quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Dragão é a maior sala de troféus da Europa

Cumprem-se hoje oito anos que o Estádio do Dragão abriu as portas, embora só tenha recebido jogos oficiais três meses depois por causa de um problema com a relva. Desde que o Barcelona, que estreou Messi nesse jogo, apadrinhou o novo recinto dos portistas, o clube já venceu 18 troféus, três dos quais internacionais. Ou seja, mais de duas conquistas por ano. Mais nenhum clube europeu - e provavelmente em todo o mundo - iguala este registo no mesmo período. Os catalães são os que mais se aproximam, com 17 títulos, o último dos quais conquistado "à custa" dos dragões, na Supertaça Europeia. Mais atrás surgem o Inter de Milão (16) e o Manchester United (14).
É por isso uma casa de sucesso, com um registo brilhante, aquela que hoje apaga as velas. Construído para substituir o velhinho Estádio das Antas, o Dragão custou quase cem milhões de euros e foi palco de cinco jogos do Euro'2004. Antes disso, já tinha festejado um título nacional e a conquista da Liga dos Campeões com José Mourinho. Foi o início de um percurso que continua a acumular troféus para exibir no futuro museu, que deverá abrir portas em Abril de 2012.
Classificado com Grau A - pode ser palco de qualquer evento futebolístico nacional ou internacional -, o Dragão não vive apenas de futebol. Espaço desenhado pelo Dragão de Ouro Manuel Salgado para ser multifuncional, já recebeu concertos (Rolling Stones), congressos, festas de aniversário, casamentos e a prova de automobilismo Race of Champions.
Além disso, tem acumulado prémios próprios, a juntar aos da equipa: foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade (ISO 9001) e Ambiente (ISO 14001), distinguindo-se ainda na ecologia, na reciclagem e na siderurgia.


18

São 6 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 5 Supertaças, uma Liga dos Campeões, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental na galeria do Dragão

179

O número de jogos oficiais do FC Porto no estádio. São 129 triunfos, 33 empates e apenas 17 derrotas. Neles, os portistas já festejaram 361 golos e viram os adversários marcar 110. A média é de dois golos marcados por partida.

40

Falcao ainda detém o recorde de golos marcados no Dragão, mas Hulk está a apenas um póquer de o apanhar. Isto em jogos oficiais. Maniche abriu as hostilidades, contra o Leiria, em 2004. O mais recente golo foi da autoria de João Moutinho.

6,5

Milhões de espectadores - valor ultrapassado no último jogo - que se sentaram nas bancadas em partidas oficiais, excluindo jogos da Selecção e do Euro'2004. A média é de 36 479, o que perfaz uma taxa de ocupação muito interessante de 70,1 por cento.

36

Quando receber o Braga, no dia 27, já passarão mais de 36 meses desde a última derrota caseira em partidas do Campeonato Nacional. O Leixões, em 25 de Outubro de 2008, foi o último adversário a sair do Dragão com os três pontos.

Fernando e Helton dão autógrafos

Helton e Fernando participam a partir das 13h00 numa sessão de autógrafos na Loja Azul do Dragão. No espaço estarão expostos os quatro troféus conquistados na época passada. As portas do estádio também vão abrir, como é hábito nesta data, a visitas gratuitas, devendo cada um dos visitantes levantar o bilhete na Loja Azul. À excepção do camarote presidencial, será permitido fotografar todos os espaços e momentos do "tour" pelo palco das emoções dos portistas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: