domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Djalma já confirmou"

À falta de Djalma, foi Pedro Martins, treinador do Marítimo, quem carimbou formalmente a notícia avançada por O JOGO. "Sim, Djalma já me confirmou que vai para o FC Porto", disse o treinador, sem reservas, na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo com o Braga. Pedro Martins, que tinha confrontado o jogador com a informação assim que tomou conhecimento, entendeu não haver motivos para alterar os planos: tal como estava previsto, e apesar de a mudança lhe ter sido confirmada, o avançado acabou mesmo por ser titular, num jogo que os madeirenses perderam.
No final, Djalma geriu como pôde a notícia da transferência a custo zero. "Sobre isso não falo", avisou, em declarações à Sport TV, mantendo a mesma resposta quando foi convidado a explicar a recusa em mudar-se para o Sporting em Janeiro.

Já com contrato assinado para as próximas cinco temporadas, e com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o internacional angolano sabia que seria alvo inevitável de atenções e foi aconselhado a manter-se em silêncio nos próximos tempos, de forma a cumprir sem sobressaltos os pouco mais de quatro meses de contrato que o prendem ao Marítimo.

Curiosamente, Djalma cruzou-se ontem em campo com Lima, e o destino de ambos andou entrelaçado nos rumores que se seguiram à notícia divulgada por O JOGO. De acordo com esses rumores, o angolano poderia ser envolvido num futuro entendimento entre FC Porto e Braga para facilitar a contratação de Lima. Esse cenário, pelo menos no que toca à parte de Djalma estar em trânsito para o Minho, não está nos planos portistas, que pretendem integrar o jogador no plantel. Aliás, e ainda que seja incontornável ver neste golpe de mercado dos dragões um ataque ao Marítimo, com quem têm desentendimentos públicos por causa de Kléber, a verdade é que Djalma já tinha sido alvo de cobiça em tempos mais pacíficos entre os dois clubes.

Extremo com poder de fogo junto das balizas

Depois de ter representado clubes como Alverca, Loures e Estoril, Djalma fez o último ano da formação já no Marítimo, nos juniores. Deu tanto nas vistas que na mesma época representou a equipa B dos insulares na II Divisão e, na parte final do campeonato, estreou-se mesmo na equipa principal. Desde aí foi cimentando um lugar no ataque da equipa madeirense, merecendo a confiança dos vários treinadores (Carvalhal, Van der Gaag e Pedro Martins, por exemplo) e deixando à mostra uma veia goleadora interessante (ver quadro ao lado). O melhor registo surge nas épocas de 2008/09 e 2009/10, com seis golos em cada, ultrapassando na temporada passada a barreira dos dois mil minutos de utilização no campeonato. Djalma tanto pode jogar na direita como na esquerda do ataque. Esta época, o internacional angolano, de 23 anos, ainda não marcou qualquer golo nos 1365 minutos de utilização, repartidos por duas dezenas de jogos, 16 deles a titular.

CINCO ÉPOCAS A SUBIR

Época Jogos Minutos Golos Titular
2006/07 1 12' 0 0
2007/08 17 806' 2 8
2008/09 28 1689' 6 18
2009/10 28 2012' 6 24
2010/11 20 1365' 0 16*

in "ojogo.pt"

"Iturbe marcou um golaço"

Brasil-Argentina ou Neymar-Iturbe? As coisas estão mais ou menos assim na antevisão do grande jogo do sul-americano de sub-20, agendado para a madrugada desta segunda-feira. Ney Franco, seleccionador brasileiro, ajudou a massajar o ego do portista, fazendo uma vénia ao golo marcado ao Chile. "Foi um golaço", elogiou Franco, rendido à corrida de quase 40 metros, dois dribles e remate de pé direito de Iturbe. "É um jogador que desequilibra. Temos de ser cuidadosos", disse. "Respeitamos muito a escola argentina, que, juntamente com a brasileira, é das que mais jogadores formam", acrescentou.

Na contagem decrescente para o grande duelo sul-americano, misturado com uma pitada de rivalidade, os meios de comunicação social brasileiros elegeram Iturbe como alvo prioritário de atenção. A comparação (pesada, pesada...) com Messi colou, fazendo do futuro portista o contraponto ao brilho de Neymar. O "Globoesporte" contava ontem que estava difícil chegar a Iturbe, com quem todos querem falar. "Ele falou na quinta-feira. Seria bom que ele falasse antes do jogo contra o Brasil, não é? Mas não vai dar. Só falará na segunda-feira - explicou o assessor da selecção, Ricardo Ruiz", escrevia o jornal brasileiro, que dava conta do frenesim à volta do jogador.

Iturbe era, de resto, uma das dúvidas quanto ao onze que enfrentará os brasileiros. O portista marcou dois golos saltando do banco, mas não estava descartada a hipótese de voltar à titularidade na equipa de Walter Perazzo.

in "ojogo.pt"

Walter não é opção

Um dia depois de ter recebido um voto de confiança do treinador, Walter volta a ficar de fora da convocatória. Pelo segundo jogo seguido, o brasileiro não tem qualquer papel activo reservado na equipa pelo que será espectador atento, na bancada do Dragão, das movimentações dos companheiros contra o Rio Ave.

Mesmo com Falcao fora de combate, conforme O JOGO avançou na edição de sexta-feira, notícia que Villas-Boas confirmou na antevisão do encontro - o técnico decidiu prescindir de Walter, voltando a não ter qualquer ponta-de-lança no banco de suplentes. Isto porque, como era de esperar, Hulk - o melhor marcador da equipa e do campeonato - volta a ser o eleito para actuar no centro do ataque, com Varelas e James a dar profundidade nas alas.

Mesmo que Villas-Boas mantenha a confiança neste reforço, por quem o FC Porto pagou seis milhões de euros ao Internacional de Porto Alegre por 75 por cento do passe, a verdade é que Walter não conta para um jogo do campeonato pela terceira vez. Se somarmos todas as provas sobe para sete as vezes em que ficou de fora dos eleitos. Mesmo apresentando uma interessante eficácia sempre que joga - só Hulk tem melhor no plantel - o Bigorna ainda não convenceu a plateia azul e branca e, pelos vistos, também não trabalhou o suficiente ao longo desta semana para reconquistar créditos junto de Villas-Boas.

in "ojogo.pt"

Rúben salta para o onze

Villas-Boas já escolheu: Rúben Micael será o substituto de Belluschi no onze do FC Porto contra o Rio Ave e Guarín fica no banco. El Samurai está castigado - acumulou cinco cartões amarelos e vai falhar apenas o segundo jogo na Liga ZON Sagres -, deixando uma vaga na equipa que será, novamente, ocupada pelo madeirense. É que Rúben também foi o eleito para actuar ao lado de João Moutinho na recepção ao União de Leiria em que o argentino não jogou. Aí, por opção técnica uma vez que esteve no banco de suplentes. Aliás, o trio do meio-campo vai ser o mesmo que esteve na goleada por 5-1 aos leirienses.

Rúben Micael volta, assim, à titularidade no campeonato quase três meses depois de ter participado no triunfo diante do Portimonense. A época não tem corrido de feição ao madeirense, quase sempre na sombra de Belluschi, contudo os números provam que tem feito por agarrar as oportunidades: leva três golos e oito assistências em 23 jogos, apenas 12 na condição de titular.

As mudanças em relação ao clássico não se ficam por aqui. Villas-Boas vai, também, trocar um dos centrais. Maicon voltou a falhar num jogo grande e será relegado para o banco de suplentes, sendo rendido por Otamendi. Rolando continua na equipa, assim como os restantes elementos do quarteto defensivo.

Sobre o meio-campo já se falou, restando dizer que o ataque deve ser o único sector a manter-se imutável. Varela e Hulk, pelo menos, parecem intocáveis. James não esteve muito bem contra os rivais da Luz, mas não deve ser suficiente para perder o lugar na equipa. Em todo o caso, Cristián Rodríguez, que fez a segunda parte no clássico, estará na expectativa.

Sereno continua à esquerda

Sereno recebeu elogios de Villas-Boas pelas prestações em Barcelos e no clássico com o Benfica. Adaptado a lateral-esquerdo para colmatar as ausências de Álvaro Pereira e Rafa, o central vai fazer o terceiro jogo consecutivo pelo FC Porto, o que é uma novidade absoluta. Quer isto dizer que Fucile, que desta vez está na lista de 18 convocados, terá de se contentar com o banco de suplentes. Mesmo depois da explicação pública sobre o caso das declarações no Facebook.

Hulk em perigo amarelo para deslocação a Braga

Hulk está à bica e corre o risco de falhar o segundo jogo da época no campeonato - o outro foi com o Beira-Mar na segunda jornada devido a um drama familiar - se vir um amarelo esta tarde/noite contra o Rio Ave. Se for admoestado, o Incrível não poderá defrontar o Braga na ronda seguinte, numa deslocação sempre complicada para os azuis e brancos. Ainda mais se não puderem contar com o seu principal goleador. Refira-se ainda que Hulk tem "aguentado" sem ver o quinto amarelo há seis jornadas: o último que viu foi em Alvalade a 27 de Novembro.

Além de Hulk, também Guarín, Helton e Álvaro Pereira estão a um cartão de completar a série de cinco. Porém, o lateral-esquerdo está lesionado e, por isso, livre de perigo enquanto o médio colombiano vai para o banco e não é certo que seja utilizado. Sendo assim. Helton é o outro jogador que tem de ter cuidado com os cartões na partida com o Rio Ave.

in "ojogo.pt"

Diamante à solta

DJALMA FOI NAMORADO PELO SPORTING


Depois de Quinzinho (24 jogos, 8 golos), o FC Porto está de regresso a Angola. Djalma é finalmente dragão, tendo assinado um contrato válido por cinco épocas. Confirma-se assim o que escrevemos no final de janeiro, quando foi público o interesse do Sporting, que não cuidou que o extremo estava, há muito, encaminhado para a Invicta.
O namoro é antigo e o casamento, tantas vezes adiado, concretiza-se agora, por muito que se especule sobre um possível empréstimo ao Sp. Braga na próxima temporada. Hipóteses à parte, Djalma está amarrado e o FC Porto chegou-se à frente (contrato vale mais de 2,5 milhões de euros ao jogador) para garantir o filho de Abel Campos, antiga glória do Benfica. O avançado também passou pela Luz, mas sem sucesso, acabando por se destacar no Alverca, onde coincidiu com o portista Miguel Lopes.
in "record.pt"

Hulk escreve história com a Pena de Derlei

INCRÍVEL MARCA HÁ 6 JOGOS CONSECUTIVOS


A época de Hulk está a ser incrível a todos os níveis, mas é na Liga que o esquerdino mais se tem evidenciado. O internacional brasileiro carrega o líder às costas e soma golos atrás de golos, mantendo-se de forma destacada no topo da lista dos melhores marcadores.
O desejo de ser o artilheiro do campeonato já foi assumido pelo futebolista, mas entretanto há outras marcas internas que pode ultrapassar. Hulk fatura há 6 jogos consecutivos na Liga e está a apenas 1 de superar Derlei nesse particular. Ou seja, se marcar, esta tarde, frente ao Rio Ave, então ficará apenas com o registo de Pena por ultrapassar, passando depois a ser o detentor da melhor marca do clube no novo milénio.
in "record.pt"

F.C. Porto-Rio Ave (antevisão): está tudo bem, ou não?

Azuis e brancos partem obrigados a ganhar, garante Villas-Boas


A conclusão não é nossa, é de Villas-Boas. «Se não vencermos o Rio Ave, algo vai mal», disse o treinador. Ora nesse sentido, e depois da derrota a meio da semana com o Benfica, depois também de nova exclusão de Walter dos convocados, aí está o exame final para saber se está tudo bem no Dragão, ou não...

O jogo realiza-se neste domingo, no Dragão, e começa pelas 18.15 horas. «Nós na adversidade somos mais exigentes. Queremos regressar às vitórias, que é o que tem acontecido quando acontecem derrotas que custam, como o ano passado com o Arsenal. Agora queremos dar um sinal forte com o Rio Ave.»

Lançados assim os dados, não resta ao F.C. Porto outra coisa se não ganhar. Ainda sem Falcao, que se mantém lesionado, também sem Walter, que voltou a ficar de fora dos convocados por opção, os azuis e brancos partem para dentro de campo sem nenhum ponta-de-lança de raiz, e com Hulk a jogar no centro.

As maiores curiosidades estão, por isso, em saber se Villas-Boas volta a colocar Sereno na esquerda (ou devolve o lugar a Fucile, que foi notícia a meio da semana por ter ficado de fora do jogo com o Benfica) e por saber também se depois da pobre exibição no clássico James consegue manter o lugar na esquerda.

Certo, certo é que Belluschi está castigado e cede o lugar a Guarín. Provavelmente também Otamendi regressa ao onze no lugar de Maicon. «Com o Benfica foi uma derrota importante, porque não gostamos de perder em casa, mas não é isso que vai abalar o nosso percurso. Estamos intactos», disse Villas-Boas.

O discurso do treinador portista encontra eco, de resto, em Carlos Brito. «É um erro pensar que o FC Porto está mais frágil devido à última derrota com o Benfica. Pelo contrário. A partida para o Rio Ave tornou-se ainda mais difícil, porque é complicado uma equipa grande perder duas vezes consecutivas», disse.


Carlos Brito, de resto, está de volta ao banco após cumprir castigo, mas não leva com ele os dois reforços mais sonantes de Inverno: Ricardo Fernandes e Lionn. Ao contrário do jovem Júlio Alves, irmão de Bruno Alves, esse sim convocado e pronto para fazer a estreia no Dragão, casa do clube que representou nos juniores. 

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Sereno; Fernando, Guarín e João Moutinho; Varela, Hulk e Rodriguez.
Suplentes: Beto, Fucile, Maicon, Souza, Rúben Micael, Mariano Gonzalez e James Rodríguez.

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Gaspar, Jeferson e Tiago Pinto; Ricardo Chaves, Wires e Vítor Gomes; Bruno Gama, João Tomás e Saulo.
Suplentes: Mário Felgueiras, Milhazes, Éder, Tarantini, Braga, Júlio Alves, Sidnei, Cícero e Yazalde.

in "maisfutebol.iol.pt"