domingo, 23 de janeiro de 2011

Beira-Mar 0 - FC Porto 1 (imagens)



O Tribunal de O JOGO

Na análise ao lance da grande penalidade favorável ao FC Porto, Jorge Coroado defende que João Ferreira errou, enquanto Pedro Henriques e Paulo Paraty entendem que a decisão do árbitro internacional de Setúbal foi acertada. Em relação à entrada de Hugo sobre Belluschi, Coroado diz que o jogador do Beira-Mar deveria ter sido expulso, enquanto os outros dois especialistas defendem que teria bastado ver cartão amarelo.

Momento mais complicado

32'
É bem assinalada a grande penalidade, que resulta no 0-1,
por falta de André Marques sobre Hulk?

Jorge Coroado
-
Hulk antecipou a grande penalidade, perspectivando o que poderia suceder. Tocou na bola, saltou e dobrou as pernas, deixando-se cair. Iludiu o árbitro, e este deixou-se iludir. A haver advertência, ela seria para Hulk por simulação.

Pedro Henriques
+
André Marques, ao rodar e já de costas, com a sua perna direita rasteira Hulk dentro da área. Grande penalidade bem assinalada e advertência correcta.

Paulo Paraty
+
Ainda que mantenha algumas dúvidas, André Marques terá rasteirado Hulk com o seu calcanhar direito. É certo que Hulk já se havia projectado, mas o movimento de André Marques tem tanto de imprudente quanto de desnecessário. Valeu a ajuda do árbitro assistente Pais António.

O FC Porto um a um

Hulk 8

Ninguém trava o Incrível

Voltou a jogar a ponta-de-lança e tornou a ser decisivo, quanto mais não seja porque foi o único que saiu do jogo com um golo marcado. Mas Hulk não valeu apenas pelo penálti que marcou, e que conseguiu arrancar, já agora, porque facilmente conseguiu sobressair em relação aos companheiros do ataque. Pegou na bola sem medo, não teve um lugar fixo no ataque, combinou com Varela e James e tentou o golo várias vezes. Aos 65' quase assinava uma obra de arte: com pouco ângulo, tentou bater Rui Rego em jeito. Seria um golo fenomenal. Logo depois tentou um método diferente, ou seja, à força, mas o guarda-redes voltou a negar-lhe o segundo festejo da noite.


Helton 6
Primeira parte tranquila, sem grande trabalho, em que aguentar o frio foi o principal obstáculo. Na segunda parte, apesar de o Beira-Mar ter atacado mais, o guarda-redes apenas se viu nos cruzamentos. E sempre com segurança.

Sapunaru 6
Não deixou os adversários criarem perigo, revelando-se essencial na ajuda aos centrais no período de maior pendor ofensivo dos aveirenses. Em termos ofensivos viu-se em duas ocasiões: numa "faltou-lhe" o pé esquerdo quando se enquadrou com a baliza de Rego e na outra assistiu Rodríguez na área.

Rolando 7
Após uma mão-cheia de intervenções que afastaram o perigo da área portista, o internacional português deu nas vistas com um excelente passe de ruptura que descobriu James solto na esquerda. Foi o ponto artístico numa noite de extrema segurança. Impressionante mesmo a quantidade de vezes em que afastou o perigo.

Otamendi 6
Cada vez mais preponderante na segurança que o sector defensivo vai revelando, teve uma ficha praticamente isenta de erros. Na verdade, viu-se um apenas, com um passe errado.

Rafa 5
Nota-se que está a subir de forma, embora ainda não consiga atingir regularidade de processos: a seguir a um bom cruzamento pode fazer um mau passe. Foi o que se passou ontem.

Fernando 6
Relegou Guarín para o banco e o meio-campo voltou à fórmula inicial. Fez recuperações, circulou o jogo pelos médios mais ofensivos e deu uma ajuda aos centrais. Boa exibição do brasileiro, que teve capacidade para estar em todo o lado, até no ataque.

Belluschi 5
Com a missão de alimentar o trio da frente, teve pouco jogo nos pés durante a primeira parte. Na segunda viu-se mais vezes e destacou-se pela capacidade de combate.

João Moutinho 5
Igualmente combativo, bloqueou a construção de jogo aveirense na primeira parte. Quanto à organização do ataque, se é verdade que não sabe jogar mal, ontem a bola nem sempre passou por ele. Perto do fim surgiu na área, mas rematou contra Hugo.

Varela 6
Sem estar colado à linha direita, formou com Hulk uma dupla que se revelou perigosa. Assistiu o brasileiro para a primeira oportunidade de golo do jogo e depois recebeu do companheiro um passe que o transformou num remate perigoso, ao lado. Foi dele o cruzamento no lance que terminou em penálti. Decisivo, portanto. Baixou de rendimento na segunda parte e acabou substituído.

James 6
Começou sem grande preponderância no ataque, mas foi subindo de rendimento. Se na primeira parte podia ter feito melhor na área após um passe de Rafa, na segunda parte pertenceu-lhe um dos momentos do jogo. Na direita, tirou um adversário do caminho, flectiu para o meio e disparou uma bomba para uma grande defesa de Rui Rego. Merecia o golo.

Guarín 5
Cumpriu a missão, que era dar consistência ao meio-campo.

Rodríguez -
Regressou aos relvados e teve o golo da tranquilidade no pé esquerdo.

Walter -
Para queimar tempo.

Tomás Costa no Chile



O Universidad Católica anunciou ter um acordo verbal com Tomás Costa. O jogador é esperado amanhã no clube chileno para fazer os habituais exames médicos antes de assinar. A notícia foi confirmada por José Maria Buljubasich, director-desportivo do emblema chileno, cujo treinador (Pizzi), já jogou no FC Porto.

Hulk: cinco jogos a marcar

Hulk marca há cinco jornadas consecutivas, no campeonato, aumentando para 17 os golos apontados. A série em curso do Incrível começou frente ao Setúbal, na 12ª jornada, depois em Paços de Ferreira, prolongando-se contra o Marítimo. A seguir, frente à Naval, o brasileiro bisou, antes de voltar a picar o ponto ontem, apontando o seu oitavo golo nos últimos sete jogos.

Fernanda Miranda e o filho

Já se tornou uma presença habitual ao lado de Pinto da Costa, mas ontem sentou-se atrás do presidente do FC Porto na tribuna presidencial do estádio Municipal de Aveiro: Fernanda Miranda, actual companheira do líder portista, foi ao futebol e levou o filho, o pequeno João, que preferiu o colo da mãe ao jogo que se desenrolava no relvado.

Troca de camisolas a meio

O intenso frio que ontem se fez sentir no Estádio Municipal de Aveiro não impediu alguns jogadores de trocar camisolas ao intervalo. Kanu, central do Beira-Mar muito cobiçado nesta reabertura de mercado, aproveitou para trocar com Hulk e Rolando fez o mesmo com João Luiz, indiferentes ao vento gelado que obrigou o público a prevenir-se com os devidos agasalhos.

in "ojogo.pt"

Em brasa, JJ fura o gelo

Jorge Jesus agride, ou pelo menos tenta agredir, Luís Alberto, alegadamente porque este estava num "bate-papo" com Franco Jara. O jogador do Nacional ripostou. Foi espectáculo extra (e triste) após o apito final

Jorge Jesus transtorna-se e manda-se a Luís Alberto, esticando o braço direito para o pôr em sentido. Dadas as pessoas que já se metiam pelo meio - Rui Costa, o director-desportivo, não o árbitro, na primeira linha -, o treinador acabou por acertar de raspão no jogador do Nacional, que ainda tentou responder na mesma moeda. Mas saiu-lhe também de raspão a agressão com a mão direita. Nas imagens televisivas dos momentos a seguir ao apito final do encontro, foi possível ver Jorge Jesus furioso, irado. Estado de espírito que acalmou à entrada para a conferência de Imprensa. O treinador até sorriu de leve quando lhe perguntaram acerca do espectáculo extradesportivo proporcionado a todos os presentes ontem à noite num gélido Estádio da Luz.

Jorge Jesus tentou desvalorizar um episódio que até pode ter sérias consequências disciplinares, mas admitiu ter "afastado" (foi a expressão utilizada) Luís Alberto, explicando que estava a defender o seu jogador. E esse atleta era Franco Jara. "Onde estão os meus jogadores, eu estou lá sempre, seja onde for. Foi uma situação que se passou no final do jogo: palavra para cá, palavra para lá, empurrão para cá, empurrão para lá... É verdade que afastei Luís Alberto para não... Ele estava num bate-papo com Jara, e nada mais do que isso", argumentou Jesus.

Luís Alberto apresentou uma versão um pouco diferente. De acordo com o médio do Nacional da Madeira, ele só queria conversar com Franco Jara, não referindo que os jogadores estivessem picados, de modo a gerar tal circo e tal indignação por parte do treinador benfiquista. Luís Alberto garantiu ter sido agredido, à traição, por Jorge Jesus: "O treinador usou de artimanha. Eu queria conversar com um jogador do Benfica [Jara] e quando este se aproxima, ele [o treinador] abraça-me, para me apaziguar, e depois ele mesmo me empurra", afirmou Luís Alberto à saída dos balneários.

O camisola 88 da formação insular reagiu como "dama ofendida", ao mesmo tempo disposto a enterrar o assunto. "Já sei como ele me vai trair. Já não vou nessa conversa. Serve de experiência. Senti-me agredido. Mas já acabou. O Benfica morreu. Foi uma coisa que se passou com a cabeça quente", afirmou.

Já quantos aos restantes jogadores, quer do Benfica quer do Nacional, todos estavam lá metidos ao barulho, mas ninguém viu o que se passou. "Foi um simples empurra-empurra, nada mais", disse Felipe Lopes. "Não vi. Não posso comentar", disse Gaitán. Jokanovic também preferiu o silêncio: "Não sei o que se passou. E se soubesse, não falava."

in "ojogo.pt"

Iturbe ajudou ao empate argentino

NO SUL-AMERICANO DE SUB-20


Juan Iturbe, criativo argentino que os dragões já asseguraram para a próxima época, teve participação no empate (1-1) alcançado pela seleção do seu país diante da Venezuela, no torneio Sul-Americano de Sub-20.
O prodígio, de 17 anos, entrou à passagem do minuto 67, quando o resultado já estava com os números com que acabou, mas ainda teve tempo para assinar uma das melhores jogadas do encontro, oferecendo ao seu compatriota Bruno Zuculini a possibilidade de decidir o jogo a favor dos argentinos. A equipa alviceleste garantiu o apuramento para a fase seguinte.
in "record.pt"

Tottenham sai de cena por Hulk

O treinador do Tottenham, Harry Redknapp, afasta a hipótese de o clube tentar a contratação de Hulk ao FC Porto. 

«O incrível Hulk? Não, não vai acontecer. Não posso dizer que estejamos perto de contratar seja quem for», disse o timoneiro dos Spurs, citado pela imprensa britânica, descartando, também, as contratações dos avançados Giuseppe Rossi, do Villarreal, e Diego Forlán, do At. Madrid.

«São bons jogadores, mas ambos fora das nossas possibilidades», indicou.


in "abola.pt"