quarta-feira, 25 de abril de 2012

OLIVEIRENSE AFASTA PORTISTAS DA TAÇA

O FC Porto Império Bonança foi esta quarta-feira eliminado da Taça de Portugal, ao perder com a Oliveirense, no Dragão Caixa por 4-2, em encontro dos 16-avos-de-final. Apesar de terem dominado o encontro e rematado mais, os Dragões cederam perante o contra-ataque do adversário. Em três anos, esta é a primeira derrota no pavilhão da equipa de hóquei em patins perante uma formação portuguesa.

A Oliveirense chegou a uma vantagem de dois golos bem cedo na partida. Aos sete minutos, já Tó Silva tinha “bisado”, se bem que, no segundo tento, tenha sido Pedro Gil a desviar a bola para a própria baliza. Esse lance espelha alguma da infelicidade que a equipa da casa sentiu ao longo da partida: depois de uma derrota pesada (8-4) em Espinho, em encontro do campeonato nacional, os Dragões viram-se perante a necessidade de “dar a volta” a um adversário forte no contra-ataque.

O guarda-redes Diogo Almeida evitou, numa série de ocasiões, o golo portista, o que aumentou ainda mais a ansiedade da equipa. Ainda assim, Filipe Santos reduziu para 1-2, após assistência de Reinaldo Ventura. O camisola 66 esteve perto do empate no minuto seguinte, mas o intervalo chegaria com o FC Porto em desvantagem. Os dados estatísticos eram então claros sobre o predomínio azul e branco: 42 remates contra 15 do adversário, mas faltava a eficácia.

Já na segunda parte, aos 32 minutos, Tó Silva repôs a vantagem de dois golos da Oliveirense (1-3), na finalização de um contra-ataque em que combinou com André Azevedo. Apenas quatro minutos depois, Reinaldo Ventura concretizou um penálti a castigar falta do guardião Diogo Almeida (2-3). Perto do empate, os Dragões pressionaram, mas seria novamente Tó Silva, em contra-ataque, a alargar a vantagem forasteira, aos 40 minutos.

A partir deste momento, o FC Porto arriscou tudo, alargando a pressão a todo o campo, isto já depois de Edo Bosch defender um livre directo de Tó Silva, aos 41 minutos. A três minutos do fim, Reinaldo Ventura chegou a introduzir a bola na baliza da Oliveirense, na conversão de um livre directo, mas o árbitro mandou repetir. Perdeu-se assim a última oportunidade para os Dragões voltarem à luta pela eliminatória, se bem que Pedro Gil ainda tenha acertado no poste.

No final, o técnico Tó Neves analisou o encontro: “Foi um jogo equilibrado, em que o FC Porto dominou. Fomos penalizados em alguns erros defensivos, por falhas de concretização e uma arbitragem habilidosa. A Oliveirense estudou-nos bem e aproveitou a nossa instabilidade”.

FICHA DE JOGO

FC Porto Império Bonança-Oliveirense, 2-4
Taça de Portugal, 16-avos-de-final
25 de Abril de 2012
Pavilhão Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Luís Peixoto (Lisboa), Paulo Romão (Lisboa) e Fernando Teixeira (Porto)

FC PORTO: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira, Caio, Pedro Gil e Reinaldo Ventura
Jogaram ainda: Filipe Santos (cap.), Tiago Santos, Caio e Gonçalo Suíssas
Treinador: Tó Neves

OLIVEIRENSE: Diogo Almeida (g.r.), Nuno Resende, Tó Silva, André Azevedo e Vítor Pinto
Jogaram ainda: Diogo Silva (cap.)
Treinador: Hélder Pinho

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Tó Silva (2m, 7m, 32m e 40m), Filipe Santos (20m) e Reinaldo Ventura (36m, pen.)
Disciplina: cartão azul para Reinaldo Ventura (7m) e Pedro Gil (41m)



in "fcp.pt"

JUNIORES BATEM SETÚBAL E SOBEM NA CLASSIFICAÇÃO

O FC Porto recebeu e bateu esta quarta-feira o Vitória de Setúbal por 3-2, em jogo da 11.ª jornada do campeonato nacional de juniores.

Com este resultado e aproveitando os empates das equipas que o precedem na classificação, os Dragões subiram à terceira posição, a três pontos da liderança, quando faltam jogar três jornadas.

O jogo começou com o FC Porto ao ataque e Fábio Martins (23 minutos) e Mikel (39) adiantaram os Dragões, com o Setúbal a reduzir ainda antes do intervalo.

Na segunda parte, o FC Porto voltou a dispor de dois golos de vantagem, através de um golo de Tiago Ferreira (58), acabando os vitorianos por reduzirem antes do apito final.

Na próxima jornada, marcada para sábado, o FC Porto recebe no Olival o Sporting, actual segundo classificado, com mais dois pontos do que os Dragões.


in "fcp.pt"

REINALDO VENTURA: “A CONJUGAÇÃO JOGADORES-ADEPTOS É A NOSSA GRANDE FORÇA”

Reinaldo Ventura não gostou do último jogo do FC Porto Império Bonança para o campeonato e está desejoso de voltar a entrar em campo. Por ele, pelo clube e pelos adeptos. Para o 66 dos Dragões, a partida desta quarta-feira contra a Oliveirense (18h00), a contar para a Taça de Portugal, vai servir para regressar aos triunfos e recuperar os níveis de confiança dos decacampeões nacionais.

A Oliveirense é o adversário nestes 16-avos-de-final da Taça de Portugal. Que dificuldades pode esta equipa criar ao FC Porto?
A Oliveirense é um adversário complicado. Estou à espera de um jogo difícil, não só por se tratar da competição que é, na qual uma pequena falha pode custar a passagem à fase seguinte, mas também porque se trata de uma boa equipa, que está a crescer de forma sustentada. A Oliveirense está num bom momento, tem ganho confiança e conseguido bons resultados, enquanto nós vimos de um momento menos bom, de um resultado com que não contávamos. É natural que os nossos níveis de confiança não estejam no auge, mas queremos repô-los com uma vitória neste jogo.

No ano passado foi precisamente a Oliveirense que eliminou o FC Porto da Taça, nas meias-finais…
Sim, todos nos lembramos desse jogo. Mas o ano passado foi o ano passado e agora só pensamos no que está para vir. Queremos ganhar e seguir em frente na Taça, que é mais um dos objectivos da época. Não pensamos neste encontro como um ajuste de contas, mas sabemos que temos a obrigação de vencer, até pelos nossos adeptos. Fomos infelizes no último jogo [derrota no rinque da Académica de Espinho por 8-4], mas sabemos que eles vão cá estar novamente. Contamos com o apoio dos adeptos, que nunca nos faltaram.

O Reinaldo assumiu que os níveis de confiança do FC Porto Império Bonança não estão no auge, mas percebe-se pelo discurso que a motivação continua por lá. De que forma foi gerida a semana de trabalho depois do último resultado?
Foi gerida da forma habitual, com o pensamento no próximo jogo, na próxima vitória. Já nos reunimos, já falamos e já discutimos o que falhou e o que correu mal em Espinho. Todo o grupo se juntou para tentar perceber quais foram os problemas e já os identificamos e resolvemos, em conjunto. Estamos com o moral renovado e queremos voltar ao rinque rapidamente para continuar no caminho habitual, que é o dos triunfos. Queremos vencer a Oliveirense e manter-nos no caminho certo, para voltarmos a festejar com os nossos adeptos no final da temporada.

Espera uma boa casa no Dragão Caixa, até por ser feriado?
Espero ter muito público a puxar por nós, claro. Já o temos dito várias vezes: os adeptos são a nossa força. Para mim, a conjugação jogadores-adeptos é uma das nossas maiores forças e é uma das nossas grandes motivações. Queremos voltar a ganhar, também por eles, e vamos fazê-lo. Entramos sempre para ganhar e os adeptos são parte importante nessa caminhada, pelo apoio e motivação que nos dão a cada jogo.



in "fcp.pt"

"TEMOS QUE GANHAR AMANHÃ"

Depois da injusta derrota em terreno benfiquista, a equipa de Sub19 do FC Porto recuperou o ânimo. Esta quarta-feira (16h00), os portistas recebem o Vitória de Setúbal no CTFD PortoGaia, em jogo da 11.ª jornada da fase de apuramento.

A partida frente ao Benfica foi, aos olhos do treinador, "um jogo bastante importante face à definição dos lugares cimeiros do campeonato". Rui Gomes diz que os Dragões foram impedidos de vencer o jogo. A cinco minutos do final, um penálti e uma expulsão por acumulação de amarelos na equipa azul e branca colocaram o adversário em superioridade.

"Aquele lance podia ter decidido o jogo e o campeonato", defende. "Infelizmente, parece que se quer fazer do campeonato nacional de Sub19 o prémio de consolação da Liga Zon Sagres", lamenta. Agora, "puxar pelo brio e pelo orgulho dos jogadores" é a tarefa que se impõe. "Temos consciência daquilo que perdemos mas temos que ser suficientemente fortes para ganhar", refere.

O encontro frente ao Vitória não vai trazer facilidades aos azuis e brancos. "O Setúbal é uma equipa com qualidade e com bons jogadores. Vão-nos dar que fazer", constata Rui Gomes. No entanto, com garra e dedicação, a esperança é "fazer tombar os pratos da balança" para terreno portista. "Temos que ganhar", conclui o técnico.



in "fcp.pt"

Jackson Martinez mais longe do Dragão

Também apontado como alvo do FC Porto, o avançado Jackson Martinez, porém, já estará prometido ao Liverpool pelo seu atual clube, o Jaguares de Chiapas, do México.

De acordo com notícias avançadas pela Imprensa mexicana, mais precisamente a rádio RCN, o Liverpool já avançou com três dos nove milhões de dólares pretendidos pelos responsáveis do Jaguares para a transferência do jogador.

A confirmar-se a notícia, o FC Porto perderia um dos seus alvos no mercado para a próxima época.


in "abla.pt"

Chuva forte marca treino do dragão

PREPARAÇÃO PARA JOGO COM MARÍTIMO



O plantel do FC Porto voltou a treinar esta quarta-feira para preparar o encontro com o Marítimo da 28.ª jornada da Liga (sábado, às 20 e 15).
A sessão de trabalho orientada por Vítor Pereira, no Olival, ficou marcada pela forte chuva que caiu esta manhã no Porto, mas que não impediu a equipa de treinar.
O técnico pôde contar com todos os jogadores, à exceção de Cristian Rodriguez que já não entra nos planos de Vítor Pereira há algumas semanas. Também Kadú não esteve no treino, autorizado a trabalhar com os sub-19 azuis e brancos.
Para quinta-feira está agendada a conferência de imprensa de Vítor Pereira, sendo que a equipa viajará para a Madeira na sexta.
in "record.pt"

Garantir já os milhões

CHAMPIONS PODE FICAR JÁ ASSEGURADA



O campeonato nacional está na fase de todas as decisões. As últimas 3 jornadas vão definir o campeão, os lugares europeus, as permanências e, consequentemente, as descidas de divisão. Para o FC Porto, em particular, a próxima ronda pode assegurar, desde já, o acesso direto à fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões.
Conforme é de conhecimento público, o campeão e o vice-campeão da Liga Zon Sagres 2011/12 têm a entrada direta na fase de grupos da próxima edição da Liga Milionária e o FC Porto pode assegurar um desses dois primeiros lugares do campeonato já nesta 28.ª jornada. Esse é o desejo de toda a estrutura portista e, por isso, vamos às contas que garantem o passaporte para a referida fase da prova.
Janko prefere festejar em casa
QUER SENTIR FELICIDADE DOS ADEPTOS

Marc Janko tem um lugar de eleição para festejar a eventual conquista do título: o Estádio do Dragão. O avançado, de 28 anos, disse isso mesmo no seu novo blog – alojado em www.marcjanko.com/#/blog –, justificando a sua preferência com a natural presença avassaladora dos sócios azuis e brancos em casa.
“Se tudo correr na perfeição poderemos celebrar no próximo dia 6 de maio. Festejar contra o Sporting seria especial, porque estaríamos com os nossos adeptos”, ressalvou o austríaco, vincando a importância de no último fim de semana o FC Porto ter conseguido “uma importante vitória” para qual, “felizmente”, pôde “contribuir com um golo”.
in "record.pt"

Alex Sandro "reage bem" ao regresso de Álvaro Pereira


Álvaro Pereira ou Alex Sandro, qual dos dois vai jogar na Madeira? Vítor Pereira tem a resposta, mas parece inclinado a fazer regressar o internacional uruguaio para o jogo decisivo na Madeira, apesar do desentendimento público no momento da substituição em Braga.
Alejandro Savich, empresário de Álvaro Pereira, conversou com o defesa-esquerdo na segunda-feira e garante que o problema com o treinador está ultrapassado. "O que aconteceu foi no calor do jogo, mas já passou. O problema com o treinador está resolvido. Como se sabe, o Álvaro Pereira gosta muito do FC Porto, é um trabalhador, e agora quer é ser novamente campeão, até porque ele sabe como isso é importante para o seu currículo", explicou a O JOGO.
Apesar da "longa conversa" que teve com Álvaro Pereira no início desta semana, Alejandro Savich ainda não sabe se o uruguaio regressará à equipa titular no sábado, apesar de garantir que esse também não é um assunto que, neste momento, preocupe em demasia o lateral.
"Como é lógico, todos os jogadores gostam de jogar sempre, mas ele não está preocupado com isso. Falei com ele e disse-me que iam ter um jogo muito importante com o Marítimo. No FC Porto sabem que se vencerem no sábado ficam muito perto do título. Aliás, o Álvaro até me falou que podem festejar a vitória no campeonato em casa, no jogo seguinte com o Sporting. Esse é, neste momento, a sua grande preocupação. Ele só pensa nisso", garantiu.
No outro lado desta história está Alex Sandro que, apesar da boa exibição arrancada frente ao Beira-Mar, deverá regressar ao banco de suplentes na partida frente ao Marítimo. Reinaldo Silva, pai do brasileiro, assegura que isso nem será um problema. "Faz parte do jogo. É mesmo assim. Mas ele é novo e aceita bem o banco, porque sabe que, mais tarde ou mais cedo, o seu momento no clube vai chegar", afirmou a O JOGO.
Reinaldo Silva tem falado regularmente com o filho e esta semana até tiveram mais assunto do que é habitual, tendo em conta a recente titularidade de Alex Sandro no campeonato. "Falei com ele depois do jogo e estava muito bem, muito contente com a sua exibição. Agora não sei se vai jogar no próximo jogo. Nem sei eu, nem ele, pelo menos da última vez que falámos. Mas, como já disse, não será um problema para ele se tiver de voltar ao banco", repetiu, já em tom de resignação.

Um "sem promessa" e o outro na "expectativa"


Alejandro Savich considera "natural" que se fale de uma eventual saída de Álvaro Pereira no final da época, até porque "é algo que acontece sempre que se aproxima a reabertura de mercado", mas também garante que não sabe de nada em concreto. "Sinceramente, ninguém falou comigo ou com o Álvaro sobre esse assunto. Se tem havido conversas, é entre clubes. Connosco ninguém falou." Savich recordou a "proposta do Chelsea" da última época, para dizer que o "clube entendeu que não era suficientemente boa". "O Álvaro percebeu e respeitou a decisão do FC Porto, e nem sequer houve a promessa de que ele poderia sair esta época. Tem contrato até 2016 e sempre mostrou respeito pelas decisões do clube. Vamos ver o que acontece no final do campeonato, mas, como já disse, neste momento ele quer é ganhar o título", afirmou Savich, antes de anunciar uma visita ao Porto para os próximos dias. Álvaro Pereira ainda não sabe se vai sair, mas já há quem esteja a torcer para que isso seja uma realidade. É o caso de Alex Sandro, revelou Reinaldo Silva, o pai do brasileiro. "Ele está na expectativa para saber se o Álvaro Pereira vai sair no final da época. O Alex Sandro, como todos os outros jogadores que têm passado mais tempo no banco, estão à espera de uma oportunidade para começar a jogar com mais regularidade", revelou.


Fernando volta para o momento decisivo


Depois de ter sido utilizado na segunda parte do jogo com o Beira-Mar, Fernando deve agora regressar em definitivo à equipa titular para os três jogos que se seguem no campeonato. Vítor Pereira deverá devolver a titularidade ao brasileiro na visita de sábado à Madeira, tal como aconteceu depois de lhe ter dado a titularidade frente ao Olhanense, após 45 minutos no jogo com o Paços de Ferreira. A história pode agora repetir-se, mesmo que Defour tenha dado uma excelente resposta nos dois jogos que realizou recentemente, sobretudo na deslocação a Braga. Apesar disso, aproxima-se o momento decisivo do campeonato e Vítor Pereira estará inclinado a apresentar aquela que é, na teoria, a melhor equipa que este plantel pode oferecer.

in "ojogo.pt"


Marítimo volta a ser simbólico


O Funchal foi, há pouco menos de um ano, uma escala para Dublin, onde o FC Porto venceria a Liga Europa. Já com o título no bolso, os dragões fecharam o campeonato nos Barreiros com um onze alternativo, mas nem por isso isento de pressão. "Villas-Boas só nos pedia para fazermos história", conta agora Walter, que marcou o último golo da melhor Liga de sempre dos portistas. "Lembro-me bem. Estava a ter continuidade e a ganhar confiança e, no fim, o treinador agradeceu-me pelo golo", recupera, a par da atualidade e do peso que nova deslocação à Madeira pode ter nas contas para o título. "Falei com Hulk e com Fernando depois do jogo com o Beira-Mar, dei-lhes os parabéns, porque a equipa está no seu melhor momento e acho que é impossível que perca o título", avalia à distância.
Walter projeta também uma festa que pode ser especial caso esta se confirme na receção ao Sporting. "Acho que vai ser lindo. Se o Benfica não perder pontos agora e o FC Porto tiver a oportunidade de ser campeão no clássico, de certeza que vai com tudo para cima do Sporting", entusiasma-se, logo metendo um travão na sua própria euforia: "Levantar a taça contra o Sporting sabe melhor, mas primeiro há que pensar no Marítimo. De qualquer forma, acredito que, entre estes próximos dois jogos, vai ficar feito."
O triunfo nos Barreiros pode não ter o simbolismo do da temporada passada, mas praticamente servirá de cadeado num bicampeonato que em finais de janeiro estava à distância de cinco pontos. E isso, diz Walter, distingue o FC Porto da concorrência. "Nos grandes momentos, esta equipa não falha. Sinto-os muito concentrados, muito focados no objetivo", sustenta o avançado cedido ao Cruzeiro, que sabe que a concorrência está à espera de uma escorregadela dos dragões frente aos insulares.
Os portistas só perderam uma vez nas últimas nove deslocações ao terreno do Marítimo e Walter carimbou a última vitória. Contudo, argumenta que, nesta fase, o nome do adversário nem conta. "Só interessa ganhar, seja contra quem for. Há um ano fizemos lá uma festa; é hora de repetir", remata o brasileiro.

in "ojogo.pt"

Tottenham junta-se à corrida a Hulk

Segundo a edição de ontem do "Daily Mail", o Tottenham é um dos clubes na corrida por Hulk, acrescentando o jornal britânico que os spurs estariam na disposição de investir 40 milhões de euros no avançado. Teodoro Fonseca, agente do brasileiro, garante que nenhuma decisão está tomada e que seria precipitada nesta fase, mas não deixa de reconhecer que lhe agrada o futebol inglês. Já Walter, que mantém contacto regular com o Incrível, vê a notícia como natural. "Hulk vai fazer muita falta quando sair, não se encontra jogadores como ele com facilidade. O FC Porto é grande, mas ele tem potencial para Real Madrid, Barcelona ou Chelsea", analisa o avançado e antigo companheiro de equipa.


in "ojogo.pt"

Dragão caminha para rei do milénio nas principais ligas europeias


Se for campeão novamente, o FC Porto ultrapassa o número de títulos nacionais conquistados pelo Lyon, em França, no novo milénio. O facto não parece, por si só, relevante. Mas é. Ao consegui-lo, o clube que domina o futebol português desde a eleição de Pinto da Costa, há 30 anos, passa a deter também o estatuto de clube mais vezes campeão no novo século entre todos aqueles que disputam as principais ligas europeias.
Em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e Holanda, não se encontra nenhum como o dragão. O Manchester United, com seis títulos entre 2000/01 e 2010/11, ainda se aproxima, mas no máximo igualará o Lyon e ficará à distância de um campeonato do FC Porto; isto, claro, se a equipa de Vítor Pereira não vacilar na reta final e confirmar o favoritismo que lhe é atribuído nesta fase. O PSV também conta seis campeonatos, mas só um milagre evitará que este ano se distancie mais um pouco dos seus pares europeus.
O oitavo título de campeão nacional neste período guindará também os dragões a um patamar superior em toda a escala continental. Nos 50 campeonatos da primeira divisão que se disputam, só os da Moldávia, Arménia, Grécia e Dinamarca têm dominadores mais vincados; no caso, Sheriff Tiraspol, Pyunik, Olympiacos e Copenhaga, respetivamente. Os moldavos só perderam um dos 12 campeonatos, incluindo o desta época, que disputaram. O Pyunik conta dez títulos e o Copenhaga leva oito, podendo ampliar para nove nas próximas duas semanas. Oito também já tem o Dínamo de Zagreb, de Tonel, mas porque já é o virtual campeão da época em curso. Com possibilidade de os igualar estão, além dos dragões, o Rosenborg e o BATE Borisov.
Na prática, este registo confirma o FC Porto como um dos clubes mais relevantes do Velho Continente nos últimos anos. E ao contrário do que sucede com as equipas que estão à sua frente, não beneficia de um campeonato fraco. Para a IFFHS, a liga portuguesa foi até a terceira melhor da Europa em 2010/11; e no ranking da UEFA, Portugal aparece como o quinto melhor país na relação dos resultados internacionais dos seus clubes nos últimos cinco anos.

Colossos goleados no número absoluto de troféus


Dos 54 títulos que conta no futebol profissional, Pinto da Costa conquistou 24 no atual século. A prosperidade dos últimos dez anos garante ao FC Porto uma posição única comparativamente com os outros clubes que têm dominado nos respetivos países. Se em relação aos campeonatos conquistados, há quem se aproxime, no somatório de todas as provas ganhas serão precisos anos para que o dragão veja a sua posição de líder europeu perdida; Manchester United (17 troféus), Bayern de Munique (16), Barcelona (15) ou Lyon (14) ainda estão muito distantes.
A título de curiosidade, recorde-se como se dividem estes 24 troféus levantados: sete campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal, sete Supertaças, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental. Só faltou mesmo uma Supertaça Europeia e a Taça da Liga.


3 questões


João Nuno Coelho, Investigador sobre futebol


"Equipa mais reconhecida"


1
Que consequências europeias pode ter, para o FC Porto, o seu domínio em Portugal?

O FC Porto tornou-se na equipa portuguesa mais reconhecida internacionalmente. É uma referência. Do Benfica, que esteve em cinco finais europeias na década de 1960, só os mais velhos se lembram. Daqui a alguns anos, isso vai notar-se no número de adeptos. O FC Porto vai crescer muito e deixar de ter uma dimensão tão localizada.

2
Porque é que o FC Porto está tão à frente dos rivais nos últimos anos?

O clube criou uma cultura de vitória e uma estrutura muito forte, o que acarreta um espírito que ainda sobrevive. Isso foi conseguido com uma geração de jogadores portugueses muito importante. Mesmo que hoje jogue com muitos estrangeiros, ainda sobra muito dessa cultura portuguesa.

3
Desportivamente, que fatores estão na génese de tantas vitórias?

Nas análises estatísticas que fiz ao longo de cinco anos, destaco o seguinte: o FC Porto teve uma capacidade enorme de evitar remates dentro da área, foi sempre a equipa que rematou mais e teve uma elevada percentagem de recuperações de bola no campo adversário. Assim está mais próximo de ganhar.

in "ojogo.pt"