quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Jorge Sousa dirige duelo entre leões e dragões

O juiz portuense Jorge Sousa, foi o nomeado pela Liga para dirigir o Clássico de sábado que vai colocar frente a frente Sporting e FC Porto, no Estádio de Alvalade. A escolha foi anunciada esta quarta-feira, em comunicado, no site oficial da Liga.

Já a deslocação do Benfica a Aveiro, onde defronta o Beira-Mar, vai ser arbitrada por Bruno Paixão (Setúbal).
Nomeações da 12.ª jornada:

V. Setúbal-Académica, Hélder Malheiro (Lisboa)
Marítimo-V. Guimarães, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Sp. Braga-Nacional, Pedro Proença (Lisboa)
P. Ferreira-Olhanense, Hugo Miguel (Lisboa)
Naval-Rio Ave, Duarte Gomes (Lisboa)
Beira-Mar-Benfica, Bruno Paixão (Setúbal)
Portimonense-U. Leiria, Rui Silva (Vila Real)
Sporting-FC Porto, Jorge Sousa (Porto)

in "record.pt"

Varela à vista

Moutinho também voltou aos treinos
 

A grande novidade no treino desta manhã do FC Porto foi a presença de Varela nos trabalhos no relvado. O internacional português evoluiu aparentemente sem limitações e, assim sendo, estará nas opções para o clássico de Alvalade.

De resto, destaque ainda para João Moutinho. O jogador contratado ao Sporting neste defeso falhou o treino de ontem, mas hoje já esteve às ordens de Villas-Boas. Desta forma, Alvaro Pereira é o único indisponível devido a lesão.

O plantel portista regressa amanhã aos trabalhos e, no final da sessão, Villas-Boas faz o lançamento do jogo com o Sporting, em conferência de imprensa.

in "record.pt"

Sapunaru: «Moutinho foi grande contratação»

Ex-leão já convenceu romeno

Sapunaru foi o jogador escolhido pelo FC Porto para fazer o lançamento do clássico de sábado, em Alvalade, frente ao Sporting.

Como não podia deixar de ser, o nome de João Moutinho veio à baila e o romeno falou assim do colega: "É um grande jogador e foi uma grande contratação do FC Porto."

Depois, Sapunaru ainda perspetivou a receção que o ex-leão terá na casa do seu antigo clube: "Quando chegarmos lá vamos sentir o apoio dos nossos adeptos. O que fizerem os adeptos do Sporting não é problema nosso."

Sobre o clássico, o lateral foi taxativo: "O FC Porto é favorito. Se ganharmos será dado mais um passo rumo ao título."

in "record.pt"


Antero Henrique: "Por que não haveria Moutinho de estar tranquilo?"

O regresso de João Moutinho a Alvalade concentra as atenções, mas o FC Porto não percebe que esse facto tenha virado assunto de segurança. Ontem, em declarações ao jornal "Record", Carlos Miguel, director do estádio sportinguista a quem compete zelar para que tudo corra bem durante os jogos, afirmava que Moutinho poderia estar "tranquilo" e que ninguém lhe tocaria em Alvalade. Antero Henrique, director-geral da SAD portista, estranhou as declarações. "O ruído em torno do regresso momentâneo de João Moutinho a Alvalade não faz qualquer sentido. Estamos a falar de um Sporting-FC Porto e não de um desafio entre atleta e clube", começou por dizer a O JOGO, antes de se referir directamente às declarações proferidas pelo director de segurança do estádio. "Não se percebe por que é que se diz publicamente que o João Moutinho 'pode vir tranquilo'. Por que motivo não haveria de ir tranquilo? O João Moutinho teve uma etapa desportiva no Sporting e agora está a representar o FC Porto com o mesmo empenho, profissionalismo e qualidade. Isolar o seu nome não é lógico", acrescentou. Mais: Antero Henrique lembrou que a transferência do médio para o Dragão resultou de um entendimento pacífico entre as partes, facto que reforça a incompreensão face a qualquer comportamento hostil. "O João Moutinho vinculou-se ao FC Porto depois de um acordo entre três partes: FC Porto, Sporting e o próprio jogador. Analisar algo que é perfeitamente normal em futebol de forma enviesada ou fora desta factualidade não faz qualquer sentido", disse ainda o director-geral portista.

À margem destas notícias, ontem Moutinho foi destaque por outro motivo. O médio foi poupado por causa de dores na coxa esquerda, mas os adeptos portistas podem estar sossegados: a titularidade em Alvalade está garantida.

in "ojogo.pt"

Álvaro Pereira supera expectativas na recuperação

É apenas um cenário, mas a possibilidade de Álvaro Pereira jogar em Alvalade ainda não está totalmente afastada. Tudo porque, a quatro dias do clássico, a recuperação do defesa-esquerdo está a exceder todas as expectativas do departamento médico. Álvaro Pereira sofreu uma contusão no ombro esquerdo quando representava a selecção do Uruguai, há cerca de uma semana, e desde aí tem cumprido um programa intenso de recuperação, a que não é alheio a grande vontade que tem de participar no jogo com o Sporting. De qualquer forma, nos próximos dias a questão vai encontrar resposta, na avaliação dos benefícios/prejuízos de uma eventual utilização. Caso não seja possível Álvaro Pereira recuperar a tempo, Fucile é o grande candidato a ocupar a vaga.

Agora, Varela. O extremo, que ontem realizou treino condicionado, também ainda não perdeu a esperança de jogar em Alvalade. A recuperação afigura-se difícil, mas o extremo vai fazer hoje um exame que pode resolver em definitivo as dúvidas. O problema tem que ver com uma eventual recaída, dado tratar-se de uma lesão muscular, ao contrário da lesão do internacional uruguaio.

in "ojogo.pt"

Fernando está apto e vai jogar o clássico

A preparação para o clássico de Alvalade arrancou ontem com uma certeza. Fernando está de volta aos treinos sem limitações e, por isso, deve recuperar o lugar no onze no jogo com o Sporting, marcado para sábado à noite.

Tal como se suspeitava, o médio brasileiro foi dado como clinicamente apto, depois de uma recuperação que demorou cerca de três semanas. Fernando sofreu uma lesão muscular na coxa direita durante o jogo com a Académica, relativo à nona jornada do campeonato, e falhou os últimos três jogos da equipa (um deles na Taça de Portugal). Apesar do papel determinante que o médio tem tido no onze, tendo mudado a maneira de jogar em relação à última temporada, a verdade é que a equipa sobreviveu à sua ausência e somou mais três vitórias, uma delas com o Benfica. O desempenho de Guarín, escolhido como alternativa a Fernando nessas três partidas, ajuda a explicar os triunfos. Mais não seja, a lesão de Fernando serviu para reabilitar o colombiano como trinco.

De qualquer forma, o mais certo é Guarín regressar ao banco no clássico, abrindo caminho ao regresso do meio-campo mais rotinado pelos dragões: Fernando, Moutinho e Belluschi.

in "ojogo.pt"

Sampdória tenta James Rodríguez


A escassa utilização de James Rodríguez tem despertado o interesse de vários clubes. Ao Espanhol juntam-se agora os italianos da Sampdória. O representante do jogador em Itália, Bruno Carpeggiani, disse desconhecer oficialmente o interesse, mas confessou que o treinador da equipa genovesa conhece bem o colombiano, visto como uma das maiores promessas do futebol. Villas-Boas utilizou-o poucas vezes e, com um Mundial sub-20 à porta, um empréstimo pode ser a solução para rodar com outra regularidade.

in "ojogo.pt"

City prepara oferta de 23.5 milhões por Hulk

Segundo diário britânico “Mirror”
 

O jornal inglês “Mirror” noticia esta quarta-feira que o Manchester City está disposto a oferecer uma proposta na ordem dos 23,5 milhões de euros por Hulk, avançado brasileiro do FC Porto.

O técnico dos citizens, o italiano Roberto Mancini, está disposto a encontrar uma alternativa ao argentino Carlos Tévez para a frente de ataque, depois do avançado togolês Adebayor ter afirmado recentemente o seu desejo em abandonar a formação de Manchester, segundo afirma a publicação britânica.

Hulk chegou ao FC Porto em 2008, oriundo do Tóquio Verdy, e até ao momento é o melhor marcador da Liga portuguesa, com um incrível registo de 11 golos após 11 jornadas disputadas. O craque dos dragões tem uma clausula de rescisão fixada em 100 milhões de euros.

in "record.pt"

Top 10 things you need to know about Manchester City target Hulk plus watch him in action


With the transfer window just over a month away from opening, Manchester City are getting their giant cheque book and over-sized pen at the ready and preparing to do some shopping.

The latest player in their cross-hairs is Porto striker Hulk . But who is he? Allow MirrorFootball to enlighten you with our 10 point need-to-know guide.

1) Sadly, but perhaps unsurprisingly, Hulk is not his real name. He full name is in fact the slightly less snappy Givanildo Vieira de Souza, and he was born in the Brazilian city Campina Grande in 1986, making him 24.

2) He got his nickname because of his striking resemblance to Lou Ferrigno, the American actor who portrayed the Incredible Hulk in the 1970s TV series, and he registered with UEFA under his new moniker in 2008 when he joined Porto after a spell in Japan with Tokyo Verdy - who play in green.

3) He is 5ft 11in tall and is a powerful and pacy striker with a good touch and shot. Former Porto great Mario Jardel describes him as, " very strong with an incredible work-rate," while one-time Porto team-mate Bruno Alves said: "Hulk is a player with great ability. He's strong and has very high technical quality. He has a fabulous left foot. He's very well prepared, he's at training every day, he works very well and is very direct. Hulk has what it takes to play at the greatest level."

And all those attributes help him do stuff like this...

4) If he does sign for Manchester City, he won't have had the most direct route to the Premier League. He began his career with Brazilian club Esporte Clube Vitória but he struggled to make an impact there so left to find his fortune in Japan when he was 19. After spells with Kawasaki Frontale, Consadole Sapporo and Tokyo Verdy (they of the Hulk-like green strip), he finally got his big-time move to Europe in 2008 when he signed for Porto. Here is a vid of some of his exploits in the far east.

5) A solid first season in Portugal saw him win a place in the first team in the second half of the season and he soon came to the attention of the rest of Europe with his all-action displays in the Champions League. A Porto insider enthused about him when he was first making his way with the club. "Hulk is incredible, physically. He is so broad and he looks as if he can score every time he comes on," he said.

6) All was going well for him until he got involved in a tunnel brawl and hit a steward after a 1-0 defeat to Benfica, which you can see in this clip (the action doesn't really get going until the 4min 18sec mark). He told you not to make him angry etc etc and so on...

The Portuguese Football Federation took rather a dim view of his antics and initially banned him from domestic competition for four months, or for 17 games. His ban was eventually reduced to just three games, but not before he had already sat out 14 matches, causing an almighty row between Porto and the PFF, resulting in the resignation of league president Herminio Loureiro.

7) Hulk will already be known to a number of City players as Gareth Barry, Wayne Bridge, Joleon Lescott, Shaun Wright-Phillips and James Milner faced him while playing for England against Brazil in November 2009. Hulk made his international debut when he came on in the second half of the match in Doha, Qatar, which ended in a 1-0 win for Brazil. He has since won just one more cap for his country.

8) He has already played in England as well, having faced Arsenal in last season's Champions League at The Emirates. He was unable to prevent Porto being thumped 5-0 by the Gunners, although he did have the best chance of the game for the visitors. Before the match the Arsenal boss Arsene Wenger was asked about the striker. He said: “Hulk is a powerful boy and I know he has been suspended in the Portuguese League for six months. But he has tremendous pace and power so we will want to keep him quiet.” Wenger's complimentary words prompted a wave of rumours that the Frenchman was about to try and sign him, but no move ever materialised.

9) As well as Manchester City, fellow Premier League big-spenders Chelsea are also thought to be interested in bringing the hitman to England. But in a statement released by his club earlier this month, the Porto directors insisted he would not be leaving in January. "No footballers will be leaving our club in January. If we receive any proposals, they will be studied at the end of the season," they said.

His agent, Teodoro Fonseca, also says his client will not be leaving in the transfer window, unless it is for the deal of a lifetime. "(He will) only move if the club believe that we are facing a deal of lifetime, but our thinking does not entail a transfer at this time. The biggest clubs in world football are watching. They send observers," he said, before adding: "but that does not mess with Hulk." Well, nobody does Todoro, nobody does.

10) And finally, here are a few more glimpses of the Portuguese powerhouse doing what he does best.

in "mirror,com"

Ovação a Ruben e o grande tiro do médio Castro

Sem pressão clássica
 
Ainda não marcaram em clássicos com o Sporting, mas já assinaram golos contra os leões. Ruben Micael e Castro são dois bons exemplos disso mesmo. Antes de terem chegado à equipa principal dos dragões, quando mostravam o seu valor em equipa de menor dimensão, os dois referidos médios deixaram marcas na equipa verde e branca.

Foi, curiosamente, em Alvalade que Ruben Micael fez o seu último jogo pelo Nacional da Madeira. O Sporting venceu por 3-2, mas o médio marcou um dos golos dos insulares, e quando foi substituído acabou por ser ovacionado pelos adeptos do Sporting. Na altura corria a ideia de que o madeirense iria ser contratado pelos leões, mas foi para a Invicta que acabou por rumar.

Também em Alvalade, ao serviço do Olhanense, Castro inscreveu o seu nome na lista dos marcadores. Nessa partida da 5.ª jornada da época passada, o jovem médio desferiu um forte disparo, que Rui Patrício não foi capaz de travar. Foi o 2-0 para os de Olhão, mas o leão acabou por vencer (3-2).

in "record.pt"

E Rochemback a vê-lo passar

Foi das primeiras vítimas de hulk
 
Dos jogadores referidos, Hulk foi o que precisou de jogar mais clássicos para marcar num deles. Só ao quarto fez o seu primeiro golo neste tipo de jogos. Foi precisamente em Alvalade, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal de 2008/2009.

Um golo no qual usou as armas que melhor o caracterizam: a velocidade e o potente remate. Rochemback e Rui Patrício acabaram por ser duas das suas primeiras vítimas do Incrível: o médio, por ter sido incapaz de travar a sua “cavalgada”, e o guarda-redes, por não ter conseguido travar o remate relâmpago que desferiu. Foi o suficiente para o jogo ir a prolongamento, tendo o FC Porto seguido em frente nas grandes penalidades.

Hulk deixou a sua marca em Alvalade, ainda numa fase em que o seu potencial estava a ser trabalhado em prol da equipa. Agora, mais maduro e com melhores noções de coletivo, apresenta-se como o grande trunfo de Villas-Boas, pois é o goleador-mor da equipa.

in "record.pt"

“Trio Dourado” estreou-se a marcar ao Sporting

Na época passada, quando se tornou público que Paulo Sérgio seria o treinador do Sporting para 2010/2011, Villas-Boas, que até tinha sido um dos técnicos apontados à cadeira leonina, reagiu assim: “Como já disse anteriormente, considero-o (Paulo Sérgio) um grande líder, um bom condutor de homens, competente e um homem de grande caráter. Desejo-lhe toda a sorte do Mundo.” Este voto, contudo, não é extensível ao clássico de sábado. Villas-Boas quer abater o leão e a sua guarda de honra está definida: Falcão, Varela e Hulk disparam como ninguém, embora o português seja a grande dúvida para o compromisso em questão.

A FIFA apelidou-os de “Trio Dourado”, mas preferimos chamar-lhes “Caça-leões”. Os três atacantes mais utilizados por Villas-Boas, responsáveis por 36 dos 49 golos apontados, já têm vários clássicos do futebol português nas pernas, mas curiosamente foi contra o Sporting que se estrearam a marcar nesse tipo de jogos, que valem bem mais do que o resultado final. Todavia, desta tripla que tem feito furor, só Hulk já venceu e marcou em Alvalade. Chegou, portanto, a hora de o Incrível conduzir os amigos do golo a um sucesso idêntico.

El Tigre

De resto, a relação de El Tigre com o leão não podia ser melhor. São 3 jogos e outros tantos golos, somando duas vitórias e uma derrota. Foi mesmo o Sporting a apadrinhar a estreia de R9 em clássicos portugueses. Na época passada, no Dragão, em jogo da Liga, o FC Porto venceu por 1-0 com um golo do colombiano, que viria a falhar um penálti. Depois, numa eliminatória da Taça, nova vitória caseira, por 5-2, com mais 2 golos assinados por Falcão. À terceira foi de vez e, em Alvalade, para o campeonato, sente o sabor amargo da derrota (3-0) e fica em branco.

Drogba da Caparica

O histórico de Varela em clássicos é menos rico do que o de Falcão. Formado no Sporting, o Drogba da Caparica não chegou a realizar nenhum desses jogos com a camisola verde e branca. Foi já no FC Porto que disputou o primeiro clássico da sua carreira, sofrendo uma derrota na Luz. Pouco depois, no tal jogo da Taça da época passada, defrontou pela primeira vez o Sporting e ajudou à vitória (5-2), marcando o seu golo de estreia em clássicos.

Incrível

Falta Hulk, o elemento do trio de ataque que mais clássicos realizou (11). Contudo, só marcou um total de 3 golos aos eternos rivais. Primeiro ao Sporting, em Alvalade, na Taça de 2008/2009, e recentemente ao Benfica (2).

in "record.pt"

Moutinho poupado devido a uma mialgia

O caso não é preocupante nem tão- pouco está em causa a sua presença no clássico de Alvalade, mas o certo é que João Moutinho arrancou a semana de trabalho com limitações sob o ponto de vista físico. O médio efetuou apenas treino condicionado e ginásio, devido a uma mialgia na coxa esquerda.

Uma situação que deverá ter sido provocada pelo esforço acumulado nos jogos com a Espanha e o Moreirense, onde o camisola 8 do FC Porto foi titular e jogou a maior parte do tempo. De resto, Moutinho foi mesmo o único jogador que esteve presente na jornada das seleções e que foi utilizado por André Villas-Boas na eliminatória da Taça de Portugal. Uma decisão que acabou por deixar marcas, tendo obrigado o treinador a gerir a condição do médio, de 24 anos, no treino de ontem.

Assim, tudo indica que João Moutinho já esteja em pleno na sessão agendada para esta manhã, não perdendo tempo na preparação da equipa para o grande duelo de sábado à noite. Um momento especial para o internacional português, que regressa ao palco onde deu os primeiros passos como profissional até se tornar capitão do Sporting.

O ambiente que o espera não será nada agradável, mas um jogador com a experiência de Moutinho dificilmente sentirá a pressão dentro do campo. Uma situação que também está a ser trabalhada dentro do grupo portista, de forma a aliviar a carga emocional que se vai abater sobre ele. Um fator importante, tendo em conta que o médio é uma peça preponderante na estrutura de Villas-Boas.

Fulcral

Aliás, basta olhar para os números para se perceber a influência do ex-leão na equipa do FC Porto. São seis os jogadores que marcaram presença em 18 dos 20 encontros oficiais e Moutinho é um deles. Com mais minutos há apenas três: Rolando, Alvaro Pereira e Hulk. Não restam dúvidas de que a presença do médio é mesmo determinante para que a equipa mantenha a consistência demonstrada até ao momento. Juntamente com Fernando e Belluschi, o trio é o grande municiador da linha da frente.

A equipa agradece o rendimento superior dos homens que mandam no centro do terreno e os 18 triunfos em todas as competições é o melhor indicador desse trabalho. Alvalade está por perto e coloca à prova a invencibilidade dos dragões.

in "record.pt"

Varela recupera e será opção do F. C. Porto frente ao Sporting

Após a pragmática passagem da eliminatória da Taça de Portugal, em Moreira de Cónegos, com mais um golo de Falcao, tudo isto seguido por um dia de folga, o F. C. Porto voltou ontem, terça-feira, ao trabalho, no Olival, numa sessão matinal marcada pelo regresso de Fernando, sem limitações.

Destaque, igualmente, para as restrições clínicas de João Moutinho, Varela e Álvaro Pereira. Ainda assim, o médio está certo em Alvalade, o extremo também para lá caminha, assentando a única baixa no lateral, cuja lesão no ombro esquerdo desaconselha a utilização. Só fez tratamento. O defesa lesionou-se no particular disputado entre o Uruguai e o Chile. Domingo passado, ante o Moreirense, viu o seu lugar no onze portista ser ocupado por Emídio Rafael. Provavelmente, para não correr riscos, apenas voltará à competição em 2011.

Extremo nos planos para o onze

Quanto a João Moutinho, não foi visto nos 15 minutos da preparação colectiva abertos aos jornalistas. No boletim médico, o F. C. Porto dá conta que o jogador está a recuperar de uma mialgia de esforço na coxa esquerda. Por isso, fez treino condicionado e ginásio. No entanto, não está em causa a sua presença no clássico. Ontem esteve no relvado. Tal como os demais colegas utilizados na Taça, fez trabalho especifico. Moutinho jogou praticamente a tempo inteiro. Saiu aos 85 minutos para dar o lugar a Castro.

Fora desse desafio esteve Varela. Lesionou-se no jogo anterior, no Dragão, frente ao Portimonense. Depois viu o seu nome riscado do amigável Portugal-Espanha. Mas, contrariando previsões mais pessimistas, já faz treino condicionado. Aliás, tudo indica que estará às ordens de Villas-Boas para alinhar de início no Sporting-F. C. Porto, embora Rodríguez seja sempre uma alternativa plausível. No Olival, o lateral Romário e o avançado Rafa, ambos dos sub-19, participaram na sessão. O F. C. Porto viaja depois de amanhã, sexta-feira, para Lisboa.

in "jn.pt"

Rolando: "Sentimento de vingança"


Aos 25 anos, é um dos rostos mais mediáticos do F. C. Porto. Em entrevista ao JN, Rolando elogia Villas-Boas e diz que não há favoritos no clássico com o Sporting. Garante que tem o sonho - e o objectivo -, de ganhar a Liga Europa.

O que mudou para o F. C. Porto apresentar bons resultados?

O futebol não tem explicação. Tentámos ao máximo corresponder às expectativas e havia muita gente que não confiava em nós, mas provámos o contrário, com um sentimento de vingança. Havia pessoas que diziam que o campeão já estava decidido e nós provámos que, no F. C. Porto, temos qualidade para lutar sempre para sermos campeões.

Mas quem não confiava na equipa?

A maioria das pessoas que escreve nos jornais e fala na televisão.

Qual é a maior virtude de Villas-Boas?

É um grande treinador e gosto muito de trabalhar com ele. Tem métodos espectaculares e uma forma de estar muito próxima dos jogadores. Transmite-nos confiança, prepara muito bem os jogos e sabe lidar com a equipa no campo.

O treinador já disse que um dos objectivos é chegar ao final do ano sem derrotas. É possível?

Toda a gente, neste momento, vai querer ser a primeira equipa a bater-nos, mas isso só nos dá mais confiança. É aquela pressão importante e procurámos vê-la pelo lado positivo. Temos qualidade. Não só para não perder, como para continuar a ganhar. No F. C. Porto não chega não perder, o importante é ganhar.

O F. C. Porto tem dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Passa-vos pela cabeça não ganhar o título?

Mesmo antes de começar o campeonato, nunca nos passou pela cabeça não ganhar o título. No F. C. Porto, estar um ano sem ganhar o campeonato já é muito. Sabemos das nossas obrigações e o dever de dar o máximo. Agora, estamos na frente, temos uma vantagem boa e vamos tentar, pelo menos, manter essa distância.

O F. C. Porto joga com o Sporting e está em primeiro lugar. É favorito?

Não. Nos clássicos é sempre complicado atribuir favoritismos, porque são jogos especiais e os jogadores transcendem-se. Quem está por cima quer provar por que está por cima e quem está por baixo quer provar que não merece estar por baixo. Estamos em primeiro, a fazer uma grande época e vamos tentar provar que temos qualidade para vencer.

É uma desforra tendo em conta a derrota, em Março, por 3-0?

Não. A época passada já lá vai. Foi um jogo mal conseguido, vamos aprender com os erros e rectificá-los para dar seguimento ao bom trabalho.

O Sporting é uma equipa irregular?

Só me diz respeito o F. C. Porto, estamos a fazer uma época muito boa. Ainda temos lacunas que vão existir sempre, mas temos de diminuí-las ao máximo. É um ou outro erro, coisas normais e que tentámos corrigir.

Postiga marcou dois golos à Espanha. Como vai ser o vosso duelo?

Vai ser como defrontar os grandes jogadores. Sem problema. Vou dormir na mesma e vou dar o máximo. Aliás, o Sporting não é apenas o Postiga, que, no ano passado, nem jogava. Este ano está num bom momento, por isso, toda a gente fala nele. É um grande jogador e respeitou-o muito.

Gostava de experimentar outros campeonatos?

Estou extremamente satisfeito no F. C. Porto e quero ganhar o maior número de títulos aqui. Depois, mais à frente, logo se verá.

Há alguma possibilidade de renovar contrato?

Tenho contrato até 2014 e essa não é a minha grande prioridade. A minha prioridade é jogar.

Ganhar por 5-0 ao Benfica deu-vos um prazer especial?

Com certeza. Ganhar por 5-0 é um resultado especial, porque não é muito usual, ainda por cima num clássico, contra o grande rival e o actual campeão. O resultado ficou para história e dá-nos uma grande satisfação. Jamais irei esquecer e esse jogo.

Ganhar a Liga Europa é um sonho ou um objectivo?

É um sonho e um objectivo. É um sonho porque é um título europeu e não acontece a todos, ainda para mais sendo um clube de um campeonato que é visto como estando atrás dos outros. Temos qualidade suficiente para lutar contra qualquer adversário.

A selecção ganhou à Espanha por 4-0, mas o Rolando não foi convocado. Ficou com mágoa?

Mágoa não. Eu entendo. Para o meu lugar foram três grandes jogadores. Sei que tenho qualidade para estar na selecção. É claro que queria estar lá e respeito a opção do mister, sem qualquer problema. Foi um resultado espectacular e que ninguém estava à espera. Quero dar os parabéns a todos.

in "jn.pt"

Portistas com novos equipamentos para protecção do frio

Fernando e Rolando, jogadores do F. C. Porto, apresentaram ao JN um novo equipamento interior que os dragões já utilizam desde que as temperaturas começaram a baixar. Trata-se da Nike Pro Combat, uma gama de equipamento interior, composta por camisola e calção, para ajudar os jogadores a protegerem-se do frio.

Na apresentação dos equipamentos, efectuada na loja da Sport Zone do Norte Shopping, os dois jogadores elogiaram o "Pro Combat". A partir de uma tecnologia que permite evaporar o suor de forma eficaz e rápida, a malha especial também ajuda a manter o corpo quente. Os calções têm uma camada dupla anti-brasão, que protege contra o risco de lesões.

Ambos estão "satisfeitos" com os equipamentos interiores que começaram a utilizar logo no início do Outono. "O frio está a chegar e um jogador precisa de estar bem quentinho para fazer grandes jogos. Este material vai-nos ajudar a combater o frio e a melhorar a nossa performance no campo. Uso este equipamento desde que cheguei ao F. C. Porto e vou continuar a usá-lo", garante o médio Fernando.

in "jn.pt"

Futebol: Sporting - Bettencourt qualifica João Moutinho de "profissional fantástico"

Lisboa, 23 nov (Lusa) -- O presidente do Sporting José Eduardo Bettencourt qualificou hoje o ex-futebolista do clube João Moutinho, atualmente ao serviço do FC Porto, de "profissional fantástico", quatro meses e meio depois de lhe ter chamado "maçã podre".

"O João Moutinho, enquanto profissional do Sporting, foi sempre fantástico", disse o presidente, quando questionado pelos jornalistas durante o jantar dos "Leões de Portugal", na Casa do Marquês, no Estádio de Alvalade, cujo relvado o jogador vai voltar a pisar no clássico de sábado.

A espontaneidade da afirmação de Bettencourt pareceu surpreender o próprio presidente do Sporting: "Já o disse e não volto atrás... apesar de, após o termo do campeonato da época passada, se terem passado muitas coisas, mas enquanto vestiu a camisola do Sporting, e até na última vez que atuou neste estádio, fê-lo sempre com profissionalismo".

in "expresso.pt"

André sem limites


Nem Mourinho entrou no FC Porto como Villas Boas. Nos primeiros 20 jogos pelos dragões, só o jovem técnico não perdeu. Também é dele o melhor ataque e, já agora, a melhor defesa...

Villas Boas cada vez no mais topo. De José Mourinho para a frente não houve treinador a fazer tanto e tão bem como André em ano de estreia no banco dos dragões. Os primeiros 20 jogos desta época elevam o técnico à condição de arrasador e sustentam, obviamente, a confiança dos portistas numa época de conquistas a toda a linha. Com mais vitórias, sem derrotas, com mais golos marcados e menos sofridos, o jovem treinador viaja claramente rumo ao sucesso.

Mourinho entrou no FC Porto para suceder a Octávio Machado em Janeiro de 2002, recebendo um dragão desanimado por uma marcha irregular de resultados e um plantel que não reflectia na composição as ideias, as pretensões do treinador. Ainda assim, foi a tempo de garantir um terceiro lugar no campeonato de 2001/02, acumulando, nos primeiros 20 jogos, uma dúzia de vitórias, em contraste com três empates e cinco derrotas.

A história encarregou-se de mostrar como não foi nada mau esse registo de José Mourinho, pois nem Victor Fernandez, nem Co Adriaanse, que entrou no Dragão a apregoar um futebol de ataque, foram mais além do Special, e só com Jesualdo Ferreira, em 2006/07, foram estabelecidos novos recordes, aparentemente difíceis de imitar, mas a força e o entendimento deste FC Porto de Villas Boas dá razão a quem pensa que não há impossíveis.

André já passou à frente do professor, no período em análise é ele o técnico estreante mais avassalador, das vitórias aos golos sofridos, com passagem e paragem obrigatórias no redondo zero que os portistas apresentam na coluna das derrotas.

in "abola.pt"