sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Vitor Pereira arrasa Jesus: «É egocêntrico»


Treinador do F.C. Porto duríssimo. «Ele acha-se inteligente, um visionário. Aqui no F.C. Porto também há pessoas inteligentes.»


Resposta muito forte de Vitor Pereira a Jorge Jesus. O técnico do Benfica havia considerado «inexistente» o penálti do F.C. Porto em Guimarães. Depois do jogo contra o Gil Vicente, na sala de imprensa, o treinador dos dragões foi muito longe nas palavras.

«Não sei com que intenção fez essa avaliação. Não é mais inteligente do que os outros. Se fizesse uma avaliação justa, com o distanciamento necessário, se conseguisse apreciar os lances sem olhar só para si próprio, não diria o que disse. Não acredito que tenha esse distanciamento. Tem uma personalidade egocêntrica. No momento de colher os louros o mérito é sempre dele. O mérito da estrutura normalmente não existe. Nesta questão da arbitragem tem o mesmo problema. Olha muito para o que acontece na casa dos outros», disse Vitor Pereira.

E continuou. «Não percebeu, por exemplo, que tivemos duas ou três grandes penalidades a nosso favor na Supertaça que não foram assinaladas. Também não percebeu que o Gil Vicente não ganhou ao Benfica porque o Nolito fez um golo em fora-de-jogo. Este é um exemplo típico de quem tem um umbigo grande. Ele acha-se inteligente, um visionário. Aqui no F.C. Porto também há pessoas inteligentes.»

A finalizar, Vitor Pereira assegura que irá evitar entrar nestesmind games. «Estou preparado para uma guerra dentro do campo. Mas estas insinuações que ficam no ar, esta tentativa de condicionamento dos árbitros, deixo para ele. A partir de agora vou deixá-lo a falar sozinho.»




Vitor Pereira: «O Kléber vai ser uma referência»

Técnico do F.C. Porto prefere relativizar o impacto das saídas de Radamel Falcao e Rúben Micael. E diz acreditar no valor do ex-avançado do Marítimo


Vitor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações na sala de imprensa após a vitória por 3-1 sobre o Gil Vicente:

«O jogo valeu pelos três pontos. O Gil colocou-nos problemas e a qualidade não foi a que nós pretendemos. A confiança vem com resultados e vamos evoluir para um padrão superior. O penálti surge de uma perda de bola na primeira fase de construção. Esse golo intranquilizou a equipa e demorámos a encontrar-nos. Tenho absoluta confiança nesta defesa.»

As saídas de Falcao e Rúben Micael perturbam?
«Os jogadores saem, entram e o clube continua a ganhar. São situações naturais, principalmente num que clube que vem de tantas conquistas. Este plantel dá-me garantias totais. Acredito que daremos outro tipo de resposta no próximo jogo.»

Está preparado para perder Alvaro Pereira e Moutinho?
«É uma questão da administração. Eu treino e procuro potenciar esta equipa. Estou satisfeitíssimo, temos ganho e será esse o nosso caminho.»

O Kléber ainda não fez golos em jogos oficiais.
«O ano passado o Falcao teve um longo período, mais de um mês, sem fazer golos. Há momentos em que eles não surgem. Um bom ponta-de-lança sabe esperar pacientemente. O Kléber trabalha bem, vai evoluir e tornar-se um atleta de referência.»



in "maisfutebol.iol.pt"t

Hulk já pensa «no jogo com o Barcelona»

Hulk, jogador do F.C. Porto, em declarações à SportTV, após a vitória sobre o Gil Vicente (3-1):
[Sobre os golos e a chamada à selecção brasileira]
«Estou muito feliz [por ter marcado] e mais ainda por a equipa ter ganho. Agora temos de pensar no jogo de sexta-feira, com Barcelona, e depois pensarei na selecção.»

[Saída de Falcao cria mais pressão sobre Hulk?]
«A responsabilidade é para todos os jogadores. Estou feliz por Falcao, ele merece. Estamos focados para sermos campeões novamente.»

[Selecção]
«Continuo a fazer o meu trabalho. Infelizmente não fui chamado antes, mas isso é uma opção do treinador e temos de respeitar.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira responde a Jesus, Paulo Alves queixa-se do árbitro

Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, em declarações à SportTV, após a vitória frente ao Gil Vicente (3-1):
«Nesta altura tem de se dar importância aos três pontos conquistados. Estamos à procura da consistência de jogo, às vezes saiu e outras não. Temos de recordar que esta equipa [Gil Vicente] dificultou a vida ao Benfica e só não ganhou porque há um golo irregular do Benfica. Há mérito nosso. Vamos trabalhar. A qualidade de jogo vai aparecer.»

[F.C. Porto sem Falcao]
«Os adeptos podem esperar um F.C. Porto de grande nível. Ainda não o é, mas há-de sê-lo. Estou satisfeito com os jogadores que tenho. Vou trabalhar para jogarmos melhor.»

[Comentário às declarações de Jorge Jesus, que afirmou que não existiu penalty a favor do F.C. Porto no jogo com V. Guimarães]
«A sensação que tenho é que quando há mérito é todo dele. Essa observação vem na sequência da sua forma de ser, é egocentrista. Provavelmente não terá visto o fora-de-jogo do Nolito porque só olha para o seu umbigo.»

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, em declarações à SportTV, após a derrota frente ao F.C. Porto:

«Viemos jogar olhos nos olhos mas houve duas situações que condicionaram, porque o jogador que comete penalty sobre o Hugo Vieira [Otamendi] devia ter sido expulso e, a seguir, o penalty sobre o Hulk foi muito forçado. Condicionou porque vínhamos preparados com uma estratégia que passava por assustar o FC Porto, de algum modo conseguimos e essas duas decisões deixaram os jogadores algo receosos. Mas, mesmo a perder 2-1, a equipa nunca virou a cara, tivemos duas excelente ocasiões, nunca baixámos os braços, fizemos o suficiente para sair daqui com um empate. Não podemos controlar as decisões do árbitro, mas isso já sabemos e quem anda lá dentro como eu andei sabe que isso tem o condão de irritar. Parecem-me duas decisões mal ajuizadas, mas preciso de analisar melhor os lances. Isso não retira, contudo, mérito ao FC porto, que está em crescendo. Saio daqui orgulhoso da minha equipa, dos meus jogadores, que acreditaram sempre que era possível e, apesar da derrota, saímos daqui reforçados. Acredito que não vamos ter problemas.»



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Gil Vicente, 3-1 (crónica)


Pensar em Radamel Falcao, sofrer a dor da perda e sobreviver à custa de uma segunda parte apaziguadora. No Mónaco não haverá a mesma margem de manobra


A síndrome da perda é duríssima. Abstinência emocional, coração confuso, uma encruzilhada de opções bloqueadas pelo choque. Só o tempo a pode diluir do organismo. O diagnóstico é provisório, porém. Afinal, nem 48 horas passaram do adeus a Falcao e já o F.C. Porto saiu à rua. Com seriedade, é verdade, mas principalmente intranquilo e comprometido, como se um injustificado sentimento de culpa se tivesse apossado da equipa.

Esta estrutura detesta mudanças, adaptações, fins de ciclo. A história recente está recheada de exemplos que o comprovam. Adulto responsável que é, o campeão nacional só vive na estabilidade, na casa arrumada, nas camisolas de cor logo na gaveta de cima e as cinzentas logo antes das pretas e brancas. Há quem chame a isto ser obsessivo compulsivo. Nós preferimos ser menos dramáticos. O F.C. Porto apenas gosta de se sentir seguro.

Por mais que Vitor Pereira o tente desvalorizar, o panorama é demasiado óbvio. No Dragão está em andamento a introdução silenciosa e, de preferência, pacífica de um novo ciclo. Sem o anterior treinador, sem Radamel Falcao, para já sem Alvaro Pereira e Fernando. São angústias a mais, questões por resolver, acertos adiados até 31 de Agosto.

Tudo isto para dizer que a vitória sobre o Gil Vicente não é uma história fácil de contar. O 3-1 de linear nada tem. Principalmente por culpa de uma equipa que não sabe muito bem o que esperar de si própria. O F.C. Porto, claro.

Dois golos a maquilhar uma dor profunda

Horrível. A primeira meia-hora dos campeões nacionais foi horrível. Aos dois minutos, Sapunaru perdeu uma bola para Hugo Vieira e o lance acabou com Otamendi e derrubar o gilista. Grande penalidade convertida por João Vilela, o F.C. Porto ainda mais envergonhado, ainda mais sem rumo.

Mesmo depois de uma resposta convicta, sustentada em dois golos, pouco mudou na qualidade de jogo dos azuis e brancos. Hulk sofreu e concretizou também um penálti, antes de Sapunaru fazer de cabeça o 2-1. Tudo parecia corrigido, não fosse a retumbante parcimónia da formação portuense em praticamente todas as acções de jogo.

Mau, tudo muito mau até aos 30 minutos. O Gil Vicente, naturalmente, percebeu a tacanhez que do adversário se apoderou e fez o seu jogo. Certinho atrás, desenvolto pelas alas, perturbador no último terço do terreno. Aplausos para Hugo Vieira, também para o guarda-redes Adriano Facchini e o médio João Vilela.

No Mónaco não há lugar para a saudade

O amor é assim. Sempre foi, sempre será. O medo de perder o que acabámos de tocar. Falcao tocou os adeptos do F.C. Porto durante dois anos. Foi-se embora, deixou muitos corações no vazio. As leis mercantilistas de lógica pouco têm e de afectividade ainda menos. Este Porto terá de ser inteligente, racional, para ultrapassar as dores da separação.

Na segunda parte já se viu um pouco desse F.C. Porto. Parou para reflectir, percebeu que deve olhar para o jogo como uma diversão responsável, nunca como uma tortura, nunca como uma tarefa cumprida de rosto cerrado.

O pontapé gutural de Hulk facilitou as coisas. 3-1, níveis de tranquilidade repostos. O futebol de algodão doce, infantil e ingénuo, passou a ser lúcido. Pelo menos isso. O dragão agarrou-se a tudo o que pôde até a tormenta acalmar. Funcionou. Desta vez funcionou.

O futuro começa agora mesmo. E tem o Barcelona de Pep Guardiola no horizonte. Sabe-se que para os catalães nem a autópsia prova a morte do contrário. Os catalães querem bola, bola e mais bola. Um apetite voraz potenciado pelo desvelo e a paixão.

Se o F.C. Porto os afrontar ainda acometido desta saudade e da tal síndrome, o mais provável é acabar numa mesa fria de uma morgue monegasca. 



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Gil Vicente, 3-1 (destaques)


Hulk volta a desequilibrar. E é bem provável que o volte a fazer nas próximas jornadas. Nota mais para Adriano Facchini e Hugo Vieira no Gil Vicente


A figura: Hulk
Optar por Hulk não é especialmente criativo. Disso temos consciência. Não é também a cedência à lei do menor esforço, ao culto da preguiça. É, isso sim, a constatação simples e objectiva da relevância incontornável do internacional brasileiro no jogo do F.C. Porto. Conquistou e apontou uma grande penalidade no 1-1, assistiu Sapunaru no 2-1 e fuzilou as malhas da rede gilista no 3-1. Como contornar esta evidência? Como falar deste F.C. Porto sem entregar o protagonismo a este fantástico atleta? O mais provável é continuar a vê-lo neste espaço ao longo das próximas jornadas. Não digam que não avisamos.

A desilusão: 30 minutos do F.C. Porto
Os piores dos últimos anos, certamente. Passes errados em catadupa, ritmo anémico, desconcentração reprovável, intranquilidade incompreensível e dois golos a contrariar todos os sintomas aqui apontados. A meia-hora inicial do F.C. Porto foi um aviso sério. Para manter os patamares competitivos da época transacta, a equipa não pode soçobrar com tamanha facilidade a um golo madrugador do adversário.

O momento: o penálti de Hulk
Uma entrada horrorosa, um golo sofrido de grande penalidade, olhos esbugalhados na bancada e uma preocupação crescente. Tudo isto até ao golo do empate. Do 1-1. Sob pressão, Hulk sofreu falta e converteu o castigo máximo em golo. O F.C. Porto voltou à estava zero, recomeçou o jogo e, mesmo sem partir para uma actuação autoritária, conseguiu reparar um erro gravíssimo.

Silvestre Varela
Mérito de arriscar no pior período da equipa. Tudo saía mal e apenas Varela assumia a coragem de desequilibrar. Principalmente sobre a esquerda, de quando em vez na outra banda, o mais acertado dos dragões. Capacidade de chegar à linha de fundo e cruzar. Nem sempre bem, é certo. Este é, de resto, um aspecto a refinar no seu jogo. Conseguir colocar a bola com maior acerto e ao alcance dos seus colegas. Noite positiva para o internacional português.

Hugo Vieira
Barcelos germina um avançado dos bons. Não engana. Confirma, de resto, os sinais emanados frente ao Benfica. Uma grande penalidade conquistada às custas da sobranceria de Sapunaru, duas ou três arrancadas fogosas sobre as alas, sempre a preocupar os laterais azuis e brancos. É português, minhoto, bom jogador. E parece não se intimidar no calor dos maiores palcos. Ora, então, muita atenção a ele.

Adriano Facchini
Descoberta extremamente interessante. Do União da Madeira, na II divisão, para o principal escalão nacional. Sóbrio, sempre concentrado, mãos férreas, uma bela aparição. Deixara alguma curiosidade na estreia da Liga e o melhor que se lhe pode dizer é que teve a capacidade de não baixar o nível. Mais um brasileiro na baliza de um clube português. Este aparenta ser dos bons. 



in "maisfutebol.iol.pt"

Tigre coração de Dragão!

Em primeiro lugar queria agradecer a toda a família portista, liderada pelo seu presidente, pela fantástica oportunidade que me proporcionaram.
Desde o início senti que estava a chegar a um local muito querido, onde todos me receberiam da melhor forma possível, desde os meus companheiros, às pessoas do clube e da cidade e até todos os adeptos. A verdade é que nunca imaginei receber tanto carinho desta cidade, pelo que ficará para sempre na minha memória e no meu coração.
 
Foram duas épocas incríveis onde aprendi e cresci muitíssimo a todos os níveis. Sempre trabalhei para que a minha passagem pelo clube não fosse esquecida e sempre me esforcei para ganhar o carinho e o respeito de todos.
 
Este foi o meu primeiro passo na Europa e era impossível ter corrido melhor. Num momento como este apenas me consigo sentir extremamente grato a todos por esta inesquecível experiência.
 
Foi, desde o início, uma história de amor à primeira vista entre "O Tigre e O Dragão". Não vos posso prometer que um dia irei regressar, mas uma coisa posso garantir: serei Dragão até ao fim!
 
Muito obrigado a todos!
 
Falcao
in "falcao.com.co"

Operação FC Porto. Na lista de espera para um transplante

Dragões perdem Falcao e Micael para o Atlético Madrid. Chelsea aperta cerco a Moutinho e Álvaro Pereira. Guarín e Fernando saem ou ficam? FC Porto tem 13 dias para se retocar, caso necessite



João Moutinho (maçã-de-adão)
Saiu do Sporting como maçã podre. Neste FC Porto é a maçã-de-adão. O interesse do Chelsea (o jornal inglês "Telegraph" diz que até veio um emissário dos blues a Portugal) pode fazer dele uma das próximas peças a saltar, por uma verba a rondar os 30 milhões.

Vítor Pereira (osso do desejo)
Herdou de André Villas-Boas uma equipa vencedora - que ajudou a construir -, mas não esperava as investidas do Atlético Madrid e do Chelsea. Nesta altura pede ao osso do desejo que não o deixe ficar mal, mesmo que em conferência de imprensa diga que se aguenta bem sem Falcao.

Álvaro Pereira (funny bone)
O outro alvo de Villas-Boas: é o funny bone (o que provoca aquela sensação estranha quando se bate com cotovelo em qualquer lado) dos dragões. Os largos sorrisos e as risadas do lateral podem viajar para Londres a troco de 20 a 25 milhões de euros.

Rolando (costela)
Consistente e resistente, o central que chegou a dizer “o André [Villas-Boas] tem o meu telefone” passou mais tempo apontado à Juventus. Continua no Dragão, onde é uma costela da equipa, à espera de mudar de poiso ou de cumprir mais uma época com títulos no FCP.

Hulk (charley horse - dores musculares)
As cavalgadas em direcção às balizas adversárias já deixaram meio mundo a suspirar por ele. A outra metade divide-se entre adversários, que já tiveram cãibras de tanto o perseguir, e adeptos dos clubes que fez sofrer.

Otamendi (elástico)
A defender e atacar, o argentino mostra que tem toque para o que for necessário. É um elástico, formando com Rolando uma das melhores duplas de centrais do campeonato. Por enquanto está seguro no Dragão.

Falcao (coração partido)
Quando renovou até 2015 pensou-se que já não ia sair. Entretanto Falcao partiu o coração aos portistas, ao dizer que o Atlético era um bom clube para si. Para Madrid vai também Micael, num negócio de 45 milhões de euros (Falcao rende agora 40 milhões, pode ir até aos 47; Ruben Micael vai por cinco milhões). E Pinto da Costa terá de voltar ao mercado.

James Rodríguez (borboletas na barriga)O nervosismo (ou as borboletas na barriga, para os mais românticos) é típico dos menos experientes. James, o mais novo deste grupo, entrou timidamente no FC Porto. Entretanto pôs-se à vontade, mas foi para o Mundial de sub-20. Em breve deve reaparecer.

Guarín (mogigrafia)
É um dos portistas mais animados no Twitter. Por isso será dos que mais correm o risco de sofrer de lesões no pulso, próprias de quem escreve muito. O empresário diz que Guarín pensa por si próprio e não vai deixar-se influenciar pela eventual saída de Falcao. Vamos ver: depois da Supertaça Europeia vai negociar a renovação.

Helton (cesto do pão - estômago)
Neste cesto não cabiam as vezes que já tirou o pão da boca dos adversários. O guarda-redes mantém-se como pilar deste FC Porto, agora com a sombra (para já pouco incómoda) de Bracalli. Daqui não sai esta época.

Sapunaru (líquido no joelho)Está bem de saúde e tem sido dono do lado direito da defesa do FC Porto. A água do balde, que simboliza as lesões com líquido no joelho, serve aqui para lembrar o naufrágio do romeno quando foi castigado, na sequência do caso do túnel da Luz.

Fernando (tornozelo torcido)
A entorse no tornozelo condicionou o arranque de época do trinco brasileiro. As ideias de Fernando condicionam-lhe a cabeça, que ora se mostra com vontade de mudar de ares, ora se diz feliz. Tem porta aberta para sair, até porque Souza já provou que pode substituí-lo.

in "ionline.pt"

Atlético de Madrid: Rúben Micael deverá ser emprestado


O Atlético de Madrid pode não ser o destino final do internacional português, uma vez que os colchoneros ponderam o seu empréstimo a um outro clube.
Rúben Micael foi confirmado na noite de quinta-feira como reforço do Atlético de Madrid, juntamente com Falcao. Os dois jogadores mudam-se para a  capital espanhola mas ainda não é certo que o médio integre o plantel colchonero desta época.

No final da partida da Liga Europa,em que o Atleti venceu o Vit. Guimarães por 1-0, o treinador dos espanhóis, Gregorio Manzano admitiu que terá durante esta sexta-feira uma reunião com a direcção para discutir o futuro do internacional português e que deve passar pelo seu empréstimo.

O Saragoça, equipa onde jogam Fernando Meira e o guarda-redes Roberto, já demonstrou interesse nos préstimos do médio.

in "rr.pt"

"Há jogadores de qualidade mas gosto muito do Guarín"


Depois do Real Madrid, segue-se o FC Porto. As vitórias do Barcelona sucedem-se a um ritmo alucinante, mas nem assim se sente, na equipa de Guardiola, aquela presunção ou altivez de quem é, de facto, o melhor. Quando se fala em FC Porto e na Supertaça Europeia, as palavras que se seguem do outro lado são sempre de respeito por uma "grande equipa". Pedro Rodríguez, avançado do Barça, foi o porta-voz desse sentimento, mesmo depois de mais uma estrondosa vitória sobre o Real Madrid. "Na próxima sexta-feira, vamos defrontar um adversário muito forte, que tem muitos jogadores de grande qualidade. Vai ser uma partida muito difícil, até porque o FC Porto também gosta de trabalhar bem a bola e de a guardar. No ano passado, realizou uma grande temporada e até venceu a Liga Europa. Vi alguns jogos e sei que vai ser um rival muito complicado", explicou Pedro, em declarações a O JOGO.

Curiosamente, e quando confrontado com aqueles que considera serem os melhores jogadores do FC Porto, o internacional espanhol deixou de fora João Moutinho, aquele que até tem o estilo de jogo mais parecido com o Barcelona, ou ainda Falcao, o grande goleador da última temporada. Mas falou de outro colombiano. "Percebi, pelas partidas que vi, que têm muitos jogadores de qualidade, mas gosto especialmente do Guarín. Também há o Hulk, claro, que é muito complicado de parar. Vai ser mesmo muito difícil e teremos de preparar muito bem este jogo se o quisermos vencer."

Por culpa de tantas conquistas - 11 (!) desde que Guardiola passou a comandar a equipa - o Barcelona é claramente favorito a vencer a partida da próxima semana no Mónaco. No entanto, Pedro Rodríguez recusa essa responsabilidade. "Não sei... Numa final nunca pode haver favoritos. É verdade que temos muita vontade de vencer mais um título e estamos confiantes de que o vamos conseguir", concluiu.

in "ojogo.pt"

Exigências atrasam Rodríguez


Depois das contratações, é hora de emagrecer o grupo. Na linha da frente para sair continua Cristian Rodríguez, mas o seu processo está parado porque não aparecem interessados em satisfazer as exigências dos dragões. "Está tudo na mesma ainda. Ele continua a treinar, mas creio que o FC Porto só decidirá no final do mês. Há várias possibilidades, mas tudo está nas mãos do clube agora. Sabemos que não contam com o Cristian, portanto aguardamos uma decisão", confirmou Diego Heredia, empresário do jogador.

Neste momento, os sete milhões de euros pretendidos pelo FC Porto pelo jogador parecem uma exigência muito alta, e a possibilidade de o transferir dependerá sobretudo da disponibilidade dos dragões para reverem a sua posição. O Peñarol continua interessado num empréstimo, mas os portistas preferem uma venda, por forma a recuperar o investimento feito em 2008 e que se prolonga até agora no salário mensal do jogador, um dos mais caros do plantel.

Bem mais simples foi resolver a situação de Sereno. Tapado pela entrada de Mangala, o defesa-central já foi oficializado no Colónia, da Alemanha, onde voltará a fazer dupla com Geromel, ao lado de quem brilhou em Guimarães. Sem Sereno, parece mais difícil que Rolando deixe o clube.

in "ojogo.pt"

Uma sombra de Villas-Boas até ao dia 31


A notícia do "The Telegraph" não acrescenta nada de novo ao que há muito se conta, mas reforça a certeza de que a sombra de André Villas-Boas (e do Chelsea, claro) pairará sobre o Dragão até ao fecho do mercado de transferências. Os londrinos querem mesmo João Moutinho e Álvaro Pereira e vão tentá-los por um preço abaixo das respectivas cláusulas de rescisão (em Inglaterra, falava-se de 30 milhões por Moutinho e 25 pelo uruguaio), perante a aparente intransigência do FC Porto.

O episódio da transferência de Villas-Boas não está esquecido e, como Pinto da Costa já frisou, o clube não admite negociar com o Chelsea. Ou seja, se os blues quiserem mesmo assegurar os dois activos do FC Porto terão de desembolar 70 milhões de euros (40 por Moutinho e 30 pelo Palito). A verdade é que o presidente havia dito o mesmo sobre Falcao, mas a intransigência do colombiano e a necessidade de facturar para contrabalançar os 42,5 milhões despendidos em aquisições precipitaram a venda por 40 milhões. Agora, com as contas equilibradas e o plantel já privado de uma das figuras da época passada, qualquer negócio será mais difícil.

Segundo o mesmo jornal, um emissário londrino estará já em Portugal para conversar com o FC Porto. Os agentes dos dois jogadores estão a par do que se passa, mas não é crível que algo se resolva antes da final da Supertaça europeia, prova que os dragões desejam ganhar e para a qual, nesta fase, não têm muitas opções.


Empresário do Palito já chegou a Portugal

Alejandro Savich, empresário de Álvaro Pereira, chegou a Portugal no início desta semana por saber que os últimos dias do mercado poderão trazer novidades. "Só me vou embora quando o mercado fechar", confirmou a O JOGO, remetendo para o FC Porto explicações sobre propostas mais concretas. "Eles que digam alguma coisa. Eu não posso", desculpou-se. Mais claro foi quando se falou de números. "É possível sair abaixo da cláusula de rescisão. Falcao também saiu", comentou, traçando desde logo uma diferença enorme para o colombiano. "O Álvaro só admite sair em condições desportivas e económicas melhores. Um ordenado maior não basta se o clube for mais pequeno."

in "ojogo.pt"

Stracqualursi, Del Valle, Damião...


Na sequência da saída de Falcao, já circulam nomes de possíveis sucessores do colombiano. O argentino Denis Stracqualursi é o mais viável. Com 23 anos, o avançado do Tigre está há muito na lista dos dragões e ontem o seu empresário confirmou-o à Rádio Renascença. "São conversas preliminares, apenas abordagens, não há nada de concreto nem ofertas firmes" disse Jorge Cyterszpiler a propósito do goleador máximo do campeonato argentino, com 22 golos em 38 jogos.

Jonathan Del Valle é um jovem (21 anos) venezuelano, do Deportivo de Táchira, sugerido pela Imprensa italiana a troco de 250 mil euros. Mas trata-se de um avançado móvel e outro tipo de aposta. Homem de área é o brasileiro Leandro Damião, do Internacional. Mas Anápio Gomes, vice-presidente do clube, recusa vendê-lo por menos de 15 milhões de euros, valor recusado ao Tottenham.

in "ojogo.pt"

As preposições que tudo resumem


ANDRÉ VIANA

A transferência de Falcao é uma questão de gramática e não tem um nome bonito. Três simples preposições bastarão para resumir este movimento do colombiano, que chega à liga ambicionada pela porta que estava mais à mão. Em teoria, está finalmente entre a "crème de la crème". Mas para os fãs do avançado, entre os quais se encontram, creio, todos os que o viram jogar em Portugal, há uma interrogação obrigatória e com resposta tão óbvia que anula qualquer argumentação: era suposto que Falcao jogasse "com" ou "contra" os melhores? Ou seja, qual o papel de El Tigre num campeonato onde 18 equipas fazem "pasillo" no despique entre Barcelona e Real Madrid? É essa a mágoa que fica quando um jogador da estirpe de Falcao muda para mais e não para melhor. É essa a mágoa que fica quando, num mercado que promove milagres, se vê um goleador de virtudes tão raras escapar-se por uma frincha quando nem precisaria de favores para abrir as portas principais. Até sempre, Falcao...

in "ojogo.pt"

F.C. Porto-Gil Vicente: regresso agitado (antevisão)


O campeão regressa a casa, mas já sem Falcao.


O momento:

F.C. Porto: Dentro do campo continua tudo na mesma. O «dragão» começou a época com a conquista da Supertaça, e logo na ronda inaugural da Liga ganhou avanço sobre os rivais, com novo triunfo sobre o Vitória de Guimarães (0-1). O único foco de instabilidade para este regresso a casa pode estar na saída de Falcao (e Ruben Micael) para o Atlético de Madrid.

Gil Vicente: De volta ao principal escalão do futebol português, o emblema minhoto começou a época com um empate na recepção ao Benfica. Um resultado moralizador, até pelos dois golos de desvantagem recuperados, e que pode ser um bom prenúncio para um arranque difícil.

Principais ausentes:

F.C. Porto: Emídio Rafael está lesionado; Sereno também está de saída.

Gil Vicente: Paulo Arantes, João Pedro, Leandrinho e Yero estão lesionados

Discurso directo:

Vítor Pereira: «Com todo o respeito, para já, o nosso Barcelona chama-se Gil Vicente. É importantíssimo ganhar o jogo. A partida com o Barcelona virá para a semana e nessa altura falaremos disso.»

Paulo Alves: «Todos temos um grande respeito pelo adversário, mas vamos entrar no encontro sem qualquer receio e tentaremos jogar olhos nos olhos. Queremos fazer uma exibição que nos possa garantir um bom resultado. O objectivo é manter essa postura diante de um adversário muito forte e com individualidades de grande valor mundial.»

Histórico de confrontos:
O F.C. Porto ganhou os catorze jogos em que recebeu o Gil Vicente, para a Liga. A última vez por três bolas a zero (2006). Apenas quatro triunfos por um golo de diferença.

Equipas prováveis:

F.C. Porto:: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi, Fucile; Guarín, Souza e Moutinho; Hulk, Kléber e Varela

Outros convocados: Bracalli, Maicon, Alvaro Pereira, Fernando, Belluschi, Djalma e Walter

Gil Vicente: Adriano; Éder, Sandro, Cláudio e Caiçara; Cunha, Luís Manuel e Vilela; Vieira, Laionel e Luis Carlos

Outros convocados: a lista só é divulgada na manhã do dia do jogo



in "maisfutebol.iol.pt"

Falcao em Madrid e Pinto da Costa a ver futebol


Presidente portista em Braga na hora em que o clube oficializava vendas de Falcao e Ruben Micael. Pizzi, Vítor Baía e Paulo Bento também estiveram no estádio


O presidente do F.C. Porto foi uma das presenças notadas nas bancadas do Sp. Braga-Young Boys, que, esta quinta-feira, terminou sem golos.

Curiosamente, quando as as transferências de Radamel Falcao e Ruben Micael para o Atl. Madrid eram oficializadas, o líder portista aproveitava para ver em acção os minhotos.

No final do embate, Pinto da Costa esteve à conversa com Vítor Baía, que também esteve em Braga. O seleccionador nacional Paulo Bento foi outra das figuras notadas.

Quem também foi visto no Municipal bracarense foi Pizzi. O avançado que pode estar de saída do Sp. Braga, e não foi opção de Leonardo Jardim, atravessou, em passo apressado, a zona mista, sem prestar declarações. Lima não foi avistado.



in "maisfutebol.iol.pt"

Otamendi na selecção argentina

Três jogadores do futebol português nas primeiras escolhas de Alejandro Sabella, o novo seleccionador argentino. Ezequiel Garay (Benfica), Fabián Rinaudo (Sporting) e Nicolás Otamendi (F.C. Porto) integram a lista para os particulares com a Venezuela e a Nigéria, a 2 e 6 de Setembro.

Os ex-benfiquistas Di María (Real Madrid) e Salvio (At. Madrid) também estão convocados, assim como os ex-portistas Lisandro (Lyon) e Lucho (Marselha). Tevez, Zanetti, Cambiasso, Walter Samuel e Diego Milito são ausências notadas.

Sabella divulgou ainda uma lista só com jogadores que actuam no país, para dois particulares com o Brasil, com destaque para Riquelme, que não joga pela selecção desde 2008.

Lista para os particulares com Venezuela e Nigéria:
Di María, Ángel (Real Madrid, ESP)
Higuain, Gonzalo (Real Madrid, ESP)
Messi, Lionel (Barcelona, ESP)
Mascherano, Javier (Barcelona, ESP)
Banega, Ever (Valencia, ESP)
Salvio, Eduardo (Atl. Madrid, ESP)
Demichelis, Martín (Málaga, ESP)
Fernández, Federico (Napoles, ITA)
Álvarez, Ricardo (Inter, ITA)
Burdisso, Nicolás (Roma, ITA)
Andujar, Mariano (Catania, ITA)
Romero, Sergio (Sampdoria, ITA)
Garay, Ezequiel (Benfica, POR)
Rinaudo, Fabián (Sporting, POR)
Otamendi, Nicolás (FC Porto, POR)
Agüero, Sergio (Man City, ING)
Zabaleta, Pablo (Man City, ING)
Gutiérrez, Jonás (Newcastle, ING)
Pastore, Javier (PSG, FRA)
González, Lucho (Marselha, FRA)
López, Lisandro (Lyon, FRA)
Ansaldi, Cristian (Rubín Kazan, RUS)
Pareja, Nicolás (Spartak Moscovo, RUS)
Rojo, Marcos (Spartak Moscovo, RUS)
Sosa, José (Metalist, UCR)
Andrada, Esteban (Lanús)



in "maisfutebol.iol.pt"

Danilo: «Melhor sensação da vida»

REFORÇO PORTISTA E A CHAMADA AO ESCRETE


Danilo ficou eufórico com a chamada à seleção brasileira. Embora não tenha ficado propriamente surpreendido, o novo reforço do FC Porto diz que é sempre um motivo de orgulho fazer parte, pela primeira vez, do lote de eleitos para o escrete.
"Estava no aeroporto e, quando fui ao Twitter, toda a gente me dava os parabéns. Fiquei tranquilo, mas comecei a receber muitas mensagens e acabei por olhar para o site [da CFB]. Trabalho para conseguir essa oportunidade, mas foi uma sensação muito boa, a melhor da minha vida", disse o lateral/extremo, de 20 anos, atualmente na Colômbia a preparar a final do Mundial de Sub-20, frente a Portugal.
O jogador do Santos - que só em janeiro viajará para a Invicta para integrar o plantel do FC Porto - está no lote de Mano Menezes enquanto lateral, mas é o próprio a sublinhar que atua em "qualquer posição". "Vou esforçar-me o máximo para não sair", explica.
in "record.pt"

Alex Ferguson sabe a morada de Defour

MÉDIO JÁ MERECEU ATENÇÃO DOS RED DEVILS


Mechelen é importante na vida de Defour. Foi nesta localidade belga que o médio nasceu há 23 anos e foi no clube da terra que começou a dar os primeiros pontapés na bola. Depois de passar pelo Genk, Defour afirmou-se no Standard Liège com apenas 17 anos e, duas épocas depois, era a estrela da sua equipa. Deu tanto nas vistas que captou a atenção do Manchester United, mas, à 9.ª jornada do campeonato belga de 2009/10, o médio partiu o pé direito num encontro frente ao... Mechelen.
A lesão retirou-o dos relvados durante 6 meses e, assim, o interesse dos red devils acabou por esfriar. Mas notícias da altura relatam um episódio inusitado, confirmado a Record pelo agente do jogador, Paul Stefani. “Sim, é verdade, sir Alex escreveu-lhe uma carta a desejar-lhe as melhoras e a lamentar o que lhe tinha acontecido. Foram palavras importantes para a sua recuperação”, disse-nos.
in "record.pt"

França agarrou Mangala a tempo

ABORDADO PELA FEDERAÇÃO BELGA


Mangala nasceu em Paris, é filho de pais congoleses e emigrou para a Bélgica aos 5 anos. Assim, foi com naturalidade que a federação belga de futebol abordou o agora central portista no sentido de este representar as seleções jovens do país. À altura, Mangala ainda não tinha passaporte belga como agora acontece e, apercebendo-se da manobra dos seus vizinhos, a federação francesa tratou de convocar o defesa para as suas equipas jovens, pelas quais já contabiliza 12 internacionalizações.
De resto, o futebol internacional parece ser uma espécie de “fetiche” de Mangala, já que foi na Liga dos Campeões, em 2009, que o central se apresentou em grande à Europa ao apontar o primeiro golo do Standard Liège numa partida contra o Arsenal, de Inglaterra, logo aos 2 minutos de jogo. A sua equipa viria a perder o encontro (2-3), mas Mangala já estava na mira dos holofotes da fama do Velho Continente.
in "record.pt"