sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Operação FC Porto. Na lista de espera para um transplante

Dragões perdem Falcao e Micael para o Atlético Madrid. Chelsea aperta cerco a Moutinho e Álvaro Pereira. Guarín e Fernando saem ou ficam? FC Porto tem 13 dias para se retocar, caso necessite



João Moutinho (maçã-de-adão)
Saiu do Sporting como maçã podre. Neste FC Porto é a maçã-de-adão. O interesse do Chelsea (o jornal inglês "Telegraph" diz que até veio um emissário dos blues a Portugal) pode fazer dele uma das próximas peças a saltar, por uma verba a rondar os 30 milhões.

Vítor Pereira (osso do desejo)
Herdou de André Villas-Boas uma equipa vencedora - que ajudou a construir -, mas não esperava as investidas do Atlético Madrid e do Chelsea. Nesta altura pede ao osso do desejo que não o deixe ficar mal, mesmo que em conferência de imprensa diga que se aguenta bem sem Falcao.

Álvaro Pereira (funny bone)
O outro alvo de Villas-Boas: é o funny bone (o que provoca aquela sensação estranha quando se bate com cotovelo em qualquer lado) dos dragões. Os largos sorrisos e as risadas do lateral podem viajar para Londres a troco de 20 a 25 milhões de euros.

Rolando (costela)
Consistente e resistente, o central que chegou a dizer “o André [Villas-Boas] tem o meu telefone” passou mais tempo apontado à Juventus. Continua no Dragão, onde é uma costela da equipa, à espera de mudar de poiso ou de cumprir mais uma época com títulos no FCP.

Hulk (charley horse - dores musculares)
As cavalgadas em direcção às balizas adversárias já deixaram meio mundo a suspirar por ele. A outra metade divide-se entre adversários, que já tiveram cãibras de tanto o perseguir, e adeptos dos clubes que fez sofrer.

Otamendi (elástico)
A defender e atacar, o argentino mostra que tem toque para o que for necessário. É um elástico, formando com Rolando uma das melhores duplas de centrais do campeonato. Por enquanto está seguro no Dragão.

Falcao (coração partido)
Quando renovou até 2015 pensou-se que já não ia sair. Entretanto Falcao partiu o coração aos portistas, ao dizer que o Atlético era um bom clube para si. Para Madrid vai também Micael, num negócio de 45 milhões de euros (Falcao rende agora 40 milhões, pode ir até aos 47; Ruben Micael vai por cinco milhões). E Pinto da Costa terá de voltar ao mercado.

James Rodríguez (borboletas na barriga)O nervosismo (ou as borboletas na barriga, para os mais românticos) é típico dos menos experientes. James, o mais novo deste grupo, entrou timidamente no FC Porto. Entretanto pôs-se à vontade, mas foi para o Mundial de sub-20. Em breve deve reaparecer.

Guarín (mogigrafia)
É um dos portistas mais animados no Twitter. Por isso será dos que mais correm o risco de sofrer de lesões no pulso, próprias de quem escreve muito. O empresário diz que Guarín pensa por si próprio e não vai deixar-se influenciar pela eventual saída de Falcao. Vamos ver: depois da Supertaça Europeia vai negociar a renovação.

Helton (cesto do pão - estômago)
Neste cesto não cabiam as vezes que já tirou o pão da boca dos adversários. O guarda-redes mantém-se como pilar deste FC Porto, agora com a sombra (para já pouco incómoda) de Bracalli. Daqui não sai esta época.

Sapunaru (líquido no joelho)Está bem de saúde e tem sido dono do lado direito da defesa do FC Porto. A água do balde, que simboliza as lesões com líquido no joelho, serve aqui para lembrar o naufrágio do romeno quando foi castigado, na sequência do caso do túnel da Luz.

Fernando (tornozelo torcido)
A entorse no tornozelo condicionou o arranque de época do trinco brasileiro. As ideias de Fernando condicionam-lhe a cabeça, que ora se mostra com vontade de mudar de ares, ora se diz feliz. Tem porta aberta para sair, até porque Souza já provou que pode substituí-lo.

in "ionline.pt"

Sem comentários: