dificílimo» um clube português ganhar a Liga dos Campeões, explicando que, «quando vem um clube grande com dinheiro, o FC Porto tem que vender» e, no cenário oposto, os dragões têm que «ir com cuidado», mas deixa um aviso: «Não desistimos».

©Catarina Morais
O FC Porto é muitas vezes conotado por ser um clube que vende caro, mas o presidente azul e branco tem outra perspetiva: «Laporta disse-me isso uma vez em Zurique e eu perguntei-lhe que jogadores me tinham comprado, ao que ele respondeu o nome do Deco. Então perguntei-lhe se ele não jogou sempre e se não foram campeões, ao qual ele respondeu que sim. O Real Madrid comprou o Pepe e foi campeão. O Chelsea comprou o Ricardo Carvalho, o Paulo Ferreira e o Hilário e foram campeões. Jogadores caros são aqueles que se contratam e que não jogam.»

Relembrando a final de 1987 como o que recorda com maior sabor, o dirigente assumiu também o jogador que gostaria de ter contratado e que lhe escapou: «Roberto Carlos. Na altura ele ainda não era conhecido e tínhamos que optar entre ele e o Geraldão. O treinador acabou por escolher o Geraldão, que também podia jogar a central».

«Mourinho não foi o melhor treinador do FC Porto»

Pinto da Costa, nesta entrevista ao diário espanhol, falou também da conturbada estadia de José Mourinho em Espanha e confessou que «o Mourinho do FC Porto era diferente». Na sequência, o presidente portista explicou que, no clube do Dragão, Mourinho «foi sempre correto» com a figura do presidente.

©Catarina Morais
Numa época marcada pela divergência de Mourinho com Iker Casillas, a ponte foi feita para o caso que envolveu o técnico com Vítor Baía: «Foi difícil, porque Mourinho era o treinador e Baía uma lenda do clube e meu amigo. Apesar disso, um jogador não pode faltar ao respeito ao técnico e, como tal, suspendi-o. A situação normalizou-se depois e hoje são amigos».

Questionado sobre se José Mourinho, que em dois anos no clube venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, foi o melhor treinador que Pinto da Costa contratou, o dirigente negou: «Preferia Bobby Robson. Era um gentleman. Sabia ser amigo dos jogadores e, ao mesmo tempo, duro com eles».

©Carlos Alberto Costa
Aliás, foi com Bobby Robson que Mourinho chegou ao FC Porto pela primeira vez, em 1994, momento que Pinto da Costa também recordou, lembrando um pedido para Mourinho seguir com o britânico: «Disse-me que tinha um miúdo que o ajudava nas traduções. Eu disse que ele não precisava de tradutor porque falava bem português e só não o fazia mais por preguiça. No entanto, disse-lhe que, se ele queria trazer alguém para lhe fazer companhia, que o trouxesse».

«Nos primeiros tempos o Inácio era o adjunto e o Mourinho estava quase sempre à parte, a tirar notas. Mas, aos poucos, começou a intervir no treino e na segunda época já era adjunto, seguindo depois para Barcelona», prosseguiu Pinto da Costa.

A fechar, o presidente dos portistas explicou que o segredo do clube é todos lutarem por um objetivo comum, que é «ganhar».

in "zerozero.pt"

Hugo Almeida chama Varela para o Besiktas



O Besiktas centrou atenções em Varela. O avançado do FC Porto, de 28 anos, é um das armas com que o treinador Slaven Bilic pretende contar no plantel turco para a nova época, tendo já dado conhecimento das suas intenções aos dirigentes do clube de Istambul. 

Três milhões e meio de euros foi o primeiro valor apontado para convencer os dragões para uma possível transferência, mas de acordo com informações recolhidas junto do clube turco as negociações vão reabrir e a parada subirá até aos cinco milhões. Um montante já apreciável mas que ainda está algo longe dos valores que o FC Porto pretende, tendo em conta que Varela tem sido dos jogadores mais utilizados pelos dragões e é presença assídua nos compromissos da Seleção Nacional. 

No plantel do clube turco está Hugo Almeida e Manuel Fernandes, duas peças que já integraram os trabalhos de pré-temporada. O primeiro, aliás, face às recentes notícias do interesse em Varela, não teve dúvidas. 

«Seria uma excelente aposta para o Besiktas. Uma escolha acertada, dado que se trata de um grande jogador. Já o provou no FC Porto e na Seleção Nacional. Não tenho dúvidas que, caso as negociações terminem com sucesso, será uma peça importante para o futuro do Besiktas», elogiou Hugo Almeida. 


in "abola.pt"

"Quero um clube bom, que não tenha muito dinheiro"

A revelação de Bernard surgiu numa conversa informal com um companheiro de equipa durante o treino do Atlético Mineiro...


Bernard, numa conversa descontraída durante um treino com Marcos Rocha, companheiro de equipa no Atlético Mineiro, deixou uma pista sobre o que pretende para o futuro.


"Falei com meu empresário para me colocar num lugar bom, que não tenha muito dinheiro", disse Bernard a Marcos Rocha, que pareceu concordar com o companheiro. "É. A prioridade é a Copa do Mundo. Depois vai para um lugar com grana", respondeu.



Os dirigentes do Atlético Mineiro continuam a não comentar qualquer assunto relacionado com as negociações do jogador, mas a assessoria de imprensa do empresário de Bernard, através de Juan Reol, confirmou, ao Globoesporte, que existem várias propostas pelo jogador.



"É claro que existem propostas. O Dortmund já se manifestou, o Tottenham também, mas, com a contratação do Paulinho, recuaram. O Porto também é uma dessas equipas. Temos que entender que o Bernard vive esse universo de negociações desde antes da Copa das Confederações. Se o Atlético Mineiro for eliminado na quarta-feira, é bem possível que o presidente Kalil fale das negociações nos dias seguintes", explicou Juan Reol


in "ojogo.pt"

A mala de Hector Herrera

O médio mexicano está a chegar ao FC Porto e mostrou, ainda em casa, o que vai trazer para Portugal. Na mala, também queria meter o filho... Veja o vídeo.

in "ojogo.pt"


PAULO FONSECA "Jogadores partem todos em pé de igualdade"

Treinador dos azuis e brancos destacou o empenho dos jogadores, após um jogo em que o resultado "era o menos importante"


Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, mostrou-se muito satisfeito com o empenho dos jogadores, este sábado, no amigável com o Valadares (14-0), numa fase em que estão todos "em pé de igualdade".

"O resultado era o menos importante. Procurávamos avaliar a transferência para o jogo daquilo que treinámos e houve aqui intenções bem claras de transportar para o encontro tudo aquilo que temos vindo a treinar nesta semana. Não podia estar mais satisfeito, os jogadores têm sido de uma entrega e de uma disponibilidade notável e estou obviamente satisfeito pela abertura deles às nossas ideias e também pela execução do que treinámos", começou por dizer, em declarações reproduzidas no site oficial dos dragões.

"O que tenho sentido de todo o grupo de trabalho é uma grande abertura e uma grande motivação. Os jogadores sabem que todos partem em pé de igualdade e que esta fase preparatória é importante para definirmos, em termos de futuro, o que é que poderá vir a ser a nossa equipa", acrescentou.

O treinador do FC Porto lembrou ainda o jogo da Supertaça, com o V. Guimarães, no próximo dia 10 de agosto, destacando que a equipa azul e branca está a trabalhar a bom ritmo para chegar ao encontro "num nível considerável".

"Todos estão a trabalhar de uma forma bastante determinada e isso obviamente facilita a nossa tarefa no campo, visto estarmos num processo em que tem que haver um conhecimento gradual e profundo das nossas ideias e da nossa forma de estar. Vamos continuar a evoluir como equipa para podermos chegar à Supertaça já num momento bastante considerável", concluiu.


in "ojogo.pt"

F.C. Porto goleou o Valadares (14-0): «poker» de Varela

Carlos Eduardo e Josué também marcaram


O F.C. Porto goleou o Valadares este sábado num jogo-treino, à porta fechada, com catorze golos sem resposta. Varela foi o jogador que mais festejou, por quatro vezes, mas Carlos Eduardo, Iturbe, Defour, Castro, Josué, Atsu, Fernando, Lucho, Mangala e Danilo também fizeram o gosto ao pé, numa sessão marcada pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir no Olival. 

Paulo Fonseca utilizou todos os jogadores que teve à disposição neste jogo com a equipa da I Divisão da Associação de Futebol do Porto que assinalou o final da primeira semana de treinos, ainda sem a integração de Reyes, Herrera, Jackson e Ricardo, todos autorizados a apresentarem-se mais tarde. 

O regresso ao trabalho, depois de uma folga no domingo, está agora previsto para segunda-feira de manhã. No mesmo dia, à tarde, a comitiva portista viaja para Horst, via Eindhoven, na Holanda, onde vai cumprir um estágio de pré-temporada.

in "maisfutebol.iol.pt"

Costinha: «Quem não gostaria de ter Kléber?»


Até 31 de agosto todos os treinadores sabem que estão sujeitos às leis do mercado. Costinha não é diferente. Garante estar «preparado para tudo», sabe que precisa de reforços para o ataque e imagina que vá perder um jogador. Talvez dois. Vítor e André Leão poderão deixar a equipa. O técnico compreende. Afinal, também ele foi jogador e viveu estes momentos de indecisão. 

«É óbvio que gostava de continuar a contar com jogadores como o Vítor e o André Leão, mas eu também já fui jogador de futebol e compreendo que se houver a possibilidade de ganhar um pouco mais noutro lado, até para preparar o seu futuro os jogadores pensem nisso», afirma, em conversa com o Maisfutebol

Mais do que compreender, também sabe que a direção pacense tem esses temas em cima da mesa. «Pelo que já deram ao clube, acho que a direção faz bem em ter essa porta aberta», diz Costinha. «Agora eu, como treinador, se os puder ter: ótimo. Se não, também não iremos jogar com nove, de certeza», completa. 

Apesar do burburinho do mercado, Costinha garante que todos os jogadores têm trabalhado nos limites nesta primeira semana, que antecede o estágio em Seia. «É sempre complicado trabalhar na altura do mercado. Mas mesmo os jogadores que podem sair não se poupam a esforços, trabalham e isso leva-me a ficar extremamente satisfeito», assegura. 

E se a porta de saída está aberta. A de entrada também. Hurtado e o reforço Gino Guerrero chegam diretamente para o estágio. Mas é preciso mais gente para a frente de ataque. 

«Saiu o Cícero e precisámos de mais um avançado porque temos competições importantes para disputar. Mas o mercado é isto e não é só no Paços, é em todas as equipas. Estamos à espera. O mercado financeiro também já não é o que era. As contas têm de ser feitas de outra maneira. Sei o que o Paços pode e o Paços sabe o que eu quero», garante. 

Um nome colocado em cima da mesa foi o de Kléber, avançado do F.C. Porto que deve regressar à Europa. P. Ferreira e V. Guimarães foram colocados na órbita do jogador. A aprovação de Costinha está dada. 

«É um excelente jogador. Quem não gostava de ter o Kléber? Mas é jogador do F.C. Porto e não do Paços, portanto é uma questão que passa por outras entidades», encerra. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Dragões já apresentaram proposta por Bernard


O FC Porto mantém-se na luta por Bernard e já apresentou mesmo uma oferta pelo médio do Atlético Mineiro. A garantia é dada pela assessoria de imprensa do empresário do jogador, que garante, no entanto, que os «dragões» têm concorrência de peso pelo jogador de 20 anos.

«Só a direção do Atlético Mineiro pode falar sobre o estado das negociações. É claro que existem propostas. O Borussia Dortmund já se manifestou, o Tottenham também, mas, com a contratação de Paulinho, recuaram. O FC Porto também é um desses clubes», explica Juan Reol, citado pela Globoesporte.

O Atlético Mineiro ainda não definiu nenhuma data para a venda de Bernard, mas o processo poderá conhecer novos contornos já nos próximos dias, uma vez que o clube brasileiro defronta o Newell`s Old Boys na luta por um lugar na final da Taça dos Libertadores.

«Se o Atlético for eliminado na quarta-feira, é bem possível que o presidente do clube, Alexandre Kalil, fale das negociações, nos dias seguintes», acrescenta Juan Reol.

Ao olhar atento das câmaras não escapou uma conversa informal entre Bernard e Marcos Rocha, durante um treino do Atlético, na qual o jovem médio confessou que o salário não é a sua principal motivação nesta altura.

«Disse ao meu empresário para colocar-me num clube bom, que não tenha muito dinheiro», sublinhou Bernard.


in "abola.pt"

«Só voltaria a Portugal para o FC Porto e só se Pinto da Costa me chamasse» - Ricardo Carvalho


Ao contrário de outros craques lusos, o final de carreira de Ricardo Carvalho não contempla Portugal. Se regressasse às origens, o central apenas admitiria representar o FC Porto. 

O Chelsea foi o clube no qual mais gostou de trabalhar? 

Foram anos magníficos, mas não posso esquecer os meus tempos no FC Porto, quando sonhava ser como Aloísio, Jorge Costa, Fernando Couto. Percorri várias etapas e quando cheguei a 2004 já tinha vencido tudo com o FC Porto: a Liga portuguesa, a Taça UEFA, a Champions. Foi absolutamente fantástico e inesquecível. 

Conheceu Pinto da Costa, Abramovich, Florentino Pérez e agora vai conhecer o russo, dono do Mónaco, Dmitry Rybolovlev. Como são estes presidentes? 

O do Mónaco ainda não conheço. Os outros são pessoas diferentes. Para mim, Pinto da Costa foi muito especial. Quando eu era júnior ele viu-me jogar num desafio contra o Braga, eu era o capitão e no intervalo pediu ao Joaquim Pinheiro que me fosse buscar ao balneário porque queria falar comigo. Fiquei espantado, não podia pensar que o presidente se pudesse interessar por um miúdo como eu. Foram uns escassos minutos de conversa mas essas coisas, aos 18 anos, marcam para a vida. senti que ele era uma das primeiras pessoas a acreditar que eu podia chegar longe. Depois fui rodar para o Leça e o Alverca mas ele nunca deixou de apostar em mim. Estou-lhe muito grato por tudo porque sempre senti o seu apoio, depois de sair sempre pensei que só voltaria para Portugal sendo para o Porto e que só regressaria ao Porto se Pinto da Costa me chamasse. Iria sem nenhum problema, nunca poderia dizer que não porque estou imensamente grato ao clube e ao seu presidente. Com os outros presidentes também sempre tive uma boa relação mas Pinto da Costa é especial, sempre vai estar no meu coração.


in "abola.pt"

Quintero era alvo de Alex Ferguson

MÉDIO VAI RUMAR AO DRAGÃO

uan Quintero vai ser reforço do FC Porto e chegará ao Dragão com o rótulo de ter sido o último alvo de Alex Ferguson, treinador que, entretanto, colocou um ponto final da sua carreira.

Em Inglaterra chegou a pensar-se que o Man. United ia satisfazer o desejo de sir Alex, mas o FC Porto antecipou-se e, brevemente, o jovem colombiano, de 20 anos, será oficializado como reforço.

in "record.pr"

Ghilas já esteve no Dragão

Ainda não assinou, mas também já não foge ao FC Porto. Ghilas vai ser dragão e Madjer assegura que o compatriota vai "estar à altura" do desafio.


Ghilas ainda não foi oficializado pelo FC Porto, mas não há qualquer volte face no assunto. O entendimento entre os azuis e brancos e o jogador, que já esteve no Dragão na sexta-feira, é total, contudo existem ainda algumas questões para ultrapassar com o Moreirense, ao que O JOGO apurou.

De qualquer forma, o internacional argelino não fugirá e o assunto deve ficar encerrado ainda durante este sábado, bem a tempo de o avançado seguir com a comitiva do FC Porto para o estágio na Holanda.

Quem recebeu esta notícia com alegria foi o compatriota de Ghilas, Madjer, que confessou a O JOGO ter muita curiosidade em perceber aquilo que o avançado será capaz de fazer na equipa portista. 


in "ihigi.pt"

PINTO DA COSTA "Mourinho o melhor? Não, é o Robson"

Pinto da Costa preferia o inglês, mas gosta do português, a quem não reconhece as atitudes no Real Madrid.


Numa extensa entrevista ao jornal Marca, onde contou os segredos para o sucesso do FC Porto (por ler mais pormenores na edição e-paper ou impressa de O JOGO), Pinto da Costa falou também sobre os treinadores que mais o marcaram.

O presidente do FC Porto contou, por exemplo, que José Mourinho chegou ao FC Porto por um pormenor. "Disse a Robson que não precisava de trazer tradutor para o Porto, pois se ele próprio não falava português era por preguiça. Mas acrescentei: se quer alguém para lhe fazer companhia, traga-o. São essas pequenas coisas que mudam o destino", apontou, a propósito de alguém que começou "só a observar", mas ao segundo ano "já era o número dois do treinador."

Em Barcelona, o treinador português teve a cortesia de ligar a Pinto da Costa para perguntar se deveria sair com Robson ou ficar com Van Gaal. "Fica. Depois de um inglês, um holandês. Em breve estás pronto para ser treinador principal", recuperou.

Apesar da amizade, Pinto da Costa não o reconhece. "Nunca pensei que o Mourinho que conheci se comportasse como em Madrid. Aqui não celebrou a Champions, mas comigo foi sempre correto", justificou. E é mesmo ele o melhor? "Não. Eu escolheria Robson. Era um gentleman. Sabia ser amigo dos jogadores e, ao mesmo tempo, duro com eles", explicou.

Numa viagem curta às suas memórias, Pinto da Costa voltou a eleger a Taça dos Campeões Europeus de 1987 como o momento da sua presidência. "Quando fui eleito, o objetivo era passar a primeira ronda da Taça UEFA. Eu disse que objetivo devia ser pensar nas finais. Em 87, a 15' do fim, perdíamos. Foi inesquecível", terminou. 


in "ojogo.pt"

A diferenca entre gratidao e a ingratidao

Bruma e Atsu têm tido comportamentos diferentes
Este defeso tem tido dois casos relativamente semelhantes, que parecem vir a ter dois desfechos completamente diferentes: o caso Bruma e o caso Atsu.
Vamos por partes: Bruma tem despertado a cobiça de alguns clubes europeus de nomeada (apetite aguçado ainda mais após a excelente prestação no Mundial Sub-20), mas disse logo à partida que reconhecia tudo o que o Sporting havia feito por ele e, nesse sentido, estava disponível para renovar contrato com o clube de Alvalade, dando-lhe primazia na definição do seu futuro. A isto chama-se gratidão e lealdade. Algo que fica muito bem ao jovem atleta.
Ao invés, Christian Atsu, jogador ganês que ganhou alguma notoriedade no FC Porto, disse taxativamente que não renovava contrato com os azuis e brancos e que queria sair para a Permier League, forçando assim a transferência. Atsu deve-se ter esquecido que há dois anos ninguém sabia sequer o seu nome e que, no Rio Ave (clube que respeitamos imenso), iria passar despercebido aos clubes europeus. O FC Porto acreditou no atleta, trabalhou-o fazendo-o evoluir imenso e, além do já referido, proporcionou-lhe jogar nos melhores palcos e assim se dar a conhecer ao futebol europeu. Com este "esticar de corda" o jogador do FC Porto demonstrou ingratidão e deslealdade. Algo que fica muito mal a um atleta que deve muito aos dragões.
Nesse sentido, mais do que a comparação futebolística, apetece-nos fazer uma comparação de carácter: Bruma com uma postura intocável, apesar da sua tenra idade, e Atsu, uma verdadeira desilusão para o núcleo FC Porto.
Pinto da Costa não gosta muito destes comportamentos e parece-nos que Atsu vai andar a vegetar um ano inteiro (nem a equipa B deve representar). A estrutura portista costuma ser implacável com insolentes e o braço-de-ferro vai deixar algumas marcas no jogador. Em ano de mundial vai "sair do mapa" e, no final da próxima época, pode então rumar à Premier League mais desvalorizado que um jogador em fim de carreira.
A última palavra vai também para os empresários dos jogadores. De certeza que a maneira como os aconselham tem bastante influência nas suas tomadas de posição e, mesmo não sabendo o nome de nenhum deles, não é difícil perceber aquele que mais valorizamos.

Oficialização de Ghilas adiada

Transferência do avançado franco-argelino presa por detalhes
O FC Porto ainda não acertou todos os pormenores para a transferência do avançado Ghilas, do Moreirense, pelo que a oficialização do negócio foi adiada.

Nesta altura ainda não se conhecem os valores envolvidos no negócio, mas sabe-se que o Moreirense -com o qual os dragões já chegaram a acordo- pretende encaixar uma verba a rondar os três milhões de euros. A duração do contrato deve fixar-se nas quatro temporadas.

Ghilas terá depois o fim de semana para tratar de questões pessoais, apresentando-se ao serviço na segunda-feira para seguir com a equipa para o estágio, na Holanda, precisamente no mesmo dia em que Jackson chega.

in "ojogo.pt"