sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ele começa a decidir já na segunda-feira

A época 2011/12 dos campeões nacionais arranca já esta segunda-feira. Os jogadores só têm de se apresentar no dia 30 de Junho para os primeiros treinos, mas Villas-Boas tem muito para resolver e vai começar mais cedo a trabalhar. Depois de uma época de estreia recheada de êxitos, o treinador do FC Porto foi para o estrangeiro para uns dias de descanso em que deixou o futebol de lado. Pelo menos, até onde foi possível. Villas-Boas regressa à Invicta este fim-de-semana e, segundo apurou O JOGO, na segunda-feira voltará ao activo, arrancando para uma semana de reuniões com o director-geral, Antero Henrique, inteirando-se do desenvolvimento de vários dossiês que já tinham sido alinhavados, e que O JOGO detalha aqui ao lado. Acertar o substituto de Pedro Emanuel é um dos assuntos pendentes, mas é no plantel que se concentram todas as atenções.
O FC Porto dificilmente resistirá à tentação de não vender alguns dos activos, embora seja muito provável, pela aparente estagnação, que os acertos sejam feitos no final deste mês, altura em que fecha formalmente um exercício financeiro que, como disse Angelino Ferreira a O JOGO, está equilibrado com as vendas efectuadas na época passada. Deste modo, interessa começar a trabalhar em cima do próximo orçamento, o que, de alguma maneira, pode ajudar a explicar que os negócios se arrastem por mais alguns dias. A Villas-Boas caberá a tarefa de trabalhar esses cenários por antecipação em conjunto com a SAD, porque a máxima de que não precisará de ninguém seria válida no pressuposto, pouco provável, de que também ninguém iria sair. Ou seja, Villas-Boas tem muitas horas de trabalho até voltar a vestir o fato-de-treino.

Dossiês para despachar

Definir substituto de Pedro Emanuel

Com a saída de Pedro Emanuel para o banco da Académica, o FC Porto tem de encontrar um substituto. O perfil está traçado e será alguém com as mesmas características do antigo central: com passado no clube e conhecimento do balneário. Houve vários nomes em cima da mesa - Capucho, Paulinho Santos, Nuno, entre outros - mas Villas-Boas já sabe quem terá a seu lado no banco. A decisão será anunciada brevemente porque os trabalhos da nova temporada arrancam já no dia 30 de Junho.


Fechar datas e particulares

A pré-temporada está alinhavada, mas faltam definir alguns pormenores e confirmar outros. O local eleito para o estágio, conforme O JOGO revelou, é Marienfeld, na Alemanha, mas com o surto da "E.Coli" a manter-se é preciso tomar uma decisão final, como escreveu O JOGO. O mesmo se aplica às datas e aos jogos de preparação, sendo que está prevista uma estadia de 10 dias na Alemanha, entre 7 e 17 de Julho. A 24 de Julho será a apresentação aos sócios num jogo com o Peñarol.


Resolver a situação dos excedentários

O plantel principal deverá voltar a ter 23/24 jogadores, mas são muitos mais os atletas ligados contratualmente ao FC Porto (como Castro, na foto). Villas-Boas vai ter de decidir com quem não conta para que a SAD inicie os processos de cedências a outros clubes, ou mesmo de transferências a título definitivo. Além disso, há vários elementos nas selecções, por causa da Copa América, pelo que é de prever que alguns jovens sigam para o estágio na Alemanha.


Estudar propostas de saída e escolher as alternativas

Tem havido muita especulação ao longo das últimas semanas, mas apenas uma movimentação de mercado, que ainda não foi confirmada oficialmente: a contratação a custo zero de Bracali. Por isso, há muito para analisar neste aspecto. Rolando, Fernando e Rodríguez podem sair e é preciso avaliar os substitutos. Outro dossiê em aberto continua a ser o da renovação de Falcao.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: