quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CSKA procura contrariar a história

 CSKA não venceu qualquer equipa portuguesa em seis jogos disputados, e recebe o FC Porto na segunda jornada à procura de um triunfo inédito e dos primeiros pontos no Grupo L.


O PFC CSKA Sofia espera que à sétima tentativa seja de vez, já que procura a primeira vitória sobre uma equipa portuguesa quando receber o FC Porto, em jogo do Grupo L da UEFA Europa League.

Jogos anteriores

• As duas equipas defrontam-se pela primeira vez nas competições europeias, e esta é a estreia do FC Porto frente a adversários búlgaros.

• Em seis jogos, o CSKA ainda não conseguiu vencer uma equipa lusa, contabilizando três empates e outras tantas derrotas (duas igualdades e um desaire em casa).

Retrospectiva

• O CSKA venceu os dois jogos realizados em casa esta época nas competições europeias, por 3-0, mas não ganhou as anteriores quatro partidas em Sófia, incluindo os três jogos na fase de grupos da UEFA Europa League da época passada. Durante esse período marcou apenas um golo.

• O CSKA terminou no último lugar do grupo nas cinco participações anteriores na fase de grupos. Nos cinco jogos realizados em casa até ao momento somou uma vitória, um empate e três derrotas. Marcou apenas três golos e sofreu sete.

• O FC Porto, estreante na fase de grupos da UEFA Europa League, perdeu três dos últimos dez jogos fora de casa nas competições europeias, todos em Inglaterra – dois com o Arsenal FC e um com o Chelsea FC.

Ligações entre as equipas

• Gjore Jovanovski foi contratado para treinar o CSKA em Agosto, substituindo Pavel Dochev. Antigo médio, passou grande parte da sua carreira na sua terra-natal, Skopje, ao serviço do FK Vardar, abraçando a carreira de treinador na selecção da ARJ da Macedónia. Mais tarde treinou o Samsunspor e vários clubes na ARJ da Macedónia, antes de rumar a Sófia.

• O treinador do FC Porto, André Villas-Boas, começou a sua carreira ainda jovem, no departamento de prospecção do clube, e fez parte da equipa técnica de José Mourinho, como assistente, quando os "dragões" conquistaram a UEFA Champions League em 2003/04. Seguiu o "Special One" para o Chelsea e depois FC Internazionale Milano, antes de iniciar a carreira a solo como treinador principal, na Académica, a época passada. O FC Porto contratou-o em Junho.

• Antigo avançado do CSKA e actual director-desportivo, Emil Kostadinov conquistou dois campeonatos portugueses e uma Taça de Portugal no FC Porto, entre 1990 e 1994, com outro jogador do CSKA, Petar Mihtarski, como companheiro de equipa em Portugal.

Estatísticas acumuladas CSKA Sofia - Porto


Golos marcados 0 - 3

Remates à baliza 3 - 8

Remates para fora 3 - 9

Faltas cometidas 12 - 18

 
in "uefa.com"

Sem comentários: