quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Entrevista de Falcao ao site da FIFA


Radamel Falcao Garcia foi um dos heróis da última participação da Colômbia em Copas do Mundo de Sub-20 da FIFA. Em 2005, na Holanda, o agora avançado do FC Porto marcou dois golos na fase de grupos e ajudou ao apuramento do país sul-americano para os oitavos-de-final, onde foi eliminado pela futura campeã Argentina (1-2) com um golo no terceiro minuto de compensação da segunda parte.


Agora, o ponta-de-lança aguarda com enorme expectativa o Mundial de Sub-20 que a Colômbia vai organizar no ano que vem e garante que os adeptos vão ficar maravilhados com o que o país sul-americano tem para oferecer. Das paisagens à gastronomia além, claro, de estádios cheios com uma grande paixão pelo desporto-rei.

FIFA.com: Qual o sentimento que reina na Colômbia por organizar um evento da dimensão da Copa do Mundo de Sub-20 da FIFA?

Falcao: Julgo que todo o país está muito contente com a exposição que vai ter e com vontade de organizar um grande Mundial. Todo o Mundo vai ver as qualidades humanas dos colombianos e, além disso, acredito que o evento vai ter os estádio cheios e com um grande calor dado por todos os adeptos.

O facto de a Colômbia estar afastada, há muito tempo, das grandes competições do futebol mundial pode entusiasmar ainda mais as pessoas?

Claro que sim! Vamos demonstrar que somos um país que gosta muito de futebol e há muito tempo que não se organiza um evento desta magnitude na Colômbia. Parece-me que a organização e o Governo têm feito tudo para motivar as pessoas, construir grandes estádios e fazer tudo para que seja um grande espectáculo.

O que a Colômbia tem para oferecer aos adeptos das outras selecções que visitem o país?

Antes de mais, a diversidade entre as cidades, grandes paisagens, uma riqueza gastronómica incrível e a amabilidade das pessoas. Espero que os turistas gostem muito de conhecer o meu país.

Pelo contrário, o que pode deixar este Mundial à Colômbia?

Antes de mais, pode aumentar a nossa auto-estima. Durante muitos anos, apenas as más notícias da Colômbia chegaram ao exterior, as muitas coisas boas que temos não têm eco na comunidade internacional. Julgo que esta é a oportunidade perfeita para mudar isso, para fazer com que o resto do Mundo perceba o extraordinário país que é a Colômbia e as pessoas fantásticas que lá vivem.

Que memórias guarda do Mundial 2005, na Holanda?

Um experiência enriquecedora para mim, tanto em termos futebolísticos como pessoais. Sempre sonhei em participar neste tipo de competições e vou recordá-la para sempre. Ainda por cima tive a felicidade de marcar alguns golos e foi muito bonito. Só foi pena termos perdido com a Argentina nos oitavos-de-final com um golo perto do final. Enfim, é futebol...

O que pode fazer a Colômbia no Mundial de Sub-20 de 2011?

Já há alguns anos que a Colômbia tem boas selecções nos escalões mais jovens, tem crescido para um nível superior e podemos sonhar com um grande desempenho. Com a boa equipa que temos e se tivermos um pouco mais de consistência, podemos lutar pelo título. Claro que também precisamos de um pouco de sorte.

Que conselhos dá aos jovens colombianos que vão participar no Mundial?

Que estejam convencidos que têm qualidade e que formam uma grande equipa. Que esqueçam o nome e a história dos rivais que vão encontrar para, dentro de campo, dar o máximo em cada minuto de cada jogo. Assim, os resultados vão aparecer e a selecção pode ir muito longe.

Tem planos para ver o Mundial ao vivo?

Ainda não tenho a certeza. Estou a contar ser chamado para a Copa América e, se assim for, não vai ser possível. Mas, de uma forma ou outra, vou apoiar a selecção ao máximo.

Bolillo Gómez está de volta ao comando da selecção principal. O que pode oferecer à equipa?

Pode ajudar imenso já que tem enorme experiência internacional, tendo participado em mundiais anteriores com a Colômbia e o Equador. Sabe muito bem como jogar as eliminatórias para chegar ao Mundial. Vai-nos ajudar a ganhar, porque tenho a certeza que vai montar uma grande equipa e dar-lhe muita, muita confiança.

O primeiro desafio é a Copa América de 2011. O facto de se realizar na Argentina, onde Falcao viveu muitos anos, torna o momento ainda mais importante para si?

É fantástico. Sinto-me em casa na Argentina, vivi no país muito anos, tenho grandes recordações, muitos amigos e será algo muito especial poder jogar na Argentina com a camisola da Colômbia.

O que podemos esperar do desempenho da Colômbia?

Temos as mesmas possibilidades de todos os outros países. Queremos devolver a Colômbia ao seu lugar no futebol e lutar pela melhor classificação possível em qualquer torneio em que participemos. É a mentalidade que temos e queremos iniciar um novo período com o novo treinador.

Seguiu a Copa do Mundo da FIFA 2010 da África do Sul? Que selecção apoiou, tendo em conta que a Colômbia não esteve presente?

Segui o Mundial com muita atenção, gostei muito da competição e, como a Colômbia não participou apoiei a Argentina, pelos anos que vivi lá, e também por Portugal porque sou muito feliz aqui. Gostei muito do futebol praticado pela Espanha – jogou sempre muito bem – e mereceu o título mundial.

Para terminar, está no segundo ano ao serviço do FC Porto. Depois de ter sido o segundo melhor marcador do campeonato português em 2009/10, o que espera da nova temporada?

Sinto-me muito bem. O primeiro ano correu muito bem e, agora, tenho grandes expectativas para esta nova temporada. O FC Porto quer ganhar todos os torneios em que participa, porque essa é a mentalidade de todas as pessoas que trabalham neste clube. Temos um belíssimo plantel e se trabalharmos como temos feito até aqui, vamos conseguir.

in "fifa.com"

Sem comentários: