quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dragão caminha para rei do milénio nas principais ligas europeias


Se for campeão novamente, o FC Porto ultrapassa o número de títulos nacionais conquistados pelo Lyon, em França, no novo milénio. O facto não parece, por si só, relevante. Mas é. Ao consegui-lo, o clube que domina o futebol português desde a eleição de Pinto da Costa, há 30 anos, passa a deter também o estatuto de clube mais vezes campeão no novo século entre todos aqueles que disputam as principais ligas europeias.
Em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e Holanda, não se encontra nenhum como o dragão. O Manchester United, com seis títulos entre 2000/01 e 2010/11, ainda se aproxima, mas no máximo igualará o Lyon e ficará à distância de um campeonato do FC Porto; isto, claro, se a equipa de Vítor Pereira não vacilar na reta final e confirmar o favoritismo que lhe é atribuído nesta fase. O PSV também conta seis campeonatos, mas só um milagre evitará que este ano se distancie mais um pouco dos seus pares europeus.
O oitavo título de campeão nacional neste período guindará também os dragões a um patamar superior em toda a escala continental. Nos 50 campeonatos da primeira divisão que se disputam, só os da Moldávia, Arménia, Grécia e Dinamarca têm dominadores mais vincados; no caso, Sheriff Tiraspol, Pyunik, Olympiacos e Copenhaga, respetivamente. Os moldavos só perderam um dos 12 campeonatos, incluindo o desta época, que disputaram. O Pyunik conta dez títulos e o Copenhaga leva oito, podendo ampliar para nove nas próximas duas semanas. Oito também já tem o Dínamo de Zagreb, de Tonel, mas porque já é o virtual campeão da época em curso. Com possibilidade de os igualar estão, além dos dragões, o Rosenborg e o BATE Borisov.
Na prática, este registo confirma o FC Porto como um dos clubes mais relevantes do Velho Continente nos últimos anos. E ao contrário do que sucede com as equipas que estão à sua frente, não beneficia de um campeonato fraco. Para a IFFHS, a liga portuguesa foi até a terceira melhor da Europa em 2010/11; e no ranking da UEFA, Portugal aparece como o quinto melhor país na relação dos resultados internacionais dos seus clubes nos últimos cinco anos.

Colossos goleados no número absoluto de troféus


Dos 54 títulos que conta no futebol profissional, Pinto da Costa conquistou 24 no atual século. A prosperidade dos últimos dez anos garante ao FC Porto uma posição única comparativamente com os outros clubes que têm dominado nos respetivos países. Se em relação aos campeonatos conquistados, há quem se aproxime, no somatório de todas as provas ganhas serão precisos anos para que o dragão veja a sua posição de líder europeu perdida; Manchester United (17 troféus), Bayern de Munique (16), Barcelona (15) ou Lyon (14) ainda estão muito distantes.
A título de curiosidade, recorde-se como se dividem estes 24 troféus levantados: sete campeonatos nacionais, seis Taças de Portugal, sete Supertaças, duas Taça UEFA/Liga Europa, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental. Só faltou mesmo uma Supertaça Europeia e a Taça da Liga.


3 questões


João Nuno Coelho, Investigador sobre futebol


"Equipa mais reconhecida"


1
Que consequências europeias pode ter, para o FC Porto, o seu domínio em Portugal?

O FC Porto tornou-se na equipa portuguesa mais reconhecida internacionalmente. É uma referência. Do Benfica, que esteve em cinco finais europeias na década de 1960, só os mais velhos se lembram. Daqui a alguns anos, isso vai notar-se no número de adeptos. O FC Porto vai crescer muito e deixar de ter uma dimensão tão localizada.

2
Porque é que o FC Porto está tão à frente dos rivais nos últimos anos?

O clube criou uma cultura de vitória e uma estrutura muito forte, o que acarreta um espírito que ainda sobrevive. Isso foi conseguido com uma geração de jogadores portugueses muito importante. Mesmo que hoje jogue com muitos estrangeiros, ainda sobra muito dessa cultura portuguesa.

3
Desportivamente, que fatores estão na génese de tantas vitórias?

Nas análises estatísticas que fiz ao longo de cinco anos, destaco o seguinte: o FC Porto teve uma capacidade enorme de evitar remates dentro da área, foi sempre a equipa que rematou mais e teve uma elevada percentagem de recuperações de bola no campo adversário. Assim está mais próximo de ganhar.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: