terça-feira, 31 de julho de 2012

Bruno Moura sobre Vítor Pereira: «Não tem de provar nada a ninguém»


A nova época no Dragão começa com um repetente «especial» no banco de treinador. Vítor Pereira, de 44 anos, tem atrás de si um ano de dificuldades e em que as críticas ao seu trabalho foram um «companheiro» constante. E nem mesmo o título de campeão nacional serviu para afastar as vozes mais persistentes.
A verdade é que o técnico natural de Espinho ficou e, nas palavras de Bruno Moura, treinador que conhece bem as qualidades e a personalidade do líder portista, este «não é um Vítor Pereira a ter de provar nada a ninguém. Apenas vai voltar a provar a si mesmo que tem toda a competência para treinar o FC Porto», revela ao zerozero.pt.
Bruno Moura, que sucedeu a Vítor Pereira no Santa Clara, rejeita que a versão 2012/2013 do técnico portista seja mais madura. Porquê? «Maduro já ele era. Agora ganhou a confiança de todos aqueles que sempre colocaram em causa o facto de ele ser o treinador ideal. E ideal é aquele que ganha. O Vítor mostrou muita confiança em momentos muito difíceis», adianta.
Vítor Pereira terminou a época a sorrir, mas sabe que as críticas podem rapidamente voltar ©Catarina Morais
Apesar da (pequena) bonança que veio com a conquista do título nacional, a eliminação na Taça de Portugal em Coimbra (3x0) e a fraca campanha europeia colocaram Vítor Pereira na «carreira de tiro» dos críticos, desde a imprensa aos próprios adeptos. Bruno Moura diz que tudo isso ficou à porta.
«Concentrou-se exclusivamente naquilo que sabe fazer, no trabalho diário e demonstrou toda a sua competência. Estando focalizado nisto, tudo o resto passou-lhe ao lado. E agora teria que haver muitas pessoas a dar a mão à palmatória e a admitir que estavam errados em relação ao Vítor», afirma o treinador de 34 anos ao nosso portal.
Mais audácia na Europa
A análise ao desempenho portista na Europa no ano de estreia de Vítor Pereira é um trabalho incontornável. O FC Porto não passou o grupo na Liga dos Campeões e acabou goleado em Manchester, pelo City, nos 16 avos de final da Liga Europa. Em relação ao jogo do Ethiad, Bruno Moura até viu um bom FC Porto.
«No jogo em Manchester as coisas foram bem feitas, mas de um momento para outro houve pormenores que correram menos bem. Na Liga dos Campeões ficou num grupo repleto de outsiders – o caso do APOEL ninguém esperava -, e o que aconteceu com o Vítor pode acontecer com outro treinador qualquer», explicou.
Então qual é o passo em frente que Vítor Pereira terá de dar para evitar novo desastre europeu? «Para o FC Porto é sempre importante passar a primeira fase na Liga dos Campeões. Mas este ano haverá mais audácia e vão ultrapassar facilmente essa fase», aponta Bruno Moura.
O certo é que Vítor Pereira começa a nova temporada de novo sob o olhar atento e perscrutador dos adeptos que, na sequência do título nacional parecem ter prolongado o estado de tolerância a um técnico que esteve sempre longe de os conquistar. Ao mínimo contratempo pode voltar a tempestade...

in "zerozero.pt"

Sem comentários: