quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Prediger à espera da desvinculação

Cedido pelo FC Porto ao Colón, o médio Sebastián Prediger pretende continuar no clube argentino definitivamente. Para tal, espera que o FC Porto conceda a rescisão de contrato.

«Estamos a trabalhar para rescindir o contrato com o FC Porto. Estamos a avançar e cada vez mais perto de um acordo», referiu o empresário do jogador, Alejandro Girardi, citado pela imprensa argentina.

Prediger, que nunca se impôs no clube azul-e-branco (já tinha também emprestado ao Boca Juniors e ao Cruzeiro), tem de resto já tudo acertado para continuar no Cólon. 

«Estamos optimistas de que poderemos assinar contrato de três anos com o Cólon», referiu o empresário.


in "abola.pt"

FC Porto e Pinto da Costa em destaque nos Globe Soccer Awards

Jorge Nuno Pinto da Costa defendeu hoje, no Dubai, à margem da segunda edição dos Globe Soccer Awards, que «os grandes da Europa olham para o FC Porto reconhecendo-lhe qualidades».

FC Porto e Pinto da Costa em destaque nos Globe Soccer Awards
Na mesma altura, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, aconselhou os clubes a concentrar atenções nos exemplos do FC Porto, a propósito da sua capacidade de seleção e desenvolvimento de jogadores, e do Barcelona, hábil no merchandising.

«O FC Porto é o clube com mais títulos conquistados no século XXI, tendo ganho, neste período, quatro troféus internacionais», observou Pinto da Costa, que participou como preletor num painel subordinado ao tema “Visto de Cima”.

Pinto da Costa, que falava na condição de especialista na conjugação do êxito desportivo com o negocial, abordou ainda questões relacionados com a prospeção, vendas, transferências, contratações e gestão.

O presidente portista enumerou com exemplos de contratações altamente promissoras e rentáveis, entre outros, os casos de Hulk, James, Iturbe e «a quantidade de ex-jogadores do FC Porto agora a representar as mais competitivas equipas da Europa».

O tema exportação justificou, inclusive, o alargamento da análise a treinadores de qualidade, como «José Mourinho, André Villas-Boas e até Jesualdo Ferreira e Fernando Santos, que nunca tinham sido campeões antes de chegar ao FC Porto e que apresentam agora carreiras que muito nos honram».

O líder portista integrou um painel juntamente com o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, e o presidente da Associação Italiana de Agentes de Futebol, Giovanni Brannchini.

O FC Porto está nomeado, juntamente com o campeão europeu Barcelona, de Espanha, e Borussia de Dortmund, da Alemanha, para o galardão de Melhor Clube do Ano para Transferências de Mercado e Resultados Desportivos.

in "sapodesporto.pt"

«O Teo Gutiérrez vai ser jogador do F.C. Porto», diz o agente

Efraín Pachon já não tem dúvidas: o negócio vai fazer-se. Fundo possuidor de 80 por cento do passe aceita a transferência.


Teófilo Gutiérrez está muito perto de ser jogador do F.C. Porto. De acordo com as palavras do seu empresário Efraín Pachon, o avançado colombiano «já não pensa em mais nada» a não ser na transferência para o emblema do dragão. 

«O Teo está de férias nas Caraíbas a aguardar pelo meu telefonema. Já temos um acordo com o grupo investidor argentino [proprietário de 80 por cento do passe] e o Racing também vai ceder, mais dia ou menos dia», referiu o agente de Gutiérrez ao Maisfutebol

O grupo de investimento a que se refere Efraín Pachon é gerido por Maximo Kirchner - filho de Nestor Kirchner, antigo presidente da Argentina e adepto do Racing - e parece na disposição de facilitar a mudança de Teófilo Gutiérrez para Portugal. É com este fundo, de resto, que o F.C. Porto negoceia directamente. 


A nova direcção do Racing Avellaneda é o derradeiro obstáculo. «A proposta do F.C. Porto está entregue. Desde Junho, aliás, que eles conhecem o interesse do clube português. O Teo podia optar por Inglaterra, Espanha ou Itália, mas o Falcao falou-lhe muito bem do Porto. O James e o Guarín também.»

Por tudo isto, o agente de Gutiérrez crê numa «rápida resolução». «Já não tenho dúvidas que o Teófilo vai ser jogador do F.C. Porto. Ele está expectante, ansioso por ter uma boa notícia. Falta só enviar um documento oficial para a direcção do F.C. Porto e tudo fica fechado.»

Da parte do Racing Avellaneda, o dia foi essencialmente preenchido com a apresentação do treinador Alfio Basile. Ainda assim, o vice-presidente mostrou-se disponível para uma curta declaração. «O Teo até pode sair, mas não é essa a nossa vontade. O novo técnico quer mantê-lo no clube. Vamos a ver, tudo depende da oferta. O F.C. Porto? Não digo nomes de clubes para já.»

Apesar de nenhuma das partes envolvidas falar em valores, a contratação de Teófilo Gutiérrez poderá rondar os oito milhões de euros. Por todos os dados recolhidos, é tudo uma questão de tempo e paciência. 

in "maisfutebol.iol.pt"

James: "Fora do campo não sou nada futeboleiro"

Mergulhado na onda de euforia em que se transformou o seu regresso a Ibagué, cidade colombiana onde cresceu e onde ainda tem casa, James Rodríguez fez uma pausa entre dois jogos de futebol para falar a O JOGO. Fê-lo com alguma renitência inicial, porque não gosta de aparecer, prefere não dar entrevistas e tenta passar despercebido. James é antivedeta, apesar de o seu estilo em campo sugerir o contrário. Ora, o que o colombiano assegura é que tem duas vidas perfeitamente deslindadas. Foi o que percebemos quando lhe perguntámos o que pensa do Manchester City, próximo adversário do FC Porto na Liga Europa. "A verdade é que vejo pouco futebol, só muito de vez em quando. Vejo quando há finais ou algo do género, mas fora do campo não sou muito futeboleiro, prefiro fazer outras coisas", disse o esquerdino, que ainda se habitua a gerir uma fama muito ampliada nos últimos meses com os títulos no FC Porto e a camisola 10 da selecção. "Eu gosto de passar despercebido, preferia que pudesse passar despercebido. Às vezes pedem-me fotos e abordam-me de uma forma muito fanática, mas é algo com que tenho de saber lidar, é o preço desta profissão", salienta.
James contenta-se com o mínimo de atenção extrafutebol, mas em campo é obcecado com o êxito e não fala sem pruridos, por exemplo, do sonho de ser o melhor do mundo: "Isso é algo em que todos pensamos. Foi bom ser candidato a Golden Boy, o melhor jovem jogador do ano, estive entre 20 grandes jogadores e não ganhei, mas foi importante que me tivessem tido em conta." O jovem colombiano é referência no clube e na equipa nacional e sente-se à altura das exigências. "Não o encaro como pressão, mas como uma responsabilidade. Tenho de lidar com isso e trabalhar para me conseguir superar a mim próprio", reforça, orgulhoso por poder anunciar a retoma exibicional de um FC Porto que mudou no pós-Villas-Boas: "A sua saída talvez tenha mudado alguma coisa, mas foi uma questão de adaptação. Depois de três meses já estávamos a jogar muito melhor e agora recuperamos a identidade de jogo que nos caracterizou na última temporada. "
Indícios de fé que lhe permitem formular votos para 2012. E não pede carros, nem casas, nem capas de revista: "Quero marcar muitos golos, ganhar o campeonato com o FC Porto, que a minha família esteja bem e que eu continue a somar títulos."

Dupla num pedestal inatingível

Assumindo que até lhe passa pela cabeça ser um dia o melhor jogador do mundo, James Rodríguez reconhece que, actualmente, não há quem rivalize com Messi e Ronaldo. Mas quem é o melhor? "É a pergunta que todos fazemos. São jogadores totalmente diferentes, mas acho que o Cristiano tem mais potência, apesar de o Messi ganhar mais títulos e o ter superado nos últimos anos", atira James. Mais uma opinião para um tema recorrente...

A camisola 10 e uma sensação incrível

De capitão e estrela dos sub-20, James transitou quase directamente para estrela e camisola 10 da selecção principal da Colômbia. Uma sensação indescritível. "Não tenho por que me sentir pressionado, é algo que me orgulha. Quando me chamaram e me disseram que me iam dar a camisola 10 pensei que estava a sonhar, foi algo incrível", comenta quem só quer estar à altura das expectativas. James foi uma aposta de Leonel Álvarez, técnico que já abandonou o cargo, para lamento do portista: "Acho que não devia ter saído. Não acho que estivesse a correr tão mal assim."

Dois jogos num dia e para acabar à baliza

Horas depois de ser homenageado e de jogar 20 minutos no festa do Futebolista Tolimense, James Rodríguez já estava outra vez em campo. Desta feita, com a camisola 1 e com luvas calçadas. As fotos de O JOGO não deixam margem para dúvida: James foi à baliza num jogo entre amigos que decorreu nos campos sintéticos da sua propriedade, em Ibagué. Dificilmente será uma ameaça para Helton, mas nunca se sabe se não será preciso improvisar. Ainda na última jornada da Liga, recorde-se, o médio Cauê, do Olhanense, teve de ocupar o lugar do expulso Fabiano. E também não se saiu mal...

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa nos Globe Soccer Awards

Pinto da Costa estará hoje nos Globe Soccer Awards, no Dubai. O presidente do FC Porto deverá participar na primeira sessão do evento "Visto do topo", juntamente com Sandro Rosell, presidente do Barcelona, Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, e Giovanni Branchini, presidente da associação italiana de agentes de futebol. Nesse evento serão abordados vários temas entre os quais "Como gerir recursos financeiros", ou "Os novos desafios gerados pelo fair play financeiro".
À noite realiza-se a gala oficial do evento, durante a qual será anunciado o nome de clube que realizou as melhores transferências e teve os melhores resultados desportivos, para o qual o FC Porto está nomeado, juntamente com Barcelona e Dortmund. O troféu da Liga Europa, conquistado pelo FC Porto, estará exposto durante o evento.

in "ojogo.pt"

Guarín só a título definitivo

Foi ontem noticiada a existência de uma proposta de empréstimo do Roma por Guarín. Um cenário que Marcelo Ferreyra, agente do jogador, rapidamente desmentiu: "Não é verdade, isso é especulação. Quem quiser o Guarín deve falar com o FC Porto. Certo é também que não será aceite qualquer proposta de empréstimo."


in "ojogo.pt"

Negociações por Teo mantêm-se activas

O FC Porto continua no terreno para tentar contratar Teófilo Gutiérrez e negoceia no sentido de baixar o valor exigido pelo fundo de investimentos que detém 80 por cento dos direitos do avançado colombiano do Racing. Com os italianos da Fiorentina metidos ao barulho, os responsáveis do clube argentino já terão mesmo uma proposta em carteira de 7,5 milhões de euros que está a ser analisada. O valor adiantado é mais baixo do que os nove milhões de euros pedidos inicialmente, mas estabelece o patamar das negociações em curso. "A questão financeira tem a ver com os clubes e os representantes do fundo", declarou a O JOGO Efrain Pachon, representante de Teófilo Gutiérrez. "A nossa parte nas negociações está focada nas condições que o jogador exige, mas isso só será negociado depois de os clubes se entenderem", explicou o empresário.
Uma coisa é certa, segundo Efrain Pachon, "o FC Porto está a negociar em força" e a concorrência dos italianos não aconselha uma atitude diferente para assegurar um jogador no qual foi feita a principal aposta para reforçar o ataque dos campeões nacionais.
Enquanto decorrem as negociações, o jogador mantém-se de férias em Barranquilla.

Jackson Martínez é alternativa cara

Jackson Martínez continua a ser dado como alternativa a Teófilo Gutiérrez. O jogador foi sondado e o FC Porto já sabe o preço pedido pelos mexicanos do Jaguares. "São 13 milhões pela totalidade do passe", confirmou a O JOGO Diego Cativa, representante do colombiano, que admitiu ter havido um contacto com os responsáveis do clube. "O Jaguares não quer vender e se o fizerem vão dificultar as coisas ao máximo, a começar pelo preço. Além disso, só admitem vender a totalidade do passe", acrescentou. Jackson Martínez está na expectativa, mas o presidente dos mexicanos, Guillermo Cantú, avisou que não está vendedor: "Houve conversas, mas não queremos que saia antes de Maio." O FC Porto conhece Martínez e acompanha os avanços do mercado, mas têm ainda outros nomes em carteira, não só no mercado sul-americano.

Eduardo Lara, ex-seleccionador colombiano

Avançados avalizados

Eduardo Lara já treinou Teófilo Gutiérrez e Jackson Martínez na selecção colombiana, conhece bem os dois avançados colocados na órbita dos dragões e aceitou desvendar um pouco das características de cada um a O JOGO: "Teo é um jogador muito técnico, inteligente com a bola. É um avançado fino a definir, que gosta de fintar e de criar espaços. É um jogador que aparece bem na área e que sabe tratar muito bem a bola. O Jackson Martínez é fortíssimo na área e potente. É móvel, procura muito a bola, desce para vir buscar jogo, procura o espaço e tem uma presença consistente dentro da área, onde está muito à vontade no futebol aéreo."

in "ojogo.pt"

Ambição inesgotável

PINTO DA COSTA COMPLETA HOJE 74 ANOS



A presença na Internacional Sports Conference, entre hoje e amanhã, no Dubai, é a prova do grande prestígio de que desfruta Jorge Nuno Pinto da Costa no futebol mundial. Por esse motivo, o presidente do FC Porto vai festejar o seu 74.º aniversário no Médio Oriente. O bilhete de identidade não deixa dúvidas relativamente à longevidade do homem que conduz os azuis e brancos desde 1982, mas, na prática, o vigor continua a ser o mesmo de sempre. O que faz Pinto da Costa caminhar é uma ambição inesgotável.
O líder dos dragões nunca se dá por satisfeito e a prova está nos sucessivos objetivos que foi traçando ao longo da sua permanência no clube. Isso não tem só a ver com a conquista de títulos e a criação de infraestruturas, como também na promoção de talentos. André Villas-Boas foi o caso mais recente de sucesso. A sintonia entre ambos foi fundamental para que o FC Porto voltasse a ser falado na Europa do futebol.
in "record.pt"

Só Hulk não está à venda

O número 12 está protegido por cláusula de 100 milhões de euros e os dragões não estão dispostos a ceder um cêntimo a esta verba, porque Hulk é essencial para o projecto deste ano, que considera a revalidação do título português e contempla ainda uma boa participação na Liga Europa.

Mas os dragões sabem, por outro lado, que a saída da Liga dos Campeões implica vasta perda de receitas e necessidade imperiosa de vender. Nesse sentido, ficam diversos jogadores ao sabor do mercado... menos Hulk. 

O caso mais concreto é o de Guarín, mas também Sapunaru, Fucile ou mesmo Belluschi podem sair pelo melhor preço sendo impossível a qualquer candidato bater as respectivas cláusulas. O problema de base é que existem sondagens por muitos jogadores do FC Porto - como admitiu ontem um empresário a propósito de Sapunaru - mas ainda nenhuma proposta oficial. 


in "abola.pt"

Agente de Sapunaru assume conversações com vários clubes

A possibilidade de Sapunaru sair do FC Porto na reabertura do mercado, em Janeiro, é cada vez mais forte. O seu agente, Florin Manea, assume estar já em conversações com vários clubes.

«Não temos qualquer oferta por Sapunaru, mas estamos em conversações com vários clubes. Esperamos que no próximo mês haja algum acordo», disse o agente, citado pelo site do jornal romeno ProSport.

Sapunaru, tal como A BOLA dá conta na edição desta terça-feira, é dado como transferível em Janeiro pelo FC Porto, devido à chegada de Danilo.


in "abola.pt"

Jaguares Chiapas confirma sondagem por Jackson Martínez

O director de comunicação do Jaguares Chiapas, Jesus Ortega, revelou que o clube não recebeu qualquer proposta oficial do FC Porto pelo avançado Jackson Martínez, mas reconheceu que existiram sondagens.

«O presidente já falou sobre o assunto e esclareceu que não foi apresentada qualquer proposta oficial, apenas surgiu uma sondagem», explicou Ortega, em declarações na Rádio Renascença.

O dirigente do clube mexicano reconheceu que não gostava de perder o avançado nesta altura, mas que estará disponível para ouvir propostas: «Aqui no México tem sido um assunto muito falado. Só que dentro de duas semanas a equipa inicia a segunda fase do campeonato e não estava nos nossos planos vender o jogador. Jackson já disse que se sente bem aqui, mas se surgir uma proposta poderá ouvi-la.»


Jackson Martínez vale oito milhões


O FC Porto vai entrar em 2012 com um novo avançado e o alvo prioritário dos dragões é o colombiano Jackson Martínez, que representa o Jaguares Chiapas, 5.º classificado no campeonato mexicano.

Surpreendidos pelo raide do FC Porto, os dirigentes do Jaguares Chiapas procuram agora retardar ao máximo a saída do seu rei dos golos. Ontem, os mexicanos, através do seu director de comunicação, Jesus Ortega, confirmaram a abordagem dos dragões, mas passaram a mensagem de que só admitem vender Jackson Martínez a troco de uma boa proposta. 

Ora, o FC Porto, que planeia apresentar o reforço nos primeiros dias do novo ano, mostra-se disponível a gastar oito milhões de euros na compra do passe do atacante e isso será, pelos vistos, o suficiente para ultrapassar quaisquer focos de resistência criados pelo Jaguares Chiapas.

Com a contratação de Jackson Martínez iminente - foi-lhe oferecido um contrato válido por quatro anos e meio -, perde força a hipótese Teófilo Gutiérrez, também ele avançado, também ele colombiano e a jogar no Racing Avellaneda, da Argentina, com o passe avaliado em nove milhões de euros.


in "abola.pt"

Encaixe de cinco milhões com alienação dos direitos de Defour e Mangala

A SAD do FC Porto alienou à Doyen Sports Investments
Limited percentagem dos direitos económicos sobre o defesa Mangala e o médio Defour, encaixando cinco milhões de euros.

A operação já foi oficializada através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Recorde-se que tanto Defour como Mangala foram contratados em Agosto passado ao Standard Liège, num investimento total de 12,5 milhões de euros (o defesa custou 6,5 milhões e Defour outros 6 milhões).

Leia o comunicado:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que alienou, à Doyen Sports Investments
Limited, em regime de associação económica, as seguintes partes dos direitos económicos de dois atletas contratados no início da época:

• 33,33% dos direitos económicos do jogador Mangala por 2.647.059€;

• 33,33% dos direitos económicos do jogador Defour por 2.352.941€.

Adicionalmente, esta sociedade atribuiu 10% da receita líquida de uma eventual transferência à sociedade Robi Plus, pelo que passa a deter 56,67% dos direitos económicos de cada um destes jogadores.»


in "abola.pt"

James aprova Gutiérrez: «É um goleador»

James Rodriguez diz que o compatriota Teófilo Gutiérrez seria uma mais-valia para o FC Porto.

«Quem não gostaria de ter Téo? É um goleador. Fez muitos golos no Racing. Se for para o FC Porto, será muito bem recebido», disse o extremo, em declarações prestadas à Imprensa colombiana.

James falava à margem da inauguração da sua fundação ‘Colômbia somos todos’, em Ibagué, que vai apoiar 180 crianças desfavorecidas.


«Em 2012 só penso no FC Porto» - James Rodríguez


James Rodríguez, jogador do FC Porto, negou na rede social Twitter que possa estar de saída do clube.

«Em 2012 só penso no FC Porto. Quero conquistar muitos títulos, estar bem e também conseguir triunfos importantes pela Colômbia», revelou o jogador quando confrontado por um dos seus seguidores sobre o seu futuro.

Questionado sobre quais os treinadores que mais o marcaram, James apontou dois nomes, um dos quais o de André Villas Boas: «Falcioni (ex-Banfield e futuro treinador do Boca Juniors) ensinou-me muitas coisas assim como o André Villas Boas no ano passado».


in "abola.pt"

Chelsea: Villas Boas nega nova proposta por Álvaro Pereira

O treinador André Villas Boas reconheceu que o Chelsea tentou garantir Álvaro Pereira no Verão, mas que desde dessa altura não fizeram mais nenhuma proposta pelo jogador.

«Em Agosto estivemos perto de garantir Álvaro Pereira, mas acabámos por falhar. É normal que o Chelsea esteja ligado ao FC Porto, mas daí a essa transferência ser uma realidade é outra coisa», afirmou Villas Boas, em declarações na imprensa inglesa.

O FC Porto terá pedido cerca de 30 milhões pelo passe do internacional uruguaio.


in "abola.pt"

Walter cobiçado no Brasil e em França

A pouca utilização no FC Porto não retira mercado a Walter e ao representante do avançado já chegaram propostas formais pelo seu concurso.

«Houve clubes que entraram em contacto com o Porto, comigo e com o jogador. Mas, no ano e meio em que o Walter está em Portugal não recebi o aval do Porto para transferir o atleta», esclareceu Theodoro Fonseca, em declarações à TSF.

«Dois clubes brasileiros demonstraram interesse, entre eles o Cruzeiro, como é público, e ainda um francês», indicou, referindo que uma eventual transferência «vai depender muito do Porto e do atleta».

«Vamos conversar para ver qual será a melhor solução», acrescentou Theodoro Fonseca, frisando que o avançado «está satisfeito» no Dragão.


in "abola.pt"

«Hulk no Chelsea? Tudo é possível», diz representante do avançado

Theodoro Fonseca não atribui especial importância aos propalados 180 milhões de euros que o Chelsea terá para investir na próxima época. O montante ultrapassa os 100 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão de Hulk, mas o representante do avançado mostra-se reticente com uma eventual transferência do brasileiro para Stamford Bridge.

«Em todas as janelas de transferências aparecem diversos clubes com sondagens. O André [Villas Boas] conhece muito bem o Hulk, têm uma relação muito boa. O Hulk adora o André, tiveram uma fase fantástica no FC Porto», explica Theodoro Fonseca, em declarações à TSF, ressalvando que o jogador «está muito bem no FC Porto, tem uma relação muito boa com o clube». 

Porém... «No futebol tudo é possível. Hulk aceitaria de alma e coração trabalhar com André no Chelsea, no FC Porto ou em qualquer outra equipa, pois ele sempre gostou muito do treinador. Se vão gastar 100 milhões de euros, é uma questão que diz respeito aos dois clubes».


in "abola.pt"