sexta-feira, 17 de junho de 2011

Guarín: «Colômbia devia usar esquema do Porto»

Médio defende que a equipa tem qualidade para imitar os dragões, até porque tem jogadores «ainda melhores».


Freddy Guarín não tem dúvidas que Hernán Darío Goméz, seleccionador colombiano, poderia colher bons frutos da implementação do esquema de jogo do F.C. Porto na selecção. O tema tem estado na ordem do dia na Colômbia em virtude do sucesso dos colombianos que jogam nos dragões e foi, agora, o médio portista a debatê-lo.

«Não tenho dúvidas que temos jogadores para utilizar o esquema de sucesso do F.C. Porto. Temos talento, jogadores até melhores que os do F.C. Porto. Temos de melhorar a parte mental para perceber os detalhes de cada treinador. O técnico do F.C. Porto [André Villas-Boas] dá-nos um esquema fácil de entender», explicou, em declarações à imprensa colombiana, antes de mais uma sessão de trabalho do grupo colombiano com vista à Copa América. Ainda assim, Guarín frisa que jogar como o F.C. Porto não quer dizer que a equipa deva jogar para Falcao. «Nada disso. Estamos na selecção e todos estamos cá para ajudar. O Falcao não é o único responsável, nem vamos jogar todos para ele. Vamos jogar para a selecção», resumiu. O entendimento entre Guarín e Falcao pode, no entanto, ajudar a equipa a atingir os trilhos do sucesso. «São muitos anos de trabalho juntos e de conhecimento. E no relvado falamos muito. Tenho dito aos meus companheiros o que o Falcao gosta de fazer, os seus movimentos, como pode receber as bolas...», afirma. O médio dos dragões definiu-se, ainda, como jogador: «Tenho qualidades no passe, remate e na distribuição de jogo, mas não posso dizer que sou um médio ofensivo, porque na realidade não sou. O meu futebol é aquele que tenho mostrado no F.C. Porto».Ora, foi precisamente com a camisola azul e branca que Guarín conseguiu um dos momentos que planeia «contar aos netos»: o golo frente ao Marítimo, eleito melhor do ano pelo «Guardian». «É uma honra muito grande, para um colombiano, receber essa distinção. É algo que vou guardar para sempre», ressalva.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Sereno jogou na Taça das Regiões da UEFA

Defesa alinhava no Elvas e deu o salto para o profissionalismo após a competição destinada a amadores.


O distrito de Braga vai receber, entre 21 e 28 de Junho, mais uma edição da Taça das Regições da UEFA, com a presença de equipas de vários países. Para lançar o evento, a Federação Portuguesa de Futebol ouviu Sereno, defesa do F.C. Porto que deu o salto para o profissionalismo após uma dessas provas. 

«Tenho excelentes recordações dessa competição. Representei a selecção da AF Portalegre, juntamente com amigos e companheiros do Elvas, além de outros jogadores do Distrito. Todos nós, que jogávamos no Alentejo, sabíamos que se chegássemos aos 22 anos sem conseguir dar o salto seria sinal de que não iríamos conseguir singrar no futebol. Nessa Taça das Regiões tinha 18 anos e sabia que podia ser um momento chave para transitar do Elvas para outro clube. Tentei dar o máximo e sei que deixei boas indicações nos olheiros presentes», explicou o central.

Sereno deu mesmo o salto, após a prova, assinando um contrato profissional com o Vitória de Guimarães. Cresceu na equipa minhota, passou pelo Valladolid e chegou ao F.C. Porto. «Tenho a certeza que a Taça das Regiões desempenhou um papel fundamental na minha carreira. Foi a partir daí que tudo começou», concluiu o defesa, em declarações ao «site» oficial da Federação.

in "maisfutebol.iol.pt"

PAULO ANDRADE ABRIU O ESPECTÁCULO NA BOLSA


Os portistas Paulo Andrade, Daniel Sanchez, Torbjorn Blomdahl e Rui Manuel Costa apuraram-se para o quadro final de 32 jogadores do Campeonato da Europa de Bilhar às três tabelas, cuja 62.ª edição decorre desde quinta-feira no Pátio das Nações do Palácio da Bolsa, no Porto.

O campeão nacional Paulo Andrade proporcionou alguns dos melhores momentos da jornada de quinta-feira, interpretando duas fantásticas recuperações, com várias sequências de carambolas que lhe permitiram derrotar o cipriota Christakis Christoforou em dois sets (15-11 e 15-13).

in "fcp.pt"

“Porto terá que confirmar favoritismo”, diz Jesualdo Ferreira

O Futebol Clube do Porto parte como favorito para a conquista do próximo campeonato, mas avisa que será preciso confirmar esse favoritismo em campo, considera Jesualdo Ferreira.
O treinador de futebol Jesualdo Ferreira concedeu esta manhã uma conferência de imprensa no Algarve, onde aborda o seu passado, presente e futuro no Panathinaikos. O treinador diz que o seu objectivo passa por tornar o clube ainda maior, uma vez que já é o maior da Grécia. 
Jesualdo também falou da actualidade no futebol português, comentando as contratações conhecidas do Benfica e do Sporting. Tanto Bruno César como Schaars merecem os elogios de Jesualdo Ferreira. 

Em relação ao futuro do Benfica e do Sporting, o técnico prevê dificuldades para ambos uma vez que começam a época mais cedo e não poderão contar com vários jogadores, ao serviço das suas selecções.
in "rr.pt"

Diogo Viana: «Há clubes da I Liga interessados»


Extremo deve continuar a rodar e tem preferência pelo principal escalão em Portugal, que nunca experimentou.


Diogo Viana ainda não perdeu a esperança de servir a equipa principal do F.C. Porto, mas sabe que, para já, o futuro passará por nova cedência. O extremo pescado em Alvalade, ainda com idade de júnior, teve uma temporada divida entre a Holanda (VVV Venlo) e a Liga de Honra (Desp. Aves), mas, agora, espera poder integrar o plantel de uma equipa do principal escalão do futebol português.

«O F.C. Porto ainda não me informou sobre o que pretende para mim. Eu sei que há alguns clubes interessados, quer de Portugal, quer do estrangeiro. A minha prioridade, no entanto, vai para a Liga portuguesa. Se os clubes são da I Liga? Sim. Não só, mas também tenho clubes da I Liga interessados», confessa, em conversa com o Maisfutebol.

O internacional sub-21 português está à espera de uma reunião com o F.C. Porto para aclarar o futuro, vincando, no entanto, que o objectivo continua a ser o mesmo, desde que trocou Lisboa pelo Porto, incluído no negócio da venda de Hélder Postiga. 

«Quero ser útil à equipa principal do F.C. Porto, não perdi a esperança, claro. Tenho de continuar a trabalhar para merecer a confiança dos responsáveis. Na temporada passada fiz a temporada com o grupo e o mister Villas-Boas já tem indicações daquilo que posso acrescentar», afirma.

in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao condecorado com a Cruz de Cavaleiro

Falcao esqueceu, ontem, por algumas horas a concentração da Selecção da Colômbia, que prepara a presença na Copa América, para se concentrar em mais uma homenagem do seu país: o avançado foi condecorado pela vice-presidente do Senado, Alexandra Moreno Piraquive, com a Ordem do Congresso da Colômbia, no grau da "Cruz de Cavaleiro".

Esta é uma das mais altas distinções que a instituição confere a um cidadão pelos serviços prestados ao país. Segundo Alexandra Piraquive, o avançado do FC Porto "destacou-se como um representante exemplar do futebol nacional, do qual foi um digno representante desde uma idade muito tenra, ao ser o jogador mais jovem a estrear-se no futebol profissional da Colômbia com apenas 13 anos e, posteriormente, ter feito parte das selecções de sub-20 e por, agora, estar na selecção principal". A vice-presidente do senado colombiano, assegurou ser "um orgulho exaltar o labor desportivo deste jovem jogador colombiano que nos últimos anos actuou na Argentina, com o River Plate, e agora como avançado do FC Porto, com que venceu a Liga Europa, convertendo-se num exemplo para as futuras gerações do futebol do país".
Através do Twitter, pois claro, disse ser "uma honra" receber tamanha distinção.

in "ojogo.pt"

Inter e Chelsea: o mesmo sonho e resposta igual

Grande confusão em Milão, que só é para aqui chamada porque apanhou André Villas-Boas por tabela. A coisa resume-se assim: Leonardo trocou o banco do Inter pelo gabinete de director desportivo do PSG; Massimo Moratti, o presidente dos italianos, não terá chorado muito a saída, já que não estava muito convencido de que a continuidade do brasileiro fosse boa ideia. E também porque, cá está o que nos começa a interessar, vai saltando de treinador em treinador (Rafa Benítez, Leonardo...) em busca de outro Mourinho. Pode até nem haver igual, mas, à custa de tanta comparação que foi feita ao longo da última época, Moratti convenceu-se de que Villas-Boas seria a aposta mais aproximada. O romance voltou a ganhar fôlego na Imprensa italiana, que ontem recuperou esse sonho. Um sonho caro, mesmo para um presidente habituado a passar cheques gordos, porque a cláusula de Villas-Boas é alta (15 milhões de euros) e porque o FC Porto não cede. O treinador também já se fartou de dizer que ninguém o convence a sair tão cedo do Dragão.
O Inter virou-se então para Marcelo Bielsa, que até está livre, depois de ter deixado a selecção do Chile, mas o treinador argentino, algo surpreendentemente, segundo os italianos, disse não. Terá outros planos (ver página 30).
Órfãos de nomes novos, os jornais italianos concentraram as atenções em Villas-Boas, embora admitindo que estavam apenas a dar corda ao sonho de Massimo Moratti, porque já nem eles acreditavam, e escreveram-no, ser possível dar crédito a essa hipótese. Mas, ainda houve quem tentasse, avançando a possibilidade de Moratti passar um cheque gordo - 40 mihões de euros para levar Villas-Boas e também... Falcao. Um romance em italiano com aparentes toques de ficção.
Mas há mais, porque, ontem, também houve Villas-Boas em inglês. O jornal "The Telegraph" conta que Abramovich quer Guus Hiddink para suceder a Carlo Ancelotti, mas não perde de vista Villas-Boas. O jornal diz mesmo que Pinto da Costa esteve em Londres na quarta-feira, coincidindo com Abramovich, e especula sobre se os dois se teriam cruzado e abordado o assunto. Ou seja: Villas-Boas continua com a cotação em alta...


Só falta um título para igualar os italianos

Com o triunfo na Liga Europa, o FC Porto passou a deter sete troféus internacionais, ultrapassando o todo poderoso Manchester United no ranking de equipas mais vitoriosas . O Inter de Milão e o Bayern de Munique são os próximos alvos do dragão. Basta, e este basta entre aspas naturalmente, vencer o Barcelona na Supertaça Europeia. O Milan é a equipa com mais títulos (17), seguido do Real Madrid (16). Moratti deveria sonhar ainda mais se tal acontecesse...

in "ojogo.pt"

Ele começa a decidir já na segunda-feira

A época 2011/12 dos campeões nacionais arranca já esta segunda-feira. Os jogadores só têm de se apresentar no dia 30 de Junho para os primeiros treinos, mas Villas-Boas tem muito para resolver e vai começar mais cedo a trabalhar. Depois de uma época de estreia recheada de êxitos, o treinador do FC Porto foi para o estrangeiro para uns dias de descanso em que deixou o futebol de lado. Pelo menos, até onde foi possível. Villas-Boas regressa à Invicta este fim-de-semana e, segundo apurou O JOGO, na segunda-feira voltará ao activo, arrancando para uma semana de reuniões com o director-geral, Antero Henrique, inteirando-se do desenvolvimento de vários dossiês que já tinham sido alinhavados, e que O JOGO detalha aqui ao lado. Acertar o substituto de Pedro Emanuel é um dos assuntos pendentes, mas é no plantel que se concentram todas as atenções.
O FC Porto dificilmente resistirá à tentação de não vender alguns dos activos, embora seja muito provável, pela aparente estagnação, que os acertos sejam feitos no final deste mês, altura em que fecha formalmente um exercício financeiro que, como disse Angelino Ferreira a O JOGO, está equilibrado com as vendas efectuadas na época passada. Deste modo, interessa começar a trabalhar em cima do próximo orçamento, o que, de alguma maneira, pode ajudar a explicar que os negócios se arrastem por mais alguns dias. A Villas-Boas caberá a tarefa de trabalhar esses cenários por antecipação em conjunto com a SAD, porque a máxima de que não precisará de ninguém seria válida no pressuposto, pouco provável, de que também ninguém iria sair. Ou seja, Villas-Boas tem muitas horas de trabalho até voltar a vestir o fato-de-treino.

Dossiês para despachar

Definir substituto de Pedro Emanuel

Com a saída de Pedro Emanuel para o banco da Académica, o FC Porto tem de encontrar um substituto. O perfil está traçado e será alguém com as mesmas características do antigo central: com passado no clube e conhecimento do balneário. Houve vários nomes em cima da mesa - Capucho, Paulinho Santos, Nuno, entre outros - mas Villas-Boas já sabe quem terá a seu lado no banco. A decisão será anunciada brevemente porque os trabalhos da nova temporada arrancam já no dia 30 de Junho.


Fechar datas e particulares

A pré-temporada está alinhavada, mas faltam definir alguns pormenores e confirmar outros. O local eleito para o estágio, conforme O JOGO revelou, é Marienfeld, na Alemanha, mas com o surto da "E.Coli" a manter-se é preciso tomar uma decisão final, como escreveu O JOGO. O mesmo se aplica às datas e aos jogos de preparação, sendo que está prevista uma estadia de 10 dias na Alemanha, entre 7 e 17 de Julho. A 24 de Julho será a apresentação aos sócios num jogo com o Peñarol.


Resolver a situação dos excedentários

O plantel principal deverá voltar a ter 23/24 jogadores, mas são muitos mais os atletas ligados contratualmente ao FC Porto (como Castro, na foto). Villas-Boas vai ter de decidir com quem não conta para que a SAD inicie os processos de cedências a outros clubes, ou mesmo de transferências a título definitivo. Além disso, há vários elementos nas selecções, por causa da Copa América, pelo que é de prever que alguns jovens sigam para o estágio na Alemanha.


Estudar propostas de saída e escolher as alternativas

Tem havido muita especulação ao longo das últimas semanas, mas apenas uma movimentação de mercado, que ainda não foi confirmada oficialmente: a contratação a custo zero de Bracali. Por isso, há muito para analisar neste aspecto. Rolando, Fernando e Rodríguez podem sair e é preciso avaliar os substitutos. Outro dossiê em aberto continua a ser o da renovação de Falcao.

in "ojogo.pt"

PSG junta-se à festa na dança de Fernando

O PSG juntou-se à longa lista de clubes supostamente interessados em Fernando. O clube da capital francesa, segundo avançou ontem a Rádio Monte Carlo (RMC), vê no portista um sucessor ideal de Claude Makelele.
Com dinheiro fresco disponibilizado por uma sociedade de investidores do Catar - a Colony Capital, que passou a deter 70 por cento do seu capital -, o clube parisiense aposta forte na próxima época, e são vários os nomes que gravitam nas especulações sobre reforços, aparentemente já com o dedo de Leonardo, que deixou de ser treinador do Inter de Milão para assumir o cargo de director-desportivo no PSG.
Nesse contexto de mudanças, a RMC atirou o nome do portista para cima da mesa, juntando os parisienses a uma lista de interessados que não pára de crescer, pelo menos nas páginas de jornais por essa Europa fora: Juventus, Inter, Roma, Málaga e Lyon.
Leonardo não se pode queixar de falta de informação sobre Fernando, porque o Inter - isso é garantido - observou o médio ao longo da temporada, e aquele que era até há bem pouco tempo treinador dos italianos terá certamente espreitado os apontamentos que foram sendo tirados sobre o brasileiro.
Juntando tudo, incluindo as declarações do próprio jogador no final da época, não é difícil concluir que Fernando deve mesmo estar de saída. Deste modo, esta espécie de leilão, que se forma com avanços e recuos de inúmeros clubes, pode ajudar a garantir uma verba simpática. Provavelmente distante dos 30 milhões da cláusula, mas, ainda assim, significativa.

in "ojogo.pt"

Ecos Do Mercado

Loic Nego

Foi sondado, mas não vem

Loic Nego, lateral-direito, de 20 anos, internacional francês nas camadas jovens, termina contrato com o Nantes e voltou ontem a ser associado ao FC Porto. Desta vez foi o jornal "L'Équipe" a dar conta de uma proposta dos dragões para um contrato de três anos. Contactado por O JOGO, Meissa N'diaye, empresário de Nego, confirmou a notícia, mas acrescentou-lhe um desenvolvimento importante. "É verdade que houve uma proposta nesses termos, mas ele dificilmente será jogador do FC Porto", disse N'diaye. "Ele é muito novo ainda e, apesar de haver propostas às quais é difícil resistir, entendemos que o melhor seria ele continuar a evoluir em França para um dia mais tarde poder dar o salto para outros campeonatos." N'diaye disse, aliás, haver já contactos avançados com o Saint-Étienne. Nego deve fazer parte das escolhas da selecção francesa para o Mundial da Colômbia. Esta posição do empresário vem ao encontro das informações recolhidas por O JOGO e publicadas logo que se avançou com a hipótese. No entanto, não deixa de ser curiosa a referência de que o FC Porto estará atento a laterais-direitos, considerando que há rumores sobre saúdas nessa posição. Ainda ontem, Fucile aparecia mencionado em Itália, por exemplo, como alvo apetecível.


Iván Torres

Gostava de vir com Iturbe

Iván Torres, médio do Cerro Porteño, de 20 anos, e uma das revelações do clube onde jogou Juan Manuel Iturbe, reforço já oficializado para a próxima época, foi ontem apontado pela Imprensa paraguaia como alvo do FC Porto. E Torres até aceitou comentar o assunto quando confrontado com a notícia pela rádio 780 AM, do Paraguai. "Estou a saber por vocês, não tinha conhecimento. Se acontecer alguma coisa, que seja bom para todos", disse, imaginando-se a fazer companhia ao amigo Iturbe na aventura europeia. "Seria muito bom para ele e também para mim continuarmos a jogar juntos, pela nossa família, por tudo", resumiu, entusiasmado com a possibilidade. Torres, internacional sub-20 pelo Paraguai e um médio que gosta de atacar, ganhou protagonismo esta época, assumindo-se como um dos destaques do Cerro. O pé esquerdo é tido como ponto forte e só na altura há divergências: 1,78 metros, garantem alguns cartões de apresentação; 1,73 m, diz a apresentação oficial do clube.


Miguel Lopes insiste que quer jogar no Bétis de Sevilha

Miguel Lopes é um dos jogadores que aguarda indicações por parte da SAD. "Não há novidades. Falei com o meu empresário, que me disse que, na próxima semana, já saberei o que o FC Porto pretende fazer comigo. E se o FC Porto não quiser que fique no plantel, eu quero jogar no Bétis. Trataram-me muito bem, e gostei muito do clube", disse o defesa-direito ao jornal de Sevilha "Estádio Deportivo". O que Miguel Lopes pretende é definir o assunto rapidamente. "Se ninguém me disser nada, em breve irei falar com os responsáveis do FC Porto. Quero jogar no Bétis. Fui muito feliz no clube durante a época passada e recebi o apoio tanto dos sócios como de todo o balneário. E conseguimos a subida de divisão", lembrou o defesa-direito. No FC Porto, pelo menos até ver, Miguel Lopes tem a concorrência de Fucile e Sapunaru, este último associado ao interesse da Lázio, de Itália.

in "ojogo.pt"

Uruguaios confirmam contactos por Coates

O interesse do FC Porto em Sebastián Coates, defesa-central do Nacional de Montevideu, do Uruguai, ganhou mais uns detalhes. Enquanto se aguardam as definições do plantel de André Villas-Boas, e sobretudo se espera por uma decisão em torno da saída ou permanência de Rolando, há a indicação segura de que Coates, de 20 anos, faz parte de uma lista de alvos do campeão nacional.
Depois das declarações a O JOGO do empresário do central uruguaio, que afirmava ter ouvido falar do interesse portista, ontem o director de comunicação do Nacional foi mais longe. "Houve um contacto do FC Porto com os nossos dirigentes, demonstrando interesse em Coates e tentando saber as condições de um possível negócio. Só não houve uma proposta oficial", disse Franco Pérez, em declarações à Rádio Renascença. Coates não está, no entanto, sozinho na corrida a um lugar no centro da defesa se Rolando efectivamente for vendido: o montenegrino Savic e os brasileiros Rafael Tolói e Mário Fernandes são nomes também referenciados há muito pelos portistas. Tal como Coates. O director de comunicação do emblema de Montevideu, contudo, disse mais. "O FC Porto enviou emissários ao Uruguai para observar Coates", indicou, embora não precisando a altura em que o clube o fez. Aliás, as observações ao defesa-central não são um exclusivo do FC Porto; o São Paulo, muito interessado no jogador, e outros clubes seguem Coates há bastante tempo.
Seja como for, o FC Porto só deverá avançar para este ou outro central depois de formalizar algumas transferências, entre as quais se aponta a de Rolando. Também como é normal no campeão nacional, há listas extensas de jogadores referenciados para todas as posições, uma espécie de equipa-sombra para quando for necessário atacar o mercado.

Telemóvel do central não pára de tocar

Repetindo a intenção da véspera, O JOGO tentou contactar Sebastián Coates durante o dia de ontem. Sem sucesso, apesar das inúmeras tentativas repartidas por tarde e noite; o telemóvel toca até entrar em sistema de mensagens. O defesa-central, de 20 anos, está em estágio com a selecção do Uruguai que prepara a participação na Copa América, a realizar no mês de Julho. Tal como Fucile, Álvaro Pereira e Rodríguez, de resto. Pelo menos, Coates já se deve ter inteirado sobre o FC Porto junto dos companheiros de selecção.

in "ojogo.pt"

Marienfeld está de pé para estágio de 10 dias

E.COLI MOTIVA ALERTA MAS DRAGÕES NÃO CONTAM ALTERAR PLANO DA PRÉ-ÉPOCA


Marienfeld continua na agenda da pré-época portista e a constante atualização da informação sobre o surto de infeções pela bactéria E.coli não parece justificar um novo cenário na preparação do plantel. A pequena localidade no Noroeste alemão deve mesmo receber o estágio, que até tem datas marcadas e deve prolongar-se entre 7 e 17 de julho.
Não é de descartar qualquer imprevisibilidade, devidamente acautelada, mas os dados recolhidos pelo departamento médico do FC Porto não desaconselham a opção pelo Klosterpforte Hotel, unidade que recebeu a equipa na época passada e onde os dragões já se concentraram, de resto, em três ocasiões.
in "record.pt"

Michel Platini: «FC Porto devia jogar com jogadores portugueses»

MICHEL PLATINI CRITICA EXCESSO DE ESTRANGEIROS


O presidente da UEFA, Michel Platini, recorreu na quinta-feira ao exemplo da final da Liga Europa, para criticar o excesso de jogadores estrangeiros no futebol.
"Sou a favor da identidade. Se o F.C. Porto está em Portugal, devia jogar com jogadores portugueses, em vez de comprar jogadores de outros países. Não gostei da influência sul-americana na final", afirmou Platini, que lembrou FC Porto e Sp. Braga entraram em Dublin com 14 elementos estrangeiros..
"Creio que os jogadores jovens do Brasil e da Argentina estariam melhor jogando no seu próprio campeonato", concluiu Michel Platini.
in "record.pt"

Rodriguez: dias decisivos

Cristian Rodriguez está a trabalhar com a selecção do Uruguai na expectativa de ser chamado a disputar a Copa América e vem aí uma oportunidade importante para o esquerdino convencer o seleccionador Óscar Tabarez, já que a celeste defronta a Estónia no próximo dia 23, em jogo de preparação.

O particular ajudará a definir ideias para o grande torneio sul-americano e quatro dias depois, mesmo no limite das inscrições para a prova, serão reveladas as opções uruguaias para a fase final da competição.

Tabarez dizia há dias que joga limpo com todos os atletas envolvidos na preparação do Uruguai, um grupo no qual o Cebola procura destacar-se, mas onde também entrou condicionado pela lesão que o afastou das soluções de Villas Boas nos últimos compromissos da temporada portista. Rodriguez já recuperou e até já foi utilizado uns minutos num recente particular dos uruguaios, após o qual Óscar Tabarez colocou todos os jogadores em plano de igualdade nas projecções para a Copa América. 

Foram palavras muito bem recebidas por Cristian Rodriguez e ofereceram ao portista uma ilusão maior de estar presente numa das provas internacionais que vai animar o Verão. A relevância da Copa América, no caso do atacante, é ainda mais acentuada quando Rodriguez procura restabelecer uma imagem forte e apelativa, após dois anos de irregularidade no Dragão, que se justificam em grande parte pelo azar das lesões.


in "abola.pt"

Felipe Lopes para o eixo

O FC Porto pode estar em vias de contratar Felipe Lopes, central do Nacional da Madeira, saia ou não Rolando do plantel. O jogador, que completa 24 anos no próximo dia 7 de Agosto, tem ainda mais dois anos de contrato com o clube madeirense, mas no negócio poderá entrar o lateral direito Miguel Lopes, que esteve cedido ao Bétis de Sevilha e que poderá viajar para a Madeira.

É uma caixinha de segredos o que se passa à volta do grupo de centrais dos portistas. Fala-se com insistência na saída de Rolando para o estrangeiro. É verdade que as notícias sobre o interesse no internacional português nascido em Cabo Verde são mais do que muitas. A Roma já deve ter mandado uma moedinha para a Fonte de Trevi, porque é forte o desejo em contratar o futebolista, que tem uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros. E o clube italiano terá já avançado com uma proposta aliciante para o FC Porto e para o jogador. A partir do momento em que se soube disso, imperou o silêncio, mas Roma é uma cidade que agrada ao jogador e os euros oferecidos dão para engordar muito a conta bancária de Rolando.

Otamendi, que os portistas vão segurar em renovação próxima, chegou há um ano, é argentino, tem raça, tem o tal espírito de dragão, mas será ainda cedo para assumir tremenda responsabilidade. Ainda assim, é o candidato a tomar conta das operações se Rolando sair, uma vez que Maicon, apesar de estar de pedra e cal no plantel, nem sempre agradou na última temporada e Sereno dseve ser cedido. Um patrão na defesa é algo a que o FC Porto sempre deu valor nos últimos anos. E os centrais portistas têm, realmente, tradição no clube.

Fala-se em vários nomes: Coates, uruguaio, Mário Fernandes, brasileiro, Savic, montenegrino, nenhum deles, no entanto, com conhecimento do futebol português. Não será por aí, necessariamente, que qualquer um dos nomes que têm sido avançados pela comunicação social deixarão de entrar no Dragão se essa for a decisão dos responsáveis, mas há essa tal possibilidade de ser um brasileiro mais, mas a jogar em Portugal. Felipe Lopes, que já passou pelo Anderlecht, é um jogador que interessa sobremaneira. Tem qualidade, conhece bem o futebol português, é jovem e alto (1,89m). Está em Portugal desde 2007. Quatro anos que serviram para ganhar estatuto na defesa do Nacional e motivar a cobiça de outros emblemas.


in "abola.pt"