quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Villas-Boas: «Somar duas vitórias antes da paragem»

SOUZA E RODRÍGUEZ NO ONZE CONTRA O CSKA SoFIA
 
A conferência de imprensa de André Villas-Boas no Levski Stadium foi marcada por mensagens claras. O brasileiro Souza vai ser titular, o uruguaio Cristian Rodríguez, que amanhã faz anos, também. Isto repetindo o que sucedeu contra o Rapid Viena, apesar do esquerdino ter sido preterido na convocatória para defrontar o Olhanense.

Sobre o posto de trinco, o técnico dos dragões mostrou plena confiança quanto à troca de brasileiros numa posição-chave do esquema azul e branco. "O Souza oferece as mesmas dinâmicas do Fernando. Joga em variadas posições e garante a mobilidade de médios que o nosso jogo enquadra. Vai render ao mesmo nível do Fernando", vincou.

Frente ao CSKA de Sófia, Villas-Boas traça um objectivo que engloba, igualmente, o sucesso na próxima jornada da Liga, em Guimarães. "Faltando dois jogos para nova paragem dos campeonatos, temos estabelecido como objetivo somar duas vitórias antes desse interregno. Quanto à Liga Europa, vencer aqui não será suficiente para a qualificação, mas os 6 pontos deixam-nos com margem de manobra para o jogo seguinte, na Turquia", frisou o técnico portista antes de dar início ao treino de adaptação à luz e ao relvado, que decorre sob chuva.

in "record.pt"
 

Entrevista de Falcao ao site da FIFA


Radamel Falcao Garcia foi um dos heróis da última participação da Colômbia em Copas do Mundo de Sub-20 da FIFA. Em 2005, na Holanda, o agora avançado do FC Porto marcou dois golos na fase de grupos e ajudou ao apuramento do país sul-americano para os oitavos-de-final, onde foi eliminado pela futura campeã Argentina (1-2) com um golo no terceiro minuto de compensação da segunda parte.


Agora, o ponta-de-lança aguarda com enorme expectativa o Mundial de Sub-20 que a Colômbia vai organizar no ano que vem e garante que os adeptos vão ficar maravilhados com o que o país sul-americano tem para oferecer. Das paisagens à gastronomia além, claro, de estádios cheios com uma grande paixão pelo desporto-rei.

FIFA.com: Qual o sentimento que reina na Colômbia por organizar um evento da dimensão da Copa do Mundo de Sub-20 da FIFA?

Falcao: Julgo que todo o país está muito contente com a exposição que vai ter e com vontade de organizar um grande Mundial. Todo o Mundo vai ver as qualidades humanas dos colombianos e, além disso, acredito que o evento vai ter os estádio cheios e com um grande calor dado por todos os adeptos.

O facto de a Colômbia estar afastada, há muito tempo, das grandes competições do futebol mundial pode entusiasmar ainda mais as pessoas?

Claro que sim! Vamos demonstrar que somos um país que gosta muito de futebol e há muito tempo que não se organiza um evento desta magnitude na Colômbia. Parece-me que a organização e o Governo têm feito tudo para motivar as pessoas, construir grandes estádios e fazer tudo para que seja um grande espectáculo.

O que a Colômbia tem para oferecer aos adeptos das outras selecções que visitem o país?

Antes de mais, a diversidade entre as cidades, grandes paisagens, uma riqueza gastronómica incrível e a amabilidade das pessoas. Espero que os turistas gostem muito de conhecer o meu país.

Pelo contrário, o que pode deixar este Mundial à Colômbia?

Antes de mais, pode aumentar a nossa auto-estima. Durante muitos anos, apenas as más notícias da Colômbia chegaram ao exterior, as muitas coisas boas que temos não têm eco na comunidade internacional. Julgo que esta é a oportunidade perfeita para mudar isso, para fazer com que o resto do Mundo perceba o extraordinário país que é a Colômbia e as pessoas fantásticas que lá vivem.

Que memórias guarda do Mundial 2005, na Holanda?

Um experiência enriquecedora para mim, tanto em termos futebolísticos como pessoais. Sempre sonhei em participar neste tipo de competições e vou recordá-la para sempre. Ainda por cima tive a felicidade de marcar alguns golos e foi muito bonito. Só foi pena termos perdido com a Argentina nos oitavos-de-final com um golo perto do final. Enfim, é futebol...

O que pode fazer a Colômbia no Mundial de Sub-20 de 2011?

Já há alguns anos que a Colômbia tem boas selecções nos escalões mais jovens, tem crescido para um nível superior e podemos sonhar com um grande desempenho. Com a boa equipa que temos e se tivermos um pouco mais de consistência, podemos lutar pelo título. Claro que também precisamos de um pouco de sorte.

Que conselhos dá aos jovens colombianos que vão participar no Mundial?

Que estejam convencidos que têm qualidade e que formam uma grande equipa. Que esqueçam o nome e a história dos rivais que vão encontrar para, dentro de campo, dar o máximo em cada minuto de cada jogo. Assim, os resultados vão aparecer e a selecção pode ir muito longe.

Tem planos para ver o Mundial ao vivo?

Ainda não tenho a certeza. Estou a contar ser chamado para a Copa América e, se assim for, não vai ser possível. Mas, de uma forma ou outra, vou apoiar a selecção ao máximo.

Bolillo Gómez está de volta ao comando da selecção principal. O que pode oferecer à equipa?

Pode ajudar imenso já que tem enorme experiência internacional, tendo participado em mundiais anteriores com a Colômbia e o Equador. Sabe muito bem como jogar as eliminatórias para chegar ao Mundial. Vai-nos ajudar a ganhar, porque tenho a certeza que vai montar uma grande equipa e dar-lhe muita, muita confiança.

O primeiro desafio é a Copa América de 2011. O facto de se realizar na Argentina, onde Falcao viveu muitos anos, torna o momento ainda mais importante para si?

É fantástico. Sinto-me em casa na Argentina, vivi no país muito anos, tenho grandes recordações, muitos amigos e será algo muito especial poder jogar na Argentina com a camisola da Colômbia.

O que podemos esperar do desempenho da Colômbia?

Temos as mesmas possibilidades de todos os outros países. Queremos devolver a Colômbia ao seu lugar no futebol e lutar pela melhor classificação possível em qualquer torneio em que participemos. É a mentalidade que temos e queremos iniciar um novo período com o novo treinador.

Seguiu a Copa do Mundo da FIFA 2010 da África do Sul? Que selecção apoiou, tendo em conta que a Colômbia não esteve presente?

Segui o Mundial com muita atenção, gostei muito da competição e, como a Colômbia não participou apoiei a Argentina, pelos anos que vivi lá, e também por Portugal porque sou muito feliz aqui. Gostei muito do futebol praticado pela Espanha – jogou sempre muito bem – e mereceu o título mundial.

Para terminar, está no segundo ano ao serviço do FC Porto. Depois de ter sido o segundo melhor marcador do campeonato português em 2009/10, o que espera da nova temporada?

Sinto-me muito bem. O primeiro ano correu muito bem e, agora, tenho grandes expectativas para esta nova temporada. O FC Porto quer ganhar todos os torneios em que participa, porque essa é a mentalidade de todas as pessoas que trabalham neste clube. Temos um belíssimo plantel e se trabalharmos como temos feito até aqui, vamos conseguir.

in "fifa.com"

Souza no lugar de Fernando


Fernando vai falhar o seu primeiro jogo esta temporada, abrindo a porta à entrada de Souza directamente para onze titular do FC Porto. O habitual trinco portista não recuperou da lesão na coxa esquerda sofrida no final do jogo com o Olhanense e acabou mesmo por ficar de fora da convocatória para a deslocação à capital da Bulgária por precaução. Com jogos importantes no horizonte da campanha interna, desde logo a deslocação a Guimarães agendada para segunda-feira, André Villas-Boas preferiu proteger o médio defensivo numa competição onde o FC Porto tem margem de manobra. Fernando, que foi titular em todos os jogos disputados pelos portistas esta temporada, terá assim a oportunidade para recuperar completamente da lesão muscular na coxa, apresentando-se sem limitações no próximo compromisso para o campeonato.

Souza, que foi titular apenas uma vez esta temporada - frente ao Genk, na segunda-mão do play-off da Liga Europa - deverá ocupar o lugar de Fernando à frente da defesa portista. Embora o brasileiro contratado ao Vasco da Gama esta época apresente credenciais de médio-interior e tenha jogado precisamente nessa zona do terreno sempre que entrou - quase sempre como suplente de Belluschi ou João Moutinho - o facto é que preenche os requisitos determinados por André Villas-Boas para ocupar a posição, nomeadamente no que diz respeito à capacidade para transportar a bola para o ataque.

Mas há outras alternativas a considerar. A polivalência de João Moutinho faz com que também seja um dos nomes equacionados na hora de Villas-Boas escolher o substituto de Fernando. Moutinho desempenhou o lugar de médio-defensivo por diversas vezes no Sporting. No desenho de 4x1x3x2 de José Peseiro, o ex-leão chegou a ser trinco, da mesma forma que no losango de Paulo Bento foi utilizado em todos os vértices do meio-campo. Ou seja, João Moutinho está perfeitamente sintonizado com qualquer lugar do meio-campo. De resto, nem sequer é de excluir a hipótese de uma alteração no desenho. Dados a confirmar hoje.

171

Tendo em conta o onze titular de Villas-Boas, Souza é o suplente mais vezes utilizado. Soma 171 minutos nos jogos do campeonato, à frente de Fucile, com 146 minutos. Na Liga Europa tem 120 minutos de utilização e um golo marcado, ao Genk

79

Passes certos de Souza nos jogos do campeonato. Tendo em conta que efectuou 91 passes, a percentagem de sucesso é elevada. O médio brasileiro tem ainda 111 toques na bola e 26 recuperações. No entanto, contabiliza também 25 bolas perdidas

in "ojogo.pt"

Breves

Uma centena de portistas nas bancadas

Cerca de uma centena de adeptos portistas viajou ontem com a equipa para Sófia, e a claque de apoio ao FC Porto não deverá ser muito superior a isso. Segundo as estimativas dos responsáveis do CSKA, que joga no estádio nacional e não em casa, a lotação não esgotará. Com capacidade para pouco mais de 40 mil adeptos, o Vasili Levski não deverá ter muito mais de 30 mil espectadores. A vitória no último jogo com o Montana atenuou a crise, mas a carreira pouco entusiasmante da equipa no campeonato justifica o divórcio com os adeptos.


 
Prestígio valeu atenção à chegada

O FC Porto já está na Bulgária, onde comprovou todo o prestígio ganho nos últimos anos. A comitiva chegou ao início da noite depois uma viagem de três horas e meia e foi recebida por um batalhão de jornalistas búlgaros que acabaram por ter de ir embora sem qualquer frase dos craques ou da equipa técnica. Ainda tentaram e até chegaram a rodear Villas-Boas, mas foram informados que só amanhã [hoje] é que haveria declarações públicas. Um sinal claro de que os portistas são bem conhecidos neste país, onde vai jogar pela primeira vez em provas europeias. Mais sorte do que a Imprensa tiveram alguns caçadores de autógrafos sem qualquer dificuldade em identificar os jogadores. O tempo em Sófia estava excelente com céu limpo e cerca de 22 graus. Contudo, as previsões são menos animadoras para os próximos dias. Com a equipa viajaram cerca de 120 adeptos, a maioria "sponsors". Pinto da Costa chefiou a comitiva. A equipa chegou ao hotel a tempo de assistir ao jogo do Braga da Liga dos Campeões. Esta manhã fará um curto passeio na zona do hotel e à tarde passará pelo estádio nacional para o treino de ambientação...

in "ojogo.pt"

Kostadinov: «Fiquei logo rendido a André Villas-Boas»


Kostadinov, antigo jogador do FC Porto, diz ter ficado contente quando soube que André Villas-Boas ia treinar o FC Porto, pois viu que o clube apostou num jovem treinador mas com um grande futuro pela frente.

RECORD – Olá Kostadinov, ainda consegue comunicar em português?

KOSTADINOV – Sim, claro. Nos últimos tempos tenho treinado bastante com jornalistas portugueses, devido ao CSKA Sofia-FC Porto.

R – Precisamente... Ainda lhe resta alguma história para contar?

K – Diga-me lá você...

R – Não sei se há história nisto, mas André Villas-Boas entrou no mundo futebol pela porta do FC Porto, numa altura em que o Kostadinov lá jogava...

K – Não sabia, mas se assim foi então entrou muito novo. Para ser sincero, só o conheci há quatro ou cinco anos, aqui na Bulgária, quando ele ainda trabalhava com o José Mourinho, no Chelsea. Ficámos amigos e, entretanto, já falámos muitas vezes.

R – A história é a seguinte: Villas-Boas chegou ao FC Porto pelas mãos de Bobby Robson. Moravam os dois no mesmo prédio e, um dia, Villas-Boas abordou sir Robson, para lhe mostrar o seu descontentamento pelo facto de o Domingos não jogar.

K – (risos) Ora aí está uma ótima história que eu desconhecia. Quando estive pela primeira vez com o Villas-Boas fiquei logo rendido ao seu discurso e à forma como ele pensa o futebol. Agora vejo que é algo que já nasceu com ele. Ainda bem que ele fez isso, porque o Domingos sempre foi um excelente jogador, daqueles que tinha de estar obrigatoriamente no onze. Jogar ao lado dele foi fantástico.


R – Robson ficou rendido aos argumentos de Villas-Boas e arranjou-lhe um lugar técnico na formação do clube...

K – Além de bom treinador, o míster Robson era uma excelente pessoa, que gostava de apostar nos mais novos e, pelo que vejo, foi isso que fez com Villas-Boas. Como disse atrás, conheci-o há pouco tempo. Depois, quando soube que ia treinar o FC Porto, fiquei contente, pois vi que o clube apostou num jovem treinador mas com um grande futuro pela frente. As boas ideias que tem sobre o futebol vão ajudá-lo a vingar ao mais alto nível.

R – E o próximo jogo ao mais alto nível é precisamente com o seu CSKA Sofia...

K – Sim, mas neste jogo não lhe desejo sorte, nem a ele nem ao FC Porto. Agora trabalho aqui, sou profissional e durante 90 minutos vou tentar esquecer o meu passado no FC Porto.

R – Depois disso, para compensar, vai torcer sempre pelo FC Porto?

K – Não, sempre não. Ainda vamos jogar ao Dragão e também quero que o CSKA ganhe essa partida.

in "record.pt"

F. C. Porto com novo rosto no meio-campo em Sófia

O F. C.Porto, sem Fernando, está desde ontem em Sófia, onde amanhã defronta o CSKA para a Liga Europa (18 horas, Sport TV1). Foi grande a azáfama na chegada à Bulgária, com muitos jornalistas, mas Villas-Boas e os jogadores não prestaram declarações.

Muitos repórteres e uma temperatura amena receberam o F. C. Porto, ontem, no aeroporto de Sófia, às 17.45 horas (19.45 horas locais), quando já tinha caído a noite na capital búlgara. Para trás, tinha ficado uma viagem de quase três horas e meia, pautada pela tranquilidade. O F. C. Porto lidera o Grupo L da Liga Europa, com três pontos, e o objectivo é confirmar essa mesma liderança, vencendo, agora, o CSKA, derrotado na primeira jornada pelo Besiktas, de Quaresma (1-0).

Pinto da Costa lidera uma comitiva onde impera o optimismo e na qual André Villas-Boas é o centro das atenções. Até ao momento, o técnico conta por vitórias todos os jogos oficiais disputados. Manter este ritmo é o plano na Bulgária, com a particularidade de ter que suplantar a ausência de Fernando, um dos totalistas desta temporada, a par de Rolando e de Álvaro Pereira. Fernando saiu tocado do desafio com o Olhanense (2-0) e no regresso ao trabalho, no Olival, só fez tratamento, devido a uma mialgia de esforço na coxa esquerda. Estava em dúvida. Ontem, antes da viagem, já treinou, mas não foi convocado.

Amanhã, deve jogar Souza no seu lugar, todavia Villas-Boas também tem Guarín e Castro, que são novidades na convocatória.

James na convocatória. Estes dois médios, a par de Sapunaru, Rodríguez e James são as entradas na lista. Saíram Ukra, por opção, Rúben Micael, por estar engripado, e ainda Emídio Rafael, que não foi inscrito na UEFA. Belluschi, que tinha estado em tratamento, devido a uma contusão no pé esquerdo, recuperou e está em Sófia. Helton, Beto, Maicon, Álvaro Pereira, Fucile, Rolando, Otamendi, João Moutinho, Hulk, Falcao, Varela e Walter completam o rol de opções.

O bom momento do F. C. Porto e a fama conquistada, pelos troféus internacionais e pela frequente presença na Champions, atraíram muitos jornalistas ao aeroporto, mas ninguém prestou declarações, apesar da insistência da Comunicação Social. O silêncio portista foi respeitado e o melhor que os búlgaros conseguiram levar foram uns autógrafos. A antevisão do jogo está marcada para hoje, na conferência de imprensa.

in "jn.pt"

“A defesa é o ponto mais fraco do CSKA”


O avançado Rui Miguel jogou temporada e meia no CSKA Sofia e conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga Europa. Em entrevista ao SAPO Desporto, o jogador português deixou claros os pontos fortes e fracos desta formação búlgara.

A Bulgária não é por tradição um destino de eleição para os jogadores portugueses que se encontram espalhados por esta Europa fora, mas há quem tente a sorte neste país inóspito e tenha até obtido algum êxito, quando em Portugal se fecham as portas.

Este é o caso do avançado Rui Miguel. Depois de passagens por Académica e Tourizense, o jogador português decidiu tentar a sua sorte na Bulgária onde esteve uma época e meia. Os primeiros seis meses passou-os no Lokomotiv Mezdra, mas logo seguiu para um clube de maior dimensão: o CSKA Sofia.

Aí, Rui Miguel cumpriu o sonho de jogar nas competições europeias e lutou pelo título de campeão neste país, num clube que conta com o maior número de adeptos. No início desta temporada deixou o futebol búlgaro e rumou à Escócia onde se encontra há duas semanas a representar o Kilmarnock, clube da primeira divisão deste país. Em entrevista ao SAPO Desporto, Rui Miguel falou sobre o seu antigo clube, o próximo adversário do FC Porto na Liga Europa.

O avançado destacou os pontos fortes e fracos deste CSKA: “A defesa é o ponto mais fraco desta equipa e que o FC Porto pode explorar (… ) Mais à frente tem alas criativos que são bons jogadores, um médio ofensivo brasileiro, Marquinhos, que é o melhor jogador da equipa e que transporta a bola para o ataque. Na área conta com um ponta-de-lança jovem (21 anos) que é internacional irlandês e quem tem um bom pé esquerdo”.

Apesar destes factos, a verdade é que o clube búlgaro atravessa uma fase complicada ocupando apenas o nono posto na tabela classificativa do seu campeonato, ao cabo de 8 jornadas. Para isso, muito têm contribuído as quezílias internas: “O clube é muito desorganizado e tem muitas quezílias. Os jogadores não pensam só em jogar, parece que existem sempre problemas pelo meio.”

Perante tais factos, Rui Miguel acredita numa vitória do FC Porto em terras búlgaras: “Se o FC Porto for igual a si próprio, senão menosprezar o adversário e se jogar de forma séria, tem todas as condições para vencer o jogo.”

O jogo CSKA – FC Porto, relativo à segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, está marcado para esta quinta-feira, a partir das 18 horas.
 
in "desporto.sapo.pt"

CSKA procura contrariar a história

 CSKA não venceu qualquer equipa portuguesa em seis jogos disputados, e recebe o FC Porto na segunda jornada à procura de um triunfo inédito e dos primeiros pontos no Grupo L.


O PFC CSKA Sofia espera que à sétima tentativa seja de vez, já que procura a primeira vitória sobre uma equipa portuguesa quando receber o FC Porto, em jogo do Grupo L da UEFA Europa League.

Jogos anteriores

• As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nas competições europeias, e esta é a estreia do FC Porto frente a adversários búlgaros.

• Em seis jogos, o CSKA ainda não conseguiu vencer uma equipa lusa, contabilizando três empates e outras tantas derrotas (duas igualdades e um desaire em casa).

Retrospectiva

• O CSKA venceu os dois jogos realizados em casa esta época nas competições europeias, por 3-0, mas não ganhou as anteriores quatro partidas em Sófia, incluindo os três jogos na fase de grupos da UEFA Europa League da época passada. Durante esse período marcou apenas um golo.

• O CSKA terminou no último lugar do grupo nas cinco participações anteriores na fase de grupos. Nos cinco jogos realizados em casa até ao momento somou uma vitória, um empate e três derrotas. Marcou apenas três golos e sofreu sete.

• O FC Porto, estreante na fase de grupos da UEFA Europa League, perdeu três dos últimos dez jogos fora de casa nas competições europeias, todos em Inglaterra – dois com o Arsenal FC e um com o Chelsea FC.

Ligações entre as equipas

• Gjore Jovanovski foi contratado para treinar o CSKA em Agosto, substituindo Pavel Dochev. Antigo médio, passou grande parte da sua carreira na sua terra-natal, Skopje, ao serviço do FK Vardar, abraçando a carreira de treinador na selecção da ARJ da Macedónia. Mais tarde treinou o Samsunspor e vários clubes na ARJ da Macedónia, antes de rumar a Sófia.

• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou a sua carreira ainda jovem, no departamento de prospecção do clube, e fez parte da equipa técnica de José Mourinho, como assistente, quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o "Special One" para o Chelsea e depois FC Internazionale Milano, antes de iniciar a carreira a solo como treinador principal, na Académica, a época passada. O FC Porto contratou-o em Junho.

• Antigo avançado do CSKA e actual director-desportivo, Emil Kostadinov conquistou dois campeonatos portugueses e uma Taça de Portugal no FC Porto, entre 1990 e 1994, com outro jogador do CSKA, Petar Mihtarski, como companheiro de equipa em Portugal.

Estatísticas acumuladas CSKA Sofia - Porto


Golos marcados 0 - 3

Remates à baliza 3 - 8

Remates para fora 3 - 9

Faltas cometidas 12 - 18

 
in "uefa.com"