terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Morreu Pôncio Monteiro

O antigo vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do FC Porto faleceu esta terça-feira. Estava internado no Hospital de Santo António, no Porto, desde sexta-feira, depois de ter sofrido um AVC.

O antigo dirigente desportivo, que tinha 70 anos, encontrava-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do HSA em estado crítico e com prognóstico reservado.

Pôncio Monteiro já tinha sido submetido a uma operação, em Agosto de 2006, devido a uma lesão muscular intracerebral. 

Para além da sua actividade enquanto dirigente desportivo (era membro do Conselho Superior do FC Porto), Pôncio Monteiro, licenciado em economia, participou ainda em diversos programas de debate sobre futebol em diversos canais de televisão.

O ex-vice-presidente dos dragões e da Federação Portuguesa de Futebol havia sido encontrado inanimado, em casa, na manhã de sexta-feira, e internado de urgência. Esteve na unidade de cuidados intensivos polivalente do Hospital de Santo António, onde viria a falecer.

Ainda na quinta-feira, Pôncio Monteiro, de 70 anos, marcou presença na festa de Natal organizada pelo FC Porto, no Dragão Caixa, onde conviveu com a família portista, que não lhe notou qualquer recaída de saúde, ele que, nos últimos anos, recuperou de graves problemas vasculares.


in "publico.pt"

OURO E MÍNIMO EUROPEU EM MARIBOR


Marta Marinho ganhou o ouro no Meeting de Maribor, que este fim-de-semana se disputou nessa cidade Eslovena, enquanto a júnior de primeiro ano Paula Oliveira, além de conseguir dois pódios, conseguiu um mínimo para os Campeonatos da Europa da categoria.

Marta Marinho venceu os 50 e os 100m costas e ainda os 100m livres, sempre com tempos muito próximos do seu melhor. A jovem Paula Oliveira (14 anos) foi medalha de prata nos 50m e bronze nos 100m bruços, com um tempo que é mínimo para o Europeu Júnior.



in "fcp-pt"

Moutinho agradado com mensagem de confiança de Villas Boas

Oito dias de férias natalícias. É este o período dado pelo FC Porto ao plantel de futebol. O próximo jogo oficial é a 2 de Janeiro de 2011, com o Nacional, no Dragão, às 18h, para a Taça da Liga. Com o novo ano reabre o mercado de Inverno.

André Villas Boas já tornou público que não pretende reforçar o plantel do FC Porto, na reabertura do mercado de transferências, em Janeiro, e essa mensagem deu mais confiança ao grupo.

Esta segunda-feira, à partida para as férias de Natal, João Moutinho confessou que essa demonstração de crença nas capacidades dos jogadores trouxe ainda mais optimismo ao balneário dos "dragões".


"Isso dá confiança a todos. Sabemos que temos um grande grupo e queremos dar continuação ao bom momento. Sabemos o valor que temos e o trabalho que temos vindo a fazer. Queremos dar continuidade a isso já em Janeiro", atirou.

João Moutinho, de resto, olhou para a primeira metade da época 2010/2011 com muito orgulho e perspectiva um regresso em 2011 ao mesmo nível.

"Está à vista de todos. Tivemos bons resultados e é isso que queremos. Vamos ter agora um período para descansar, recarregar baterias e começar o próximo ano em grande", assegurou.

in "rr.pt"

Villas-Boas nas especulações do Liverpool

Depois de ter sido associado ao Inter de Milão, André Villas-Boas voltou a ver o nome envolvido nas especulações que se fazem à volta de outro gigante europeu. Segundo informações provenientes de Liverpool, e insistentemente difundidas pelo Kop Talk, canal de acompanhamento permanente do clube de Anfield, o nome de Villas-Boas estaria "muito bem cotado" para substituir Roy Hodgson. A decepcionante carreira do Liverpool, clube onde joga Raul Meireles, tem levado a frequentes notícias sobre mudanças no comando técnico.

in "ojogo.pt"

Dois casamentos e um passeio

Há dois jogadores do FC Porto que se preparam para passar um Natal diferente do habitual. James e Walter vão aproveitar este período de férias para... casar. O colombiano tem a festa marcada precisamente para o dia 24, enquanto o brasileiro dará o nó no dia anterior. Ontem, também partiram para os respectivos países Hulk, Fucile, Souza, Álvaro Pereira, Rolando, Guarín, Otamendi e Belluschi, enquanto Rúben Micael viajou para a Madeira. Falcao, no entanto, optou por utilizar estes dias de descanso num passeio mais curto, até à capital italiana, Roma, enquanto os lesionados Fernando e Cristián Rodríguez aproveitaram a ausência na partida frente ao Paços de Ferreira para viajar na véspera. O regresso ao trabalho está agora agendado para dia 28.


in "ojogo.pt"

Pinto da Costa: "Contra Jesus? Sou católico"

Presente no jantar de Natal da comissão de apoio à sua recandidatura, que decorreu na sede do clube, Pinto da Costa aproveitou a ocasião para fazer um balanço da época, para já totalmente favorável à equipa de André Villas-Boas. E foi o treinador que mereceu as primeiras palavras do presidente portista. "Tinha a expectativa de que [André Villas-Boas] ia fazer um trabalho meritório. Não foi uma aposta minha porque me deu qualquer coisa na cabeça. Foi algo bem pensado. Conhecia-o bem e sabia do seu valor e ambição. Entendi que era necessário dar um safanão em toda a estrutura, e ele era a pessoa indicada. Estava certo."

Satisfeito com o facto de o FC Porto ser a única equipa "que ainda não perdeu", tanto nas provas nacionais como internacionais, Pinto da Costa lembrou que "um dos rivais já perdeu sete ou oito vezes e o outro nove". Ainda assim, não embarca na onda de contestação a Jorge Jesus; pelo contrário. "Sou católico, por isso nunca posso ver com bons olhos manifestações contra Jesus, ainda mais em época natalícia. O Benfica tem a sorte de ter um grande treinador. Se não tivesse personalidade e se não soubesse o que está a fazer, a esta hora o Roberto já tinha sido recambiado. Ninguém vai ter coragem de tocar no Jorge Jesus, porque todos sabem que é um grande treinador e que não foi ele que vendeu o Di María ou o Ramires."

Voltando ao FC Porto, Pinto da Costa garante que, "dos jogadores que são mais utilizados, não sai ninguém", abrindo apenas a porta a jovens como Ukra ou Castro. "Têm sido muito assediados para serem emprestados. O James não se inclui nesse lote." Entradas é que não estão previstas. "Não vejo ninguém com capacidade para tirar o lugar aos nossos jogadores. Não é nossa intenção reforçarmo-nos."

"Ficam efusivos por estarem 24 horas a 5 pontos"

Devolvida a vantagem de oito pontos em relação ao Benfica, o presidente do FC Porto foi irónico ao comentar a distância para o rival encarnado. "Gosto de jogar depois dos outros, porque assim ficam todos efusivos. Durante 24 horas ficam só a cinco pontos do FC Porto, o que é um feito notável. Mas quando acaba a jornada, a alegria é do FC Porto, que mantém a vantagem de oito pontos", afirmou à Rádio Renascença.Dizendo que a luta do FC Porto "é uma cruzada pelo bom futebol e pelo espectáculo", deixou no ar mais críticas. "Vamos deixando os adversários a morderem-se de inveja e a inventar questões para disfarçar os seus insucessos.Deixo-os a falar sozinhos. Mas o futebol português não me preocupa muito. Eu sou apenas presidente do FC Porto, e é a isso que me dedico. Há tantos inteligentes no futebol, como naqueles programas semanais... Nem sei como cabe tanta inteligência em ecrãs tão pequenos." Com a liderança no campeonato, o FC Porto luta em várias frentes, mas Pinto da Costa prefere não se dar como vencedor antecipado. "Não posso dizer que penso vencer todas as provas nem que não venceremos nenhuma. Vamos procurar ganhar todas, pensando só em vencer o jogo seguinte".

in "ojogo.pt"