terça-feira, 10 de março de 2015

fc porto 4 - basileia 0 (declarações) : Lopetegui: «Estou muito contente e orgulhoso dos meus jogadores»

Técnico espanhol elogia o desempenho dos jogadores

Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, em declarações à TVI, analisa a goleada ao Basileia (4-0) e consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões: 

«Este foi um jogo de oitavos de final de Liga dos Campeões. Temos de dar os parabéns a todos pela exibição. Perante uma equipa difícil, que vinha com intenções de passar à próxima fase, e que conseguiu apurar-se para oitavos de final, o que não é fácil. Estou muito contente e orgulhoso dos meus jogadores». 

«A equipa atacou muito e defendeu bem, sempre tentando ter a posse de bola. É um dia de parabéns pelo carácter e pela ambição que os jogadores demonstraram». 

«Não olhamos para o número de golo que fazemos. O importante é criar situações de golo. Há jogadores importantes que não estão disponíveis, mas todos estão preparados. Todo o plantel é importante porque nesta fase precisamos de todos os jogadores». 

«Todos fizeram um grande jogo, mesmo os que não tiveram a sorte de estar na lista. Esta é uma vitória de todos».

Casemiro: «Não foi assim tão fácil...»

Médio brasileiro assinou um grande golo no triunfo sobre o Basileia

Casemiro, jogador do FC Porto, em declarações à TVI, analisa a goleada ao Basileia (4-0) e consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões: 

«Não foi assim tão fácil . Estamos de parabéns pelo grande trabalho e pelo grande jogo que fizemos hoje». 

«Estamos a trabalhar forte para melhorar a cada jogo, mas temos que pensar já na Liga porque o campeonato é difícil». 

«Ajudou muito marcar cedo, com um grande golo do Brahimi, a equipa trocou bem a bola, lutou e o espírito tem de ser este. Temos um jogo da Liga já no fim de semana e fazer um bom jogo». 

«Temos que pensar já na próxima partida. Estamos entre os oito melhores da Europa e a equipa está de parabéns».

Herrera: «Pensamos na final»

Médio mexicano marcou na goleada ao Basileia


Herrera, jogador do FC Porto, em declarações à TVI, analisa a goleada ao Basileia (4-0) e consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões: 
  
«Foi um jogo em que saímos para o campo muito fortes, muito concentrados desde início, confiantes naquilo que queríamos. O resultado demonstra isso. A equipa trabalhou bastante bem. Sabíamos que tínhamos de estar a cem por cento na determinação, no equilíbrio, na emoção. Na Liga dos Campeões não te podes distrair, pois qualquer equipa faz estragos.» 
  
[sobre o golo] «Vi que o Brahimi começou a conduzir por dentro. Sabemos a qualidade dele, sabemos como atrai jogadores. Fiquei à espera do passe para jogar para o outro lado ou ter opção de remate. Quando ele me passa só pensei em rematar, e graças a Deus marquei.» 
  
[sobre a importância do apuramento] «É um objetivo muito importante para o clube. Estamos muito contentes por consegui-lo. É fruto do trabalho e do esforço que fizemos. Queremos continuar a competir nesta prova.» 
  
[é possível ir mais além?] «Sim. A equipa não pensa nos quartos de final, pensa na final unicamente.»

Brahimi: «FC Porto está muito bem»

Internacional argelino contribuiu com um golo para a goleada sobre o Basileia


Brahimi, jogador do FC Porto, em declarações à TVI, analisa a goleada ao Basileia (4-0) e consequente passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões: 
  
«Temos de continuar a trabalhar, a melhorar, para fazer as coisas da mesma maneira.» 
  
«O FC Porto está muito bem. Temos de continuar. Vamos trabalhar para continuar assim.»

in "maisfutebol.iol.pt"

HÉLDER NUNES: “É ESSENCIAL VENCER”

Dragões recebem o Turquel na 21.ª jornada do Campeonato
Depois das emoções da Liga Europeia, com um empate no recinto do Benfica na primeira mão dos quartos-de-final, o FC Porto Fidelidade voltar a focar-se no Campeonato nacional para a recepção ao Turquel, referente à 21.ª jornada. Hélder Nunes perspectivou um “excelente espectáculo” de hóquei em patins e reconheceu que só um resultado interessa aos azuis e brancos: a vitória.

“Vai ser um jogo difícil frente a uma equipa que pratica bom hóquei, pelo que prevejo um excelente espectáculo. Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar mas estamos preparados para as superar, ainda mais porque jogamos em casa e teremos o apoio dos nossos adeptos. É essencial vencer para continuar na luta pelo primeiro lugar”, disse Hélder Nunes, ao Porto Canal e www.fcporto.pt, no lançamento da partida que opõe os portistas ao actual sétimo classificado, com 29 pontos. Os azuis e brancos seguem na segunda posição, com 55, a três da liderança, ocupada pelo Benfica.

Relembrando as dificuldades sentidas pelo FC Porto Fidelidade nos duelos com a formação de Alcobaça, o camisola 77 dos Dragões destacou o trabalho realizado diariamente e a ambição que reina no grupo. “O Turquel é um adversário tradicionalmente difícil, mas já cumprimos a obrigação de vencer lá e agora queremos fazer o mesmo em nossa casa. Trabalhamos todos os dias com o objectivo de vencer jogos e conquistar títulos. Vamos lutar até ao fim por tudo o que pudermos conquistar esta temporada”, afirmou Hélder Nunes.

O jogo entre FC Porto Fidelidade e Turquel, da 21.ª jornada do Campeonato nacional, disputa-se esta quarta-feira, às 21h00, no Dragão Caixa, e terá transmissão em directo no Porto Canal. Pode consultar aqui os preços e locais de venda dos bilhetes para este encontro.


in "fcp.pt"

YOEL MORALES: “NESTA FASE NADA É FÁCIL”

FC Ponto quer entrar a ganhar na fase final do Andebol 1, em Lisboa, frente ao Passos Manuel (quarta-feira, 20h30)
Quis o capricho do sorteio que o Passos Manuel fosse o adversário na primeira jornada da fase regular do Andebol 1, quis a matemática que a equipa lisboeta seja o primeiro rival do FC Porto no arranque do play-off da principal competição da modalidade em Portugal. Yoel Cuni Morales alerta para a importância de não facilitar e ganhar o primeiro jogo, marcado para esta quarta-feira, pelas 20h30, no pavilhão da Escola Quinta de Marrocos, em Lisboa.

À entrada para o ataque final ao heptacampeonato, o cubano do FC Porto não esconde "o entusiasmo e alguma pressão" pelo facto de, seis anos depois, o título passar a ser decidido num fase a eliminar. “É muito importante ganhar o primeiro jogo fora para decidirmos a eliminatória no segundo, em casa, onde temos o apoio dos adeptos. Nestes jogos tens que apostar tudo, se te corre mal um jogo corres o risco de atirar ao lixo o trabalho de um ano inteiro, porque nesta fase todas as equipas são perigosas. Nada é fácil, pelo que não podemos baixar a guarda. Caso contrário, vamos ter grandes dificuldades para conseguir o nosso objectivo”, avisa, em declarações ao www.fcporto.pt e Porto Canal.

O Passos Manuel terminou a fase regular no oitavo lugar, com 40 pontos, tendo perdido ambos os encontros frente aos Dragões por uma diferença de dez golos (33-23 na partida da primeira volta e 37-27 na segunda). Cuni Morales prefere não olhar para o passado e alerta que esta pode ser “uma eliminatória perigosa”. “Isso pode acontecer se não entrarmos concentrados, se nos acomodarmos perante um resultado favorável, se pensarmos que vai ser fácil. Se entrarmos como entrámos no sábado, frente ao Vojvodina, vai ser difícil”, avisa o lateral-direito da equipa liderada por Ljubomir Obradovic.

Em caso de apuramento, o FC Porto defrontará o vencedor saído da eliminatória entre o Benfica e o Águas Santas, cujo primeiro jogo terminou com a vitória dos encarnados, por 35-24.

in "fcp.pt"

Danilo faz TAC e está bem

Não se confirma o pior cenário para o lateral portista

Foi um grande susto, mas não terá passado disso, felizmente: Danilo, lateral portista foi sujeito a uma Tomografia Axial Computorizada (TAC) e o exame, realizado no Hospital de São João, nada detetou de grave. 

O brasileiro, após choque com Fabiano, teve que sair de maca e na altura temeu-se o pior. Mas, já no Hospital de São João, a observação médica foi retirando as suspeitas mais graves. 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Basileia, 4-0 (crónica)


FC Porto puxou dos galões e teve uma noite (quase) perfeita

Apenas a lesão de Danilo ensombrou a noite de sonho dos Dragões. De resto, a equipa de Lopetegui estava num daqueles dias em que tudo corre bem, mas em que claramente não foi por acaso. Depois do empate da primeira mão na Suíça (1-1), ao FC Porto até bastava um empate 0-0 para carimbar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. Claro que mal estava a equipa que, nesta fase da competição se pusesse a jogar para o empate, mas, mais do que procurar a vitória, a formação azul e branca mandou no jogo e mostrou em campo a diferença de qualidade entre os jogadores portistas e os atleta dos Basileia. 
  

Brahimi, que depois da ausência na CAN ainda não tinha voltado ao pico de forma, voltou a mostrar aquilo de que é capaz. Casemiro, após algumas exibições erráticas, já tinha feito um grande jogo em Braga e voltou a estar em grande nesta noite europeia. E Herrera, que está num grande momento, teve também o seu momento de glória. E Aboubakar, a quem coube substituir o goleador Jackson Martinez, mostrou que está mais do que à altura do desafio. Quatro jogadores, quatro golos de antologia, mas o FC Porto foi mais do que isso. 
  
Os dragões mandaram no jogo desde o início do encontro. Apesar de esforçados, os jogadores de Paulo Sousa tiveram desde logo dificuldades em travar as entradas portistas na área de Vaclík, mais ainda em chegar à baliza de Fabiano. 
  
Samuel e Safari viram-se aflitos para travar as entradas de Tello pela direita. Xhaka e Schar não tiveram mãos a medir com Alex Sandro e Brahimi. A pressão portista era de tal forma, que o golo parecia ser só uma questão de (pouco) tempo. E confirmou-se. Aos 14 minutos, na conversão de um livre coladinho à área do Basileia, Brahimi, irrepreensível, bateu direto e a bola só parou dentro da baliza. Vaclík nem se mexeu e limitou-se a ver o belíssimo golo do argelino. 
  
O Basileia tentou reagir, mas a defesa portista conseguiu travar todas as incursões suíças. Até que, aos 18 minutos, após um passe em profundidade de Samuel, Fabiano decidiu sair da área para tirar e chocou de cabeça com Danilo, que tentava travar o mesmo lance. Ambos os jogadores foram assistidos, mas, se o guarda-redes conseguiu recuperar e voltar a jogo, o lateral brasileiro teve mesmo de ser transportado ao hospital, após perda de consciência. 
  
Lopetegui fez então entrar Martins Indi, o único defesa que tinha no banco, para o flanco esquerdo, fazendo Alex Sandro passar para a direita. Apesar do desaire, a equipa não se ressentiu da perda de Danilo, até porque o luso-holandês entrou muito bem, e continuou a pressionar. O jogo continuava na mesma toada de sentido único, com o FC Porto a tentar marcar o segundo, procurando evitar um possível prolongamento (caso o Basileia fizesse o 1-1). 
  
Do outro lado, os suíços mostravam-se incapazes de contrariar a superioridade portista e o jogo entrou numa fase mais feia, já que os visitantes recorriam à falta para tentar evitar que o FC Porto continuasse a criar perigo. E só quase em cima do intervalo, Gashi conseguiu fazer a bola passar junto à baliza de Fabiano. 
  
Na segunda parte os dragões voltaram determinados a chegar ao segundo golo, que traria mais tranquilidade à equipa. Herrera, aos 47 minutos, num remate forte e colocadíssimo de fora da área, voltou a bater o guarda-redes do Basileia, que, mais uma vez, não tinha hipótese de evitar o golo. 
  
E antes que o Basileia pudesse sequer esboçar uma reação, chegou o 3-0. Aos 56 minutos, Casemiro, na conversão de um livre direto, a sensivelmente 30 metros da baliza, fez a bola entrar no ângulo das redes do Basileia. 
  
O golo de Casemiro só não matou o jogo porque o FC Porto continuava embalado à procura de mais. O Basileia ainda ensaiou alguns remates, sem grande dificuldade para Fabiano. Já os portistas ainda não tinham fechado a contagem e Aboubakar, num remate forte e colocado, de fora da área, fez mais um golaço. 
  
Um FC Porto de luxo mostrou esta noite à Europa que merece estar nos quartos de final da liga dos Campeões, terminando com o bonito percurso do Basileia na competição.

in "maisfutebol.iol.pt

FC Porto-Basileia, 4-0 (destaques)

Brahimi genial, Herrera todo-o-terreno, Casemiro e Aboubakar para a festa

O MOMENTO

Brahimi genial 
Os grandes jogos costumam ser resolvidos pelos grandes jogadores. E a vitória portista foi iniciada por um momento de génio. Tello é carregado por Samuel, em zona já muito, muito próxima da área suíça. O árbitro, estranhamente, nem amarelo mostra, o lance é um… quase penálti. Brahimi, em noite inspirada, executa o livre direto, da meia lua, com uma perfeição notável. A bola descreve um arco, vai para onde há espaço, o guarda-redes Vaclik quase nem tem tempo de reação. Genial, mesmo. O argelino foi seguindo, até esteve perto de fazer o segundo, serviu Aboubakar, trocou com Tello, assistiu Herrera para o 2-0, liderou. Depois de uma fase de sombra, pós-ausência na CAN, Yacine Brahimi volta a estar em grande e até já apanhou Jackson nos melhores marcadores do FC Porto nesta edição da Champions.   
  

A FIGURA

Herrera a jogar e a marcar 
Assinou o 2-0, em lance que na prática resolveu a eliminatória, mas até lá fez muito por merecer esta distinção. Na primeira parte, assinou alguns dos melhores momentos do FC Porto, como uma desmarcação fabulosa para Tello (39) ou num remate a criar perigo (45). O mexicano, um pouco à imagem de Brahimi, voltou a mostrar ser um jogadores de grandes palcos: pode não estar sempre a bom nível na Liga, mas em embates como estes para a Champions consegue geralmente marcar pontos. E hoje até marcou um golo. Quem, como ele, foi um dos melhores jogadores da primeira fase do Mundial-2014, só pode ter mesmo muita qualidade.  
  
   
OUTROS DESTAQUES   

Aboubakar, raça e potencial 
Tem herança tremenda, a de fazer as vezes de Jackson quando o Cha Cha Cha não pode jogar. Mas se nos esquecermos, por momentos, dessa comparação injusta, o avançado camaronês tem potencial enorme para ser boa solução no ataque portista. Mostra garra de matador, remate potente, boa colocação. Esteve perto da felicidade ainda na primeira parte, sobretudo naquele lance fabuloso, aos 34, em que domina com a cabeça e dispara com muito perigo, a rasar o poste. Se entrava, era um daqueles golos que, em minutos, correriam mundo. Mas ainda foi a tempo de faturar, num golaço de fazer levantar o estádio, a selar a goleada: 4-0! 

Casemiro 
Outro caso de talento indiscutível, que demorou a despontar no Dragão, mas mostrou finalmente dimensão «europeia». O «Kaisermiro», como lhe chamavam no Morumbi, teve noite à altura, com autoridade no meio-campo e golaço, no livre do 3-0. Muito bem.  

  
Basileia frustrante 
É certo que o FC Porto tem muito mais talento individual e mais experiência de Champions (o que também conta). Mas depois de um 1-1 na primeira mão, esperava-se muito mais e melhor da equipa suíça: oportunidades, só a espaços. Acima de tudo, incapacidade de travar a enorme superioridade do jogo portista. Frustrante. 

in "maisfutebol.iol.pt"

o passado abre vista para os quartos

Julen Lopetegui à procura de imitar feitos de Artur Jorge, Robson, Oliveira, Fernando Santos, Mourinho e Jesualdo.

Um empate fora da casa, na primeira mão de uma eliminatória europeia, é um bom resultado. Mais do que isso: é um resultado que, especialmente quando é conseguido com golos, vale o apuramento em quase 80 por cento dos casos, segundo os dados estatísticos da UEFA. É com esse conforto da História que o FC Porto vai abordar o jogo desta terça-feira com o Basileia (19.45 com transmissão na TVI), depois do 1-1 na Suíça. 


E mesmo que o passado não decida jogos, esse conforto é confirmado pela própria história europeia dos dragões, que confirma com absoluto rigor esses tais 80 por cento de sucesso: nas dez eliminatórias em que começou por empatar em casa do adversário o FC Porto passou oito vezes, e só ficou pelo caminho em duas – curiosamente diante de colossos europeus. 

A primeira vez que tal aconteceu foi nos quartos-de-final da época 1990/91 quando, depois de um empate (1-1) em Munique, o FC Porto se deixou surpreender em casa pelos alemães do Bayern (0-2). A segunda vez deu-se na última passagem dos dragões pelos quartos de final da Champions, quando um empate em Old Trafford, diante do Manchester United (2-2) foi, depois, desmontado à bomba por Cristiano Ronaldo no Dragão (0-1). 

De resto, todas as outras eliminatórias europeias com idêntico ponto de partida (empate fora na primeira mão) se saldaram em sucesso, como pode ser confirmado nesta lista: 

FC Porto na Europa: empates fora na 1ª mão 

2008/09: Man. United, 2-2 e 0-1 (LC, eliminado) 
2008/09: At. Madrid, 2-2 e 0-0 (LC, apurado) 
2000/01: Wisla Cracóvia, 0-0, 3-0 (UEFA, apurado) 
2000/01: Partizan, 1-1 e 1-0 (UEFA, apurado) 
1992/93: Sion, 2-2 e 4-0 (LC, qualificação, apurado) 
1990/91: Bayern, 1-1 e 0-2 (LC, eliminado) 
1990/91: D. Bucareste, 0-0 e 4-0 (LC, apurado) 
1977/78: Colónia, 2-2 e 1-0 (Taça das Taças, apurado) 
1968/69: Cardiff, 2-2 e 2-1 (Taça das Taças, apurado) 
1965/66: Stade Français, 0-0 e 1-0 (Taça das Feiras, apurado) 

Lopetegui à porta de um clube de elite 

Julen Lopetegui sublinhou o entusiasmo que, em sua opinião, o futebol português deverá sentir pela possibilidade de ter uma equipa entre as oito melhores da Europa. 

O passado recente dá-lhe razão: se até final da década de 90 esse era um feito relativamente banal, que acontecia à média de um ano a cada dois, a verdade é que a viragem para o século XXI transformou a passagem aos quartos num feito digno de ser celebrado. Apenas quatro vezes isso aconteceu, com o FC Porto de Mourinho a ser a única equipa a superar essa barreira, em 2003/04. O Benfica chegou duas vezes ao patamar (em 2005/06, com Koeman e em 2011/12, com Jorge Jesus) e o FC Porto apenas mais uma (em 2008/09, com Jesualdo Ferreira). 

Ao todo, as equipas portuguesas chegaram aos quartos de final em 25 ocasiões, assim distribuídas: 17 para o Benfica (em 34 presenças), sete para o FC Porto, (em 29) e apenas uma para o Sporting, em (18), na longínqua temporada de 1982/83. 

Se eliminar o Basileia, Lopetegui junta-se a um grupo restrito de treinadores portistas: só Artur Jorge (duas vezes), Bobby Robson, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho e Jesualdo Ferreira conseguiram pôr os dragões entre os oito melhores da Europa na principal prova de clubes. 

Portugueses entre os oito melhores na Taça/Liga dos Campeões 

Benfica (34 presenças) 

2011/12 (eliminado) 
2005/06 (eliminado) 
1994/95 (eliminado) 
1991/92 (eliminado) * 
1989/90 (apurado) 
1987/88 (apurado) 
1983/84 (eliminado) 
1977/78 (eliminado) 
1975/76 (eliminado) 
1971/72 (apurado) 
1968/69 (eliminado) 
1967/68 (apurado) 
1965/66 (eliminado) 
1964/65 (apurado) 
1962/63 (apurado) 
1961/62 (apurado) 
1960/61 (apurado) 

*Fase de grupos até à final 

FC Porto (29 presenças) 

2008/09 (eliminado) 
2003/04 (apurado) 
1999/00 (eliminado) 
1996/97 (eliminado) 
1993/94 (apurado) * 
1990/91 (eliminado) 
1986/87 (apurado) 

* Fase de grupos até às meias 

Sporting (18 presenças) 

1982/83 (eliminado) 

O que esperar do efeito Aboubakar? 

A fechar, referência a um dado que domina todas as antevisões do jogo desta terça: a ausência forçada de Jackson Martinez no ataque dos dragões. A pergunta é incontornável: o que vale o ataque portista sem o colombiano? 

O certo é que não tem havido muitas ocasiões para encontrar resposta: dos 38 jogos oficiais feitos pelo FC Porto nesta época, Jackson só não esteve em quatro – três para a Taça da Liga e um para a Liga dos Campeões, em casa com o Shakhtar, com o FC Porto a vencer dois e a empatar outros dois. 

Como curiosidade, em duas ocasiões o seu substituto foi Aboubakar, mais do que provável opção no jogo com os suíços. O camaronês ocupou a frente de ataque na vitória por 1-0 sobre o Rio Ave, para a Taça da Liga, e marcou o único golo portista. O cenário voltou a acontecer no empate caseiro (1-1) com o Shakhtar Donetsk, para a última jornada da fase de grupos, já com o apuramento garantido: Aboubakar titular, e a marcar pelo FC Porto, por sinal um belo golo. 

Nos outros dois jogos em que Jackson ficou de fora, Aboubakar estava ao serviço da sua seleção, no CAN, e o escolhido foi Adrián, que não marcou, nem na vitória por 3-1 sobre o U. Madeira, nem no empate 1-1 com o Sp. Braga para a Taça da Liga. Daí para cá, Jackson jogou sempre – até agora.

in "maisfutebol.iol.pt"

Manchester United não desiste de Danilo


Os dirigentes do Manchester United não dão por perdida a corrida por Danilo, apesar das notícias que dão como certo o acordo entre Real Madrid e FC Porto para a transferência do jogador.

Daily Mail escreve que o Manchester United «não quer perder tempo» com um alvo que pode estar já comprometido com outro clube. Por isto, de Old Trafford saiu para o Dragão um pedido de confirmação sobre a situação do internacional brasileiro. 

Louis van Gaal é um grande admirador de Danilo mas, se perder a corrida para o Real Madrid, o treinador holandês quer apontar baterias para outros alvos. Seguem-se Nathaniel Clyne, do Southampton, e Daniel Alves, em final de contrato com o Barcelona, na lista de preferências.


in "abola.pt"

João Alves: «Basileia é uma equipa manhosa»

DRAGÕES TERÃO DE JOGAR COM MUITO CUIDADO

O FC Porto terá de jogar com muito cuidado na segunda mão dos oitavos-de-final da LIga dos Campeões frente ao Basileia, esta terça-feira, alertou João Alves, classificando o adversário dos dragões como "manhoso".

"O FC Porto ainda não ganhou e deve ter os seus cuidados. Do outro lado está uma excelente equipa que defende e contra ataca muito bem. Tem de estar no jogo um FC Porto ao seu melhor nível, pois o Basileia é uma equipa manhosa com um treinador português [Paulo Sousa] habituado a ultrapassar dificuldades", começou por dizer o luvas pretas em declarações à RTP, destacando a importância que terá a ausência de Jackson Martínez nos portistas:

"A classe de Aboubakar e do Jackson não se compara. O colombiano é decisvo e a equipa pode ressentir-se."

in "record.pt"

Sector recuado está em alerta

RISCO AMARELO PARA CINCO JOGADORES

Danilo, Maicon, Marcano e Alex Sandro devem compor o sector recuado do FC Porto, esta noite, frente ao Basileia, mas isso não constitui novidade. O que interessa aqui destacar é que os quatro referidos defesas avançam para este duelo em risco de exclusão. Se virem um cartão amarelo esta noite e o FCPorto se apurar para os quartos-de-final da Champions, então terão de cumprir castigo no jogo da 1.ª mão, situação que lhes eleva a responsabilidade no jogo desta noite.

O sector defensivo está assim em risco amarelo, mas há mais um jogador portista nessa situação, o médio Óliver Torres, que está de volta após lesão.

in "record.pt"

Capitão Danilo

ENTRA EM CAMPO COM A BRAÇADEIRA PELA PRIMEIRA VEZ

As três equipas entram em campo com o hino da Champions a marcar o ritmo, perfilam-se, depois os jogadores cumprimentam-se um a um e os capitães ficam a conferenciar com os árbitros para saber quem escolhe campo ou bola, antes da troca de galhardetes. No FCPorto, esta cerimónia da UEFA tem calhado sempre a Jackson Martínez, mas a lesão do avançado permitirá a estreia de Danilo nestas andanças.

Ainda que a hierarquia dos capitães do FC Porto não esteja totalmente definida, tendo até já sofrido algumas alterações – Quaresma deixou de estar no topo após o playoff da Champions, em Lille... –, o jogo com o Sp. Braga ajudou a perceber que o lateral-direito, de 23 anos, está à frente de Maicon e Ricardo Quaresma. Assim que Jackson se lesionou frente aos arsenalistas, com Helton no banco de suplentes, como deve acontecer esta noite, a braçadeira foi parar diretamente a Danilo. E essa nem sequer foi a primeira vez que o internacional brasileiro a envergou, mas, tal como nas anteriores ocasiões, só o fez no decorrer de um jogo. Então, hoje será o dia em que Danilo entrará em campo pela primeira vez como capitão do FC Porto, situação que deve repetir-se durante todo o período de inatividade de Jackson, desde que Helton fique como suplente.

in "record.pt"

Opare vale 3,5 milhõesB

BESIKTAS QUER FICAR COM O LATERAL GANÊS

O rendimento de Daniel Opare ao serviço do Besiktas está a agradar ao ponto de os dirigentes do clube de Istambul já terem manifestado interesse na sua continuidade para lá do final desta época, altura em que acaba o período de empréstimo. De acordo com uma notícia divulgada pela imprensa turca, o FCPorto estará a pedir 3,5 milhões de euros para libertar o lateral, de 24 anos, que assinou pelos dragões a custo zero, vindo do Standard Liège.

Depois de meio ano no Dragão sem qualquer minuto disputado pela equipa principal, o internacional ganês conquistou rapidamente os exigentes adeptos do Besiktas com três boas exibições nas últimas semanas, uma delas frente ao Liverpool, ajudando ao apuramento na Liga Europa.

in "record.pt"

Brahimi observado com Basileia

O médio argelino do FC Porto será seguido com especial atenção por Christian Gourcuff no decorrer do FC Porto-Basileia desta terça-feira.
O selecionador da Argélia, Christian Gourcuff, será um dos espectadores da receção do FC Porto ao Basileia. O treinador, que no domingo assistiu ao empate entre o Atlético de Madrid e o Valência, estará no Dragão para avaliar o momento de forma de Brahimi e, em princípio, informá-lo de que não o chamará para o estágio que a Argélia vai realizar em Doha no final do mês.

in "ojogo.pt"

Empresários de Tello no Porto

O jornal desportivo espanhol Sport garante a presença dos empresários do extremo no Porto a fim de negociar com os dragões a venda do passe do jogador emprestado pelo Barcelona.


A edição eletrónica do jornal espanhol Sport, com sede em Barcelona, garante esta terça-feira que Josep Maria Orobitg e Pep Setvalls, empresários de Tello, estão no Porto com a intenção de conversar com o FC Porto.

Na notícia é garantido que o FC Porto pretende adquirir o passe do extremo espanhol - autor de quatro golos nos jogos com Sporting e Braga -, antecipando assim a decisão de acionar a opção de compra, no valor de oito milhões de euros, que faz parte do acordo de empréstimo, por dois anos, assinado com o clube culé no verão passado.


in "ojogo.pt"

RODOLFO REIS "Lopetegui aprendeu rápido, é inteligente"

Aos olhos de Rodolfo Reis o FC Porto está muito diferente e aplaude o fim da rotatividade no onze.


Evolução de Lopetegui: "Ele aprendeu rápido, mostrou que é inteligente e alterou a filosofia, adaptou-se à realidade do FC Porto e entendeu a sua génese. Vemos agora um FC Porto diferente, com mais classe e também mais agressivo. Defendia mal no início, agora isso não está a acontecer. Tenho de lhe dar os parabéns, porque fui sempre muito crítico, reconheço que tudo o que está a acontecer de bom é da responsabilidade de Lopetegui."


Equipa mais consistente? "O facto de ter andado a alterar constantemente onze...acho que a rotatividade foi exagerada numa equipa que ainda não estava feita, uma vez que entraram muitos jogadores novos. Ele emendou isso e começou a criar uma equipa base e teve consciência de que não se pode brincar no futebol."

FC Porto cresceu?" Está a crescer, está mais equilibrada, mais rápida a sair para o golo, antes tinha um futebol muito pastoso. É uma equipa totalmente diferente, para melhor. Defende melhor e isso reflete-se na produtividade do ataque."


"Mentiria se dissesse que não faz falta"


Rodolfo Reis, antigo jogador do FC Porto, aposta com confiança na vitória dos dragões esta noite, mas a O JOGO online não deixa de destacar a ausência de Jackson.

Jogo com Basileia: "As probabilidades são boas, porque o FC Porto fez um excelente resultado em Basileia, aliado a uma excelente exibição. Mas atenção que o Basileia já venceu o Liverpool e pode complicar no Dragão. De qualquer forma, com mais ou menos dificuldades o FC Porto vai passar."


Ausência de Jackson: "Mentiria se dissesse que não faria falta à equipa. Um jogador com a influência de Jackson faz sempre falta e dada a categoria dele, é uma baixa importante."

Alternativa Aboubakar: "O Aboubakar tem outras características e outro estilo, mas acho que pode criar situações diferentes e dar maior profundidade."


"É como se diz: rei morto, rei posto"


Para Rodolfo Reis, substituir um jogador "de grande classe" como o Jackson é um grande desafio para o Aboubakar, o internacional camaronês que o FC Porto contratou no verão.

A hora de Aboubkar: "É como se diz: rei morto, rei posto. Agora o Aboubakar terá a oportunidade para mostrar as razões porque o FC Porto o contratou. É óbvio que não tem o perfume do futebol de Jackson. Apresenta outro tipo de características, como por exemplo, a capacidade de dar mais profundidade."

Profundidade é uma vantagem?"O Jackson é um jogador soberbo e faz muito pela equipa. Ele não marca apenas golos, ele cria espaços, trabalha para a equipa e faz muitas assistências para os companheiros. Não o conheço pessoalmente, e pelo que tenho ouvido, é um jogador por quem a direção do FC Porto nutre um carinho muito especial, assim como toda a gente. O facto de Aboubakar ter um estilo de futebol diferente não quer dizer que não possa também marcar golos."

in "fcp.pt"