domingo, 6 de fevereiro de 2011

"Djalma já confirmou"

À falta de Djalma, foi Pedro Martins, treinador do Marítimo, quem carimbou formalmente a notícia avançada por O JOGO. "Sim, Djalma já me confirmou que vai para o FC Porto", disse o treinador, sem reservas, na conferência de Imprensa que se seguiu ao jogo com o Braga. Pedro Martins, que tinha confrontado o jogador com a informação assim que tomou conhecimento, entendeu não haver motivos para alterar os planos: tal como estava previsto, e apesar de a mudança lhe ter sido confirmada, o avançado acabou mesmo por ser titular, num jogo que os madeirenses perderam.
No final, Djalma geriu como pôde a notícia da transferência a custo zero. "Sobre isso não falo", avisou, em declarações à Sport TV, mantendo a mesma resposta quando foi convidado a explicar a recusa em mudar-se para o Sporting em Janeiro.

Já com contrato assinado para as próximas cinco temporadas, e com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros, o internacional angolano sabia que seria alvo inevitável de atenções e foi aconselhado a manter-se em silêncio nos próximos tempos, de forma a cumprir sem sobressaltos os pouco mais de quatro meses de contrato que o prendem ao Marítimo.

Curiosamente, Djalma cruzou-se ontem em campo com Lima, e o destino de ambos andou entrelaçado nos rumores que se seguiram à notícia divulgada por O JOGO. De acordo com esses rumores, o angolano poderia ser envolvido num futuro entendimento entre FC Porto e Braga para facilitar a contratação de Lima. Esse cenário, pelo menos no que toca à parte de Djalma estar em trânsito para o Minho, não está nos planos portistas, que pretendem integrar o jogador no plantel. Aliás, e ainda que seja incontornável ver neste golpe de mercado dos dragões um ataque ao Marítimo, com quem têm desentendimentos públicos por causa de Kléber, a verdade é que Djalma já tinha sido alvo de cobiça em tempos mais pacíficos entre os dois clubes.

Extremo com poder de fogo junto das balizas

Depois de ter representado clubes como Alverca, Loures e Estoril, Djalma fez o último ano da formação já no Marítimo, nos juniores. Deu tanto nas vistas que na mesma época representou a equipa B dos insulares na II Divisão e, na parte final do campeonato, estreou-se mesmo na equipa principal. Desde aí foi cimentando um lugar no ataque da equipa madeirense, merecendo a confiança dos vários treinadores (Carvalhal, Van der Gaag e Pedro Martins, por exemplo) e deixando à mostra uma veia goleadora interessante (ver quadro ao lado). O melhor registo surge nas épocas de 2008/09 e 2009/10, com seis golos em cada, ultrapassando na temporada passada a barreira dos dois mil minutos de utilização no campeonato. Djalma tanto pode jogar na direita como na esquerda do ataque. Esta época, o internacional angolano, de 23 anos, ainda não marcou qualquer golo nos 1365 minutos de utilização, repartidos por duas dezenas de jogos, 16 deles a titular.

CINCO ÉPOCAS A SUBIR

Época Jogos Minutos Golos Titular
2006/07 1 12' 0 0
2007/08 17 806' 2 8
2008/09 28 1689' 6 18
2009/10 28 2012' 6 24
2010/11 20 1365' 0 16*

in "ojogo.pt"

Sem comentários: