quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Andebol - ABC 20 - FC Porto 26

Excelente exibição do FC Porto, com o MVP a ser Gilberto, mais uma vez, grande atitude sempre por cima no marcador.
Na minha opinião a ausencia de Wilson, por lesão levou Gilberto a sair da casca e a mostrar a sua valia.
Temos equipa e temos atitude ... no proximo sabado as 15H contra os vermelhos para ganhar.

QUINTANA: "ESTAMOS ANSIOSOS POR CHEGAR AO PRIMEIRO LUGAR"

O objectivo imediato dos tricampeões nacionais passa por recuperar a condição de líderes, estatuto que fica particularmente dependente dos dois desempenhos mais próximos, que colocam ABC e Benfica no caminho dos Dragões. O guarda-redes Quintana assume a pressa de lá chegar, sem, no entanto, saltar etapas. Por isso se concentra exclusivamente no encontro de Braga.

No Pavilhão Flávio Sá Leite, o cubano não quer desperdiçar a oportunidade de promover mais uma séria abordagem à liderança do Andebol 1, numa ameaça a formular a partir das 21h00 de quarta-feira. Na antevisão do encontro, Alfredo Quintana diz que a equipa está devidamente preparada para a exigência do desafio, sublinha a confiança transmitida por Daymaro Salina e observa que o FC Porto Vitalis fica mais forte com Wilson Davyes.

Intensidade para liderar
“Vai ser um jogo muito intenso, mas a nossa equipa está preparada. Temos treinado muito bem para um jogo que nos permitirá fazer uma aproximação ainda mais séria ao topo da tabelo, caso consigamos vencer.”

Daymaro dá confiança
“Com a entrada do Daymaro, a equipa aumentou os seus índices de confiança, sobretudo ao nível defensivo.”

Atentos aos laterais
“No que diz respeito à minha posição, penso que nós, os guarda-redes, temos que estar especialmente atentos aos remates dos laterais da equipa do ABC e aos remates de fora. Estamos a trabalhar para antecipar essas dificuldades.”

Um de cada vez
“Neste momento, ainda só pensamos em vencer o jogo de Braga, que é o próximo. Só depois dele nos debruçaremos sobre o jogo de sábado, com o Benfica. Temos alguma ansiedade para alcançar o primeiro lugar, mas tudo tem o seu tempo. Temos de prosseguir o nosso rumo, concentrados e seguros.”

Mais fortes com Wilson
“O Wilson Davyes regressou em boa forma e creio que, dentro de duas semanas, já poderá apresentar-se a um nível condizente com as suas capacidades. É muito importante para o FC Porto Vitalis poder contar com um jogador com a qualidade do Wilson. Somos mais fortes com a sua presença.”



in "fcp.pt"

Iturbe: o futuro acelera

Um mês depois de se ter lesionado no jogo frente ao Pêro Pinheiro, Iturbe está de volta aos treinos com o pensamento focalizado num rápido regresso à competição, de preferência já em... Coimbra. O objectivo do argentino passa por marcar presença no jogo deste sábado com a Académica, até porque o avançado tem consciência de que dificilmente voltará a ter oportunidade nas partidas que se seguem frente ao Shakhtar e Braga, sobretudo pelas circunstâncias e importância que envolvem estes dois desafios.
A grande novidade de ontem, no entanto, foi a participação de Iturbe nos trabalhos da equipa sem aparentes limitações, depois de ter sido dispensado na véspera, dia de regresso ao trabalho, para tratar de "assuntos pessoais". Aparentemente, o argentino está pronto para voltar a jogar, tendo, para isso, de competir com vários jogadores por um lugar numa das faixas. Hulk jogou pelo Brasil, mas já está em Portugal, ao contrário de James, que só deverá chegar amanhã; Djalma também já treina no Olival, de onde Varela não chegou a sair; sobra ainda Rodríguez, utilizado ontem no particular do Uruguai frente à Itália. A concorrência é forte, mas o argentino tem vontade de começar a agarrar já o futuro. E esse parece pertencer-lhe, como fez questão de afirmar Pinto da Costa esta semana...

Uma parte para abrir apetite

Apesar da fragilidade do primeiro adversário, o Pêro Pinheiro, Iturbe conseguiu ser decisivo em dois golos. No pouco tempo em que esteve em campo (45 minutos), o argentino deixou dois adversários para trás no terceiro da equipa e, pouco depois, ofereceu a Belluschi a possibilidade de desenhar na perfeição a jogada para mais um golo. A estreia prometeu.

Cronologia

ESTREIA
O dia 15 de Outubro de 2011 marca a estreia de Iturbe com a camisola do FC Porto. O argentino foi titular na vitória (8-0) sobre o Pêro Pinheiro, mas acabou por ser substituído devido a lesão sofrida durante a primeira parte.

OPERAÇÃO
O dia seguinte ao jogo trouxe a confirmação de uma fractura no cotovelo esquerdo e consequente operação. Iturbe foi submetido a uma intervenção cirúrgica, conduzida por Leandro Massada, perante a necessidade de reduzir a fractura, tendo O JOGO escrito, na altura, que a recuperação duraria um mês. Em cheio.

REGRESSO
O dia de ontem marcou o regresso de Iturbe ao trabalho com os restantes companheiros, depois de um mês dividido entre o ginásio e o departamento médico.

in "ojogo.pt"

Alex Sandro ganha força na esquerda

Alex Sandro chegou ontem ao Porto e integra já hoje a preparação do FC Porto para o jogo da Taça de Portugal contra a Académica. O lateral surge, nesta altura, como a opção mais lógica para o jogo com os estudantes, depois de uma passagem muito positiva pela selecção principal brasileira, na qual se estreou a titular no particular com o Egipto. O lateral-esquerdo já tinha entrado ao intervalo do jogo de quinta-feira passada, com o Gabão, dando boas indicações a Mano Menezes, que o considerou já um lateral a ter em conta para o futuro. Contra o Egipto, Alex Sandro jogou os noventa minutos e foi mais um extremo do que um defesa, integrando-se no ataque brasileiro em várias ocasiões para criar perigo.
O ex-santista ganhou balanço e está em vantagem em relação a Álvaro Pereira, que só deverá chegar hoje à Invicta proveniente de Roma e, por isso, terá menos tempo de recuperação. Tendo em conta que o FC Porto terá uma deslocação desgastante à Ucrânia quatro dias depois para defrontar o Shakhtar Donetsk na fase de grupos da Champions, faz todo o sentido que Vítor Pereira poupe o lateral uruguaio e aproveite para dar mais tempo de jogo a Alex Sandro.
Depois de debelar a lesão muscular que atrasou a sua integração na equipa, o defesa somou apenas 90 minutos de jogo contra o Pêro Pinheiro, na eliminatória anterior da Taça de Portugal. Já com mais ritmo de jogo, até por via da sua passagem pela selecção canarinha, Alex Sandro reúne todas as condições para jogar de início em Coimbra e dar seguimento a este momento positivo, reclamando até chamadas mais regulares.


in "ojogo.pt"

Mangala já treina hoje no Olival

Mangala foi mais um internacional que chegou ontem ao Porto, ao final da tarde, depois de marcar um golo ao serviço da selecção francesa sub-21, contra a Eslováquia. O central está recuperado da lesão muscular que o afectou no final do jogo com o Olhanense, pelo que Vítor Pereira tem ali mais uma opção ao seu dispor para preparar o jogo com a Académica. Mangala, recorde-se, tem sido titular nos últimos quatro encontros do FC Porto, mas um calendário mais sobrecarregado pode ditar outras decisões.


in "ojogo.pt"

Dragão é a maior sala de troféus da Europa

Cumprem-se hoje oito anos que o Estádio do Dragão abriu as portas, embora só tenha recebido jogos oficiais três meses depois por causa de um problema com a relva. Desde que o Barcelona, que estreou Messi nesse jogo, apadrinhou o novo recinto dos portistas, o clube já venceu 18 troféus, três dos quais internacionais. Ou seja, mais de duas conquistas por ano. Mais nenhum clube europeu - e provavelmente em todo o mundo - iguala este registo no mesmo período. Os catalães são os que mais se aproximam, com 17 títulos, o último dos quais conquistado "à custa" dos dragões, na Supertaça Europeia. Mais atrás surgem o Inter de Milão (16) e o Manchester United (14).
É por isso uma casa de sucesso, com um registo brilhante, aquela que hoje apaga as velas. Construído para substituir o velhinho Estádio das Antas, o Dragão custou quase cem milhões de euros e foi palco de cinco jogos do Euro'2004. Antes disso, já tinha festejado um título nacional e a conquista da Liga dos Campeões com José Mourinho. Foi o início de um percurso que continua a acumular troféus para exibir no futuro museu, que deverá abrir portas em Abril de 2012.
Classificado com Grau A - pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional ou internacional -, o Dragão não vive apenas de futebol. Espaço desenhado pelo Dragão de Ouro Manuel Salgado para ser multifuncional, já recebeu concertos (Rolling Stones), congressos, festas de aniversário, casamentos e a prova de automobilismo Race of Champions.
Além disso, tem acumulado prémios próprios, a juntar aos da equipa: foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001), distinguindo-se ainda na ecologia, na reciclagem e na siderurgia.


18

São 6 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 5 Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental na galeria do Dragão

179

O número de jogos oficiais do FC Porto no estádio. São 129 triunfos, 33 empates e apenas 17 derrotas. Neles, os portistas já festejaram 361 golos e viram os adversários marcar 110. A média é de dois golos marcados por partida.

40

Falcao ainda detém o recorde de golos marcados no Dragão, mas Hulk está a apenas um póquer de o apanhar. Isto em jogos oficiais. Maniche abriu as hostilidades, contra o Leiria, em 2004. O mais recente golo foi da autoria de João Moutinho.

6,5

Milhões de espectadores - valor ultrapassado no último jogo - que se sentaram nas bancadas em partidas oficiais, excluindo jogos da Selecção e do Euro'2004. A média é de 36 479, o que perfaz uma taxa de ocupação muito interessante de 70,1 por cento.

36

Quando receber o Braga, no dia 27, já passarão mais de 36 meses desde a última derrota caseira em partidas do Campeonato Nacional. O Leixões, em 25 de Outubro de 2008, foi o último adversário a sair do Dragão com os três pontos.

Fernando e Helton dão autógrafos

Helton e Fernando participam a partir das 13h00 numa sessão de autógrafos na Loja Azul do Dragão. No espaço estarão expostos os quatro troféus conquistados na época passada. As portas do estádio também vão abrir, como é hábito nesta data, a visitas gratuitas, devendo cada um dos visitantes levantar o bilhete na Loja Azul. À excepção do camarote presidencial, será permitido fotografar todos os espaços e momentos do "tour" pelo palco das emoções dos portistas.

in "ojogo.pt"

Itália-Uruguai (0-1): Duarte Gomes expulsa Alvaro Pereira

Lateral do F.C. Porto viu dois amarelos; Maxi Pereira e Cristián Rodríguez também foram titulares em Roma


Surpresa no Estádio Olímpico de Roma. O Uruguai derrotou a Itália por 0-1 e confirmou o excelente momento que atravessa. Alvaro Pereira, lateral do F.C. Porto, foi expulso pelo português Duarte Gomes aos 80 minutos. Acumulação de amarelos. 

Cristián Rodríguez, o outro dragão utilizado por Oscar Tabarez, jogou até aos 82 minutos; Maxi Pereira (Benfica) esteve em campo até ao minutos 90, antes de ser substituído por Scotti. O jogo acabou logo a seguir. 

O único golo do encontro surgiu logo aos três minutos. Sebastián Fernandez, avançado do Málaga, aproveitou um grande lance de Cáceres para bater Gianluigi Buffon. Os centrais Rannochia e Chiellini ficaram muito mal na fotografia. 

A Itália melhorou bastante na segunda parte, o ritmo aumentou e o jogo tornou-se duro. Num lance já na fase final da partida, Alvaro Pereira tocou a bola com o braço, na sequência de um cruzamento de Simone Pepe, e Duarte Gomes mostrou-lhe o segundo amarelo. 

EQUIPAS:

ITÁLIA: Buffon; Maggio, Ranocchia, Chiellini e Balzaretti; De Rossi, Pirlo e Marchisio; Montolivo; Osvaldo e Balotelli. 

Joagaram ainda: Pepe, Pazzini e Matri

URUGUAI: Muslera; Cáceres, Lugano, Godin e Alvaro Pereira; Maxi Pereira, Arevalo Rios, Perez e Cristián Rodriguez; Fernandez e Cavani.

Jogaram ainda: Coates, Eguren, Álvaro Gonzalez, Alfaro e Scotti 

in "maisfutebol.iol.pt"

Apagão Otamendi

DEVIDO À ASCENSÃO DE MANGALA



Depois de uma grande época de estreia na Europa, Nico Otamendi estaria longe de imaginar que iria cair ao ponto de se ver afastado da equipa há 4 jogos. E não se trata de qualquer problema físico. É mesmo por opção de Vítor Pereira. Aquele que chegou a ser catalogado como o novo patrão da defesa portista, no período pós-Bruno Alves, não entrou bem na segunda temporada e, excetuando o golo marcado ao Benfica, não atingiu o patamar que o notabilizou ao lado de Rolando. El Chupe atravessa o momento mais complicado desde que chegou ao Dragão.
Uma série de erros individuais, aos quais se juntaram dois resultados negativos na Liga dos Campeões (derrota com o Zenit e empate com o Apoel Nicósia) levaram a que o técnico decidisse mexer na estrutura defensiva. O internacional argentino, de 23 anos, foi o sacrificado, mas não se notou qualquer evolução na Champions, uma vez que os dragões perderam no Chipre. Onde se verificou um maior acerto foi na Liga Zon Sagres, já que os azuis e brancos mantêm as redes invioláveis há quatro jornadas.
in "record.pt"

Tudo para ser "à Porto"

PLANTEL MERECE BENEFÍCIO DA DÚVIDA DOS DRAGÕES CONSAGRADOS



O que é, afinal, uma equipa “à Porto”? A discussão sobre o tema adensou-se nas últimas semanas quando Vítor Pereira afirmou, após a derrota por 2-1, em Nicósia, que a sua equipa tinha jogado a segunda parte desse encontro de acordo com o espírito “à Porto”. O debate agudizou-se e, agora, Record alargou-o a um lote de antigos jogadores azuis e brancos.
Abnegação, espírito coletivo, respeito pelas hierarquias, interiorização dos valores do clube e da região são alguns dos parâmetros a cumprir, mas, mais do que nas palavras, é nos atos que a ideia ganha forma. O mote é dado por Jaime Pacheco, que jogou nas Antas entre 1978 e 1989, com duas épocas de passagem em Alvalade pelo meio. “A atual equipa reúne boa parte dos valores necessários para honrar a identidade do clube, mas agora precisa essencialmente de ganhar”, diz, notando que “de nada vale jogar bem ou mal se não se triunfar”: “Basta ver que o FCPorto tem de ganhar os dois próximos jogos na Liga dos Campeões para passar. Tudo o resto não interessa. Como não interessa dar espetáculo e perder a liderança do campeonato para o Benfica. Se pensarmos que o Barcelona joga bem e ganha, e que o Arsenal joga bem e não o consegue, as pessoas percebem o que falta a esta equipa.”
in "record.pt"

«Helton é um bom professor» - Bracali

Bracali está entusiasmado com a perspectiva do regresso à baliza do FC Porto, no encontro da Taça de Portugal, em Coimbra, frente à Académica. O guarda-redes brasileiro falou esta manhã, antes de mais um treino dos dragões, no Olival. 

«A ansiedade que sinto é a de esperar que o jogo comece, apenas isso. A semana tem sido normal e só tenho de trabalhar bem para mostrar confiança e para que os companheiros do plantel acreditem em mim. Mas isso acontece para qualquer jogo, seja na Taça ou até mesmo na Champions. O importante é trabalhar bem para ser opção», comentou o jogador.

A concorrência de Helton é fortíssima e não surpreendeu Bracali, que atravessa o primeiro ano de trabalho no FC Porto. «Jogar neste clube é difícil e o Helton tem sido o titular nos últimos anos. Já ganhou vários títulos e também por isso eu sabia que não ia ter a vida facilitada, mas se não sentisse ambição, não tinha assinado pelo FC Porto. Tenho de ser forte e acredito que um dia a minha oportunidade vai chegar, tenho é de trabalhar para estar preparado», observou o guardião.

E desenvolvendo o raciocínio sobre o compatriota Helton, o brasileiro acrescentou: «É um bom colega e um bom professor. Trabalhamos para um lugar específico e temos de ter uma boa relação. E quando é assim, todos saímos a ganhar.»

O que não passa pelos planos de Bracali, aos 30 anos de idade, é seguir os caminhos de Hulk, Kléber e Alex Sandro, os três portistas que, por estes dias, representaram a selecção do Brasil. «Estou noutro patamar, tenho é de trabalhar bem no FC Porto, procurar jogar pelo clube e deixar a selecção para os mais novos», disse.



Só Bracali tem lugar reservado na Taça

Única alteração garantida na equipa é na baliza. Jogo de Coimbra é de risco máximo e sobra margem mínima para rotação de jogadores. Condição dos internacionais ditará escolhas.

Vítor Pereira pode já ter o seu onze bem nítido na cabeça, mas só a partir de amanhã é que terá certezas sobre com quem pode contar para o jogo da Taça de Portugal, frente à Académica. Isto porque é a única altura - na véspera do desafio de Coimbra - em que terá oportunidade de testar a equipa e verificar a condição atlética dos internacionais.

A confirmar-se a saúde física deste lote de 10 jogadores (dado já ter chegado Djalma e dado Guarín estar de baixa), que se ausentaram já há quase duas semanas do dragão, o treinador portista não terá dúvidas em mobilizar uma parte deles, que será a medida mais aconselhável para não correr muitos riscos no jogo da Taça de Portugal.

Em condições normais, seria natural uma rotação de jogadores na equipa. O que é usual nesta competição (ainda que mais na Taça da Liga), mas face ao muito que está em jogo, para os dragões e o treinador não se vislumbram mudanças significativas, a não ser as que a isso obriguem. Como, por exemplo, o desgaste acumulado de alguns internacionais que venha a revelar-se nos próximos treinos.

Mediante este quadro, a única modificação que se poderá dar por garantida é a titularidade de Bracali, número dois da baliza que tem entrada assegurada na equipa por não oferecer quaisquer riscos. Daí para a frente nada pode ser dado como adquirido, por metade do plantel estar dependente dos resultados dos testes de esforço e a outra metade... em reavaliação.
in "abola.pt"