quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FC Porto: o calendário dos jogos da Liga dos Campoeões

O FC Porto já conhece o calendário de jogos da Liga dos Campeões 2013/14. 

Os portistas começam precisamente na cidade em que se sagraram campeões
europeus pela primeira vez. A 18 de setembro visitam o terreno do Áustria Viena.

Segue-se a receção ao Atlético Madrid, a 1 de outubro, e depois o possível reencontro com Hulk: o Zenit visita o Dragão a 22 de outubro.

A segunda volta começa com a ida a São Petersburgo (6 novembro), a 26 do mesmo mês o FC Porto recebe o Áustria Viena e, por fim, o último jogo da fase de grupos é com o Atl. Madrid, na capital espanhola, a 11 de dezembro. 

Liga dos Campeões: Áustria, talismã do FC Porto e não só

Apenas um confronto com os dragões, no ano da conquista da Taça UEFA. Benfica e Nacional também têm boas memórias

 O Áustria Viena, adversário dos dragões na Champions, é uma equipa talismã tanto para o FC Porto como para o próprio futebol português. O único embate oficial com os dragões remonta à temporada 2002/03, na Taça UEFA, e traduziu-se em dupla vitória portista, então com José Mourinho nos comandos. Em Viena, um golo de Derlei abriu caminho ao apuramento, confirmado depois, nas Antas, por Derlei e Postiga. Esse foi a segunda eliminatória de uma caminhada que culminou com a vitória em Sevilha, sobre o Celtic (3-2, após prolongamento).


Esse não foi o único troféu europeu do futebol português com passagem por Viena, como se sabe: o FC Porto conquistou na capital austríaca a sua primeira Taça dos Campeões, em 1987. E na caminhada para a Liga Europa ganha em 2010/11, o FC Porto eliminou o rival do Áustria, o Rapid, na fase de grupos, com dupla vitória (3-0 e 3-1). 


Os dois rivais austríacos também figuram no mapa europeu do Benfica campeão europeu, que em 1960/61 afastou o Rapid nas meias finais da Taça dos Campeões, e no ano seguinte deixou este mesmo Áustria Viena pelo caminho, com vitória por 5-1 na Luz e empate 1-1 em Viena. 


O Benfica voltaria a cruzar-se com o Áustria Viena na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2006/07, e voltou a dar-se bem: vitória por 3-0 na Luz, depois do empate (1-1) em Viena, com golo de calcanhar de Nuno Gomes.


Finalmente, a terceira equipa portuguesa a medir forças com o Áustria Viena, foi o Nacional, que em 2009/10 goleou os austríacos na Madeira (5-1) depois de um empate em Viena (1-1).
Tudo somado, eis o saldo dos portugueses com o Áustria de Viena:


FC Porto
2002/03 (T. UEFA, 32 avos)
1-0 (F)
2-0(C)
Benfica
2006/07 L. Campeões, play-off
1-1 (F)
3-0 (C)
1961/62 T. Campeões, 16 avos
1-1 (F)
5-1 (C)
Nacional
2009/10 (L. Europa, fase de grupos)
1-1 (F)
5-1 (C)
Total: 8 jogos, 5 vitórias, 3 empates (19-5)

«Grupo do FC Porto tem grau de exigência elevado»

Fernando Gomes lembra curiosidade dos três adversários que o sorteio da Liga dos Campeões colocou no caminho do campeão

 Fernando Gomes, o representante do FC Porto no sorteio da Liga dos Campeões, reagiu ao sorteio que colocou Zenit, At. Madrid e Austria Viena no caminho dos portistas com prudência.

«É um grupo que tem algumas curiosidades: jogamos contra o Austria Viena, numa cidade que nos traz grandes recordações, com o Zenit, onde atua o Hulk, de quem gostamos muito e que é um fantástico jogador, e por fim defrontamos o Atlético de Madrid que temos defrontado várias vezes nestes últimos anos», disse o diretor portista. 

«O objectivo imediato é, sem dúvida, passar a fase de grupos. Depois iremos pensar no futuro», acrescentou, ele que avisa que se trata de «um grupo com um grau de exigência elevado». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Josué nas escolhas de Paulo Bento

O médio do FC Porto tem oportunidade de se estrear pela selecção principal. Antunes e Hugo Almeida regressam à lista. Na agenda jogo a sério com a Irlanda do Norte e um particular com o Brasil.

Paulo Bento divulgou hoje a convocatória para o encontro com a Irlanda do Norte, a contar para a fase de qualificação para o Mundial 2014, e há quatro nomes que se destacam: Josué, André Martins, Antunes e Hugo Almeida.

Os dois médios foram repescados para a última convocatória e agora entram na lista inicial do seleccionador. Quanto ao defesa do Málaga e ao avançado do Besiktas, estão de regresso às opções, depois de terem sido preteridos para o particular com a Holanda.

Dos 23 convocados apenas Josué nunca representou a selecção principal. O médio portista, de 22 anos, procura oportunidade em Belfast, ou nos Estados Unidos, no encontro de preparação com o Brasil.

Sílvio, Custódio, Silvestre Varela e Nélson Oliveira, que fizeram parte das escolhas iniciais para o desafio com a Holanda, não entram na lista, desta vez. Paulo Machado, Bruno Gama e Pizzi, que foram repescados para a última convocatória, também ficam fora dos dois próximos desafios da selecção.

Portugal joga com a Irlanda do Norte, em Belfast, a 6 de Setembro, e defronta o Brasil, em Boston, no dia 10 de Setembro.

Lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Eduardo

Defesas: Bruno Alves, Coentrão, João Pereira, Pepe, Neto, Ricardo Costa e Antunes;

Médios: André Martins, Josué, Moutinho, Raul Meireles, Miguel Veloso, Rúben Amorim e Rúben Micael;

Avançados: Vieirinha, Ronaldo, Danny, Hugo Almeida, Postiga e Nani

in "rr.pt"

Sereno reforça Kayserispor

O defesa-central Sereno rescindiu o contrato e vai jogar na Turquia ao serviço do Kayserispor, numa transferência onde o FC Porto vai receber cerce de um milhão de euros e fica com quase metade do passe.

Sereno já está a viajar para a Turquia, onde irá assinar por três temporadas pelo Kayserispor, tendo o FC Porto resolvido mais uma situação apostando no campeonato turco, visto que emprestou o médio Castro ao Kasimpasa.

O Kayserispor tem hipóteses de jogar na Liga Europa por causa do castigo do Fenerbahce.

in "abola.pt"

Abdoulaye deve ser emprestado

Aston Villa, Southampton e Nice são os mais recentes clubes a serem noticiados como candidatos ao empréstimo de Abdoulaye. Internacional senegalês, de 22 anos, vinculado ao FC Porto até 2016 (renovou em 2012 por mais quatro anos) e com cláusula de rescisão de 40 milhões de euros que mesmo com poucas oportunidades de jogar tem vasto e interessante mercado desde a abertura da janela de transferências de verão. Aliás, salvaguardando os casos de Otamendi e Mangala, é mesmo o único do setor a receber tantas propostas para sair.

Desde 2008 no FC Porto, ainda na categoria júnior, Abdoulaye poderá é não ficar tão satisfeito quanto isso por ter tanto mercado. O que não deixará de se estranhar, mas que tem toda a razão de ser, fora da corrida que ficará por um lugar no eixo central da defesa portista se entretanto - em janeiro, no final da época ou até... segunda-feira - um dos donos do lugar, Otamendi ou Mangala, for negociado.

Para a SAD azul e branca não poderia vir mais a propósito este aumento de candidatos para o seu jogador, pois resolverá de vez a questão dos centrais excedentários. E neste caso Abdoulaye será mesmo a unidade que sobra, já que Maicon é neste momento o número três da hierarquia e não será de todo aconselhável rodar fora, e Diego Reyes, jovem de elevado potencial que custou ao todo 9,1 milhões de euros ao FC Porto.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, os dragões só estarão na disposição de ceder por empréstimo Abdoulaye e por valores a rondarem os 460 mil euros. Aston Villa e Southampton, ambos da Premier League, perfilam-se como duas fortes alternativas para o defesa. Nalguma imprensa francesa é o Nice que tem o senegalês na sua lista de prioridades.

Em qualquer dos casos, e por que os azuis e brancos depositam legítimas esperanças em Abdoulaye, só é equacionado o seu empréstimo, por uma temporada. Cedência que se pode precipitar a qualquer momento e só estará nesta altura condicionada ou mesmo suspensa por os portistas não poderem ter certeza nenhuma sobre a continuidade de Mangala ou Otamendi nas suas fileiras, à mercê que estão das regras do mercado. Os valores por qualquer dos jogadores são altíssimos, com cláusula de rescisão, respetivamente, de 30 e 50 milhões de euros, nem por isso é descartada a hipótese de surgir até segunda-feira uma oferta que obrigue a SAD portista a negociar um dos seus titulares.

in "abola.pt"

Defour chamado à seleção belga

O médio portista Steven Defour é um dos 24 jogadores chamados pelo selecionador Marc Wilmots para a deslocação da Bélgica à Escócia, dia 6 de setembro (sexta-feira), a contar para a qualificação do Mundial’2014.

A grande surpresa dos convocados belgas é a inclusão do jovem atacante Zakaria Bakkali do PSV. A mais recente promessa do clube holandês pode assim estrear-se pela Bélgica, numa altura em que também poderia ter optado pela seleção marroquina.

Esta é a segunda vez que Bakkali é chamado por Wilmots, uma vez que já havia sido convocado para um particular frente à França, mas acabou por se lesionar na véspera do jogo e abandonar a equipa.

Os defesas Kompany (Man. City) e Vermaelen (Arsenal) estão lesionados e são as grandes ausências da equipa belga para a partida de Glasgow.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Koen Casteels (Hoffenheim), Thibaut Courtois (Atlético Madrid) e Simon Mignolet (Liverpool);

Defesas: Toby Alderweireld (Ajax), Laurent Ciman (St. Liège), Guillaume Gillet (Anderlecht), Nicolas Lombaerts (Zenit), Sébastien Pocognoli (Hannover 96), Daniel Van Buyten (Bayern Munique), Jelle Van Damme (St. Liège) e Jan Vertonghen (Tottenham);

Médios: Nacer Chadli (Tottenham), Steven Defour (FC Porto), Moussa Dembélé (Tottenham), Marouane Fellaini (Everton), Timmy Simons (Club Brugge) e Axel Witsel (Zenit);

Avançados: Zakaria Bakkali (PSV), Christian Benteke (Aston Villa), Kevin De Bruyne (Chelsea), Eden Hazard (Chelsea), Romelu Lukaku (Chelsea), Dries Mertens (Nápoles) e Kevin Mirallas (Everton).


Mangala convocado por Deschamps
Central chamado à seleção francesa
 
 O defesa central Mangala foi esta quinta-feira convocado pelo selecionador Didier Deschamps para os próximos dois jogos da seleção francesa, integrados na qualificação para o Mundial do Brasil'2014.

Mangala integra uma lista de convocados com 25 nomes, tendo em vista os jogos de qualificação da França na Geórgia, a 6 de setembro, e na Bielorrússia, a 10.

A França ocupa a segunda posição do Grupo 1 de qualificação europeia, com 10 pontos em cinco jogos, referentes a três vitórias, um empate e uma derrota (8-4, em golos), a um ponto da Espanha (1.ª).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Mickaël Landreau (Bastia), Hugo Lloris (Tottenham/Inglaterra) e Steve Mandanda (Marselha);

Defesas: Eric Abidal (Monaco), Gaël Clichy (Manchester City/Inglaterra), Mathieu Debuchy (Newcastle/Inglaterra), Patrice Evra (Manchester United/Inglaterra), Laurent Koscielny (Arsenal/Inglaterra), Eliaquim Mangala (FC Porto/Portugal), Adil Rami (Valencia/Espanha) e Bacary Sagna (Arsenal/Inglaterra);

Médios: Etienne Capoue (Tottenham/Inglaterra), Clément Grenier (Lyon), Josuha Guilavogui (Saint-Étienne), Geoffrey Kondogbia (Sevilha/Espanha), Blaise Matuidi (Paris Saint-Germain), Paul Pogba (Juventus/Itália) e Moussa Sissoko (Newcastle/Inglaterra);

Avançados: Karim Benzema (Real Madrid/Espanha), André-Pierre Gignac (Marselha), Olivier Giroud (Arsenal/Inglaterra), Samir Nasri (Manchester City/Inglaterra), Dimitri Payet (Marselha), Franck Ribéry (Bayern Munique/Alemanha) e Mathieu Valbuena (Marselha).

in "record.pt"
há quatro meses fora das escolhas iniciais

A única mexida que Paulo Fonseca será obrigado a fazer na defesa aponta ao eixo, já que Eliaquim Mangala não vai recuperar a tempo de defrontar o Paços de Ferreira, devido a uma distensão muscular na face posterior da coxa esquerda. O internacional francês limita-se a fazer tratamento da lesão contraída diante do Marítimo, desfalcando assim a equipa na capital do móvel.

Dessa forma, volta a ganhar protagonismo Maicon. Além da sua colocação no onze, o técnico terá de proceder a um ligeiro reajustamento, dado que Otamendi será desviado para o lado esquerdo, lugar habitualmente ocupado por Mangala. Quanto a Maicon, recupera o lugar que foi seu durante muito tempo junto ao compatriota Danilo. Face à previsível disponibilidade de Alex Sandro, Paulo Fonseca vê-se obrigado a efetuar apenas uma alteração no quarteto defensivo, muito embora o ausente seja uma das grandes figuras da equipa.

Depois de muito tempo afastado da titularidade, Maicon tentará aproveitar esta oportunidade para mostrar serviço. Desde 8 de abril deste ano que o brasileiro, de 24 anos, não faz parte das escolhas iniciais. Uma lesão frente ao Sp. Braga fê-lo abandonar o relvado à saída para o intervalo e desde então nunca mais entrou no onze.

Na presente época, sentou-se no banco de suplentes na Supertaça, tendo ficado de fora na deslocação a Setúbal, no arranque do campeonato. Conquistando o lugar a Abdoulaye nos convocados, diante do Marítimo, beneficiou da lesão de Mangala para entrar em campo.

in "record.pt"

Maicon salta para a titularidade

há quatro meses fora das escolhas iniciais

A única mexida que Paulo Fonseca será obrigado a fazer na defesa aponta ao eixo, já que Eliaquim Mangala não vai recuperar a tempo de defrontar o Paços de Ferreira, devido a uma distensão muscular na face posterior da coxa esquerda. O internacional francês limita-se a fazer tratamento da lesão contraída diante do Marítimo, desfalcando assim a equipa na capital do móvel.

Dessa forma, volta a ganhar protagonismo Maicon. Além da sua colocação no onze, o técnico terá de proceder a um ligeiro reajustamento, dado que Otamendi será desviado para o lado esquerdo, lugar habitualmente ocupado por Mangala. Quanto a Maicon, recupera o lugar que foi seu durante muito tempo junto ao compatriota Danilo. Face à previsível disponibilidade de Alex Sandro, Paulo Fonseca vê-se obrigado a efetuar apenas uma alteração no quarteto defensivo, muito embora o ausente seja uma das grandes figuras da equipa.

Depois de muito tempo afastado da titularidade, Maicon tentará aproveitar esta oportunidade para mostrar serviço. Desde 8 de abril deste ano que o brasileiro, de 24 anos, não faz parte das escolhas iniciais. Uma lesão frente ao Sp. Braga fê-lo abandonar o relvado à saída para o intervalo e desde então nunca mais entrou no onze.

Na presente época, sentou-se no banco de suplentes na Supertaça, tendo ficado de fora na deslocação a Setúbal, no arranque do campeonato. Conquistando o lugar a Abdoulaye nos convocados, diante do Marítimo, beneficiou da lesão de Mangala para entrar em campo.

in "record.pt"

Kléber perdeu terreno

Espanyol sondou os dragões para um empréstimo

O Espanyol, que sondou o FC Porto pelo empréstimo do avançado brasileiro, concentrou agora os seus esforços no colombiano Jhon Córdoba e no congolês Bolika. Os pontas-de-lança são os alvos preferidos do treinador mexicano Javier Aguirre para reforçar o eixo do seu ataque, mas Kléber não é uma solução descartada. Entretanto, de acordo com informações que circularam durante o dia de ontem em França, o empresário de Kléber estará a tentar colocar o ponta-de-lança no Saint-Étienne.

Iturbe no meio do turbilhão

O empréstimo de Richmond Boakye aoElche, por parte da Juventus, deixou desarmado o Génova, que se preparava para receber o avançado ganês e trocá-lo pelo romeno Adrian Stoian, do Chievo Verona. Face a este cenário, os genoveses voltaram a focar-se em Iturbe, que continua com o seu futuro no FC Porto incerto, apesar de na última jornada ter participado no jogo com o Marítimo. Também o Inter está atento ao futuro do jovem internacional argentino.

in "record.pt"

Pavlovski a caminho do Dragão

É sérvio, tem 19 anos, atua nas alas ou como 10 e jogava no OFK Belgrado. Foi uma das estrelas do título europeu da seleção orientada por Drulovic. 

O FC Porto está muito perto de assegurar a contratação de Marko Pavlovski, sabe O JOGO, investindo assim num mercado onde o rival Benfica também tem apostado muito forte. Campeão europeu de sub-19, Pavlovski foi revelado pelo OFK Belgrado e tanto pode jogar a partir da ala como na posição 10, aquela onde se tem fixado nos últimos tempos.

Grande promessa da seleção treinada por Drulovic, Pavlovski custará, segundo informações que correm no seu país, cerca de cinco milhões de euros, devendo assinar até 2018. O sérvio pode ser a contratação que fecha o plantel dos dragões no que toca a entradas.

in "ojogo.pt"

City dá 50 milhões por Mangala

Jornal francês assinala que a lesão de Kompany está na origem da investida do clube britânico, apostado em conseguir um substituto de elevado nível.

O Manchester City está disposto a pagar os 50 milhões de euros da cláusula de rescisão de Mangala, do FC Porto, avança na edição desta quinta-feira o diário desportivo francês "L'Équipe", cujas fontes justificam este interesse pelo facto de o central belga Kompany se ter lesionado recentemente. Perante esta ausência forçada de um elemento preponderante no eixo defensivo dos "citizens", o treinador Pellegrini terá solicitado à direção desportiva do clube um substituto, indicando o nome do internacional francês.

Segundo o "L'Équipe", a proposta do Manchester City a Mangala significa quadriplicar o salário que atualmente aufere e ronda a cifra do milhão de euros, livres de impostos, por temporada.

in "ojogo.pt"

Atsu no Chelsea para ser cedido

Ganês segue para norte e para um dos melhores clubes da atualidade, apesar de já saber que esta época não entrará nas opções de José Mourinho. 

Atsu vai mesmo ser jogador do Chelsea, mas o negócio ainda não ficou concluído ontem, apesar de a manchete de O JOGO ter dissipado as reservas que ainda imperavam na véspera. O acordo está preso por detalhes que os clubes estavam a ultimar, mas o ganês não fez segredo da mudança quando ontem esteve no Olival para as despedidas e o seu representante, Tony Appiah, também abriu o jogo quando o contactámos.

"Há alguns pormenores que os clubes ainda estão a resolver, mas creio que nas próximas horas tudo será oficializado", admitiu o agente.

in "ojogo.pt"