terça-feira, 31 de julho de 2012

Bruno Moura sobre Vítor Pereira: «Não tem de provar nada a ninguém»


A nova época no Dragão começa com um repetente «especial» no banco de treinador. Vítor Pereira, de 44 anos, tem atrás de si um ano de dificuldades e em que as críticas ao seu trabalho foram um «companheiro» constante. E nem mesmo o título de campeão nacional serviu para afastar as vozes mais persistentes.
A verdade é que o técnico natural de Espinho ficou e, nas palavras de Bruno Moura, treinador que conhece bem as qualidades e a personalidade do líder portista, este «não é um Vítor Pereira a ter de provar nada a ninguém. Apenas vai voltar a provar a si mesmo que tem toda a competência para treinar o FC Porto», revela ao zerozero.pt.
Bruno Moura, que sucedeu a Vítor Pereira no Santa Clara, rejeita que a versão 2012/2013 do técnico portista seja mais madura. Porquê? «Maduro já ele era. Agora ganhou a confiança de todos aqueles que sempre colocaram em causa o facto de ele ser o treinador ideal. E ideal é aquele que ganha. O Vítor mostrou muita confiança em momentos muito difíceis», adianta.
Vítor Pereira terminou a época a sorrir, mas sabe que as críticas podem rapidamente voltar ©Catarina Morais
Apesar da (pequena) bonança que veio com a conquista do título nacional, a eliminação na Taça de Portugal em Coimbra (3x0) e a fraca campanha europeia colocaram Vítor Pereira na «carreira de tiro» dos críticos, desde a imprensa aos próprios adeptos. Bruno Moura diz que tudo isso ficou à porta.
«Concentrou-se exclusivamente naquilo que sabe fazer, no trabalho diário e demonstrou toda a sua competência. Estando focalizado nisto, tudo o resto passou-lhe ao lado. E agora teria que haver muitas pessoas a dar a mão à palmatória e a admitir que estavam errados em relação ao Vítor», afirma o treinador de 34 anos ao nosso portal.
Mais audácia na Europa
A análise ao desempenho portista na Europa no ano de estreia de Vítor Pereira é um trabalho incontornável. O FC Porto não passou o grupo na Liga dos Campeões e acabou goleado em Manchester, pelo City, nos 16 avos de final da Liga Europa. Em relação ao jogo do Ethiad, Bruno Moura até viu um bom FC Porto.
«No jogo em Manchester as coisas foram bem feitas, mas de um momento para outro houve pormenores que correram menos bem. Na Liga dos Campeões ficou num grupo repleto de outsiders – o caso do APOEL ninguém esperava -, e o que aconteceu com o Vítor pode acontecer com outro treinador qualquer», explicou.
Então qual é o passo em frente que Vítor Pereira terá de dar para evitar novo desastre europeu? «Para o FC Porto é sempre importante passar a primeira fase na Liga dos Campeões. Mas este ano haverá mais audácia e vão ultrapassar facilmente essa fase», aponta Bruno Moura.
O certo é que Vítor Pereira começa a nova temporada de novo sob o olhar atento e perscrutador dos adeptos que, na sequência do título nacional parecem ter prolongado o estado de tolerância a um técnico que esteve sempre longe de os conquistar. Ao mínimo contratempo pode voltar a tempestade...

in "zerozero.pt"

Abdoulaye: "Benfica queria que saísse a custo zero do FC Porto"

Defesa do Senegal tem uma parte vermelha marcada na carreira - a dos cartões, que passou da Liga para os Jogos Olímpicos- mas podia ter mais: "Eles bem queriam mas FC Porto é melhor e nunca deixa que essas coisas aconteçam".


Abdoulaye Ba, um gigante senegalês de 21 anos que faz uso dos seus 1,97 metros para falar para baixo com quase todos os futebolistas, era um homem aliviado no final do encontro com o Uruguai: com a equipa africana já em vantagem, o central foi expulso por uma entrada dura sobre Luís Suárez, a travar um contra-ataque rápido, e deixou os companheiros em apuros a partir dos 30 minutos.
Saiu do jogo, ganhou milhares de fãs - os britânicos presentes em Wembley nunca deixaram de mostrar o ódio pelo avançado do Liverpool. Mas porquê o alívio? "Ganhámos, é o que mais interessa. Mas estava com medo que tivesse prejudicado mais a equipa", explica. Logo ele que, na Liga portuguesa de 2011/12, ao serviço da Académica, foi o jogador que mais vezes viu o cartão vermelho (quatro). E a ficha de jogador podia ter mais referências a essa cor, segundo o próprio.
"Fiz uma boa temporada na Académica e o Benfica falou com o meu empresário para saber a minha situação. Queriam que fosse para lá", diz. Nada de estranho, não fosse o pequeno pormenor de ter contrato com... o rival, FC Porto.
"O Benfica queria que saísse a custo zero do Porto, no final do meu contrato, em 2013. Sim, é um grande clube mas o FC Porto é melhor e nunca deixa que essa coisas aconteçam. E eu próprio também não queria que isso acontecesse", acrescenta.

"Renovei e vou ficar no plantel do FC Porto" 


No meio desta 'novela', o central renovou contrato até 2016 e irá cumprir a vontade de ficar no plantel principal quando terminarem os Jogos Olímpicos. "Renovei para isso, falei com as pessoas e vou ficar no plantel porque acreditam muito em mim. E claro que a intenção é ser titular, apesar de saber que a concorrência para o meu lugar é forte. Vamos ver".
Certo é que, no próximo encontro, o central com passagens por Spoorting da Covilhã e Académica vai ficar na bancada, castigado. Mas ninguém lhe retira mais uma vitória: a do Senegal contra o Uruguai de Urreta, jogador do... Benfica.

in "expresso.pt"

Temporada arranca frente ao Paço de Arcos


O sorteio do Campeonato nacional de hóquei em patins, que decorreu na segunda-feira, ditou que o FC Porto recebe na primeira jornada o Paço de Arcos. O encontro, que será o primeiro de carácter oficial da época portista, está agendado para 6 de Outubro.

À segunda ronda, o FC Porto e o regressado Sporting têm encontro marcado no Dragão Caixa, no primeiro clássico da temporada. Os Dragões medirão forças com o Benfica nas jornadas 13 (05/01/13) e 28 (18/05/13), sendo o clube de Lisboa o primeiro a alinhar em casa. Na 30.ª e última jornada, o FC Porto recebe o Candelária.

A última jornada da primeira volta do campeonato está agendada para 19 de Janeiro de 2013, enquanto a segunda parte do Nacional principia a 26 do mesmo mês. A prova termina a 1 de Junho de 2013.


in "fcp.pt"

Carlos Brito confia no potencial de Atsu e Kelvin

Treinador orientou os dois jovens jogadores do FC Porto na temporada passada, no Rio Ave.

Kelvin e Atsu estão a lutar por um lugar no plantel do FC Porto, nesta pré-temporada, depois de terem sido cedidos ao Rio Ave na última época. Se, por um lado, o extremo ganês tem aparentemente lugar garantido, Kelvin continua com o espectro da dispensa em cima da mesa.

Carlos Brito, treinador que os orientou em Vila do Conde e lançou os dois atletas na I Liga portuguesa, considera que mesmo que os dois jovens não fiquem no Dragão, "já é positivo o facto de estarem numa pré-época do FC Porto e eles irão acabar por se impor no clube". Conhecedor do talento de ambos, Brito recorda que a equipa às ordens de Vítor Pereira tem elementos de grande valor.

Atsu tem impressionado. A dúvida, neste momento, reside mais em saber se continua em Portugal do que em saber se entra no plantel portista. Isto porque Tottenham, Liverpool e Everton têm surgido na imprensa como potenciais interessados.

No caso de Kelvin, apesar de alguns bons apontamentos e boas exibições, a inexperiência pode penalizar o jovem de 19 anos. No Mestalla, com o Valencia, o brasileiro, na marcação das grandes penalidades, tentou enganar o guarda-redes com uma execução à Panenka. Correu mal e "prejudicou-lhe a imagem", reconhece Carlos Brito.

O treinador, ainda assim, espera que esse momento seja relativizado, porque "houve mérito do guarda-redes" e serviu como lição para Kelvin.

in "rr.pt"

Todos puxam por Jackson

AGENTE destaca o apoio recebido pelo reforço

Jackson Martínez elevou a fasquia quando, no final do seu primeiro jogo de azul e branco, frente ao Celta de Vigo, assumiu que entrou em campo com o forte intuito de marcar. Da estreia para cá, o reforço colombiano já participou em mais dois encontros de preparação, somando um total 145 minutos em campo sem ter ainda conseguido fazer o gosto ao pé.

“Isso não lhe retira confiança. A verdade é que ele está muito contente com o que encontrou no FC Porto. O grupo e a equipa técnica uniram-se para apoiá-lo e isso torna tudo mais fácil. O Jackson sente-se como se estivesse em casa, pelo que acredita que a adaptação será rápida”, contou a Record o empresário do goleador, Luís Manuel Manso, prosseguindo depois sobre a ausência de golos na folha de serviço do colombiano: “Ele passou pelo mesmo quando chegou ao México para representar o Jaguares. Também esteve 4 ou 5 jogos sem marcar. O problema nestas situações é que, quando um jogador chega a um clube novo, quer logo fazer tudo bem e para as coisas fluírem é preciso tempo. Com paciência, os golos vão surgir com naturalidade.”

in "record.pt"

James e Jackson Martínez chamados à seleção da Colômbia

James Rodríguez e Jackson Martínez foram chamados para um estágio da seleção colombiana, a realizar em Madrid, entre 12 e 15 de agosto.

O estágio terá início precisamente no dia seguinte ao primeiro compromisso oficial
dos dragões na nova época, a Supertaça Cândido de Oliveira, marcada para 11 de agosto, diante da Académica, em Aveiro.

Durante os trabalhos em Madrid a seleção colombiana efetuará um jogo particular, diante adversário ainda por definir. 

in "abola.pt"

Fernando ainda ausente do treino

Pelo segundo dia consecutivo, o médio brasileiro falhou a sessão de treino do plantel do FC Porto, mantendo-se a efetuar tratamento à entorse contraída no tornozelo esquerdo na partida de sábado, diante do Valência.

Emídio Rafael e Janko (ambos condicionados), além dos olímpicos brasileiros Hulk, Alex Sandro e Danilo, continuam também indisponíveis para Vítor Pereira, que chamou aos trabalhos dois jovens da equipa B: Dellatorre e Tiago Ferreira. 

in "abola.pt"

Fernando a caminho do Inter por empréstimo

Fernando poderá jogar no campeonato italiano esta temporada. O diário Corriere dello Sport avança esta terça-feira que as negociações com o médio brasileiro sofreram uma evolução e que o jogador dos dragões deverá mesmo rumar ao Inter por empréstimo com opção de compra, numa operação, aliás, idêntica à que aconteceu com Guarin.

O jornal italiano revela que Fernando sempre foi uma das primeiras opções para o reforço do meio-campo, sendo que Nigel de Jong (Manchester City) surge como opção do jogador brasileiro.

in "abola.pt"